quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ética Profissional

  “O lado sombrio não é mais poderoso, apenas mais rápido, mais fácil e mais sedutor.”
 [Yoda – Star Wars]
 

 “Médicos reclamam de chip instalado nos jalecos.
  Medida tomada para controlar a frequência de profissionais da UPA
  de Mesquita constrange funcionários.”

  Apoio esse tipo de medida.
  Já trabalhei com muito “funcionário enrolão”, o cidadão quer se manter empregado mas não quer trabalhar.
  Isso acontece porque nosso povo tem uma estranha "ética profissional".
  Mesmo que o “colega de trabalho” seja muito folgado não devemos falar para o patrão/chefe. 

  Se alguém deixa muito a desejar no desempenho das suas atividades eu reclamo mesmo, não tô nem aí.
 
  Não entendo um “trabalhador” proteger de alguma punição alguém que está “só empregado”.

  Gosto de trabalhar com bons profissionais, gente trabalhadora, quanto mais eficiente a equipe melhor.
  Se imagine em uma guerra, você vai levar sua namorada, sua mãe, seu pai ou vai preferir estar com um soldado bem preparado?
  Na hora que o bicho pegar vai querer morrer do lado das pessoas que ama ou prefere tentar sobreviver, lutar de igual para igual com o objetivo de voltar vivo para as pessoas que ama?
  A situação de guerra é muito forte?
  Então pense no seu time.

  Você é treinador e torcedor da Ponte Preta, seu amigo perna de pau quer jogar de atacante, você tem certeza que preferirá prejudicar seu time só para manter uma amizade?

  Podemos comparar a Empresa a um time de futebol.
  As vezes o indivíduo é um atacante ruim, mas é bom zagueiro, com dialogo e observação podemos mudar a posição do indivíduo e a equipe continua eficiente.
  No entanto todo mundo que trabalha sabe que tem aquelas pessoas que não querem nada com nada.
  Por vezes são até talentosos, mas usam sua inteligência para ficar nas costas dos outros, dar uma de coitadinho, só eles tem problemas.
  Torço para que esse tipo de pessoa saia da minha equipe, desejo tudo de bom para ela, mas em outra equipe...
  Trabalhador tem que ajudar trabalhador, quem não é trabalhador que ao menos cumpra profissionalmente suas obrigações e carga horária, depois pode vagabundear a vontade.
  A família deve estar acostumada com o jeito de ser do vagal eu que não vou ficar carregando essa cruz no trabalho.
  Você que é trabalhador pense bem antes de ajudar um enrolão cobrindo alguma falha dele, você está prejudicando não só a você mas também a equipe, não me parece muito INTELIGENTE.

  Tenho certeza que todo mundo se lembra de alguma situação em que um folgado se dá bem protegido por outros colegas, eu poderia contar inúmeros casos vou selecionar o primeiro que me vem à mente.

  Tive um pequeno restaurante, de manhã saía para fazer compras, conseguia voltar só lá pelas 10 horas.
  Chegava umas 7:00 horas no estabelecimento, olhava verduras, legumes e outras coisas, fazia uma lista e ia para o Atacadão ou Ceasa, 3 funcionárias entravam as 8 horas para preparação da comida e limpeza.
  Vamos chamar de Ivete, Claudia e Elba.

  Chamei a atenção da Ivete por algo que não vem a caso, ela me jogou na cara que a Claudia chegava quase todo dia as 9:30 e eu não falava nada.
  Fiquei perplexo e meio perdido!
  Como assim!?
  A Ivete e Elba viam a Claudia chegar todo dia depois da 9 horas e por “ética profissional” não me falavam nada.
  Era ético se unirem para me passar para trás!?
  No livro de chegada constava que Claudia chegava as 8 horas todos os dias.

  O interessante é que Ivete e Elba protegiam a Claudia sem ganhar absolutamente nada, apenas trabalho a mais.
  Era uma micro empresa que nunca me deu lucro, eu não tinha dinheiro para comprar relógio de ponto e mesmo que tivesse possivelmente bateriam o cartão para a Claudia; quem não viu essas coisas acontecerem?
  Se não tem uma fiscalização eficiente no relógio de ponto os funcionários se fazem essa “camaradagem”.

  Não entendo onde está a “ética profissional” em proteger quem prejudica a equipe, faz você trabalhar mais pelo mesmo salário.
  Nem o reconhecimento da chefia você obtém, afinal se você é bom em proteger as “Claudias” da vida, para a Empresa elas trabalham tanto quanto você e disputam em igualdade de condição possíveis promoções.

  O que eu podia falar para Ivete?
  Bati ironicamente palmas:

  😒“Clap, clap, clap... Parabéns Ivete e Elba, vocês realmente são muito “espertas”, nesse tempo todo não desconfiei de nada, considerava a Claudia uma ótima funcionaria.”

  Minha vontade era demitir todo mundo, mas tive que me contentar em demitir apenas a Claudia, mesmo assim só depois de alguns dias, não tinha como trabalhar com uma funcionária a menos por maior que fosse minha decepção.

  Dias horríveis, fase terrível, nem gosto de lembrar.
  Os pensamentos que invadiam minha mente eram os mais tristes e nebulosos, uma escuridão inominável.

  “Para aprender a viver morro um pouco a cada dia.
   Tenho medo!
  Quando finalmente aprender a viver estarei completamente morto.”

  “Será que realmente existe vida antes da morte?
   Me sinto no inferno.”

   Igual Anakin Skywalker estava me convencendo que a “LUZ” era uma ilusão a única realidade possível era o Lado Escuro da FORÇA...tempos difíceis, dias horríveis uma dor insuportável...
     
  




.







11 comentários:

William Robson disse...

“Acho interessante esse teu jeito que se identifica com o lado negro da força, isto que contraria o credo das pessoas. Alguém destemido às maldições é como você se mostra.” [Daniel]
===========================
Humm... você esta confundindo as coisas, mas compreendo são textos complexos. A não ser que você o tenha entendido completamente, neste caso meus PARABÉNS!

1 - Se você entendeu esta me dizendo que pensa “contrario” do que eu penso, portanto seus pensamentos são a LUZ e os meus a ESCURIDÃO.
Todos acreditamos que o CAMINHO que seguimos é a LUZ.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-

2 - Para a outra hipótese [caso esteja confundindo]:
Eu não “me identifico” com o Lado Escuro eu “o identifico.”

Anakim simboliza a Democracia, o respeito a todos, a liberdade de expressão, o predomínio da LÓGICA.

Darth Vader simboliza a lei do mais forte, a imposição da vontade do mais forte, o “Darwinismo Social”, manda que pode obedece que quer sobreviver.

É algo como a REPUBLICA X IMPÉRIO

Todos estes textos são uma preparação, eu não vou dizer quando aparecer o texto original que deu origem a esses.

Para alguns não será preciso, para outros seria perda de tempo...

Quem já entendeu tudo...fico grato pela companhia, aqui no Abismo a solidão é tão grande que pode ser tocada, a solidão é sólida.

Para quem conseguir acompanhar em poucos dias escreverei sobre como identificar “demônios” que não pode ser confundido com se identificar com demônios...


William Robson disse...

“O "refúgio final" da personalidade nele(o espírito) irá nos levar a um estado de permanente bem aventurança.” [Nihil]
===========================
Sei lá! Pode ser. Não vou mentir para você.
Todo este tempo no Abismo só encontrei a IMPERMANÊNCIA.
Se o Budismo promete este paraíso cósmico sem “buracos negros”... quem sou eu para dizer que não existe?
Por hora eu não aposto nesta hipótese.
Não consigo seguir esta ideologia/crença.

tripitaka 562,de bom dia ao sr.! disse...

Sua tristeza "dói em mim",porque idem vivi umas situações incompreensíveis(numa delas,quase perdi a vida)-e atualmente,quando vejo que "a coisa vai começar a ficar feia",nem penso em mais nada,e me recolho em "retiro espiritual" toda noite.
Só não acendo velas,porque podem haver acidentes.

Em situações de serviço,não consigo denunciar quem age mal.
Sou ruim mesmo,para prosas amenas,quanto mais para assuntos "do tipo".
Emudeço,não sei o que dizer.
As pessoas se acostumaram a esse "meu jeito" e não vêem isso como deslealdade.
Então,se vêem algo errado em curso,já partem logo para a verificação.
Agora,eu lembrei de um colega de olhos escuros de tempestade,com quem dividi a sala do primeiro serviço em que trabalhei.
Ele nem pediu "proteção".
Na "cara dura", chegava todo dia na hora do almoço.
Passava as manhãs,resolvendo as encrencas que arrumava "por aí".
Talvez,andasse bebendo,sei lá.
E ainda criticava o serviço...que ele não havia feito.
Teve uma hora em que começamos a brigar.
Foi um fuzuê danado.
Um dia,"takâmos" processos um no outro.
(no nosso departamento,as pastas dos clientes,eram chamadas processos)
Uum tempo depois,o procedimento do "amigo" foi parar nos ouvidos do "RH" e ele foi despedido.
Levei um ano para me livrar da fúria que sentia quando lembrava daquele ser.
Não fui eu quem o "dedurou" para o RH.
Suponho que ele realmente andava viciado em alguma coisa,pois posteriormente,vim a revê-lo,em sua nova aparência de "elefante",e precocemente grisalho.
Depois,ainda trabalhei no RH,e lá eu soube de um problema familiar sério que ele teve,e isso justificou- em meu ponto de vista- o "desamparo" do moço.
Todos temos maus momentos.

Felizmente, não fiz nada contra ele.
Ele já deve ser um senhorzinho mais estável,hoje em dia.

(túnel do tempo,

As meninas da escola de dança apresentaram a Safo um aluno "a fim dela".
Mas seus olhos eram "olhos de tempestade".

_Pára,se és meu amigo.
Faz brilhar a alegria em seus olhos...

Sempre que o "fulanete" aparecia no serviço,eu imaginava um "faixa preta de caratê",que o tempo todo "não parava" de pular.)

Sobre sua opinião religiosa,veiculada ontem.

O dever da "boa religião" é instar as pessoas a lidarem com o mundo,e não é atribuição dela,tirar as pessoas do mesmo mundo.
É no cumprimento do dever,que superamos os carmas,e que nos tornamos "animais nobres".
Diotima de Mantinea e sri Sojushin Sama -concordam com isso.
O Budismo ao menos,não impõe obstáculos à vida comum.
Isso por si só,está de "ótimo tamanho".

Antigamente,quando eu andava mais pelo centro de Sampa,vi umas cinquenta e sete falências empresariais.(tive o capricho de fazer as contas e anotá-las)
Eu sentia mal estar quando procurava um endereço qualquer onde eu estava acostumada a ser atendida,e indo lá,via que o comércio não existia mais.
Algumas dessas empresas,foram abertas nas trilhas do início do plano Real,outros ainda funcionavam desde os anos oitenta-e haviam prosperado com o crescimento do interesse religioso dos cidadãos.

As "perdas" mais marcantes,foram o quase fechamento da livraria Brasiliense, (tem uma loja só em Brasília,agora), o ocaso da editora Amaluz(na época,fui lá,trocar o restante do valor da assinatura da revista,por um livro do dr.Joshua David Stone),e o término da farmácia "As plantas curam".

Imagino sua melancolia por gastar uns anos de empenho nisso,para no fim,não dar certo.
O sr.e sua equipe dividiram esperanças afogaram-se no turbilhão da vida.
Mas,a natureza não admite desperdício.
Cada um de vós, deve estar recebendo o prêmio devido do destino,atualmente.
Amizade é isso aí.
É partilhar o bom e o ruim.
Duvido que bons esforços,divididos lealmente,não rendam bons resultados para todos os tempos.
Atualmente,o sr.é um senhor mais feliz,e estável.

tripitaka 563 disse...

Legal,legal,eu quero muito aprender a identificar os "demônios".
Mesmo nessa idade,preciso às vezes,lembrar onde eles estão.
É a típica insegurança nossa de cada dia- que não pedimos,mas que nos deram hoje,sem perdão das ofensas,e sem o "amém".

Ficarei no aguardo do texto.

Revista Realidade 33 disse...

Ainda falta para ler uma daquelas notícias sobre corrupção,postadas pelo sr.no sábado(mais tarde,farei isso).

Não me aventurarei a voltar a dizer qual eu acho que "seria o salário ideal para os políticos".
Mas,em havendo aumento,ou não,eu concordo que a corrupção em grau exacerbado deveria ser punida com a perda dos direitos políticos,seguido de prisão perpétua para os casos mais graves.

Na China, pelo menos dois desses senhores mencionados, teriam morrido,ou para não morrerem,teriam fugido para algum lugar.
Por enquanto,sou contra a pena de morte.
Por enquanto.(que raiva de saber o quanto somos enganados ...enquanto nos matamos de trabalhar para pagar contas comuns)
Esses aí são outros que "carregamos em cima de nós",sr.William.

Uma boa quarta feira a todos.
Que o sol eleve nossos espíritos,e nos dissipe o ressentimento.
A natureza, está sempre em festa,não importa os erros das criaturas.

°°°°°°°°°°

William Robson disse...

“O vilão Palpatine é uma piada.” [Nihil]
==============================
Não entendi, em que sentido?
Quando falamos de Deus como representante de um bem supremo, automaticamente admitimos Lucifer como um representante do mal supremo.
Matéria e Anti-matéria.

Mais uma vez voltamos a impermanência e incompletude.
Vamos ficar só na Bíblia que é um livro mais conhecido de todos.
Deus de Abraão puniu muita gente, fez coisas terríveis lançando pragas.
Não dá para dizer que Deus de Abraão é completamente bom.

A Bíblia fala pouco de Lucifer, mas sabemos que na passagem de Jó ele cumpria ordens de Deus logo não dá para afirmar que Lucifer é completamente o mal.

Quando Anakin estava quase destruído Palpatine o socorreu, foi Palpatine que construiu a armadura mecânica que permitiu que Anakin continuasse vivo.
Palpatine quer a PAZ no Universo e acredita que ela só pode ser alcançada com um COMANDO ÚNICO, o comando do mais forte.
O Império é a PAZ, a Republica é a guerra com suas infinitas “classes em conflito”.
O Império trará paz e justiça ao Universo porque elimina as classes.
Há o Império que comanda, decide o que é melhor para todos e há os comandados que seguem as ordens do Império.
Qualquer opinião contraria deve ser reorientada ou eliminada.
Palpatine é muitas coisas, podemos chamar de “pai da mentira” porque usa sem cerimônias este artificio SOFISMATICO.
Mas defini-lo como piada...nos torna um alvo fácil de seus sofismas.

Daniel disse...

O comentário foi só por causa da imagem. Agora à noite foi que eu li o texto que é realmente bom: Lado Escuro da FORÇA.

Mas eu aprecio que para o homem não existe maior presente do que a ilusão, porque, ao final, tudo o que jamais quereremos ao nosso lado são números de estatísticas, mas quereremos a esperança de que algo bom está para nos acontecer.

tripitaka 563,de boa noite, disse...

O sr.tem razão.

Então,o sr."captou" um comentário político no seriado?
Eu captei tal "comentário" sobre a situação política da Guerra Fria(ambos os filmes foram produzidos nos anos setenta),no Galactica.(li os livros também)
Idem conferi várias interpretações do Guerra nas Estrelas,e elas complementam umas às outras.
Mas,minha concordância,se vincula ao engano que cometi,ao chamar o "mal" de "piada".
Com ele não se brinca.
Não precisamos temê-lo,porque ele pode menos do que Deus.
Todavia, somos "pequenos" e ele tem certa capacidade de articulação.

Ainda hoje,eu pensei assim,

_o ofensor não fica feliz em apenas te ver mal.
Ele(pode ser uma pesssoa,uma circunstância qualquer como uma doença,uma instituição menos competente,uma gangue,ou um regime político),deseja "fazer as coisas com escândalo".
Sempre e sempre.
Na "obscuridade" não há refinamento, e seus "representantes" são tôscos.
Não se trata só de conseguir o resultado desejado,mas é preciso "armar gritaria,fazer alarde".
Só ver como é a ação de alguns criminosos.

Mas,aí reside o perigo.
Como a "obscuridade" é tão barulhenta,isso acaba sendo um tipo de disfarce,porque deixamos de levar a sério.
É como se esquecêssemos que o fogo queima,de tanto vermos incêndios no mato.

Justamente eu,não posso desprezar uma fagulha,pois trabalhei em corretagem de seguros e sei que acidentes mandam aviso sim.
Mas,é um aviso com dias,semanas,ou meses de antecipação.

Não lembro mais o que exatamente eu disse hoje cedo,mas estou inclinada a dar razão ao sr-e a "esquecer" o engano.
Estar no mundo,é para os capazes.
Não podemos viciar tanto a percepção na inconveniência da rotina,ao ponto de atrofiarmos a esperteza.

Sua afirmação foi bem afortunada,agradeço por ela.

(depois,eu voltarei)

William Robson disse...


“Mas eu aprecio que para o homem não existe maior presente do que a ilusão, porque, ao final, tudo o que jamais quereremos ao nosso lado são números de estatísticas, mas quereremos a esperança de que algo bom está para nos acontecer.” [Daniel]
===========================
É, nós pensamos ao contrario.
Eu ainda acho que nosso maior presente foi a Inteligência, o raciocínio lógico.
A Matemática foi uma “invenção” maravilhosa, nos ajudou a quantificar as coisas, traçar probabilidades, comparar, REALIZAR.
Melhor que a ilusão de um dia ter uma carro é ter o carro.
A Matemática esta em tudo, sem ela nem esta nossa comunicação seria possível.
O computador é basicamente uma maquina de calcular muito melhorada.
Foi um sonho que graças a Ciência foi realizado e temos a esperança que fique cada dia mais eficiente.

ilusão
s. f.
1. Engano dos sentidos ou pensamento.
2. O que se nos afigura ser o que não é.
3. Quimera.
4. Esperança irrealizável.

Eu considero a ilusão uma grande perda de tempo.

tripitaka 564,de boa noite a vcs, disse...

a um e ao outro,

_realmente,é melhor ter uma copo d'água para tomar,do que ter um oceano virtual.

Daniel disse...

Parece que você não conseguiu aprofundar-se por este abismo, William, menos ainda a Nihil que discursou depois.

Com respeito a lógica, inquestionável sua utilidade.

Mas a nossa maior inquietação é por querer encontrar exatidão em tudo, e não encontrando esta exatidão nós nos angustiamos.

Mesmo os médicos que sabem tudo de saúde não são absolutamente saudáveis. Etc..