sábado, 27 de outubro de 2012

Maria da Penha

“Criada em 2006, a lei Maria da Penha protege as mulheres da violência doméstica e representa um avanço na legislação brasileira.
  Entre as inovações legais está a impossibilidade da vítima retirar a queixa de agressão, a menos que isso seja feito perante o juiz, em audiência marcada exclusivamente com este fim.”

Leia com atenção essa matéria:

   “Durante todo o século 20, convivemos com o Código Civil elaborado por Dom Pedro II e pelo jurista Augusto Teixeira de Freitas, ainda no século 19, e que entrou em vigor em 1917.
  Entre outras coisas, o documento considerava o homem como o chefe de família e os escravos como bens móveis; o adultério feminino era entendido como crime e as filhas poderiam ser deserdadas, caso fossem “ingratas” com o pai – um instrumento para cercear a liberdade e a sexualidade femininas.
  Apenas em 2002 esse Código Civil foi revogado e substituído por outro, em conformidade com a Constituição do país, de 1988, que, em seu artigo 226, no parágrafo 8º, prima pela não violência familiar, sem fazer distinção entre direitos de homens e mulheres.” [Planeta Sustentável]

  Você que é “jovem” [menos de 21 anos] ou que já não é tão jovem, mas é pouco afeito a pesquisa tome cuidado com essas matérias que montam um “quadro teórico” que não correspondia à realidade praticada.
  Sim, na Constituição de 1988 foi oficializado no papel uma mudança no código civil, mas na pratica o código anterior já não era aplicado literalmente, pergunte a qualquer juiz ou advogado.
  Se você fechar sua mente apenas na leitura dessa matéria fica parecendo que antes da Constituição de 1988 vivíamos como selvagens sob influência do regime militar o que está longe de ser verdade.

  Observe que a matéria diz que “apenas em 2002” o código foi revogado, o que ela não diz é que as partes mais críticas dele já não eram aplicadas faz muito tempo.

  Suponhamos que depois de muitas brigas você saia hoje de casa, se separa da sua esposa, cada um vai para o seu lado e decidem verbalmente a relação com os filhos e separação dos bens.
  Daqui 2 anos os papéis do divórcio ficam prontos e a separação é oficializada.
  Na teoria a separação ocorrerá daqui há 2 anos, mas na pratica ela ocorre hoje.

  No regime militar a escravidão era proibida, você matar sua esposa porque ela te traiu era crime do mesmo jeito, mulheres trabalhavam fora normalmente, filhas não podiam ser deserdadas por serem ingratas...

  Fica claro que fomos preguiçosos em atualizar o código civil, mas na pratica os juízes ignoravam as partes que não condiziam mais com os costumes em uso.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Meu pai batia na minha mãe, mas ele não era de espancar se estava irritado dava um tapa ou soco.

  Ficou gravado em minha mente uma vez que meu pai deu uma cabeçada na minha mãe, daquelas de pugilista.
  Conheci mulheres que iguais a minha mãe sofriam violência doméstica, mas quando resolveram realmente dar um basta houve a separação.
  Lembro da primeira vez que minha mãe foi a delegacia dar queixa do meu pai por agressão, não sei o ano ao certo mas sei que foi bem antes da Constituição de 1988.
  Já funcionava a delegacia anexa ao presidio do São Bernardo e o atendimento foi rápido, uma viatura chegou em minutos.
  Meu pai foi agressivo com os policiais então chegou outra viatura para dar apoio.
  Eu não tinha muito entendimento das coisas, mas minha mãe foi maravilhosamente atendida pelos policiais, o que eu penso ser assistentes sociais ofereceram todo apoio para separação legal, mas minha mãe na hora do vamos ver voltou atrás.

  Casos de violência doméstica são difíceis de esconder dos familiares e amigos próximos, corre de boca em boca.
  O que vou escrever vai chocar muitos então antes vamos a uma introdução:
  Os religiosos dizem que não há pequeno ou grande pecado.
  Pecado é pecado e mesmo o mínimo deles nos faz perder a salvação se não ocorrer o arrependimento e o perdão.

  Diferente desse dogma Bíblico eu classifico tudo que pode ser classificado, atribuo peso as coisas.

  Por exemplo, para eu o pecado não ocorre em pensamento ele só ocorre no campo da ação.
  Pensar em roubar e não roubar não considero pecado.
  Roubar é um pecado grave e assassinar é um pecado gravíssimo.
  Para efeito didático não vamos ver o pecado como desagradar a algum Deus, em texto anterior eu disse que é difícil identificar a vontade de Deus.

  Vamos considerar pecado qualquer mal que você faça aos outros.

  Ser roubado sem dúvida é algo muito desagradável, um grande transtorno, mas ser baleado ou esfaqueado é muito pior.
 Observem que estou dando pesos as situações, estabelecendo um pecado maior, médio e pecado menor.
  Dito isso vamos amarrar a questão que trata esse texto.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  A grande maioria dos homens que conheço não agridem suas companheiras.

  Dos que agridem a maioria só faz isso no calor da discussão, muitas vezes revidando a agressão iniciada pelas mulheres, como geralmente o homem é mais forte que a mulher o malefício que ele provoca nela é bem maior que o que ela provoca nele.
  Você mulher pense bem.
  Quantas vezes já sentiu vontade de bater em um homem?
  Dar uns tapas ou soco no seu namorado ou marido.
  Eu não tenho dúvidas que se a mulher fosse mais forte que o homem nós iríamos apanhar muiiiiito.
  Da mesma forma muitos homens em algum momento pensam em dar um tapa na mulher, mas isso não chega nem perto de virar ação.
  Mulheres sabem ser incrivelmente irritantes e os caras que mais agridem são os que abusam do álcool.
  Resumindo:
  O cidadão não tem uma índole maravilhosa, esta embriagado, a mulher conhece seus pontos fracos e o leva ao limite... a agressão acontece.
  Não, não estou dizendo que a mulher é culpada da agressão sofrida apenas estou mostrando como a situação se desenvolve.

  Não foi eu que criei o mundo, não foi eu que fiz o homem ser mais forte que a mulher, se acredita em Deus como criador de tudo reclame para ele.
  Se acredita no Acaso adapte-se a situação.

  Se você mulher já sabe que a partir de certo ponto vai tirar o cara fora de si é melhor não ultrapassar esse ponto.
  Se o cidadão tem pavio curto te agride oralmente ou fisicamente por qualquer coisa ... é melhor não deixar o relacionamento se aprofundar e se já se aprofundou precisa traçar planos para separação.
  No entanto não é dessa situação controlável pela lógica que me provocou a escrever esse texto, vamos mais uma vez falar de pessoas fora de controle...
  Mulher tranca marido no banheiro porque ele não lavou a louça. [Terra]
  I’ll be Back!




Anterior          <>        Próximo

16 comentários:

William Robson disse...

“Quem poderá afirmar com certeza qual o estado da matéria se acelerado "próximo" à velocidade da luz?” [Daniel]
===========================
A Filosofia raramente nos dá certeza, ela nos traz argumentações satisfatórias.

Muito do que escrevi tem como base a Teoria da Relatividade do meu amigo Einstein, até agora, depois de todo avanço tecnológico que tivemos ela se mantém satisfatória.

Eu simplifiquei o máximo que consegui daqui para diante a pessoa tem que ter um bom conhecimento cientifico.
Note que não estou dizendo que não é capaz de entender, acontece que sua pergunta foi de alguém muito leigo em física.

William Robson disse...

“Elias era outro que conversava com deus, e que era profeta, e não teve relato de que ele tenha sido rico em algum tempo.” [Daniel]
===========================
Humm... você não captou o contexto.
Nesta parte eu quis dizer que é bem mais fácil “ser fiel” a Deus quando ele fala pessoalmente com você.

William Robson disse...

“Um primeiro ponto que chama a atenção é que nestes três países citados predomina uma forma particular de Buddhismo, que tem suas origens por volta do primeiro século d.C., e que recebe o nome genérico de Mahāyāna.” [Ricardo Sasaki]
============================
É difícil saber qual forma de Budismo não é “particular” porque são tantas correntes para os mais diversos gostos, o Budismo atira para todo lado não tem consistência filosófica.

Vamos para um “denominador comum” nesta religião... algumas correntes nem aceitam essa denominação de religião.

Você tem que praticar o DESAPEGO.

Oras, desapeguem de ter um país!!!!!!!

William Robson disse...

“Dos preceitos do Mahayana,aceitamos mais a lenda da existência do bodhisatva,que é aquele ser que retarda a própria iluminação,para ajudar os outros a alcançarem a própria iluminação.” [Nihil]
===========================
Vejam a constatação:

“aceitamos mais a lenda da existência do bodhisatva”

Você aceita a LENDA que te traz mais conforto mental.

Nessa você retarda a própria iluminação para ajudar os outros.
Você pode criar uma lenda onde se ilumine para depois iluminar os outros, porque não?
Os templos budistas cada uma tem uma particularidade porque cada um cria uma lenda ou escolhe uma já existente e faz adaptações.

William Robson disse...

“Outrossim,sua opinião sobre a criação de Deus,ou dos deuses,foi bem convincente,sr.William.” [Nihil]
===========================
É o poder da boa ARGUMENTAÇÃO.

Opinião todo mundo tem o que falta é boa argumentação para justificar as opiniões.

Daniel disse...

WILLIAM - A Filosofia raramente nos dá certeza, ela nos traz argumentações satisfatórias.

Muito do que escrevi tem como base a Teoria da Relatividade do meu amigo Einstein, até agora, depois de todo avanço tecnológico que tivemos ela se mantém satisfatória.

Eu simplifiquei o máximo que consegui daqui para diante a pessoa tem que ter um bom conhecimento cientifico.
Note que não estou dizendo que não é capaz de entender, acontece que sua pergunta foi de alguém muito leigo em física.

_

Esta é a sua argumentação?
Dizer que eu sou leigo?

Me poupe da sua abobrinha.
Te convido a falar somente daquilo que você tem propriedade, porque senão eu serei obrigado a reviver o amigo einstein, porque se para você esta pergunta que eu fiz é como a pergunta de um leigo que não entende nada de física, somente ele para entende-lo.

O que voce fala se baseando na sua filosofia de que o carvão ganha massa e desacelera se primeiramente acelerado próximo a velocidade da luz, somente einstein para acompanha-lo nesse raciocínio.
Não venha dizer que eu sou leigo se voce não é capaz de explicar nada.
Para assuntos de fisíca voce é melhor do que um aspirante para artes plasticas!

Daniel disse...

Meu pai batia na minha mãe, e lembro de te-la visto nua das vezes que eu pequeno fui tentar defendê-la.
Faz bastante tempo isso, e a omissão dos familiares e da igreja é algo chocante.
Hoje, eu como meus irmãos temos uma boa relação com nosso pai.
Mas ser filho de evangelista nunca foi fácil.
Mesmo nos átrios da igreja eu lembro de meu pai bater na minha mãe. . é algo triste de recordar.
Quando eu completei 18 anos, meu pai mais o gerente do escritório me pagaram a melhor prostituta da casa de shows, eu escolhi.

carpideira 547,de boa noite, disse...

...coitado de vc,Denytus.

Posso entender como vc se tornou vc.
Devem haver muitos pontos embaralhados que(vc) ainda está até hoje,juntando em sua mente.

Daniel disse...

Ao william que queria saber como deus foi antes dos 33 ..

http://www.youtube.com/watch?v=LVYM6u_v52k

Daniel disse...

Nihil, eu não culpo meu pai por quem eu sou hoje. Alias, a ninguém eu culpo.
Minha mãe soube equilibrar exemplarmente o descuido que meu pai teve na minha e na criação do meus irmãos.
Ela é a melhor mulher e mãe do mundo!
Eu só sou a consequência maravilhosa dos atos que eu pratico diariamente, e a cada instante é que eu me recordo de que sou a experiência destes atos.

turbilhão 1.139 disse...

(texto principal)

Boa noite,sr.William.

A lei "maria da penha" foi apoiada numa realidade concreta,e triste,que é a da violência doméstica,com suas consequências pesadas.
A mesma(lei) já salvou algumas vidas(literalmente) e uniu várias famílias,especialmente em outros estados da federação,e em cidades do interior, nos quais o problema do alcoolismo é mais frequente que nos centros urbanos,e do que na região Sudeste.

Não sei porque nunca me interessei pelo caso,ao ponto de não haver iniciado esse assunto,em algum "turbilhão" antigo,talvez,fiquei envergonhada da fraqueza de muitas de nós.

Nosso temperamento irascível,não é desculpa,e muitas nem somos esses "monstrengos".
Conheci um caso ou outro -,que eu também não posso comentar,pois um deles,inclusive,não acabou em nada de bom.

Tem um que posso contar.
Uma amiga(não direi "de onde") amparava(financeiramente) um marido que "não queria saber de nada com nada" e um dia,sem querer,quebrou uma louça do armário.
O cara desandou a xingá-la.
O que ele fez,não se encaixa na lei em questão,mas foi "assédio moral"
Pouco tempo depois,o lar se desfez,todavia a doidinha ainda chora por haver perdido seu "precioso marido".
(Bah!!)
Ora,ela nem tinha tempo para dricar com ele...

Verdade que muitas são psicóticas.
Isso aumenta minha suspeita de que quanto maior o grau de problema emotivo que temos,pior será nossa escolha amorosa,pois aí torna-se importante para nós encontrarmos um parceiro a quem possamos irritar-ou em quem tentemos mandar.
Falo na terceira pessoa do plural para facilitar a gramática,pois esse não é o meu caso- eu nunca "arrumaria um homem" com essa intenção.

Talvez existe também a famigerada história do "ela era tão chata,que não pôde ser escolhida por um bom rapaz".
Mas,ambas as contingências ocorrem juntas.
Se "ela é chata",ela faz menos contatos bons,e ela gosta mais também dos tipos "frágeis"(ao ponto de perderem a cabeça).

Todavia,as sociedades precisam funcionar na defesa dos menos capazes- não importa qual o temperamento dessas pessoas,ou o grau de responsabilidade que tiveram na "construção da situação atual" algum dia.
Todo mundo tem,ou terá alguma fragilidade -e se vivemos em comunidade,é para facilitarmos a vida mútua.
Portanto,e se existe pouca profilaxia nesse tema,é imperativa a atenuação dos males.

A Justiça deve acompanhar essa história.
Elementos violentos,precisam ser presos.
Mesmo em outros lugares onde isso ocorre,ainda assim,existem os abrigos para mulheres desamparadas.
°
°
°
Hum...o sr.viu,vendo a notícia,que também tem homens que merecem a proteção dessa lei feminista.
A moça da "louça não lavada" precisa é levar choque na cabeça.
(alusão ao antigo tratamento dado em manicômios para alguns "xaropes" mentais)

tripitaka 713 disse...

para o Denytus,

(que bom que vc superou os traumas do passado.)

A intimidade do átomo,é luz.
Eu acredito que se fôsse possível alcançar a total salvação da alma,ainda em vida,não morreríamos para ir para "outros planos".
Simplesmente,viraríamos bolas de fogo.
Nossos átomos se desfariam em luz.
Em seguida,deixaríamos de existir na presente dimensão.

Tenho uma vaga memória de já ter lido a respeito disso,na antiga revista Amaluz.(Califórnia Sedona Jornal)

tripitaka 714 disse...

para o sr.William.
°
°
°
A prática do "desapego" serve para nos ajudar a passar melhor pelas perdas de todos os tipos,e também para nos "desgrudarmos de costumes inconvenientes".
Posso gostar do meu país,mas não ao ponto de aceitar lutar numa guerra em seu nome,a não ser que for para defendê-lo de ameaças razoáveis.
O ufanismo tem seu lado bom,mas costuma nos levar a um bairrismo excessivo,e a nos fecharmos para a comunicação com os "outros" de fora.
Aqui,estou ilustrando seu exemplo sobre "desapegar do país".
O desapego budista,na prática,é só evitar o "apego doentio".

Obrigada por ter lido o artigo(do blog).
Eu me julgo "detentora de algo mais próximo à verdade dita por sri Santinho".
Mas os cristãos de todas as denominações também acham- cada um deles- que "tem um Jesus melhor do que os demais".

Não há inconsistência filosófica nos rondando,o "principal" de tudo o que sabemos,ou julgamos saber,é bastante justo com todos.
As "discriminações" entre "tipos a serem salvos ou não" em nosso meio,são menores,e nosso grau de culpa por pecados sem importância,é mais baixo do que o do restante da população.
Não sofremos tanto por nossos limites,ou por nossas fraquezas(e menos ainda,por "termos um corpo,ou por sermos organismos".)

Os demais,se magoam por tudo.
Eu já escrevi bastante sobre a "vergonha da simplicidade" que existe em países pobres,e opõe as pessoas umas às outras.
Idem,há coisas "menos católicas"(hehe!) do que o "Nada",ou do que sonhar com ele.

Algum dia,debateremos melhor esse temão.
Preciso estudar mais a respeito,de fazer a "escola Chiryu" no templo.
Ainda por cima,parece que os únicos blogs budistas atuantes agora,são os da seita Nalanda.
Meus brothers budistas(de todas as seitas) são silenciosos demais para meu gôsto.

tripitaka 715 disse...

Apesar de tudo,eu me deleito lendo sobre cada fundamento diferente,de cada escola budista.
Gosto muito dessa história toda,apesar de um pouco "obscura" e nunca demoro para destrinchar em duas ou três frases,o que cada budista diz.

Legal,é quando todos nos reunimos em festividades no bairro da Liberdade,ou em inícios de ano novo,no Templo Zu-Lai.
Vários irmãos,de denominações diferentes,costumam frequentá-lo.

Assim como nos últimos anos,os cristãos paulistanos inventaram a "Marcha para Jesus",evento ecumênico dos evangélicos.

tripitaka 716 disse...


Não por acaso,um dia fui uma poeta do "erotismo".
Vejam minha criação para o blog da Selma.
(hahaha!)
Eu,que pensava estar "enferrujada" nessa parte.

Acho que a "Olguinha" e o Adilson,são a mesma pessoa.

Eu poderia tentar apressar minha relogação ali,mas prefiro esperar os "ressentimentos" se apagarem antes.
Não tenho nada contra eles,mas talvez eles(Selma e Adilson) estão com raiva.
Isso é chato...

Mas,divirtam-se com meus versos.(rs...)

melhorando uma gramática... disse...

Talvez (os dois mencionados) estejam com raiva...(de mim,naturalmente).