quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Objetivo X Caminho

  “90% das cidades baianas estão à beira da falência.
 A maioria dos municípios no Brasil não tem arrecadação própria e dependem, basicamente, do repasse do Estado e da União.”

  “Acabar com o repasse aos municípios vai provocar um caos social.” [Comentarista no G+]
▬▬▬

  Mais uma vez quero lembrar que sou um Filósofo EVOLUCIONÁRIO.
  Filósofos como Marx é que são revolucionários, querem destruir tudo para reconstruir nos seus moldes.
  Vou tentar ilustrar mentalmente esse pensamento.

  Imagine que você está na Rodovia Anhanguera aqui em Campinas e deseja ir para São Paulo Capital encontrar sua família.
  Você entrou em um trevo e depois de andar vários quilômetros descobre que está indo para Limeira.
  Você sabe que Limeira fica mais distante de São Paulo que Campinas, então percebe que está no sentido contrário ao seu objetivo, o que faz?

 a) Freia bruscamente e dá ré?
 b) Gira a direção rapidamente e atravessa o canteiro central?
 c) Gira a direção bruscamente e começa andar na contra mão?

  Nada disso seria bom, a chance de provocar um grave acidente é enorme.
  Bom seria que você não tivesse pego o caminho errado, mas já que pegou siga em frente até o próximo retorno.
  Se continuar na Anhanguera no sentido Limeira vai sair lá em Minas Gerais, muito distante do seu objetivo.
  Caraca! Sua família está em São Paulo, não vai encontrá-la em Minas.

  O que muitos pensadores me propõe é bem isso.
  Concordam que estou certo no meu raciocínio, mas já que estamos em erro continuemos em erro!!
  Sugerem que se tentarmos fazer o certo provocaremos o caos social.

  Não precisamos acabar com os repasses aos municípios bruscamente, vamos reduzindo a verba gradativamente ou a mantenhamos congeladas. [Seguir em frente até o próximo retorno]


 
  Para termos um país mais eficiente temos que buscar o acerto e não persistir no erro.

  Vamos para um filosofia complexa? Vem comigo!
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
   “Muitos são os obstinados que se empenham no caminho que escolheram, poucos os que se empenham no objetivo.”
  [Nietzsche]

  Qualquer coisa que preciso ou quero fazer sempre me pergunto:
  Qual o objetivo?
  Aparentemente a resposta é fácil, o fácil caminha para o complexo.
  Não aconselho ninguém a ficar procurando a “resposta verdadeira”, prefiram a “resposta satisfatória”.
  A verdade é sempre relativa, a satisfação atende a situação do momento.
  Pensar é preciso, mas AGIR também.
  Quero dizer que se ficarmos filosofando muito atrás da melhor solução, quando chegarmos a uma conclusão pode ser tarde, não dá mais para agir.
  É preciso encontrar um meio termo entre não deixar se seduzir pela primeira “solução” que aparece e nem perder muito tempo atrás da solução perfeita ... ela pode não existir.

  Você está no meio da rua e um cão vem disposto a te atacar.
  Você pode procurar uma pedra ou pedaço de pau para se defender.
  Pode subir em algum muro.
  Pode simplesmente sair correndo.
  A pior atitude é ficar pensando demoradamente em todas essas coisas sem fazer nada, quando se decidir por alguma ação ... já estará sendo mordido...

  Filosofia Complexa, perseguir a verdade com afinco, é coisa para fazer em local seguro, onde você ou outra pessoa não estejam em risco.

  As respostas fáceis devem ser analisadas com cuidado.

  Li uma pergunta na Superinteressante pensei em uma resposta fácil no primeiro momento, mas não fazia sentido, pensei mais um pouco e cheguei a uma resposta satisfatória.

  Pergunta: Com R$1,10 você comprou um café e uma bala, sabendo-se que o café custou 1 real a mais que a bala, quanto custou a bala?

  A “resposta” fácil é que a bala custou 10 centavos.
  [*No final eu confirmo a resposta]
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  É comum as pessoas confundirem o objetivo com o caminho.
 
  Voltando lá no início do texto:
  A rodovia Anhanguera era o caminho, o objetivo era encontrar a família.
  Essa confusão entre objetivo e caminho acontece porque quando você define um objetivo surgem objetivos intermediários.
  Até seu objetivo principal quando alcançado pode passar a ser intermediário.
  Você vai encontrar sua família em SP para passar a morar com os pais...
  Qual a utilidade de entender essa dinâmica?
  Tem toda utilidade se você quiser ter uma vida eficiente, veja um exemplo bem abrangente.

  Você já curtiu, namorou bastante, os anos vão passando e você define como um objetivo principal ter um bom casamento, constituir família.
  Definido o objetivo principal surge um objetivo intermediário: encontrar alguém para casar.
  Você mulher se apaixona por um homem legal e vai seguindo esse caminho para um casamento satisfatório.

  Humm... você percebe que o cara é drogado, a pedra no meio do caminho é de crack, uma droga devastadora.

  Casamento satisfatório e homem viciado em drogas não são compatíveis... você está no sentido errado da rodovia.
  As mentes mais fracas nem percebem que estão no sentido errado, vão seguindo a espera de um milagre, vivem pela Fé.
  As mentes melhorzinhas percebem o erro, mas acreditam que se persistirem no erro ele se tornará um acerto, pensamento positivo!
  No entanto esse texto é direcionado a você que tem uma mente boa, mas confunde objetivo com caminho.
  As mentes abaixo de você são quase um caso perdido, vivem de tradições e condicionamentos muito cristalizados, é difícil a lógica penetrar nessas mentes [não disse impossível].
  Você percebe toda a dinâmica, o casamento não será satisfatório com um viciado, você está no sentido errado, mas ESQUECE o objetivo principal o casamento satisfatório.
  O parceiro é o caminho e você começa a vê-lo como o objetivo principal.
  Seu objetivo principal passa a ser o homem e não o casamento.
  A Matemática é implacável ou você desiste de um ou desiste do outro.
  Uma mulher sábia desistiria do caminho.
  Você já namorou, já curtiu bastante, os anos passaram, a resposta satisfatória é um bom casamento, com casa, filhos e [para quem gosta] cachorrinho.
  Percebem a importância de definir um objetivo e não esquecer qual é?
  Se não sabe onde quer chegar como entender se está no caminho certo?

  Essa lógica entra em sua mente?



* A bala custou 5 centavos. Se o  café custou 1 real a mais que a bala então ele custou R$1,05.



Anterior          <>        Próximo

18 comentários:

Encrenca 1.066 disse...

Bom dia ao sr.,de novo.

A série "Encrenca" também é para "prosas ao acaso".
Acabei de replicar ao texto de ontem.
E seguindo aquele meu raciocínio do final,posso entender porque o Teacher não gostou muito de mim(se bem que ele não gosta é de ninguém...(hehehe!).

As pessoas oriundas daquelas paragens(sulinas),estão acostumadas a interlocutores muito assertivos.
Eu _cuja mineirice não foi de muita ajuda_ pareço submissa.
O sr.Hosaka também parece assim,mas foi mais "aceito",porque tinha o seu modo de viver chamando a atenção dele.
O nosso amigão(o professor),me considerou uma "pamonha".

Mas,isso não importa mais.
Estou em outra fase,e ele também,em breve,irá se acertar de novo.(consigo mesmo)

Sua crônica de hoje,refletiu minha história desses anos.
Muitas vezes,pensei em objetivos,escolhi "caminhos" para chegar aos mesmos,e foram aparecendo objetivos intermediários.
Dispersei muitas vezes,e foi uma dureza retomar o foco,depois.
A meditação,tem me ajudado no controle da tendência dispersiva,mas ultimamente,o maior auxílio,anda sendo mesmo é dos remédios de controle da saúde.

Estou sendo um pouco materialista,mas a distração excessiva pode ser um problema orgânico,e como eu disse outro dia,muitos de nós brasileiros,somos pouco privilegiados nessa parte.
Então,precisamos de treino,disciplina,e autocuidado.

Já falaram (acho que foi na ONU) que um dos problemas das pessoas do "terceiro mundo" no uso de suas capacidades,está na falta de ácido fólico na alimentação.
(fiuuuu...)
Quando a prosa chega nesse ponto,a gente até desanima,não...(hahaha!)

Tá bom.
Mais tarde,darei uma réplica menos "clínica" à crônica de hoje.
Por ora,um bom dia ao sr.e a todos.

O dia promete-e as escolinhas daqui de perto,estão na maior barulheira.
O que não posso entender é porque os jovens atualmente,gritam o tempo todo.
O que eles ficam fazendo onde se reúnem?
Porque acho que estudar,eles conseguem pouco,com tanta festa...
...se eles estudam muito,com certeza,não é nas escolas...

°°°°°°

Encantadora 34 disse...

abutilon megapotamicum.

nome popular: lanterninha chinesa.

William Robson disse...



“A educação universal é o veneno mais corrosível e desintegrador que o liberalismo já inventou para sua própria destruição.” [Hitler]


Não é bom que eu tenha um vizinho esfomeado, um homem que não tem nada a perder é capaz de qualquer coisa e se estiver faminto e revoltado é difícil que surja algo de bom.

Eu não gosto quando leio pensadores dizerem que é obrigação do Estado [Sociedade] cuidar das crianças, esta obrigação é de quem as teve, acho até que deveríamos discutir leis que punissem pais irresponsáveis. Ninguém é obrigado a ter filhos e se teve terá que responder por eles quanto a educação, moradia e alimentação.

Flash Back

Daniel disse...

1,10, 1,05 ?

Fiquei sem entende essa.

Daniel disse...

Sobre o seu texto que eu não achei nem ruim nem bom, eu achei mais ou menos, café com leite por assim dizer, eu destaco que não ha um parâmetro para saber como tudo pode se desenrolar na vida de uma pessoa.
O mesmo exemplo que você usou com uma pessoa viciada em crack, eu faço com uma pessoa alcoólatra. Dificilmente sabe-se de alguém que nunca experimentou qualquer tipo de bebida. É possível que tal pessoa possa se reabilitar, mas é improvável.

Percebe que apenas a logica não nos ajuda para muitos casos,a fé e o pensamento positivo sim.

Parece tolo isto que eu vou dizer mas é como aqueles japoneses idiotas que apostam corrida na neve estando apenas de roupas íntimas: os que tem torcida completam a maratona.

William Robson disse...

“Sobre o seu texto que eu não achei nem ruim nem bom, eu achei mais ou menos, café com leite por assim dizer, eu destaco que não ha um parâmetro para saber como tudo pode se desenrolar na vida de uma pessoa.” [Daniel]
============================
Claro que não.
Até o Deus Bíblico se arrependeu e ficou triste com o homem, se nem ele previu o desenrolar das coisas imagine nós.
Tudo são probabilidades, gosto de dizer que são apostas.
Minha esposa não tem vícios como beber, fumar ou se drogar.
Como eu não bebo, não fumo e não me drogo achei uma aposta com melhores probabilidades.
Uma mulher que fume não terá problema com um homem que fume também.

Quando eu falei das drogas foi no caso de viciados, dependentes sem nenhum controle sobre o vicio, isso serve também para alcoólatras.
Eu não apostaria que uma pessoa dominada pelo vicio das drogas pode render um bom casamento.

William Robson disse...

“Percebe que apenas a lógica não nos ajuda para muitos casos, a fé e o pensamento positivo sim.” [Daniel]
===========================
A lógica neste caso nos levaria a não começar um erro.

A Fé e o pensamento positivo nos levaria a persistir no erro até que ele se tornasse um acerto... claro que isso pode acontecer, mas é uma péssima aposta.

“Filosoficamente” nesse caso eu prefiro a Lógica.
Já disse que a lógica é “parte” da Filosofia.
Por vezes saía com alguma garota, mas se percebia que não seria uma boa esposa não deixava a coisa seguir adiante.
Lembrei de uma que era muito legal, muito bonita, mas tão porquinha...
Se tem uma coisa que não suporto em uma mulher é que ela não seja asseada.
Sou pobre, mas sou limpinho...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAH!

William Robson disse...

Muita atenção, gente! Tiririca foi eleito um dos melhores deputados de 2012... E vai ganhar prêmio:
O que vocês acham disso? [Google+]
=============================

Gostaria de ouvir ele discursar na câmara, pelo que sei ele marca presença e só isso.
Ele é celebridade e logo no começo sabia que a mídia ficaria de olho nele o melhor a fazer foi se comportar.
Seus projetos de lei beneficiam o pessoal do circo, cá para nós, não é um setor importante na economia... é o que eu digo tem gente que qualquer coisa que faça dá certo, verdadeiros escolhidos, muita SORTE.

turbilhão 1.162... disse...

...no blog da Selma.

William Robson disse...



Ainda segundo o jornal, ele apresentou à Câmara em março um pedido de reembolso de R$ 660 em notas fiscais de hospedagem e R$ 311 de alimentação no Porto d’Aldeia Resort.

NOTICIA

William Robson disse...

Seu texto foi muito bom, mas deixou a desejar na conclusão.
Arrancar a clitóris de uma mulher é um grande mal mesmo que as pessoas envolvidas não tenham essa percepção.
Se uma arvore cai na floresta acontece o barulho mesmo que não tenha ninguém para ouvir.
Mas a parte da “indiferença” foi sublime, parabéns!

PASSEANDO

Encrenca 1.067 disse...

(texto principal)

Boa noite ao sr.

Tenho ainda um comentário a fazer.
Às vezes,"persistir no caminho" é o único jeito de sobreviver,depois de cometido um erro,e quando se está numa situação de impotência provisória.
Em algumas ocasiões, (infelizmente) o objetivo precisa ser adiado.

A "receita" para evitar isso,é ter juízo em todas as decisões a serem tomadas.
Planos perfeitos não existem,mas pessoas adultas podem antecipar eventos futuros.

Agradeço por ter criado uma historinha para mim.(hahaha!)
Se o Potiguar passar aqui,ele irá se assustar.
Irá realmente me perguntar se andei perdida na estrada para São Paulo.
E ficará com dó de mim.
(kkk...!!)

Encrenca 1.068 disse...

(fritex)

Acho que eu usei a lembrança do conteúdo desse texto(o primeiro "Flash Back") para compor a personalidade do Lhárikkhus,irmão mais jovem da Safo,num conto(divertido) recente que escrevi aqui no blog- no qual apresentei,na verdade,versões imaginosamente antiquadas de mim e do sr. ...(rs)

O Lhárikkhus disse algumas frases presentes nessa crônica.

Enguiço 2 disse...

Eu votei no Tiririca.

Eu não disse que esse "índio brabo" sabia trabalhar?
Tiririca prá presidente do Brasil.
Pior do que está não pode ficar,se ocêis caírem,cumpadís,do chão ocêis num vão passar.

que susto... disse...

Você por aqui,Poti Docontra?
Acho que vc ainda não leu o texto principal.

Ontem eu ouvi uma música em homenagem ao seu personagem preferido no cinema,que é o Mazaroppi.
Lindinha de chorar.
Acho que foi feita às pressas,como uma homenagem póstuma a ele.

Não sei quem é o cantor.

Ec disse...

...no blog do "vizinho novo".

a postagem acima, disse...

...ia se chamar "Encrenca 1.069".

Houve um lapso na digitação.

Uai? disse...

Tentei entrar no Google + e consegui.
Ele não se parece nada com uma rede social na qual estive uns cinco anos atrás.
Será que foi lá que eu estive?

Havia todo tipo de nomenclatura de grupos,e estratificação deles,que nem acontecia com os gds do Uol,e do Terra.
Tinham as salas dos budistas.

Esse site onde entrei,é um nicho apropriado para divulgar fotos e eventos para pessoas da família-ou de grupos conhecidos na vida real.
Parece com aqueles antigos álbuns Kassuga.

A essa altura,acho que não tenho mais como lembrar onde estive exatamente uns anos atrás.
Não foi no Orkut,o Facebook ainda não existia,e é pouco provável que tenha sido no Google +,a não ser que ele mudou.

Se alguém puder dizer quando esse site começou a existir,irei agradecer.

°°°°°°°°