quarta-feira, 18 de julho de 2012

VIM, VI, VIVI


 “De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa, é um sono sem sonhos em que estamos despertos.”
 [Fernando Pessoa]

  Estranho as pessoas que vivem sonhando com a vida pós morte física.
  Dizem que serão salvas, que irão para um maravilhoso paraíso e quando a morte se aproxima agarram-se a essa vida terrena com unhas e dentes.

  Não sonho com vida pós morte.
  De infância muito pobre sonhava com uma vida digna, tenho uma vida digna, então poderia ficar nessa situação indefinidamente.
  Já desejei morrer, a vida estava muito ruim.

  O que eu sonhava com relação a morte?

  Com a ANIQUILAÇÃO, o fim de tudo, não ter mais consciência.
  Quando eu perder a saúde de certo voltarei a sonhar com a morte e desejar a aniquilação.
  Só me é satisfatório permanecer nessa vida se eu permanecer saudável físico e mentalmente.
  Como essa situação não pode durar para sempre fatalmente reencontrarei meu sonho de morte e "talvez" aniquilação, é só uma questão de tempo.

  E se eu reencarnasse?

  Não sonho com isso, mas seria interessante, reviver todas aquelas emoções que esfriaram em mim.
  Nascer em outro país ou região do Brasil.
  Quem sabe nascer mulher, gerar um lindo filho.
  Nova existência, novas experiências.

  E se ocorrer ressurreição?

  (Ressurreição significa literalmente "levantar; erguer". Esta palavra é usada com frequência nas Escrituras Sagradas, referindo-se à ressurreição dos mortos.)

  Ressurgir em um corpo menos frágil que esse seria legal.
  Sem doenças, dor, cansaço, sensações extremas de frio ou calor ...
  Passar a conviver com espíritos “evoluídos” seria bom.
  Algo como mudar da Coréia do Norte para a Holanda 😊

  O interessante (e chave dessa meditação):

  Por mais que me esforce não consigo me imaginar indo para o “Inferno”.

  Considero aqui um “mundo infernal” pela dificuldade de aplicarmos a lógica.
  O que seria um mundo mais infernal que este?
  Eu reencarnar ou for ressuscitado em um lugar ainda menos lógico que o atual .... caso eu permanecesse com meu nível de lógica.
  Explico.
  Se minha capacidade de ser CIVILIZADO fosse tirada de mim, viver entre “selvagens” não me pareceria um grande mal.
  O inferno antes de tudo é um ESTADO MENTAL.
  Eu estaria no Inferno, mas não teria essa percepção mental, algo que provavelmente acontece conosco aqui na Terra.

  Se você é uma pessoa limpa e organizada e for colocado para conviver com pessoas “porquinhas” e desorganizadas seu desconforto é brutal.
  Mas se você é porco e desorganizado ... vai se sentir em casa.

  Conversei com inúmeras pessoas durante todos esses anos.
  Ainda não encontrei alguém que se imaginasse indo para o inferno.
  Nós falamos, fazemos brincadeiras, mas no geral as pessoas se dividem em dois grupos.

  Ateus de fato, somos só maquinas biológicas, a hora que pararmos de funcionar, acabou.

  Espiritualistas, existe uma “essência quântica”, a hora que a máquina biológica parar de funcionar migramos para outra situação.


  Faça um teste, tente se imaginar no Inferno, aquele lugar de eterno sofrimento como dizem.
  Eu “aposto” que não existe esse lugar de danação eterna porque nem conseguimos construí-lo no Mundo dos Pensamentos.

  Como sou espiritualista minha aposta é que quanto mais CIVILIZADO você for, em um lugar mais civilizado habitará ... por um tempo.
  Nada permanece por muito tempo, inclusive nos mundos celestiais, a diferença de potencial precisa da “impermanência”.

  Nos mundos infernais, por pior que você seja sempre haverá uma possibilidade de redenção, mas você não é obrigado a se redimir.
 Muitos conscientemente podem optar por satisfazerem todos os seus instintos, mesmo os mais perversos.

  Não há mal que nunca acabe nem bem que sempre dure.

  Cada um tem sua crença, sua “aposta”.
  Vivo e escrevo de acordo com minhas observações.

  Não temo infernos eternos e insuportáveis.

  E se formos realmente apenas organismos biológicas surgidos ao acaso?
  A morte trará o fim de todos os sonhos, mas também o fim de todas as angustias...não me parece de todo mal.

  VIM, VI, VIVI...MORRI.


     







.   

19 comentários:

William Robson disse...

“O que eu sou. Isto jamais será importante a não ser para mim mesmo. Mas simpatizo pelo evangelho dos crente, ou cristianismo.” [Daniel]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~--~-~-~--~-~--~-~-~-~--~-~---
Bom, no meu caso eu não vivo sozinho em uma ilha então o que sou e como ajo acaba importando a muitas pessoas.
Se eu escutar som alto até tarde da noite isto será desagradável para meus vizinhos.
Se eu falto muito ao trabalho meus companheiros serão prejudicados, isto deve importar para eles.

No campo Filosófico o Blog tem uma média de 150 visualizações por dia com pico de mais de 200, logo, o que eu escrevo e os pensamentos que defendo importa a muitas pessoas.
Amanhã publicarei um texto relacionado a isto, cada um de nós é uma gota no oceano, mas o oceano é feito de gotas, logo, as crenças que defendemos não importa só a nós, a soma delas molda a nossa Sociedade. A Sociedade é moldada pelo Mundo dos Pensamentos.

tripitaka 511,de bom dia ao sr., disse...

Eu lia há pouco, sobre a Histeria.

Os infernos existem, pois foram sim,construídos pelo "Mundo dos Pensamentos" de elementos muito antigos,mas não são eternos.
Na Histeria,existem as "conversões físicas" que criam doenças imaginárias,e existem as somatizações,quando as ansiedades,viram doenças reais.
Os "mundos paralelos" são nossas "extensões de conversibilidade" - para o bem,ou para o mal.
Pessoas bondosas,são atraídas "aos céus",pessoas desajustadas,por um tempo,vivem em "ambientes desconfortáveis".

Aqui,escrevi uma simplificação dos dez "pavimentos pós morte" imaginados pelo Budismo.

Já sonhei duas vezes com uma reencarnação futura,e nos dois sonhos,convivi com o professor Andros.
Na época do primeiro,(em 1.991) eu não o conhecia ainda,na vida real.
No segundo,dois anos atrás- a personalidade já manjada dele,se sobressaiu, no "devaneio-comédia" que tive.

_Sinceridade mesmo _ eu gostaria de não nascer mais.
Inferno, para mim,é a incerteza "do amanhã".
É o medo de errar.

Quisera viver por uns séculos,nalgum mundo semelhante a esse nosso.
Onde eu contasse com um prazo para alcançar a iluminação,sem a irritante interrupção de uma coleção de imprevistos,incluindo a morte.
Ali,eu trabalharia para pagar as contas,teria agenda para tudo,teria uma internet(hahaha!...o acesso dela serviria só para aquele mundo em referência),curtiria o que eu costumo curtir aqui.
Enfim,viveríamos nesse lugar, a rotina já conhecida,mas por um tempo mais comprido.
Faríamos vários cursos universitários,daria para aperfeiçoar a sociedade,para alcançar a salvação(cada um que se "salvasse",entraria por um portal existente numa praça,e subiria uma escada brilhante para o Infinito,após uma festa de despedida).
Idealizaríamos nessa "cidade", futuras colaborações que daríamos ao mundo onde estamos agora.

O Budismo prevê um estado intermediário entre "pavimentos conhecidos", chamado "Mundo dos Humanos",o único onde a prática de uma religião,é possível.
(os outros não conferem tempo,ou necessidade de se ter uma religião.
No inferno,as pessoas tem urgência em se livrar de uma situação infortunada.
No céu, todos estão bem demais,então não se precisam ser tão místicos.)

Acho que(mais acima) descrevi o "Mundo dos Humanos".
Que é o equivalente do Purgatório católico,e da colônia Nosso Lar,dos livros espíritas.

Mas,"céu" de verdade para mim- caso eu merecesse (vou demorar para merecer),seria um eterno Jardim Botânico,onde eu faria cruzamento e enxertos entre plantas.
Começaria com as flores comuns,seguiria para o mundo das orquídeas,depois me interessaria por outros vegetais,e criaria cereais,fungos,e árvores.
De tempos em tempos,meus colaboradores reencarnariam,para levar esse conhecimento ao mundo,que ficaria cada vez mais prolífico na flora vegetal,na variedade de alimentos-e ervas terapêuticas, ofertados ao consumo.

segue

511,parte 2 disse...

Umas vezes,"sinto" que fui - "há uma cara" atrás(quando as flores aqui no planeta,se chamavam gimnospermas), uma "anja" ecológica.
Talvez, muitos de nós humanóides atuais,somos anjos "caídos",ou "erguidos"_ vivendo uma aventura de "separação da fonte" e algum dia,"voltaremos para casa",embora o ambiente que nos espera, possa estar mudado.
(lembrarei uma teoria minha;
as memórias de "vidas passadas" só são possíveis quando as "vidas sucessivas" ocorrem na mesma espécie animal.
Se já "fomos devas",jamais lembraremos qualquer evento desse período,porque estamos no reino humano.
E quando formos devas,dificilmente vamos nos lembrar das nossas vidas como humanos.)

O povo do céu,andou modernizando seus sistemas,nos últimos séculos.
(hahahaha!...)
Todo querubim que voa por aí,já tem seu tabléte.

Isso aí,sr.Vizinho.
Fiz,sem querer, uma paródia de um assunto sensível,mas minha imaginação ferve,com temas místicos.
Oxalá,a dissertação tenha soado inspirada.

emaranhado 12 disse...

Mesmo com algumas revisões,repeti muito a palavra "mundo" na crônica de réplica imediatamente acima.
Que aborrecimento,deve ser a redução das horas de sono(voltei a ficar "forte" e a dormir menos).

Sugerirei novamente a vcs,a leitura das minhas réplicas ao sr.Hosaka(quase sempre,é só com ele que falo) no blog da Selma.
O penúltimo texto para ele que escrevi,escrevi no domingo,e se chama "como o sr.me imagina no futuro,texto 3")
Não gosto de postar essas réplicas aqui,pois não são elas que aparecem em primeiro lugar,mas acho que farei uma "exceção" agora.

Em minutos.

emaranhado 13,linkagem prometida disse...

minha crônica,generosamente respondida por ele,se encontra no conjunto das réplicas ao texto principal.

emaranhado 14 disse...

Ontem de noite,eu vi um interessante texto no blog da "fada madrinha" sobre ciúme patológico(ela é uma boa pensadora)-mas decidi que só vou linkar nesse local,as crônicas dela,em que minhas réplicas apareceram.

Toda vez que eu for excluída de lá, então,"um abraço".
Todavia,recomendarei a leitura daquele último artigo dela.(coluna crônica da Xênia,só procurar no Google,o acesso será rápido)

emaranhado 15 disse...

Acho que o sr.William decidiu adiar,ou modificar aquela crônica em que ele escreveu um conteúdo parcial semelhante ao de uma tripitaka minha,presente no espaço da Futuro.
Aquela em que eu disse que "os materialistas éticos são mais espiritualizados do que as pessoas que os criticam,e que ao mesmo tempo,usam seus recursos".

um bom dia a todos,por ora... disse...

...até depois.

Talvez,voltarei "de dia",para depois,como sempre,reaparecer à noite,ou amanhã cedo.

°°°°°°°°°°°°°°°°

William Robson disse...

“Acho que o sr.William decidiu adiar,ou modificar aquela crônica...
Aquela em que eu disse que "os materialistas éticos são mais espiritualizados do que as pessoas que os criticam,e que ao mesmo tempo,usam seus recursos".
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~--~-~~-~-~------
“O que mais ardentemente se desejou, baixa de valor logo que se obteve, e basta que as coisas passem da nossa imaginação para a realidade, para logo se notar a perda.”
[Fontenelle]
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx—x-

Eu disse que ainda tinha mais alguns textos compostos de FILOSOFIA COMPLEXA.
Se você meditar sobre o texto verá que o materialista consegue se espiritualizar se conseguir dar o devido valor a matéria, sem demoniza-la ou santifica-la.
Deveríamos ser mais preguiçosos no sentido de definir melhor pelo que estamos lutando.
Dei o exemplo da moto e da casa, vale a pena eu correr atrás de dinheiro para adquirir 150 cilindradas a mais, ou cômodos a mais?
Não seria melhor passar este tempo com minha esposa e filhas ou fazendo algo que gosto de fazer como escrever?

Mas como sempre sua intervenção foi preciosa.
Se você que esta tão acostumada com a Filosofia Matemática esperava um texto LINEAR como se fosse uma fotocópia do seu, um concordar em gênero, numero e grau com suas idéias...imagine leitores recentes que não estão muito treinados para exposição de pensamentos em 3D!
Escrever Filosofia Complexa daqui para frente é desperdício de tempo e energia...

Daniel disse...

Sobre tuas observações.
Eu observo que somos por demais arrogantes só por exteriorizarmos nosso pensamento para pessoas pouco interessadas, e com isto compramos guerras. Sabemos que pelos ideias de alguns, no passado, muitos foram sacrificados. É idiotice que você queira saber mais de mim do que eu mesmo. Deve observar-me sim, e se vir proveito nisto faça como eu faço. Se não não deve dizer uma palavra, porque ninguém necessita de mais apontamentos.
Todos buscamos viver em paz, mesmo que para isto alguns ainda conservem em muito bom estado suas armas expostas na sala de estar.

Tão límpido quanto a água cristalina.

Daniel disse...

Ninguém reencarna a menos que necessite muito de fazer isso. Isto é como o efeito placebo dos remédios medicinais.

A Nihil quis já imaginar que eu era Sartre no passado; outro imaginou, também para própria conveniência, que eu era o conde Sades. Acho que este apenas queria chamar-me de sádico. Mas, doravante, ninguém reencarna.

A comparação é o pior castigo que se pode infligir ao homem.

tripitaka 512,para o Denytus, disse...

vamos supor que vc seja o "Sartre retornado".

Sou uma observadora amadora da reencarnação,e acho que ocorre mais ou menos assim;

as habilidades da vida imediatamente anterior,não reaparecem no presente,mas retornam no futuro distante.
Lendo as biografias de Safo de Lesbos(poeta) e do Lísias(aluno do dr.Sócrates),vi uma semelhança entre ambos.
Mas,Lísias não foi poeta,e também não teve a inspiração da soprano de ópera mencionada.
Ele foi um homem bravo,e vinculado às coisas mundanas.

Atualmente, eu- Nihil, reescrevi as poesias da Safo,quando adolescente,isso,bem antes de saber que essa jovem existiu.
E sou "despachada" que nem o Lísias.

Dr.Sócrates,o filósofo,pode ter "retornado" como o historiador católico Sócrates de Constantinopla,e sem a verve de filósofo.
Posteriormente,ele a recuperou...(hehe!...)

Por que vc "não seria o Sartre"?
Se vc for,"sua alma" só resolveu adiar a continuação do contato com a filosofia liberal.
Sartre pensou,
"chegou a hora de eu usar na prática, tudo o que eu pensei,para fazer uma experiência".
Quando tal experiência "der certo",aí o Denytus filósofo,irá aparecer.
Talvez,quando vc for velhinho.

Outrossim,o Sade,não tem nada a ver convosco.
Se ele estiver "por aí",atualmente,é alguém do show bizz.

Hum...

eu te "peguei" para imaginar uma teoria,Denytus.
Vc pode acreditar ou não,no que eu digo.
Gosto de me divertir com as idéias.

Uma boa tarde a vcs,depois eu volto.
Acabei não estando aqui mais cedo,porque não deu tempo,mas estarei presente,nas horas de costume.

°°°°°°°°°°°°°

Daniel disse...

Com certeza eu não sou a extensão da personalidade de ninguém que já existiu. Mas sempre eu admirei que houvesse existido pessoa tão excepcional quanto Salomão, que possuía os mistérios mais magníficos sobre a vida. A bíblia assevera que após ele ninguém surgirá igual na sabedoria. E sabedoria é do que todos precisamos. Gosto de admirar coisas belas porque disto eu me aproximo. Sem esforço.
Eu costumo dizer que eu não conheço ninguém que seja mais obstinado do que eu sou.

Daniel disse...

A verdade se torna irreverente aos nossos olhos. Isto prova a dificuldade de sua aceitação.

William Robson disse...

“Mas sempre eu admirei que houvesse existido pessoa tão excepcional quanto Salomão, que possuía os mistérios mais magníficos sobre a vida. A bíblia assevera que após ele ninguém surgirá igual na sabedoria.” [Daniel]
~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~----
Nos dê exemplos a respeito da sabedoria de Salomão.
Eu só conheço aquela historia da criança que ele mandou dividir ao meio e a verdadeira mãe não aceitou o sacrifício.
Eu já li grandes pensadores e não encontrei nada de relevante na vida de Salomão, nenhuma invenção cientifica, nenhum legado filosófico como meu amigo Sócrates, nem a construção de um Império como Alexandre o Grande.

"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina." [Salomão]

“Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” [Salomão]

“Assim, eu compreendi que não há nada melhor do que a gente ter prazer no trabalho. Esta é a nossa recompensa. Pois como é que podemos saber o que vai acontecer depois da nossa morte?” [Salomão]

Como vê são pensamentos toscos, descoordenados, difícil de tirar algum bom texto.
Mas por favor, nos mostre este Salomão sábio que eu desconheço, eu vejo muita propaganda, mas pouco conteudo.

Daniel disse...

Você já despreza estes conhecimentos chamando-os de toscos, como poderá suportar coisa maior?

emaranhado 16,tecnologia disse...

Andei falando no lançamento eletrônico Ultrabook,em Tripitakas escritas no espaço da Futuro,por esses dias.
Fiz uma pesquisa melhor agora.

Ultrabooks,Macbooks,todos caros,por enquanto.
Mesmo que custarem pouco,não irei tê-los.
O motivo parece prosaico,mas não é.
É a distância entre o mouse e o teclado.
Eu não conseguiria usar,nem mantendo-o(s) sobre uma mesa baixa.

Suponho que nesses computadores,onde se encontra o mouse,também está uma parte do CPU,daí essa margem ser grande.
(posso estar errada)

Acharei melhor aguardar o lançamento de novos notebooks(e netbooks),com baterias que durem mais.
O "ultrabook" para mim,já era uma utopia,agora,passou a ser "impossível".
O formato dele,não é prático.

A título de curiosidade,há uma indústria que está começando a fabricar os exemplares brasileiros do pczinho em referência,e os próximos serão feitos de plástico,em substituição ao aço,e ambas as contingências farão os preços caírem.
Bom para os que se interessarem pelo gadget.

emaranhado 17,réplica ao senhor, disse...

Não esperei um texto "que copiasse o meu"- eu esperei sim um texto que ia conter aquela frase.
O sr.a mencionou,segunda feira.(hehehe!)

A crônica de anteontem,na verdade,pareceu uma continuação da idéia que tive.
Apesar de haver sido escrita antes da minha "idéia".
Isso confirma que por ora- a sintonia nossa,está eficiente.
O sr.imaginou antes um tema,e um pouco depois,eu postei,por conta própria,o "começo" dele,sem saber que já havia uma sequência.

Talvez,irei continuar a série,mas no próximo mês.
Aplicarei os "príncipios das paixões" ao consumismo.
No blog "Filosofia Matemática",escrevi alguns turbilhões sobre como elas funcionam,e como podemos nos desvencilhar delas,quando não precisamos tanto mais das mesmas.
Com o consumismo,ocorrem histórias semelhantes.
Os que se apaixonam a toda hora por novos objetos de consumo, estão projetando nesses objetos,uma necessidade que pouco tem a ver com a real utilidade deles.
°
°
Sr.William,nunca houve falhas na comunicação sua com os que entendem ao que o sr.diz.

Repense o futuro da "Filosofia Complexa",porque ela merece algumas chances.

tripitaka 513 disse...

Acho que muitos admiram o personagem bíblico Salomão,porque ele soube enriquecer(salvo algum engano meu).
Deve ter sido um personagem semelhante a um desses empresários workaholics dos tempos atuais.