domingo, 2 de setembro de 2012

Pelo Avesso

Atrás da Porta
 (Elis Regina)


Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus, juro que não acreditei
Eu te estranhei, me debrucei
Sobre o teu corpo e duvidei
E me arrastei, e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teus pelos, teu pijama
Nos teus pés, ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua
Até provar que ainda sou tua

[Compositores: CHICO BUARTE / FRANCIS HIME]

  Chico Buarque é Comunista então como “filósofos” somos incompatíveis, mas sem dúvida nenhuma adoro sua arte, belíssimas composições.

  Uma das coisas mais tristes na vida é quando o amor de alguém por nós acaba e continuamos perdidamente apaixonados.
  Por vezes somos traídos, humilhados, o amor deveria desaparecer, mas continua queimando nosso corpo, queimando nossa alma.
  Ficamos literalmente viciados em alguém implorando por um pouquinho de atenção.
  Porem ninguém manda no coração, se o amor desse alguém por nós acabou...acabou.
  Não raro passamos a odiar todos os momentos bons que tivemos.
  Antes não tivessem acontecido.

  O ódio torna-se um amor pelo avesso, vivemos “fortes emoções”.

  Nunca passei por essa situação, mas já conheci muitas pessoas que passaram, nessa música de Chico e Francis a dor delas por alguns momentos passa a ser minha.

  Como uma emoção que não me lembro de ter vivido pode mexer tanto comigo?

  A música tem o fascinante poder de alterar nossa frequência.

  A primeira vez que ouvi essa canção fiquei paralisado, fiz o que um homem, segundo dizem, não deve fazer, o que eu detesto fazer, chorei.
  A interpretação maravilhosa de Elis Regina, a harmonia da música me comoveu.
 Tanta emoção ao cantar, tanta emoção em ouvir, imaginem a emoção de quem compôs.
  Quem compôs foram dois homens.
  Eu não tenho a menor dúvida sobre a masculinidade de Chico Buarque ou Francis.
  Mesmo que você não esteja apaixonado ou sua vida amorosa esteja tranquila, é difícil não se emocionar com uma música dessa.

  Porque estou escrevendo isso?

  Para você homem entender que não é menos sentimental que a mulher, não se envergonhe disso, não tenha isso como uma fraqueza masculina.

  Para você mulher entender que a explosão de emoções não é exclusividade do mundo feminino, é comum a todas as almas, ter sentimento não é desculpa para ser irracional.

  Ouçam a música que destaquei para vocês, uma maravilhosa interpretação de Elis Regina na ótima composição de Chico Buarque e Francis Hime:


 (Na gravação original está ainda melhor, mas na Internet só achei esse vídeo.)



  Por esses dias ouvi um zumbido alto.
  Estava vindo do fone de ouvido de minha filha Ellen de 9 anos, me aproximei para chamar-lhe a atenção quanto ao volume.
  Acontece que era Djavan!
  Caraca, meu bebê curtindo Djavan. 😄
  Que pai seria eu se privasse minha filha de algo que eu mesmo acho tão bonito.
  Em um outro momento falei para minha filha não ouvir música tão alta, isso pode prejudicar o ouvido, mas por dentro eu estava radiante.
  Em tempos de “quero tchu, quero tcha” ver minha filha curtindo Djavan... é muita emoção, não sei explicar, emoções não são lógicas vão além da razão, só sei dizer que foi bom...


Djavan - Um Amor Puro

“O que há dentro do meu coração
Eu tenho guardado pra te dar
E a tua história, eu não sei
Mas me diga só o que for bom
Um amor tão puro que ainda nem sabe
A força que tem
Aqui ou noutro lugar
Que pode ser feio ou bonito
Se nós estivermos juntos
Haverá um céu azul
Te amar sem limites
Viver uma grande estória”
Aqui ou noutro lugar
Que pode ser feio ou bonito
Se nós estivermos juntos
Haverá um céu azul
Um amor puro
Não sabe a força que tem
Meu amor eu juro
Ser teu e de mais ninguém
Um amor puro... ♫♫♫



  Esse texto é uma preparação para estrutura de pensamento EMOÇÃO.

  Emoção é um tipo de “alimento/energia” para a alma, anjos, santos e demônios... é um alimento de espíritos.
  É importante entendermos essa engrenagem para nos protegermos do mal e tornarmos mais eficiente o bem.
  Você vai entender porque é tão difícil a lógica penetrar na mente das pessoas, como o “Caos” age em nossa vida, destruindo nosso “jardim” mental e colocando um sofisma no lugar dele.
  Vamos viver fortes emoções, é isso que o Lado Escuro da FORÇA sempre nos convida... vai ser bom, mesmo quando estivermos do avesso...para entender a selva você terá que entrar nela, mas na maioria das vezes você já está dentro dela apenas não tem consciência disso, não identifica demônios.
   Mas fique tranquilo:

 “Aqui ou noutro lugar que pode ser feio ou bonito se nós estivermos juntos haverá um céu azul.”
 Amém?





  Vamos ao encontro dos anjos visualizar o lado iluminado da Força que nos convida a atenuar as emoções, mas não agora, primeiro entraremos na selva...



.

12 comentários:

Encrenca 1.016,de bom dia ao sr., disse...

Eu sei o que é amar nessas condições ruins,mas fiz disso a "poesia da minha vida".
Sempre lidei com o caso,ludicamente.

Todavia,pode ser que meus "maras" sejam outros,e estejam bem perto.
Quando sabemos umas respostas,os desafios mudam.

Mais tarde,eu relerei o texto,e replicarei melhor.
Desejo um ótimo domingo a todos,e aos nossos familiares.
Bons passeios aos que vão sair.
Agora nesse momento,ouço a cantoria da missa católica perto de casa,e entender o quanto as pessoas se fiam em Deus,me dá paz nesse momento.

Até breve.

°°°°°°°°°°°

William Robson disse...

Voltei a rir muito com as minas dançando...HAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
Sacanearam o Stevie Wonder.

PASSEANDO

William Robson disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAA!

No começo elas até tentam uma harmonia, mas no final entregam para Deus e é um salve-se quem puder, a da esquerda nem se importa quando a musica acaba... ela continua.

Cada coisa que a gente vê!

Daniel disse...

Melhor vida é daquele que está apaixonado.

William Robson disse...

“Melhor vida é daquele que está apaixonado.” [Daniel]
===========================
Você vive “fortes emoções” é a porta de entrada dos demônios.
Temos que buscar o Controle, mas o Controle atenua as emoções e ficar apaixonado deixa de ser uma EMOÇÃO vivida com toda intensidade.
É sempre uma escolha muito difícil:
Deixar o amor tomar conta de nós ou tentar mante-lo sob controle?

Daniel disse...

Deixar o amor tomar conta de nós ou tentar mante-lo sob controle? - WILLIAM

Eu já tentei ser absurdamente previsível e era um chato - mais até do que sou agora (sic.)

Tinha um caderno de atividades e afazeres diários. Isto em nada me ajudou. Mas a previsibilidade é uma benção.
Buscar o controle sempre será a melhor das opções.

Sobre a que foi minha noiva, antes de ser minha noiva, dela eu havia escrito uma programação bem regimentada de como ser inesquecível à ela. Ali havia um plano de ação, destacando: "objetivo","recursos disponíveis","campo de ação" e "prazo"; minhas fontes de inspiração para ser romântico eram notadamente direcionadas à ela. Por fim, consegui que ela fosse minha noiva, por duas vezes rsrs

Mas você disse uma coisa no outro texto como sugerindo que nós não fossemos naturalmente bons.
Realmente você está meio certo ao dizer isso.
Eu constato que por preguiça é que deixamos de agir diligentemente para as situações. Apenas por letargia é que fracassamos em sermos bons em alguma coisa. Parece que precisamos sempre de um motivo para fazer as coisas bem feito. E o amor, ou a paixão é o melhor motivo de todos.



Precisamos não de equilíbrio, porque o equilíbrio não está em nenhum lugar. Precisamos de algo que nos traga a paz.

Encrenca 1.017,de boa madrugada, disse...

Quando se fala em amor como "paixão profunda",não tem canção para competir com a grandiosa "meu bem meu mal" de Caetano Veloso.
A canção que eu gostaria de ter escrito,que eu teria feito,se eu ainda fôsse a Safo.
A Safo,que idolatrava as paixões "infinitas",apesar de ter tanto senso prático,na "vida real".

Encrenca 1.018 disse...

Na realidade,nunca chego a me "apaixonar perdidamente".
Existe um bloqueio em mim,que impede isso,e que eu sei que colabora para a minha "defesa".
Se eu fôsse dar uma nota de "passionalidade" a cada um dos três romances que tive- considerando de um a cem,

_ao primeiro(com o Príncipe), cinquenta.(metade amor,metade amizade)
_ao segundo,quarenta.(quarenta por cento "intensa admiração",sessenta por cento,afinidades imaginadas.)
_ao terceiro,setenta.
Aqui,foi o lugar mais próximo que eu cheguei de "amar profundamente".

Vou esquecer os clichês de segurança nessa parte,e irei descrever como eu (ainda) imagino que é um "amor" que não é um "grande amor",mas que é um "amor sem meios e sem fins".
Não será uma história metafísica- não falarei no "amor entre almas gêmeas"(primeiro texto meu para o blog)e me concentrarei no "amor bastante erótico".
É um sentimentalismo sem pudores,onde vivemos para a mente alheia,e para os nossos hormônios.
Você não é mais vc.
De manhã, sua alma tem um perfume,que é o da outra pessoa.
De noite_caso o namoro for um pouco "distante", seu último pensamento,é para a criatura amada.

Todas as palavras e pensamentos mútuos estão juntos misturados.
As idéias dele(ou dela) são suas.
Sua inspiração é seu nome.
Seu refúgio,é o outro corpo.
Sua religião,é a sua(da pessoa amada) personalidade.
Seu sonho, desliza em cima de uma pele de bronze...
Sua luz,é a luz daqueles momentos...

...e por ele(por ela) vc fará tudo.
Vc se destruirá.
Ou por causa dele_ou dela,vc construirá pontes,edifícios e muros.
Inventará futuros,criará expectativas e utopias.
Irá se "reconstruir".
(isso tem o lado positivo também)

Na paixão visceral,existe a semente do amor fraternal,que se estende à coletividade.
Ela é um disfarce para o "amor a si mesmo",e é o retorno tardio à "fusão com a mãe", quebrada no final do primeiro ano de vida.
Se ela é muito forte,terá curta duração.
Se for vivida com parcimônia,será uma energia a ser curtida a vida toda e irá se desdobrar em mais alguns vínculos.

Não sei se o amor real foi uma paixão "profunda" que amadureceu.
Talvez não.
Cada tipo de amor,tem sua personalidade própria,e sua função.
Mas,todos eles,em "estado adulto",colaboram para o casal,e não costumam dar prejuízo.
Sentimentos românticos levam o romântico desejar o bem de si mesmo,e da pessoa amada.
Mas,para serem "adultos",devem ser vividos idem por mentes lúdicas(por mentes tranquilas)

Vêm a ser um "canibalismo do bem".

Aff...e é muito sal para o meu gôsto.
Não aguentaria tal "refeição" a vida toda.
Em poucos anos,eu acabaria me "fechando",irreversivelmente.
Não tenho tanta "oxitocina" em meu paladar.
Como Nihil, sou uma criatura mais "do mundo" do que "da interioridade emotiva".
E assim continuarei sendo.

°°° em tempos remotos,uma nobre dama,cantava para a amiga,

"Semelhante aos deuses
haverá de ser aquele
por quem vc se interessar
ele ouvirá sua voz musical
sentirá seu perfume cítrico..."

(hehe! eu e as versões com minhas palavras das antigas poesias dela).

Encrenca1.019 disse...

Outra canção favorita minha,que também me levava às lágrimas,lá pelos anos setenta,sem eu saber porquê_ é essa,que soma "paixão excessiva" com "idealismo amoroso" que não se realiza.
Cardápio generoso e improvável.(a tradução realmente confere com o "clima")
Todavia,tal ritmo,posteriormente,passou a ser "minha música de fundo" para todo sonho impossível(de qualquer tipo) que se cultive.

esqueci... disse...

...de avisar do patrocínio da Xuxa tornada morena.

Mas que rimas ominosas eu produzi na mensagem imediatamente acima.
Não sei como consegui.
(ficou dantesco)
Faltou revisão a essa postagem.

poeta véia para Denytus, disse...

"semelhante às deusas
será aquela por quem você se interessar
ela merecerá seu cavalheirismo
seu idealismo...
...e com ela vc irá se casar..."

Tóc,tóc,tóc,

ei,quem é você que está falando aí em cima?
Uma "alma do outro mundo"?

(hahahaha!...)

_Nihil,eu vim do planeta Amor...e vc não sabe mesmo,é nada.

(kkkkkk...!)

Daniel disse...

Adorei o que disse ai, Nihil.

Alias, mais intrigante em todo seu texto de verdades incondicionais sobre quem vive pelo amor é o defesa entre aspas.

Eu não tenho ideia de como serei se eu continuar a fazer determinadas coisas. Mas realmente eu admiro quem não precisa de palavras para se comunicar numa relação, porque o nível de cumplicidade chegou a um ponto tão excelente que agora o casal precisa apenas da singeleza de um olhar para identificar qual seja a boa vontade um do outro.
Por estes dias, na relação eu me imaginei como um senhor velhinho mais amado de todos pela minha amada.

Tem uma palavra, alias, algumas, que me descreve bem:

(Bruna) "te acho um maluco, fala coisas bonitas, feias, com e sem nexo, as vezes enrola, as vezes é tão prático que chega a ser grosso... mas é isso que eu mais adoro em vc" 00:08 30/11/2010