quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Papo Cabeça

   “Não há fatos, apenas interpretações.”
     [Nietzshe]

  “Não se trata de dar privilégios a um grupo por considerá-lo melhor ou então menos capaz, mas sim de uma reparação histórica e social.”
   “A maior parte dos negros no país não possuem as mesmas oportunidades que os brancos e não será com as cotas que isso irá mudar, mas já é um passo.” 

  Tem frases que são tão bonitas que por serem bonitas acreditamos que tenham um sentido profundo mesmo que não sejamos capazes de entender.

  É como olhar uma bela mulher e acreditar que porque ela é bonita por fora “com certeza” também é bonita por “dentro”.

  Mulher bonita não tem DST nem má índole!?



  Oras, o fato de uma mulher ser bonita não está diretamente relacionado com o fato dela ter bom caráter, se fosse assim todas as pessoas feias teriam uma péssima personalidade, isso não é observável.

 Frases bonitas (bem intencionadas) com certeza estão sempre certas!?

  A frase de Niet é bonita, mas não tem conteúdo, não resiste a lógica.
  É evidente que existe FATOS.

             “O Sol tornou-se visível ás 6 horas da manhã.”

  Você pode interpretar que foi uma benção de Deus ou um funcionamento automático do Universo, as interpretações diferem, mas existe um fato: “O Sol tornou-se visível ás 6 horas da manhã.”


“Sua esposa o traiu com o vizinho.”

  Podemos interpretar de várias maneiras as motivações de sua esposa.
  Se apaixonou pelo vizinho, você não a satisfazia, deu o troco por uma traição sua, ela gosta muito de sexo e um homem só é pouco, ela é bonita, mas não vale nada...
  As interpretações podem ser muitas, se somam ou subtraem, mas existe um FATO: “Sua esposa transou com o vizinho.”

  Niet sem dúvida é um grande pensador, muito provocativo, no entanto não é um daqueles filósofos que eu chamo carinhosamente de “amigo” como acontece com Sócrates, Benjamim Franklin ou Einstein.
  Eu gosto da Filosofia que propõe alguma coisa a Filosofia de Niet se limita a DESCONSTRUÇÃO.
  Se um fato gera filosoficamente muitas interpretações desconsiderar o fato não nos faz evoluir para lugar nenhum.
  É algo como desacreditar a testemunha em um julgamento.
  Você desconstrói um raciocínio e não coloca nada no lugar, aliás, coloca o “nada” no lugar.
  Vira aquela “Filosofia Cabeça” onde depois de horas de debate e meditação não acrescentou nada de útil ou pratico a sua vida.
  Como pegar o carro e ficar dando voltas no quarteirão, um desperdício de tempo e combustível.

  Porque Niet [e Filósofos do seu tipo] não consideram que o Sol se tornar visível ás 6 horas é um fato?
  A “Filosofia Cabeça” pode nos sugerir muitas coisas nos fazendo dar voltas no quarteirão, vou pegar a primeira sugestão que me vem à mente.
  A contagem de horas é uma convenção humana, uma “sexta hora” do dia não existe de fato é só uma interpretação.

  Caraca! Chega uma situação que a convenção vira um fato se ela é amplamente entendida e aceita por muitos.
  Pelo menos 90% da humanidade aceita o Meridiano de Greenwich como referência horária e em consequência 90% da humanidade entende perfeitamente o que eu quis dizer.

  Veja outro caso:
  O que eu chamo de Sol um americano chama de Sun, mas não há dúvida que estamos falando da Estrela do Sistema Solar, isso é um FATO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Acreditem, esse texto é só uma introdução.
  Eu não teria como publicar o próximo texto sem essas ponderações filosóficas.
  O marco divisor entre minha Filosofia e a de Niet é que eu considero os fatos, mesmo os baseados em convenções humanas.
  No meu entendimento a Filosofia só consegue ser útil se apoiada em fatos, quando não há reconhecimento dos fatos vira aquele famoso “Papo Cabeça”, “Filmes de Arte”, “Instalações”.

  Sem considerar os fatos a Filosofia começa no nada e termina em lugar nenhum.

  “Não se trata de dar privilégios a um grupo por considerá-lo melhor ou então menos capaz, mas sim de uma reparação histórica e social.”

  Já vimos que aqui no Brasil não há FATOS para apoiar essa “reparação histórica social”.

   Seus pais são desajuizados economicamente e você quer culpar a exploração branca sobre o homem negro!?
  To be continued...



  “Seja a melhor música que você puder ser e tenha certeza, você pode ser muito mais do que sua “ideologia”, pense nisso, PENSAR é preciso, viver bem é consequência.”
  [Terapia da Lógica]

Anterior          <>        Próximo

29 comentários:

William Robson disse...

“Dilma anunciou queda na conta de luz”. [Tatiana/ Google+]

Passada a eleição:

“Conta de luz no RJ fica até 13,2% mais cara a partir desta quarta-feira”. [UOL]



NOTICIA


PASSEANDO

revista realidade 88 disse...

Bom dia ao sr.

A função das cotas não é produzir "reparação histórica",mas é mudar a reação das pessoas umas às outras-e com isso,reduzir a desigualdade entre classes sociais.

A reparação histórica é impossível,uma vez que as vítimas do sistema antigo,não existem mais.

Adicionei o site sobre a Bienal.
Faz tempo que não vou,me desinteressei da mesma,bem como por uma parte da arte contemporânea,por não me dizer muito.
Quem sabe,ainda vai dar tempo de eu fazer uma visita ao Pque Ibirapuera.(ela ocorre lá)

revista realidade 89 disse...

É,eu li o artigo do "Reflexão Geral",mas não concordei muito.

O sistema de cotas,visa tratar de uma consequência de um erro antigo,e não do próprio erro(que não tem mais como ser punido).
A consequência,é a hostilidade silenciosa entre as pessoas,que colabora para manter os negros,nas classes mais baixas.
Reduzida um pouco,tal hostilidade,- acredita-se- eles melhorarão de vida mais facilmente.

Não vou comentar nada no site dele,receio que ele não ia gostar do comentário.

Encantadora 35 disse...


Bom dia a todos,com lírios.

Mais tarde,eu voltarei.

William Robson disse...

“mas é mudar a reação das pessoas umas às outras-e com isso,reduzir a desigualdade entre classes sociais.” [Nihil]
===========================
Não vejo como a reação “comum” de uns em relação aos outros pode mudar.
Eu acho feio esses corpos com excessos de tatuagem, mas tem muita gente que gosta.
Até pouco tempo atrás era difícil para um tatuado conseguir emprego, mas hoje em dia essa pratica difundiu tanto que é raro encontrar restrições.
O que mudou?
Tatuados são tão comuns em nossa sociedade e pertencem as mais diferentes classificações sociais que nos preocupamos mais com a personalidade da pessoa e não com seu gosto por tatuagens.

Você esta me falando de um mundo que eu desconheço, em todo meu tempo de vida nunca vi.
Negros não são comuns em nossa sociedade?
Ficam escondidos em algum tipo de porão?
Não existe professores e alunos negros?

Começo achar que a SUA reação diante de um negro é que deve ser analisada.

Você os vê com maus olhos e transfere esse sentimento para toda sociedade.
Você se sente mal diante de um negro, mas rejeita esse sentimento, sua razão diz uma coisa, mas seu sentimento lhe diz outra.
Não se culpe tanto, NÃO ESCOLHEMOS O QUE SENTIR.

Você se esforça para AGIR bem e isso é que é importante.
Só não é legal você transferir seu sentimento para toda sociedade como se você fosse a medida de todas as coisas.

O que mais determina a infância econômica de uma criança é a boa estrutura familiar.
No Brasil faz muito tempo que não temos casamentos obrigatórios, a pílula esta difundida desde a década de 60, ninguém é obrigado a ter filhos.
Casamento entre brancos, negros e índios acontecem há muitas décadas e desde que me entendo por gente não vi casais sendo discriminados por conta disso.

O grande problema é que muitos negros acreditam tanto nessa necessidade de “resgate histórico” e perdem tanto tempo com isso que não percebem o FATO que hoje somos TODOS BRASILEIROS.
Cada família deve cuidar bem de si mesma, esse negocio de ir colocando filho no mundo e esperar que a Sociedade cuide... TEM QUE ACABAR.
Isso vale para qualquer tom de pele, tatuada e não tatuada....

Daniel disse...

Eu consegui entender a profundidade que Niet quis imprimir no pensamento, e a frase sobre inicialmente haver diferença e que agora precisa haver reparação histórica.

Ainda tudo é só interpretação.

É como um religioso que não se entende totalmente culpado por suas ações, mas vê como pecaminoso Adão que comeu da fruta.

Daniel disse...

Citando Nathaniel Hawthorne
Publicado em: 12 de outubro de 2012 | Por: Luciano Junior.
1 Comentário »



Nathaniel Hawthorne (Salem, 4 de Julho de 1804 – Plymouth, 19 de Maio de 1864) foi um escritor norte-americano, considerado o primeiro grande escritor dos Estados Unidos e o maior contista de seu país, sendo o responsável por tornar decisivamente o puritanismo americano um dos temas centrais da tradição gótica.



“Ninguém pode exibir, por um período considerável, uma cara para si mesmo e outra para os outros sem que, no final, fique totalmente confuso sobre qual é a verdadeira.”
“A felicidade é como uma borboleta que, quando perseguida, está sempre além do nosso alcance, mas que, se você se sentar calmamente, pode pousar em você.”

“Cada um tem um papel único na vida. Todo mundo, especialmente você, é indispensável.”

“Palavras – tão inocentes e impotentes elas são enquanto imóveis em um dicionário, quão poderosas para o bem e o mal elas se tornam nas mãos de quem sabe como combiná-las.”

“As carícias são tão necessárias para a vida dos sentimentos como as folhas para as árvores. Sem elas, o amor morre pela raiz.”

“Homens de paixões frias têm um olho infalível.”

“As abelhas às vezes se asfixiam no mel que acumulam. Da mesma maneira, alguns escritores se perdem nos conhecimentos que haviam adquirido.”

“O hábito pode chegar a ser o melhor dos servos, ou o pior dos mestres.”



Leia mais: http://www.ominutodosaber.com/2012/10/citando-nathaniel-hawthorne.html#ixzz2BelwZ2V5

Daniel disse...

Preconceitos e por que eles são necessários

http://www.ominutodosaber.com/2012/10/preconceitos-e-por-que-eles-sao-necessarios.html

Daniel disse...

acho que isso ta acontecendo comigo
"Há diversos tipos de curiosidade; uma de interesse, que nos leva ao desejo de aprender o que nos pode ser útil, e outra, de orgulho, que provém do desejo de saber o que os outros ignoram."
( Joseph Addison )
"A curiosidade é mais importante que o conhecimento."
( Albert Einstein )

A função do poeta não é explicar-se. A função do poeta é expressar-se

Fernando Borges disse...

"Não vou comentar nada no site dele,receio que ele não ia gostar do comentário."

Você está enganado, pois não me importo de receber comentários que discordem dos meus posts. Acho bastante produtivo e, às vezes, até me faz rever alguns pensamentos. Eu apenas não tolero comentários desrespeitosos.

William Robson disse...

Eu consegui entender a profundidade que Niet quis imprimir no pensamento,...
É como um religioso que não se entende totalmente culpado por suas ações, mas vê como pecaminoso Adão que comeu da fruta. [Daniel]
===========================
Então você entendeu também porque eu e Niet não somos muito próximos no desenvolvimento da Filosofia e porque não tenho como ser evangélico.
Eu não açoitei nenhum negro e não comi nenhum fruto, não vou assumir coisas que não fiz.

Boa noite,sr.Fernando! disse...

Como vc nos descobriu?

Que surpreendente!
Ou o sr.conhece o sr.William,ou registra todos os acessos.

Apareça outras vezes!

William Robson disse...

“Cada um tem um papel único na vida. Todo mundo, especialmente você, é indispensável.”
===========================
Ninguém é indispensável ou insubstituível.
Algumas pessoas podem sentir a nossa falta, mas a vida sempre segue adiante...

William Robson disse...

“Você está enganado, pois não me importo de receber comentários que discordem dos meus posts. Acho bastante produtivo e, às vezes, até me faz rever alguns pensamentos. Eu apenas não tolero comentários desrespeitosos.” [Fernando]
===========================
A Nihil é mulher, gente fina.
O comentário dela realmente foi um pouco desajeitado, mas garanto que somos muito democráticos e respeitosos.
Eu não tenho muito tempo para passear pelos Blogs, mas irei salvar o seu nos favoritos para futuras discussões.
Saudações democráticas!

William Robson disse...

Como vc nos descobriu?
Que surpreendente!
Ou o sr.conhece o sr.William,ou registra todos os acessos. [Nihil]
===========================
Todos os Blogs que eu acesso e me provocam algum comentário eu “tento” postar.
Em Blogs como o da Xênia eu desisti.
Outros a moderação demora tanto que não tenho tempo para ficar verificando, mas se o dono do Blog quiser entrar em contato meu endereço esta lá.
Uma vez postado o comentário basta clicar no nique ou avatar e aparece o perfil.
Portanto TODOS os Blogs que eu comento alguma coisa conseguem facilmente me encontrar.
Meu nome é real e não me escondo de ninguém.
Não posto foto real porque não gosto de fotos, gosto de debater idéias não vejo que diferença faz a aparência que eu tenho.
Meus dois avatares escolhidos tem um significado muito especial para mim.

Prefiro passear por Blogs democráticos onde a postagem é fácil e sem censura.

Turbilhão 1.164,de boa noite... disse...

...ao sr.William.

Vamos à tréplica.

Não tenho esse "sentimento" que me foi atribuído.
Conheço as "dimensões emotivas" dos contatos sociais, tenho uma sintonia fina com elas.
Hum...imaginosamente, vamos supor que num passado remoto,como Lísias,vim a conhecer tais dimensões,devido às muitas conversas que mantive.

Outrossim,a mesma realidade que eu vivo,o sr.vive,ou eu deveria dizer o contrário.
Sou mineira,e na infância,brinquei muito com as crianças "da outra cor".
(O interior de Minas é cheio de gente pobre,caboclos,e negros)
Aqui em Sampa,fui por uns anos,amiga de uma família protestante,e quase ingressei na religião deles.
Até meus doze ou treze,eu fui a "irmãzinha" da gurizada de lá.(ainda são meus amigos)

Minha avó materna,negra,por sua vez,era neta de um africano,que chegou ao Brasil,já livre.
(poucos dias depois da abolição)

A hostilidade entre os "mais simples" existe,e o pior de tudo,é que parte de uns contra os outros,e não só "de cima para baixo".
O racismo não é só "por cor de pele",mas é generalizado.
Há racismo financeiro, contra os que sabem mais,contra os que sabem menos,e o pior de todos,é o que existe contra as pessoas idosas.

Portanto,a presença de negros em lugares importantes,irá diminuir a hostilidade vertical,e horizontal entre as pessoas.
Pelo menos essa parcela do nosso comportamento latino americano está sendo cuidada.

Talvez,a iniciativa começou meio tarde,todavia ela ainda é válida.

Posteriormente,haverão as "cotas para pobres".
Quem sabe um dia,os integrantes dos outros grupos minoritários também merecerão um pouco mais de deferência.
Eu costumo pensar como uma antena.
Em todas as direções.

°°°em tempo.

Eu ia concluir,mas lembrei de uma coisa importante.
Há um ano mais ou menos,escrevi um texto em seu blog,falando da hostilidade tipicamente "tropical" dos mais simples contra os outros "mais simples",justamente por conta de tal simplicidade.
As idéias que tenho falado sobre as cotas raciais,foram um desdobramento dessa minha teoria,mas elas não são minhas.
Eu as assimilei,lendo uns dez textos do professor Ghiraldelli,a respeito do assunto,e lendo uma renca de filósofos norte americanos utilitaristas,mencionados nas crônicas dele sobre as cotas.
Dois deles,dos quais eu lembro,são Rawls,e John Dewey.

Como eu já tinha uma "base" para concordar com isso,por ter desenvolvido a teoria da "hostilidade contra a simplicidade", acabei assumindo tais teorias.
Portanto, meu raciocínio não tem a ver com algum sentimento adverso que eu "poderia ter".

Acontece que não tenho mais mencionado o Ghiraldelli aqui no blog,por uma questão de respeito.
Afinal,não posso continuar falando num personagem que me "pôs para correr" do site dele.
Não fica bem.

Isso aí,então.
Por ora,é só.

(hum...entreguei o ouro então,agora o sr.sabe com "quems" "aprendi" essa vertente atual das minhas teorias turbilhonares.)

encrenca 1.070 disse...


Como eu gastei um tempo precioso ontem,procurando aqueles antigos grupos de conversas do Gmail(acho que foi neles que eu postei em 2.007,e não foi no Google +,pois esse último,foi criado no ano passado), ainda não vou criar "avatar".

Posteriormente,tentarei que me ensinem como criar.
Já tenho uma imagem preferida.
No banco de imagens da Safo de Lesbos,quase escolhi a estátua com a polpuda tiara de violetas na cabeça.
Mas,gostei mais dessa simplinha,que inclusive,tem a expressão e o "jeito" que eu possuo agora,na meia idade.
Parece uma professorinha pedante,sempre vinculada aos seus livros.
É essa mesma a impressão que dou às pessoas.
A de uma eterna "cdf".(cabeça de ferro...)

aliás... disse...

...aqueles ótimos grupos do Gmail não existem mais,ou eu não sei como localizá-los.

(eu estava querendo me conectar provisoriamente,à turma budista da internet)

fiuzinho! disse...

Agora que fui perceber que a moça cuja foto o sr.postou no texto,é da Suzane Von Richtofen!

Encrenca 1.071 disse...

...no blog do sr.Fernando.

(hehe!)
Escrevi a trigésima sexta réplica do conjunto.

Encrenca 1.072 disse...

Sou a única ex-postante do gd do terra que criou um "joão bobo" mulato.
O Adilson,segundo se diz,é loiro de olhos azuis,"que nem gesuis".
A Gwen,era judia.
O sr.Historiador...
...hã,deixa eu parar,melhor não fazer uma lista de niques alternativos.

O Contravocê é originário do sudoeste mineiro,filho de um senhor que pratica o catolicismo,e ao mesmo tempo,frequenta o candomblé,sua mãe é artesã,sua tia é benzedeira,suas outras tias,eram parteiras.
Mal formado no ensino fundamental,veio embora para São Paulo "tentá uma vida mió",e ficou morando na casa de uma parente distante,em Capão Redondo.
Ali,cuidava dos sobrinhos dela,e trabalhava numa padaria.
Nessa época,ele virou postante do gd do Uol.(hehe!)
E virou meu amigo também.
Posteriormente,se casou com a Amélia,e voltou para Minas.
Enricou,e passou a gerenciar a loja de azulejos do pai dela.
O casal tem um filho pequeno.
Ele está na Itália,fazendo um curso de museologia.

Virou católico,não por influência dos pais,mas por ter visto solos de órgão no mosteiro São Bento,da praça da Sé,em São Paulo.
Já desde bem antes,era devoto de nossa Senhora Aparecida.

Ele está aprendendo a esculpir santinhos,no curso que está fazendo.
Pode ser que ainda vai ter uma barraca de artesanato na praça da República,para vender "jesuses,budas,dragões,avalokistewaras,nossas senhoras",todos em terracota.

Grande amigo,o brother Docontra.
Que agora gosta de ser chamado de Potiguar.(kkk...)

turbilhão 1.165... disse...


Leiam o texto da Xênia,e aos comentários também,incluindo o meu.
É impressionante.
Todas nós- as mulheres,ao chegarmos à meia idade,já tivemos o hábito do consumismo compulsivo.
Nossa mente (feminina)é mais sujeita a determinados vícios.

Por isso,vivo recomendando às minhas sobrinhas que continuem vendo os comerciais de TV.
Para se acostumarem aos apelos da propaganda,pois com isso,serão mais refratárias ao futuro impulso dos gastos fora de controle.

Encrenca 1.073 disse...

Também (como o Denytus) entendi "ao infinito" o pensamento de Niet,expresso na crônica principal.

Preferi,porém,me ater ao tema "maior" da prosa.

emaranhado 132 disse...

Registrarei meu apreço pelas mensagens do Denytus.

Gostei das frases por ele postadas.

turbilhão 1.167 disse...

...ainda sobre as cotas.

Talvez,meu pai foi um dos pioneiros antigos na aplicação disso.
Instintivamente, admitiu em seu departamento bancário- à revelia dos seus superiores,vinte por cento de funcionários escuros.
Ou talvez,passou dessa numeração.

Intuitivamente também,nas últimas décadas,as pessoas "de cor" foram aderindo ao magistério.
Antes,a profissão nobre preferida,era o Direito.
Para quem as supõe com um Q.I abaixo da média,eu poderia apresentar o Amaral,por ex,de quem fiquei amiga lá por 2.002,mas aqui na web,ele nunca chegou a saber "que eu era ...eu...a Lídia".

Mais?...

...não lembro.

Hum...e não farei trocadilhos.
Deixa prá outra hora.

(acho que muitos se lembram da fotografia do amigão do Teacher,lá no Uol.
Ele usava um tapa-olho,isso,devido a um acidente antigo que teve com moto.)

melhorando gramáticas, disse...

"para quem supõe que tais cidadãos tem um "Q.I inferior",eu poderia apresentar o Amaral,e outros gênios".

"admitiu vinte por cento(ou um pouco mais) de funcionários negros."

Depois eu fui ver que a expressão "funcionários escuros",ficou intragável.
(Argh...)



Hã?... disse...

Revi a página de réplicas do "Reflexão Geral".

O Fernando é menino,ainda.
Podia ser meu filho,ou filho do sr.(sr.William)
Está na "casa" dos vinte anos.

Deve ser um gênio.

emaranhado 133 disse...

bloco de anotações.

Tem três temas que irei deixar para outro dia,mas irei registrá-los,para lembrar depois.

_sobre um conto que escrevi que ficou entitulado "como imagino o Denytus".

-música black e soul music.

-um discurso de Safo de Lesbos,sobre si mesma,registrado por um filósofo antigo chamado Plotino.
Usarei o recurso de escrever um conto(se der tempo) no qual ela estará cantando essas palavras,no bar de pedra do irmão Lhárikkhus...
...para não ficar muito sem graça.

Arara!!!! disse...

HOJE É ANIVERSÁRIO DO SR.HOSAKA!!!!!