quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Conhecido Desconhecido

“As vivências terríveis fazem-nos pensar se o seu protagonista não é, ele próprio, algo de terrível.” 
  [Nietzsche]

Não somos todos iguais em nossas capacidades.

 Há terrenos (situações) muito áridos em que mesmo uma boa semente encontra várias limitações.

  Cérebros são como computadores, alguns são sofisticados com grande capacidade de cálculos e projeções outros nem tanto.
  Podemos melhorar o desempenho do cérebro que temos, mas se você não nasceu um Einstein... você não nasceu um Einstein.
  Não adianta acreditar que com dedicação e força de vontade vai virar um gênio.
  É igual ser um bom corredor de maratona, se você não tiver uma boa genética para esse esporte com muito treino pode ser um bom corredor, mas ser um campeão olímpico é muito difícil.
  Você pode chegar ao limite do seu corpo, mas o limite que o corpo do seu concorrente consegue chegar é maior.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Sabem quem morreu?

  Um “conhecido desconhecido” [nunca soube seu nome].
  Aquelas pessoas que você conheceu de vista quando criança sem ter acontecido um contato mais próximo como amizade, era aquele contato só de cumprimentar.
  Morava no Bairro São Bernardo um garoto com problemas mentais.
  No começo tínhamos medo dele ainda mais quando cresceu e se tornou um adolescente alto e forte, mas se mostrou inofensivo.
  Ele era mais de falar, mexer com as pessoas.
  A primeira lembrança marcante que tenho dele é que começou gratuitamente a me chamar de “bicha”.
  Era o cara me ver e já ia perguntando: “Onde vai bichinha?”
  Eu não dava atenção aí ele gritava: “Vem aqui viadinho!”
  Caraca! Aquilo já estava virando um incomodo.
  Na minha fase de manequim as pessoas comentavam que eu era gay, mas eu nunca me importei, acontece que o cara ficava gritando no meio da rua.

“Vai passear viadinho?”.

  Apesar de sua deficiência mental não teve jeito um dia corri atrás dele disposto a alguma violência se preciso fosse.
  O cara corria pra caramba! Parecia o Forrest Gump...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH!
  Não consegui alcança-lo, mas pelo menos ele parou de ficar gritando comigo.
  Os anos foram passando, a partir da “correria” ele me cumprimentava respeitosamente.
  Torcedor da Ponte Preta ele sempre comentava sobre o último jogo.
  Eu me limitava a concordar com ele.

  “A Ponte jogou bem ontem.”
  - É, foi muito bem.
 
  “Que jogo feio, mereceu perder.”
  - Fica para próxima.

  Ele ganhava algum dinheiro limpando caixas de gordura e tirando entulhos de quintais era o que sua limitação mental o permitia fazer.
  Imagino que ele achava bonito amigos tomando cerveja porque pegou a mania de ficar com uma garrafa de cerveja na mão oferecendo um gole a quem passasse.

  Hoje escrevendo me parece que ele queria “plantar amigos”, mas quantos querem ser amigo de deficiente mental?
  O máximo que conseguia colher era ser conhecido ...

  Sua família mudou do São Bernardo, mas ele não conseguia se desligar do Bairro, estava sempre por lá.
  Na feira livre de Domingo atuava como flanelinha.
  Na eleição do primeiro turno eu e minha esposa passamos na feira para comprar pastéis, minha esposa ficou no carro, era rápido, não pretendia ficar estacionado, o conhecido desconhecido pediu dinheiro para uma cervejinha... foi a última vez que o vimos.

  Uma outra mania que desenvolveu quando mudou de bairro foi fazer o caminho a pé entre os bairros, com um detalhe, ele gostava de andar no meio do estreito corredor exclusivo para ônibus da Avenida Amoreiras.
  Não tinha jeito de evitar que fizesse isso, acredito que não tem motorista de ônibus em Campinas que não tenha conhecido o desconhecido.
  Ele morreu atropelado por um ônibus.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Meu cérebro não é grande coisa, minha memória deixa a desejar, no entanto reconheço que minha qualidade de vida foi conquistada com minha capacidade de pensar, uma capacidade negada desde o nascimento ao conhecido desconhecido.

  Colhemos o que plantamos?

  Sei lá! Há tantas coisas que nem temos capacidade de plantar.
  No texto “Beira do Abismo” vimos que tantas pessoas colhem coisas boas que nunca plantaram, tiveram a sorte de ter pais ajuizados.

  Quem plantou a deficiência mental no conhecido desconhecido?

  Obra do Acaso, vontade de Deus, karma resgatado? O protagonista não é ele próprio algo de terrível?

  Sabem quem morreu?
  Já não importa mais, simplesmente façamos um minuto de silêncio mental em respeito a esses protagonistas de uma vivência tão limitada...
  Conhecido desconhecido DESCANSE EM PAZ!

  De todas as acusações a Filosofia o declara INOCENTE!





Anterior          <>        Próximo 



11 comentários:

turbilhão 1.145 disse...

Tem alguns limítrofes que são uns primores de pessoas.

Gostaria de ter postado uma imagem,mas a TIM está com problemas de conexão,por causa da chuva de ontem.

Um ótimo dia a todos,carentes,e nem tão carentes assim.

Mais tarde,eu voltarei.

°°°°°°°°°°°°°°

William Robson disse...

Lembrei agora do Falcão que jogou no Internacional, foi um jogador muito bom, mas nunca convenceu ninguém como técnico.

Percebam que mais cedo ou mais tarde nós somos confrontados com nossa INCOMPETÊNCIA.

Tem um ditado que pede para termos cuidado com o que pedimos, pois pode acontecer.
Você deseja tanto ocupar um cargo de chefe, pede tanto por isto e nem se pergunta o quanto tem talento para isto, você só pensa no dinheiro, prestigio e poder.

MUITO ACESSADO

William Robson disse...


“É difícil ser religioso quando certas pessoas nunca são incineradas por relâmpagos.” [William Watterson]

Flash Back



encantadora 28 disse...


minha homenagem ao "conhecido desconhecido" e à dona Maria daqui do bairro.
Escrevi um texto sobre ela,ainda no "Terapia da Lógica do terra",elogiando sua paciência perante as adversidades.
É uma senhora idosa,cuja maior qualidade,é a do equilíbrio pessoal.
Essa,continua bem viva,e parece ter percebido que a admiro.

Para eles(os dois "quase desconhecidos"(um limítrofe,a outra,lúcida) dedicarei aquela frase da Safo na qual pensei de novo,em certa hora do dia de hoje,

"a beleza é uma impressão que dura só um pouco,mas as nobres virtudes fazem o homem belo para sempre."

Daqui a umas horas,voltarei para replicar o texto principal,e talvez,para escrever mais.

Boa noite a vcs.

William Robson disse...

“Pelo menos 29 pessoas já morreram nos Estados Unidos após a violenta passagem da supertempestade Sandy pela Costa Leste dos EUA, segundo as autoridades. Uma pessoa morreu também no Canadá.” [G1]
===========================
O que mais me impressionou no dia de hoje foi a alegria de alguns pela tempestade que ocorreu no Estados Unidos!!!!!!!!

Um senhor disse:

“Não são potência? Isso é para sentirem a força do poder de Deus?”
“ O homem tenta fazer justiça, mas não consegue, só a justiça de Deus é duradoura.”

A Terra é cheia de fenômenos climáticos a tempestade nos EUA foi mais um, mas para muitos foi a ação de Deus punindo os EUA.
Eu não sei porque o poder de Deus não atinge um hospital lotado de doentes e cura a todos, seria algo maravilhoso.
Tem tanta miséria na África seria maravilhoso Deus mandando raios nos maus governantes e colocando no lugar bons lideres, excelentes homens de Deus.

Boa sorte aos irmãozinhos de Nova Iorque. Os EUA é uma grande nação e uma das mais competentes para enfrentar furacões.
Se o mesmo fenômeno acontecesse no Brasil tenham certeza que a destruição seria bem maior.
Para vocês que ficam felizes com qualquer desastre natural que aconteça matando pessoas e destruindo casas...estudem geografia.
Espero que Deus tenha coisas mais interessantes para fazer que matar pessoas por puro prazer.

Desastres naturais acontecem em qualquer lugar, não são exclusividade de países desenvolvidos, como explicar a justiça duradoura de Deus no desastre do Haiti, Irã ou nas enchentes em Petrópolis - Rio de Janeiro?

NOTICIA

turbilhão 1.146 disse...

(texto principal)

Em menina,eu costumava brincar com uma dupla de irmãos limítrofes.
Era sempre a "chefe" dos grupos de brincadeiras(apesar de baixinha),e inventava os papéis de todo mundo.
Para eles,eu dava os mais fáceis.
Ninguém nunca havia me ensinado a ser solidária com esse tipo de gente,comecei a ser,por instinto.

A família deles mudou-se do bairro.
Uns anos depois,tive amizade com uma menina a quem chamarei de *Anactória,que era a única pessoa de razoável inteligência em sua família.
Seus irmãos todos,possuíam algum retardo.
Sua vida era dura,pois precisava fazer tudo para eles(os pais trabalhavam fora).
Eram primos,claro.
Casamentos assim,geram esse tipo de descendência,a partir do segundo ou do terceiro filho.

Recentemente,conheci outra pessoa assim, tão experiente(ela),que a mesma se mantêm afastada das pessoas,preventivamente.
Consegue,apesar de tudo,ser "arrimo de família".

Essas pessoas são bem interessantes,por não se revoltarem contra a própria sorte,e por aceitarem-na alegremente(muitos tem consciência do que lhes acontece)
Quando encontro alguém assim,trato de dar mais valor à saúde que tenho,e fico algum tempo reclamando menos de mim mesma,e de Deus "que me fez desse jeito".

O golpe mais duro que a natureza pode dar no destino das pessoas,é lhes negar a inteligência.
Os motivos para isso podem ser bastante "pesados".
Não tem importância.
Seja como for,os doentes de todos os tipos são uma responsabilidade social.
É dever de todos facilitar a vida deles,e pensar e pensar a cura de todos,o que depois,irá ampliar nossas soluções para nós também.

No gd do terra,especulei sobre a futura existência de drogas poderosas,que elevarão a inteligência dos deficientes,e dos saudáveis.
Talvez,isso ainda vai demorar bastante para existir.
(mesmo porque o Q.I,em parte do tempo,também é uma construção do modo de vida e da educação)
Mas,se posso pensar no caso,é porque "a coisa" já existe fora do mundo fenomênico,e espera alguma data para se manifestar.

Assim como muitos felizes e sofredores,também estão por nascer.

emaranhado 129 disse...

"Muito Acessado" e "Flash Back".

Como a presente réplica será uma soma entre "turbilhão","tripitaka" e "encrenca",não cabendo direito em nenhuma das três séries,então irá ser "emaranhado".

Posteriormente,o sr.voltou a falar em liderança,e eu postei um texto do site da religião "Ciência da felicidade" onde o autor,e líder da igreja,falou sobre a depressão provisória dos que acabaram de se alçar à posição de liderança.
Na réplica do "Flash Back",eu disse que os "líderes naturais" tem mais oxitocina(em minha tese)- que é o hormônio da empatia,correndo pelo sangue.
Nessa época eu ainda estava muito interessada na doença mental da psicopatia,mas daquela data para cá,tal interesse entrou em decréscimo.

Talvez,em tempos muito antigos,eu influenciei na cura de um desses loucos,e pode ser por isso que passei a me interessar pelo tema.
Erastótenes morreu ouvindo as broncas do Lísias.
E ao voltar a nascer,ainda tinha um grau leve do problema,mas não voltou mais a viver em função disso.
De vida em vida foi se modificando,até...hã...é...já sei,já sei...

Em todo caso,na maioria das vezes,o tipo para se curar do tal mal,ainda precisa morrer,e nascer de novo.
Só com Angulimala ocorreu o milagre da cura mental,ainda em vida.

O sr.tem razão sobre a Psicanálise ser uma "quase-religião" que tenta tirar deus da equação.

E quando eu li aquele texto,e repliquei,ainda estava "acachapada" pelo susto que havia tomado no dia anterior.
Meses depois de ler a biografia da Safo,no livro azul(Eros,tecelão de mitos),ainda não tivera coragem de pesquisar a biografia de Pitaco,na wiki.
Investiguei todo mundo,menos ele.
Finalmente tomei coragem.
Entrei no site,li sobre o "poeta-ditador-que-falava-que-nem-o-Contravocê",olhei sua figura,olhei sua figura pela segunda vez,e então,comecei a gritar.

"_O que vc está fazendo aqui,paaai..."

Me vieram na mente todas as cenas em que eu dialogava fortemente com as pessoas por perto,e ele se escondia,com medo de ouvir minha voz,e meu verbo.
"Pitaco exilou a poeta Safo,por medo das suas poesias..."

Levei uns seis meses para assimilar a histriônica história.
Superei a "tensão" (seria como uma versão atual do dr.Sócrates,descobrir que Anito,Meleton,e o outro juiz que fez parte do trio que o ferrou,agora,são seus irmãos...)- contando tudo para ele,e para mamãe.
Ele ficou apoplético.(haha!)
Mamãe,por sua vez,não gostou muito daquela figura antiga,que mostrei a ela na internet,embora tenha admitido que o "Suplicy grego" em questão,realmente tem uma semelhança com ele.

E ...hã...quem de nós em casa,é um líder nato?
Acho que ninguém.
Somos burocratas(ou almocreves),que uma vez alçados às posições de chefes,ficam com depressão por algum tempo,até nos acostumarmos à nova atribuição.
Que nem acontece com a maioria.

turbilhão 1.147 disse...

acréscimo à msg anterior,

Depois de uns meses,apareceu em casa quem nos suscitou "mais oxitocina" em nossa natureza.
O gatinho Pitaco.

(ele sim,é o "líder natural" do pedaço)

Acho que os nomes dos integrantes do trio que prejudicou dr.Sócrates eram Anito,Meleto e Lícon.(oxalá eu não me engane)

revista realidade 79 disse...

Sobre o furacão.

Eu tenho encontrado problemas com pessoas que parecem desejar o mal aos outros,e pior,não admitem isso.
Se sugerem que os "EUA" estão pagando pela sua prepotência,e eu pergunto se as enchentes em São Paulo,Rio de Janeiro,Minas e eventualmente,em Paraná e Santa Catarina também são punições por alguma coisa-eu sou logo "isolada" a um canto.

Aqui,costumamos passar por eventos piores.
Não pelo clima,nem pela magnitude,porque furacões não são nada católicos mesmo,mas pelo nosso despreparo para enfrentar o mais simples problema,como uma chuvinha de uma hora na cidade,que forma um verdadeiro rio urbano.
Mas,nossos amigos do hemisfério norte não devem ter tal problema,e ainda tem recursos para enfrentar ameaças até mais sérias.

O clima da terra nunca esteve tão ruim,nessa nossa vida,mas eu não acredito que isso resulta de um erro ecológico da nossa parte.
(se bem que precisamos mesmo parar de crescer em sentido populacional...)
Acredito que isso se deva a uma atividade anormal do Sol,afetando a camada de ozônio.
O dia todo,parece que estou dentro de um fogão,e que estão cozinhando a todos nós em fogo brando.
Agora choveu um pouco-e deu uma esfriada.

Tanto calor talvez provoque tempestades fortes em algumas partes do mundo.
Seria bom nos prepararmos para as próximas chuvas,ao invés de rir das agruras alheias.
Como sempre acontece,muitos perderão seus carros(em plenas ruas), seus móveis dentro de casa,ou suas taperas.
E outros perderão a vida,ou a saúde,por andarem em meio a alagamentos.

O prefeito é o Haddad,embora eu tenha votado no Serra.[
Será que ele tem um plano para os esgostos da cidade?
Tomara.

melhorando uma gramática, disse...

Será que ele tem um plano para a limpeza permanente dos esgotos da cidade,e para a limpeza dos rios?
Tomara.

emaranhado 130 disse...

Seu texto sobre "Condomínios" por esses dias,me lembrou a música Jorge Benjor,com um trecho em que ele canta,

"_eu vou chamar o síndico Tim Maia..."

E àquela série sobre a lei "maria da penha",em que o sr.discorreu "um pouco" sobre a violência doméstica em alguns lares,farei um acréscimo.
Ultimamente,ando desatualizada em relação aos motivos que regem certos comportamentos,mas suponho que tal violência pode ser uma das desculpas para o fenômeno da progenitura "de uma aba só",nos últimos tempos.

Muitas meninas(jovens de até trinta e cinco anos) não querem saber de casamento,por medo de se unirem a tipos "mal-encarados",mas desejam ser mães assim mesmo.
Talvez algumas delas cresceram presenciando cenas ruins entre seus pais e suas mães.

Em parte,são vítimas remotas desse problema.
E tanto como suas mães,ou como as mulheres que lhes inspiraram o "autocuidado doentio",precisam de uma terapia longa.
Para entenderem que não é porque os outros erraram ao escolherem suas companhias,que elas também irão errar.
Aliás,se elas tem uma noção de quais são os tipos a serem evitados,então estão um passo mais próximas de selecionarem uma companhia melhor do que a selecionada pelas mulheres que lhes serviram de exemplo.
Mas,devem aprender que uma criança precisa -de preferência,de um pai,e de uma mãe.