quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Povo Ciclope

"As pessoas que queriam morrer em paz estavam sendo levadas para UTI e eram entubadas, ressuscitadas e impedidas de morrer naturalmente."
[Roberto d'Avila – Presidente do Conselho Federal de Medicina]

   “A filosofia triunfa facilmente sobre os males passados e os futuros; mas os males presentes triunfam sobre ela.”
[Rochefoucauld]

 A Filosofia é linda no passado e linda no futuro, mas não alivia muito o estresse do presente apenas nos serve de bússola.

  

  “Classificada como "resolução histórica", os médicos serão obrigados a seguir o desejo de pacientes em fase terminal que não quiserem tratamentos "excessivos e fúteis".
  O CFM divulgou resolução que estabelece a chamada "diretiva antecipada de vontade".
  Na prática, os médicos deverão registrar no prontuário, quando o paciente quiser, quais são os tratamentos aplicados em casos terminais e seguir o desejo da pessoa.
  A ideia é evitar situações que pacientes ficam meses, sem cura, em estado terminal por conta de aparelhos.



  Faz muito tempo assisti um filme de aventura, um dos personagens era um ciclope, vou contar “como me lembro”:



  Seu povo tinha dois olhos como qualquer humano normal.
  Um deus grego ofereceu um super poder a seu povo, eles tinham que escolher entre uma pequena lista de poderes.
  Para quem não sabe, a humanidade é uma diversão para os deuses gregos, então para tudo havia “provações”, detalhes.

 1 - O poder concedido tinha que ser comum a todos, um indivíduo não poderia ter um poder diferente do outro, segundo o deus grego, isso evitaria disputas que levariam a brigas.

2 -  Cada tipo de poder ocorre uma transformação física, se quiserem voar passarão a ter asas, por exemplo.

3 -  Uma vez concedido não tinha mais como ser desfeito.
[Claro que os deuses gregos eram muito poderosos, eles podiam desfazer qualquer coisa que quisessem, mas onde estaria a diversão...]

  Aquele povo se reuniu e chegou à conclusão que um ótimo poder seria poder enxergar o futuro.
  A mudança física seria trocar dois olhos normais por um que enxergasse o futuro.
  Trato feito, trato aceito, poder concedido.

  O ciclope conta essa história a um grupo de expedição o qual passa a fazer parte.
  O ciclope neste momento é o último de sua espécie, é um ser extremamente triste o que chama a atenção da equipe.
  A equipe se interessa em saber se a expedição terá sucesso e porque com tamanho poder o povo ciclope desapareceu e se esse é o motivo de tanta tristeza do ciclope.
  O ciclope diz que vê o futuro de tudo, mas não revela mais, isto só muda o futuro para pior.
  Os indivíduos de seu povo tentaram mudar o futuro e conseguiram... anteciparam seu fim.
  Ele diz algo interessante com relação sua enorme tristeza.
  Como o povo ciclope via o futuro era inevitável não ver a própria morte.
  Esta imagem constante em suas mentes os deixavam tristes e agressivos, não tinham mais alegria, pois a imagem que se sobrepunha a tudo era a imagem da morte.



  Não é difícil nos colocarmos no lugar do povo ciclope, vamos nessa!
  A vida de poucos é uma maravilha, mas suponhamos que a sua passe a ser.
  Hoje você ganha 1 milhão de dólares e uma viagem em luxuoso navio onde terá tudo do bom e do melhor... maravilha em!
  Claro que você aceita.
  Detalhe 1: A viagem é obrigatória.
  Detalhe 2: No quinto dia o navio afundará e você morrerá afogado.
  Seja sincero, você vai conseguir aproveitar os 4 dias de viagem sem pensar no quinto dia?

  Nós temos um poder semelhante ao do povo ciclope, o poder de saber parte do futuro, sabemos que iremos morrer.
  Nosso poder é incompleto, não sabemos quando iremos morrer, alguns defendem que está ignorância é um verdadeiro presente dos deuses, ela permite que nos iludamos que viveremos para sempre, assim a visão da morte não se sobrepõe aos nossos momentos de alegria, não pensamos na morte, “viveremos para sempre”, “temos tempo para tudo que pretendamos fazer”.

   O povo ciclope só pensava na morte.
  Nós só pensamos na vida.

  Um Filosofo não pode desconhecer os extremos, mas sua melhor atenção deve estar entre os extremos.
  Tem o começo e o fim, mas nossa capacidade de atuação é mais eficiente nos meios.
  Tem o passado e o futuro, mas só podemos agir no presente.

  Devemos viver, aproveitar a vida, mas entender que nosso futuro é a morte e ela pode chegar muito lentamente, muito dolorosamente...

  Vamos meditar sobre isso.
  Viver bem a vida sem deixar de nos prepararmos para a morte.
  Temos dois olhos, um pode ficar na vida enquanto o outro, de vez em quando espreita a morte...vamos melhorar a qualidade da nossa bússola.

I’ll be back!




______________________________________________________________________

16 comentários:

tripitaka 628,de bom dia ao sr.! disse...

Eu também assisti o filme,e até hoje me lembro do ciclopinho.
Ele sabia a data em que ia morrer,e por isso,vivia sisudo.

O tema vai ser "grandioso" e eu desejava mesmo que o recado fôsse para "todo mundo".
O "meu caso" felizmente,é pauta leve,e passageiro.
Houve um risco de vida,mas tivemos muita sorte,e tomamos providências.
De fato,o exemplo anda me levando a pensar um pouco mais na morte,do que o Budismo me ajuda a pensar na mesma.
Devido a isso,vc acredita que finalmente _eu,que sou meio confusa,estou conseguindo fazer umas escolhas importantes?

Ontem eu falei uma coisa errada.
Eu disse que "não tenho missão definida".
Tenho sim,mas não é uma missão muito pública.
Nenhum dos sonhos que cultivei,é missão.
Posso até realizar um deles,mas ele continuará a não ser a história principal.
Descobri isso,de tanto refletir sobre aqueles "dois personagens" de antigamente.(Safo e Lísias)

Estou no mundo agora,para sobrepujar algumas circunstâncias difíceis(generalizadas) e com isso,deixar uma história acessável nos "arquivos do inconsciente",ou mesmo,para deixar uma história escrita a respeito.
Eu prometi a eu mesma,naqueles tempos idos,que eu ia me despir das glórias,e ia tentar vencer-
mantendo uma fisionomia bem comum.
Isso iluminaria o caminho alheio.
Mais do que as poesias,e do que a advocacia podiam fazer.

Isso pode ter sido "moda" naqueles tempos.
Fazer esses votos mirabolescos.
Alguns até se tornaram mártires.
Outros decidiram cumpri-los de uma forma mais suave e longa.
Não sei se a "confusão de objetivos" faria parte da história.
Talvez,também faria parte.
Num mundo que oferece algumas ilusões,fazer uma escolha também é um bom exemplo a se dar.

Oxalá o assunto continue.
Já vou agradecendo por ele.
E pedindo mesmo que todos pensemos na vida,mas nos lembremos sempre que ela passa por transformações.
Às vezes,a certeza de uma mudança negativa pode ser tanta,ao ponto de nos desanimar,e nos deixar tão chateados quanto o ciclope do filme.
Mas,se enfrentamos de verdade tais mudanças,vemos que dá para ter senso prático.

Quanto a elas,espero que passem rápido.
Pelo bem das pessoas envolvidas nelas.

não repare disse...

Novamente,não submeti o texto a uma revisão.
A partir do próximo,voltarei a fazer pelo menos uma.
Nunca em excesso,para não estragar a idéia principal,mas pelo menos a necessária para eliminar os erros dissertativos.

emaranhado 86 disse...

...no blog da Selma.

Vejam minhas postagens a partir de "Tropical 5,catasetum".
Se houver interesse.

emaranhado 87 disse...

Ultimamente,eu ando escrevendo um "pouquinho mais" no blog dela(a Selma)
Volto a dizer que o sr.Hosaka é a pessoa mais doce que existe...
...e me aperta o coração saber que não temos uma chance um com o outro.
Não adianta ele "me dar confiança",porque...eu já tomei minha decisão.
Mas,tudo bem.
Se eu "dricar" de novo com isso,voltarei a me ausentar de lá.
Costumo ser rigorosa com "promessas".
Acho que hoje e amanhã,irei fazer umas postagens no "Onírica" e me ausentarei de lá.

tripitaka 629 disse...

É,tentarei ficar longe daqueles amigões uns dois dias,antes de começar a ficar triste.

Eu agradeço muito ao sr.William por ter aceito meu "tema desafio" tão depressa.
Acho que o assunto dele será um dos bons temas encontrados na web,a respeito disso.

Não era sem tempo a "ortotanásia" ser legalizada.
Eu e ele debatemos esse assunto um tempo atrás,com a participação do Robson Conti.
Adicionei a reportagem ao Favoritos,e depois procurarei saber mais a respeito.
É importante saber em que data o paciente pode opinar com antecipação como prefere que seja sua morte,ou se ele pode opinar quando já está em fase terminal.

Decisões difíceis precisam ser amparadas com bons conhecimentos para todas as partes envolvidas na história.

Que os temas de hoje,nos causem boas reflexões.

Desejo um bom dia a todos.
Pensemos na vida,mas fiquemos atentos,

_ela sempre muda,e nem sempre,muda para melhor.

°°°°°°°°°°°°

William Robson disse...


“O candidato do PRB, Celso Russomanno, continua liderando a corrida pela Prefeitura de São Paulo, com 35% das intenções de voto e 14 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, José Serra (PSDB), de acordo com pesquisa Datafolha.” [Band]
===========================
Estou torcendo pelo Russomano.
PT e PSDB são partidos “esquerdistas” que defendem um Estado enorme.
Como sabem, não gosto dos extremos.
Não defendo um Estado mínimo, mas também não defendo um Estado máximo.
O Estado brasileiro ainda é muito intervencionista se esta característica fosse diminuída em uns 20% seria muito bom.
Não que o Russomano represente isso, ele é apenas uma “trinca” nesta polarização das esquerdas.
Quem sabe abra espaço para políticos mais PRAGMÁTICOS.
[Mesmo dentro do PT e PSDB]

PASSEANDO

William Robson disse...

“Gravidez não detectadas são raras, mas em alguns casos as mulheres não têm aumento visível do tamanho da barriga e a menstruação não é interrompida.
Uma pesquisa realizada em 2002 na Alemanha verificou que 25 de 475 mulheres não sabiam que estavam grávidas quando entraram em trabalho de parto.” [BBC]


INTERESSANTE

William Robson disse...

“Comparação entre as religiões” e uma foto com diferentes tamanhos de órgãos sexuais masculinos, dos quais o menor era o de um muçulmano. [O Globo]
===========================
Os Islâmicos que se acostumem com nossa LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
Se eles quiserem podem fazer piadas com Jesus, Buda, Torá....

Esta coisa de querer sair na porrada por qualquer coisa é muita infantilidade.
Irmãozinhos Islâmicos, estamos em 2012, tempo de crescer.
Tem piada como a citada acima que nem tem graça em si, a graça é saber que os islâmicos ficarão todos “nervosinhos”.

Parem de ficar nervosos por qualquer charge idiota e quem sabe tenhamos piadas mais INTELIGENTES e de BOM GOSTO.

As piadas e filmes ocidentais sobre Maomé me envergonham porque são uma PORCARIA.

Tenho vergonha dos Islâmicos por nossos péssimos “comediantes” [se é que podem ser chamados assim]

QUE VERGONHA

Daniel disse...

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Filipenses 1:21

Qual entendimento uma pessoa deve ter disso?

William Robson disse...

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.
====================================
Paulo esta um tanto cansado da vida na Terra anseia pela morte quando poderá descansar e estar com Cristo em glória.
Para ele morrer é ganho, é bom, porque ele tem Fé que é salvo e uma vida bem melhor o aguarda.
Por outro lado ele observa que seu trabalho aqui na Terra esta dando muitos frutos, mais e mais pessoas estão se convertendo ao cristianismo, ele esta satisfeito com o resultado de sua evangelização, seu viver é divulgar a mensagem de Cristo, seu viver é Cristo.

Enxugando o texto:

“Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.”

Gostaria de morrer para ir para Cristo, mas ainda acho necessário ficar encarnado para evangelizar mais pessoas.

Evangelizar era a missão [não tão secreta] de Paulo.
Antes de Cristo aparecer para ele era secreta, mas depois ficou bem as claras.
Acredito que cumpriu bem sua missão é um dos apóstolos mais citado nos cultos.

William Robson disse...

“Entregar terras desérticas, sem irrigação, esperar que aprendessem na prática, e a duras penas, a lavrar terras que nunca haviam produzido, seria o mesmo que condená-los a mais algumas décadas de trabalhos forçados. “Gratidão”
===============================
Ensina-los a guerrear era mais fácil?

O poderoso Deus que parou até o Sol não podia fazer surgir um jardim do Edem para os Israelenses?

Quem ensinou os humanos que moravam em Canaã as técnicas de cultivo? Outro Deus?

É meio estranho o Deus do “Ocultismo” ensina o povo a ser agricultor enquanto o maravilhoso Deus de Abraão ensina seu povo a pegar em armas e expulsar outros povos.

Lembrem-se que Deus dividiu um mar ao meio e fez chover pão do céu, mas fazer surgir uma terra arada no meio do deserto era impossível para ele.
]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]][[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[
Pensem bem: Um povo nômade acostumado com as dureza do deserto mais um Deus capaz de destruir cidades inteiras contra humildes agricultores... é muita crueldade.

PASSEANDO

tripitaka 630,de boa madrugada, disse...

Li as postagens de vcs,não tenho acréscimos a fazer,mas concordei muito com a última mensagem do sr.William.

Que Deus é esse que arma as pessoas,mas não faz nascer um "pé-de-alguma-coisa" no chão?

"para o "pé-de-alguma-coisa" o céu era seu pai,
a terra sua mãe,
o vento,seu cônjuge..."

Esses versos estão no blog da Selma,no espaço de réplicas da mensagem "Ao professor Joaquim Fontes".

Encrenca 1.038, disse...

mais fritas.

Descobri como vou me comunicar com o professor JB Fontes,de um modo que ele entenda quem sou.
Não irei mandar poesias a ele,nem mandarei um link para o blog da Selma.
A esse,ele irá achar,se tiver sorte.
Mas,quando escrever ao mesmo,para contar que sou uma admiradora da obra dele,irei fazer isso com meu e-mail "oficial",e mais antigo meu.
O e-mail ao qual acrescentei um número 9.
Tenho-o desde 2.004.
Mas,comecei a conhecer os livros do professor JB,em 2.010.

Ele poderá imaginar duas coisas.

Que eu já conhecia antes a história da musa metilena,e por isso,acrescentei um "9" ao meu e-mail.
Ou poderá imaginar que como muitos brasileiros,eu fui uma mulher de poucas leituras dos grandes autores universais,e que por isso,só passei mesmo a conhecer a Safo,a partir dos livros dele.
Então,o "9" acrescentado ao meu e-mail não teria uma explicação,e de fato,não tem.

Para algum outro leitor,

_nove,foi o número de livros que ela escreveu,e que em poucos séculos,virou um montinho de cinzas...

Onírica 5 disse...

Vejam meus acréscimos(17) a partir da postagem "lírio do vale".
(nem precisam ampliar as imagens,a não ser se gostarem de alguma).
Não estou podendo(ou não estou querendo) escrever textos-solo agora,por lá(para evitar me isolar),mas estou mantendo o blog ativo,com minhas postagens jardineiras.

emaranhado 88,... disse...

...de aviso,

nessa hora em que os pixarros começam a cantoria, direi que só irei estar de volta ao blog,à noite,se tudo se der em paz.
A réplica ao texto principal,portanto,não irá aparecer de manhã.

Uma boa sexta feira a todos.

NAVISSOR disse...

Nome do filme krull ou Fortaleza.