quinta-feira, 19 de julho de 2012

Paradoxo do Determinismo

  “Para a honra dos grandes acontecimentos muitas vezes é necessário que as causas fiquem ocultas.”
 [Bernard Fontenelle 1657 - 1757]

  O determinista só pode ser um crente em Deus/deuses/espíritos.
  Eu diria que:

  Nem todo espiritualista é determinista, mas todo determinista é espiritualista.

  “Determinismo é o princípio segundo o qual todos os fenômenos da natureza estão ligados entre si por rígidas relações de causalidade e leis universais que excluem o acaso e a indeterminação, de tal forma que uma inteligência capaz de conhecer o estado presente do universo necessariamente estaria apta também a prever o futuro e reconstituir o passado.”
[Dicionário Google]

  Ateu acredita no acaso, uma característica do acaso é o indeterminismo.

 Medite sobre essa situação:

 Você segue direitinho a receita do bolo, coloca no forno, por acaso acaba o gás, seu bolo ficará cru, algo que não havia sido determinado por você.
  A falta de gás foi determinada por uma falha no sistema de distribuição, mas a falha no sistema foi determinada por um rompimento na tubulação...percebem que podemos ir encontrando causas, mas na pratica, para você que colocou o bolo no forno, a falta de gás foi um acaso.

  Logo, para existir o determinismo absoluto, alguém, alguma consciência tem que executa-lo, ter poder e controle absoluto sobre todas as variáveis.

  Ateu admitir o determinismo naquele sentido de que nada pode ser mudado é algo que não faz sentido.

  Quando religiosos falam sobre determinismo fica menos incompreensível, mas observo que eles ignoram o paradoxo que a teoria do determinismo provoca.
  Como estamos no Brasil vamos analisar apenas a religiosidade judaico-cristã que nos é mais familiar.

  Vejamos:

  Moisés apresentou aos judeus os 10 mandamentos.
  Para “ser salvo/protegido” o indivíduo tem que amar a Deus sobre todas as coisas e seguir outras 9 diretrizes.
  Acontece que se D’us está no controle de tudo ... está no controle de tudo.
  (É difícil explicar o óbvio.)

  Tudo já está determinado por esse ser onisciente, onipresente e onipotente.
  Seguir ou não seguir a doutrina não está sobre o meu poder.
  Posso até ter muita vontade de seguir os mandamentos, ser um “crente exemplar”, mas já foi determinado que eu não seria.
  A boa pergunta é?

  Se não sou um crente exemplar porque D’us já determinou que eu não seria ... que culpa me cabe!?

   


  A humanidade é exatamente tudo que Deus DETERMINOU que ela fosse, ao criticar o comportamento humano estamos criticando o próprio Deus, ele escreveu tudo, “determinou” tudo, é a causa de tudo que há de bom e de mau.

  Estava conversando com um colega, ele disse que estava ganhando almas para Deus com seus depoimentos, ele é ex-usuário de drogas e evangélico.
  Vê-se que meu colega fala essas coisas sem pensar.
  Pense bem, o poderoso Deus precisaria do meu colega para ganhar almas?
  Caso meu colega não preste seus testemunhos almas deixarão de ser salvas?
  Se almas poderão ter seu destino mudado pela ação do meu colega então não está determinado que elas serão salvas ou serão descartadas.
  Percebem a enrascada?
  Bastaria deus determinar que algumas almas fossem salvas e elas automaticamente cumpririam à risca os 10 mandamentos, mas Deus determina que muitos só serão salvos através de uma evangelização de pessoas como meu colega!!!

  O que possibilita a salvação é o sacrifício de Jesus ou a evangelização?

  “Para a honra dos grandes acontecimentos muitas vezes é necessário que as causas fiquem ocultas.”

  Jesus “morrer por nós” é tido pelos cristãos como um grande acontecimento.

  Vamos ver a "causa oculta"?

  A evangelização é uma obra e ninguém é salvo por obras para que não se glorie, veja o que diz a Bíblia:

  “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
  Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
[Efésios 2:8,9]

  Meu colega está se vangloriando de conseguir almas para Deus, mas Deus abomina quem se vangloria então meu colega está determinado a ir para o Inferno?
  Entretanto se já está escrito desde a fundação do mundo que meu colega se comportaria assim mais uma vez voltamos para Deus, se ele é responsável por tudo que culpa tem meu colega de ser como é?
                                       
  Nada que façamos muda uma linha do que Deus determinou.

  Perdão obviamente não existe.
  Se Deus determinou que eu seria um assassino e como assassino vivi, porque devo ser punido ou perdoado se não escolhi ser assassino?

  Um destino imutável anula o ateísmo, porque elimina a possibilidade do acaso.

  No campo religioso um destino imutável elimina o livre arbítrio, anula qualquer culpa ou responsabilidade de nossa parte, anula qualquer tipo de pecado.

  Tudo acontece porque Deus quis assim e não há absolutamente nada que possamos fazer.

  O que eu sugiro?

  Mesmo que os deterministas estejam certos precisamos seguir com nossas vidas como se o destino não existisse, como se pudéssemos realmente construir um mundo melhor, exercer nosso livre arbítrio para o bem.
 A primeira coisa a fazer acredito que seja questionar os dogmas.
 Ao que os determinista dirão que: “Isso já estava escrito e é sinal do fim dos tempos determinado por Deus...”
  Debater com pessoas que acreditam no determinismo absoluto é perda de tempo, esse texto é para você que tem DUVIDAS.




.




8 comentários:

William Robson disse...

“Você já despreza estes conhecimentos chamando-os de toscos, como poderá suportar coisa maior?”[Daniel]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~~---
Caraca! Se você acha que não são toscos escreva sobre eles, nos diga onde esta a grandiosidade.
De repente tem alguma coisa profunda neles que eu não estou conseguindo enxergar.

Exemplo: “Assim, eu compreendi que não há nada melhor do que a gente ter prazer no trabalho.” [Salomão]

Sim, quando precisamos trabalhar é bom ter prazer no que fazemos, mas raramente conseguimos trabalhar no que gostamos, a não ser que nasçamos em uma família abastada que possa nos possibilitar diversas experiências.
Eu gosto de escrever, mas nunca consegui ganhar um centavo com isto.
Salomão era um Rei, fazia praticamente o que queria, até fazia sacrifícios a outros “deuses” para agradar suas mulheres...depois escrevo sobre isto.

William Robson disse...

“Acho que muitos admiram o personagem bíblico Salomão,porque ele soube enriquecer(salvo algum engano meu).” [Nihil]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~-~-
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAHAH!
Desculpe, é que parece que eu sou o único que lê a Bíblia.
Salomão é fruto de um adultério do Rei Davi.
Ele é filho de Bet Sabá, aquela que Davi mandou o marido para frente de batalha para que morresse e Davi ficasse com a mulher do cara.
Salomão foi tornado Rei e como todo Rei era podre de rico, foi Deus que quis assim, ele foi um ESCOLHIDO de Deus.
Todos o admiram porque ao invés de pedir coisas materiais ele pediu sabedoria.
Caraca! Coisas materiais o cara já tinha!!!
Ele já começa casando com a filha pagão de um Faraó e depois faz sacrifícios para deuses das inúmeras esposas que teve... esta parte os pastores e padres não contam, mas eu contarei para vocês... não hoje.

tripitaka 514, disse...

Eu não sou cristã.

Impossível manter essas histórias (todas) na mente.
Fazem uns vinte e dois anos que não leio mais a bíblia.
(a última "grande olhada" em suas páginas,foi em julho de 1.990)

E agora eu lembrei que prometi escrever sobre a dupla "Elias/Eliseu".
Não tenho nenhuma inclinação biblista.
Desejo escrafunchar o referido mito,por causa da pouca sorte que o Eliseu teve,no começo da sua profissão de profeta.
Parecida com os "maus momentos" que o sr.Buda viveu,em vidas em que ele apenas começava na trajetória que,futuramente,o levaria à iluminação.

Quanto ao Salomão,

...ainda bem que ele soube gastar o dinheiro,hem?
(rsrs...)

tripitaka 515 disse...

No Budismo,a "escola determinista" foi desenvolvida pelo mestre Shinran,que influenciou a existência das seitas Jodo-Sninshu,e Terra Pura.
Eu me batizei no "Terra Pura".

Havia uma prece que fazíamos para o sr.Buda Amithaba -linda "de viver" na terra pura -e que me deixava bem emotiva.
Mas,idem,me deixava "desajustada" ao mundo real,quando eu lembrava que é nele que eu vivo.
Nessa religião,todos acreditam(ou tentam acreditar)que quanto mais vezes recitarem o santo nome(do sr.Amithaba) por dia,mais apressarão o "renascimento" na Terra Pura.
Quisera,quisera,quisera...
Quimera,quimera...

Tenho profundo respeito pelo ensinamento,e tomara que mesmo que seja assim.
Não estou achando graça _mas realmente quero que os "terrapuristas" alcancem o que desejam,pois a Terra Pura,é um mundo sagrado.

Mas,não conseguia me afinar com isso.
O que talvez,facilitou minha mudança de "subreligião"(ou de grupo,dentro do mesmo conglomerado religioso).
O Vajrayana,está mais em acordo com o pensamento pragmático.
Todavia,preciso achar a prece que eu fazia para o sr. Amithaba,para ainda postá-la aqui.
Pode ser que idealizar o paraíso,apressou mesmo,alguma melhoria da minha vida.

As idéias deterministas,nas religiões,foram direcionadas aos "que não tinham tempo para os estudos e por isso,permaneciam inseguros sobre o merecimento de ir para o céu".
Mas,como elas são questionáveis,as modificações foram aparecendo,ou elas deixaram de ser levadas a sério.

Nesse momento,sinto saudade do templo que eu frequentava, na cidade do interior,com seus lagos,e sebes.
°
°
°
O Universo é fechado para a liberdade das criaturas.
Toda causa teve uma causa anterior,num retrocesso infinito.
Mas,há a responsabilidade.
Em certa porcentagem, é possível nos conduzirmos de modo confortável.
Entretanto,até isso, estava nas previsões de Deus,
_a emergência de seres que levariam o "ônibus do existir" para bons destinos.

emaranhado 19,de arara... disse...

Fazia um mês que eu não lia nada no blog do Ghi.

Agora,eu vi o último texto dele.
Ele deve ter nos acompanhado,desde segunda feira.
Leu aquela minha Tripitaka na qual "santifiquei" o materialismo,leu seu texto e minha réplica ao mesmo,no dia seguinte.
Se ele não fez isso,então nós aqui na web,estamos com plugues e tomadas ligadas entre nossos cérebros.

O artigo dele (de hoje) se chama "por que vc critica o consumismo".
Entre outras coincidências, ele repetiu,no final,algo que vivo dizendo aos outros,

"_é possível aprender a desejar,sem a obrigação de ter,ou aprender a apreciar,sem desejar."
Quando falo isso às pessoas,elas não entendem,e se entendem,não acham tal atitude possível.

Mas,o Ghi, tem leituras de apoio a ele,para contar sobre esses temas.
Eu não sabia que quem falou isso primeiro,foi Hannah Arendt...

Como não escrevo lá,idem não vou linkar aqui,mas o site dele,é curto,e fácil de lembrar.

ghiraldelli.pro.br


Hoje é dia de mercado.
Dia de comprar ...tudo o que precisamos,naturalmente.
E algumas vezes,de comprar o que desejamos também- no devido controle.

Até à noite aos que "lerem".

°°°°°°°°°°°°°°°

William Robson disse...

“RIO - A UPA de Mesquita já inaugurou com polêmica. A Secretaria de Saúde instalou na unidade um sistema no qual médicos carregam sob a roupa um microchip que monitora os seus passos. E não são apenas eles. Todos os profissionais de saúde andam com chip na roupa.” [O Globo]
-~-~-~-~--~-~-~--~-~-~-~-~-~~-~-~----
Achei legal, eu sou um daqueles que trabalha direito e o chip para eu não faria nenhuma diferença... pensando melhor faria uma boa diferença.
O que já trabalhei carregando “funcionário enrolão”, seria muito bom que quem não queira trabalhar caia fora ou seja despedido.
Os bons funcionários continuarão bons, os enrolões se verão obrigados a trabalhar e os vagabundos que se fo#am!

O GLOBO

Daniel disse...

Salomão era um Rei, fazia praticamente o que queria, até fazia sacrifícios a outros “deuses” para agradar suas mulheres...depois escrevo sobre isto. [William]


“Acho que muitos admiram o personagem bíblico Salomão,porque ele soube enriquecer(salvo algum engano meu).” [Nihil]

___

Em respeito a pessoa de Salomão, se existiu, não pelo que ele foi nem por nada do que ele fez, eu o admiro. E Deus, se existe, fez a Salomão o que todo homem sempre desejou, Ele concedeu a Salomão o seu favor como quem encontra uma lampada mágica com um génio dentro.

Daniel disse...

Determinismo e livre-arbítrio. Eu acredito na coexistência dos dois.
Como seu colega, e ele esta pensando de forma errada se estiver se vangloriando de alguma coisa, assim foi também isaias, e paulo que escreveu:

E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Romanos 10:15


Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!
Isaías 52:7

Isso é para Nihil que faz tempo que não lê a bíblia.


Ler capítulo 10 de Romanos

1 IRMÃOS, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.
2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.
3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
5 Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
6 Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)
7 Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.)
8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
13 Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.
14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
16 Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação?
17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
18 Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo.
19 Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, Com gente insensata vos provocarei à ira.
20 E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam.
21 Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.