sexta-feira, 27 de abril de 2012

Deus de Abraão

  “Não se pode amar quem não se conhece.
   Ainda que seja um conhecimento superficial, ainda que seja conhecer de longe, como acontece com pessoas que se encontram pela web, é necessário um mínimo de conhecimento para se manter qualquer tipo de relacionamento pessoal com alguém.
  Com Deus é a mesma coisa.”

  O conhecer não se transforma automaticamente em amor.
  Por vezes conhecendo superficialmente uma pessoa ficamos encantados, mas ao aprofundarmos esse conhecimento o encanto acaba ou fica bem reduzido.

  É como paquerar ou ficar com alguém em uma festa, e depois namorar de fato.
  O namoro é importante para conhecermos melhor a personalidade e avaliarmos se um casamento pode dar certo.

  Para conhecer o “Deus de Abraão” um bom meio é ler a Bíblia, mas se só lermos aquelas partes de um Deus maravilhoso que o pastor ou padre seleciona temos um conhecimento superficial.

  No caso das religiões muitos pulam a etapa do namoro.
  O líder religioso diz que Deus de Abraão ama o indivíduo e ele por meio da fé se entrega de corpo e alma.

  [Nessa meditação NÃO estou falando daquele conceito mais amplo de divindade que cada religião tem.
  O ponto de partida desse texto é a parte citada do Blog Sombra do Onipotente.
  É um Blog evangélico, então estou falando especificamente do deus descrito na Bíblia.]

  Tem certeza que conhece bem o deus descrito na Bíblia?
  Então me diga:

  O Deus de Abraão é contra ou a favor da escravidão?

  Pelo que vemos nas escrituras ele é a favor.
  Deus permitiu que os judeus ficassem escravos no Egito.
  Não é que Deus apenas deixou rolar, ele agiu para que acontecesse.

  Para quem não sabe ou não lembra a história vou fazer um brevíssimo resumo.

  José (NÃO aquele que casou com Maria) tinha um problema familiar com seus irmãos mais velhos (inveja, ciúmes) a ponto de agirem para que ele fosse preso.
  Deus de Abraão gostava de José, mas não fez nada para impedir que os irmãos agissem contra ele, deixou rolar.
  Deus gostava tanto de Jose que lhe deu o dom de interpretar sonhos.
  Isso segundo a Bíblia é proibido, mas quando Deus escolhe alguém, lhe dá o que quiser mesmo que seja algo que afronte a lei judaica que ele mesmo estabeleceu.

  Pois bem, vamos para os finalmentes, quem quiser detalhes vai ler a Bíblia 😊.

  José interpretou o sonho do Faraó dando-lhe uma informação valiosíssima.
  Choveria normalmente por 7 anos, depois ocorreria 7 anos de seca.
  Essa informação foi omitida de outros povos como os judeus.
  Por 7 anos o Faraó estocou alimentos para aguentar os 7 anos de seca.
  Ocorreu o óbvio, chegou um momento que apenas o Faraó tinha comida.
  Isso obrigou os judeus a conviverem numa situação de dependência dos egípcios e mais tarde cativeiro.

  Entenderam?
  Na Bíblia não encontramos (eu não encontrei) nenhuma ofensa relevante do povo judeu a Deus de Abraão que fosse digno de tamanha punição.
  A treta de irmãos de uma única família, que Deus poderia ter impedido se quisesse, foi a razão para todo povo judeu virar escravo.

  Quando fui católico não lia a Bíblia ... diretamente.
  Ao chegar para missa, na entrada tinha um folheto impresso com o roteiro.
  Alguém (acho que o padre) pré selecionava o que iriamos ler.
  Mais que isso, temos que aceitar sem questionar, a interpretação que o padre der da passagem bíblica em destaque.

  Quando fui para igreja Presbiteriana não tinha o roteiro impresso, mas o palestrante igualmente selecionada a passagem que seria lida na Bíblia.
  Sua interpretação do que estava escrito era o que valia.

  Tanto o padre quanto o pastor tem liberdade de oratória limitada a doutrina.
  Quero dizer que eles podem “enfeitar” o culto com histórias paralelas desde que não vá contra o que aprenderam no curso de padre/pastor/ancião.

  Estou trazendo esse detalhe para o leitor entender que o palestrante não fala o que fala necessariamente de má fé.
  Geralmente é o que realmente ele acredita, foi o que aprendeu no curso e simplesmente repassa.

  Se você acha que conhece bem o Deus de Abraão porque vai muito a igreja e presta atenção no culto ... é um conhecimento superficial com ilusão de profundidade.

  Já estive nessa situação.
  Na igreja Presbiteriana éramos incentivados a ler a Bíblia.

  [Estou falando da comunidade que frequentei no Jardim Nova Europa, mas fazíamos visitas a outras comunidades, recebíamos outros palestrantes, acredito que as diferenças não eram expressivas.]

  Era sugerido estudar a Bíblia em casa pedindo a orientação do Espirito Santo.
  Poderíamos abrir a Bíblia aleatoriamente, ver o que Deus tinha para nós naquele dia e qualquer dúvida falar com os presbíteros.
  Veja que é um treinamento para aquela doutrina.

  Exemplo rápido e fácil.
  Na doutrina Presbiteriana, Maria é especial por ter parido Jesus, nada muito mais que isso, Deus de certo escolheu uma mulher de excelente conduta.
  Na doutrina Católica, Maria é especial elevada a santidade de realizar até milagres.
  É a mesma Maria, com interpretações diferentes de acordo com a doutrina.
  O pastor/padre apenas repetem o que aprenderam.

  Para não complicar NÃO vamos trazer para essa meditação sentimentos ... “sua experiência pessoal com Deus.”

  Vamos nos manter “técnicos”, “pragmáticos”.

  Não achei pratico ler a Bíblia de maneira aleatória.
  Preferi seguir a sequência dos capítulos como faço com qualquer outro livro.
  Do começo ao fim li duas vezes.
  Na primeira quando fui evangélico, pedindo a iluminação do Espirito Santo e tirando as dúvidas na escola dominical.
  Na segunda quando parei de frequentar a igreja e fiz uma análise filosófica.

  Quis conhecer tecnicamente o Deus de Abraão por mim mesmo e não pela interpretação de alguma doutrina.

  A conclusão que cheguei é que não dá para amar o deus descrito na bíblia.
  É para se ter medo, muito medo.
  Instável, faz o que lhe dá na telha, bênçãos incríveis para uns, provações terríveis para outros.
  De certo, “amor” e “justiça” não são o que norteiam suas ações.

  Sobre a escravidão dos judeus, nas missas e cultos vão destacar o “deus bom” que libertou o povo e puniu os egípcios.
  Oh, Glória a Deus!

  Se lermos a Bíblia veremos que tudo começou com Deus deixando rolar uma treta de família.
  Abençoando grandemente os egípcios com informações privilegiadas.
  E dando grandes provações ao povo de Israel sem nenhuma justificativa plausível.
  Meu Deus!!

   Quando eu li que Deus não interferiu quando as filhas de Ló o embebedaram e transaram com ele, ficou claro para mim que o aceitável para Deus de Abraão vai muito além daquelas passagens selecionadas pelo padre ou pelo pastor.

  Espero que se existir um Deus seja uma entidade que eu possa admirar e confiar, porque esse Deus apresentado pela Bíblia é ASSUSTADOR...







    “Não posso ensinar nada a ninguém, só posso fazê-lo pensar.”

  Por vezes é preferível a ilusão de um paraíso que constatar uma realidade infernal.

  Se tomar a pílula azul, eu te entendo.
  Se tomar a pílula vermelha, eu te entendo.

  Ao me conhecer melhor não espero que me ame, não desejo que me odeie.
  Se conseguir me entender já estou satisfeito.
  Como é minha realidade?
  Boa para quem quer se aproximar da verdade, infernal para quem prefere o conforto da ilusão.
  Não tem decisão fácil por isso tem que haver mais tolerância, compreensão, compaixão... ♫♫♫♫




.