segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Viver da própria Luz




  "Ouvi dizer que são milagres noites com Sol."
    Flávio Venturini / Ronaldo Bastos ♫♫♫♫



   MILAGRE em seu conceito mais básico vem de maravilha, maravilhoso, maravilhar-se.
  É um acontecimento extraordinário que à luz dos sentidos e conhecimentos até então disponíveis, não possui explicação científica conhecida, há apenas hipóteses.
   A ocorrência sugere uma violação das leis naturais que regem os fenômenos ordinários.
  Para teístas em geral milagres são atribuídos a intervenção de outras formas de vida que chamamos de espíritos.
  Para ateus é uma coincidência ao acaso e/ou algo que um dia será explicado pelo conhecimento cientifico.

   Eu não descarto a possibilidade de coincidências, nem de milagres.

   No caso de "noites com Sol" não é coincidência nem milagre ... embora quem não esta acostumado "maravilhe-se".

    Em algumas regiões da Terra o Sol não se põe por 45 dias em outras não se põe por incríveis 100 dias.

   É uma questão de inclinação do planeta em relação ao Sol.
  Para quem nasce nessas regiões é uma ocorrência banal.
  Para quem sempre viveu no Brasil (só um exemplo) ver o "Sol da Meia Noite" é algo que encanta.

  Se a ocorrência de Sol a noite é algo bem explicado pelo nosso conhecimento ... nosso planeta ser essa "nave espacial" portadora de tanta vida não é.
  Somos tão frágeis diante do Universo, há tanta desolação a nossa volta, é incrível que nosso planeta se mantenha habitável por tanto tempo.

  
  Mas essa meditação é mais "intimista/pessoal".


  Alguns anos atrás, cansado, muito cansado, deitei na minha cama, olhando pela janela vi uma lua cheia maravilhosa e estava de bom tamanho.
   Se fosse me tirado a Lua ainda havia as estrelas e também estava de bom tamanho.
   Se o céu ficasse encoberto ainda assim teria a luz artificial trazida pela eletricidade estaria de bom tamanho, mas e se até esta luz me faltasse?
   Eu ainda estaria ali, meu coração continuaria a bater, meu corpo permaneceria quente, por que há uma luz dentro de mim.
   Embora maravilhado com aquela Lua cheia eu esta terrivelmente triste.

  O que havia me arrasado de manhã foi receber intimação judicial de uma ex-funcionária que estava me processando, foi a gota d’agua para uma série de problemas que eu já vinha enfrentando.
  Quando li a intimação estava dentro do carro, eram tantos compromissos que eu levava a correspondência para o porta luvas e lia no tempo que sobrasse, quando vi do que se tratava...meu coração quase parou, lá no campo do valor pretendido R$18.000,00!!

  Em dias quentes se possível tomo vários banhos, não gosto de sentir minha pele engordurada, mesmo a comida que eu ingiro não pode estar muito gordurosa, não gosto de sentir minha boca oleosa, engordurada.
  Após a refeição me apresso em escovar os dentes.

  Digo isso porque na Igreja haviam me "dado" (contribui com algum dinheiro) um vidrinho com óleo ungido que deveria ser passado no peito e na testa, fiz como me disseram afinal estava sempre atrás de um milagre, uma luz que viesse de fora.
  Este desconforto do óleo já vinha a cerca de 1 mês.

  Ao ler aquela intimação...

  Meu coração começou a bater muito de vagar, se eu tivesse um infarto fulminante ... seria algo a comemorar, minha vida estava um fardo tão pesado.

  Como o infarto não veio, pensando na minha esposa e filhas não achava o momento propicio para o suicídio ... ato continuo, peguei um lenço de papel, comecei a limpar toda aquela desconfortável gordura em meu corpo, o vidrinho com óleo ungido joguei pela janela do carro ... foi junto toda minha fé que restava.
  Se era mais um teste, provação espiritual ... eu estava pedindo pra sair.
  CHEGA!

  Naquela noite olhando pela janela decidi viver sem religião.
  Não, não virei ateu.
  Para uma pessoa que já viu tudo que eu vi, ser ateu é impossível.
  Não estou negando a existência de espíritos até porque a sequência de coisas desagradáveis que aconteciam em minha vida desafiava toda e qualquer probabilidade lógica
  Como disse, apenas estava cansado, muito cansado.

  Repassando minha vida percebi que embora eu não seja muito inteligente e minha memória deixe muito a desejar, foi meu bom senso, minha luz interior a única coisa que sempre pude contar.
  Até então colocava minha Fé acima de tudo, naquela noite decidi colocar meu bom senso acima de tudo.
  A primeira coisa a fazer era parar com tantas orações, claramente elas não estavam me servindo para nada, era um terrível desperdício de tempo.

  Parei de me dizer e me sentir cristão.

  Não foi fácil, por toda minha vida nunca dormi sem orar ao menos um Pai Nosso, mais ou menos por um mês sem perceber me pegava orando.

  Claro que tudo piorou, as coisas desagradáveis continuaram acontecendo e eu não tinha nenhuma muleta para me escorar, não tinha mais aquela oração onde eu "falava com Deus" e ficava confiante que tudo iria melhorar, um analgésico das minhas aflições...

  Como coisas ruins aconteciam a todo momento  eu pensava em tudo que podia dar errado em qualquer circunstância e planejava um plano de contingência B e até C.  
  Isto tomava tempo, mas com o fim das orações e leituras bíblicas o tempo começou até a sobrar.
  A ida a Igreja foi substituída por mais caminhadas e exercícios, buscar a melhor resposta para tudo se tornou uma obsessão ... o Livre Pensamento.



  2011 foi um ótimo ano. 
  Em comparação com o inferno que vivi a partir de 2005.
  Minha ruptura com a religiosidade/Fé ocorreu em 2007.

  Evidente que seria leviano da minha parte recomendar essa ruptura com o sentimento de fé para todo mundo.
  Pra mim ter fé não deu certo ... não sou a medida de todas as coisas, já conheci gente muito "abençoada".

  Viver sem fé é possível, ou pelo menos viver sem ficar implorando por auxilio, ficar implorando por migalhas.

  Um colega me perguntou: 

  😟"E se você perder tudo que tem?"

  Isso irá acontecer fatalmente com todos nós, um dia uma grave doença irá nos alcançar e perderemos tudo que temos, até as forças, independente de nossa Fé   "No final tudo desmorona."
  
  Se 2012 for um péssimo ano voltarei as orações, procurarei alguma igreja?

  Minhas conversas com meus amigos mortos se intensificaram bastante neste período, sem poder "desabafar com Jesus" eu tinha que falar com alguém ... com meus companheiros pensadores nunca falta assunto.

  Saul preferiu o suicídio, talvez eu faça isto um dia, mas não hoje.
  O companheiro Sócrates sempre teve o daemon falando com ele e quando este silenciou, Sócrates entendeu que era hora de morrer.
  Quando a vida ficar insuportável para mim ... é ora de morrer nem que eu precise acelerar o processo.
  Então sobre voltar a orar , ser cristão ou frequentar alguma religião ... um dos meus companheiros pensadores me provocou muito.

  "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
  (Einstein)

  Permaneci orando a maior parte da vida e minha vida e nunca foi satisfatória.
  Agora minha mente se abriu para (como o Sol) eu viver da própria luz e minha vida esta satisfatória.
  Hoje a noite quando eu olhar pela janela, mesmo que esteja escuro lá fora eu posso ver o Sol dentro de mim mesmo, é uma sensação muito boa, um dia tudo irá desmoronar, mas enquanto meu coração insistir em bater o bom senso irá prevalecer.

  Cada um deve procurar o melhor jeito de viver, eu penso que encontrei o meu, viver da própria luz.
  Quando apagar ... apagou ... não sou o primeiro nem serei o ultimo, sou apenas mais uma criatura na face da Terra.

  


 
Nota:  Me perguntaram como foi desistir de ter religião depois de ser religioso por tanto tempo.
  Comentei isso em uma meditação: