segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Lápide

  “Todos sabem que não encontrei resultados satisfatórios no Comunismo, logo seria hipocrisia dizer que admiro Oscar Niemeyer como pensador uma vez que ele sempre defendeu o Comunismo.”
 [William Robson]
 
  Passeando pela Internet debati com algumas pessoas sobre a obra de Oscar Niemeyer vou deixar registrado a essência dos meus comentários e fazer alguma complementação.

  Entenda que não tenho nada contra a pessoa de Oscar, até onde sei é um cidadão de bem então não existe uma “revolta”, uma vontade ou necessidade de denegrir sua imagem eu apenas não o idolatro.

  Todos sabem que não encontrei resultados satisfatórios no Comunismo, logo seria hipocrisia dizer que admiro Oscar como pensador uma vez que ele sempre defendeu o Comunismo.

  Com relação aos pensadores que viveram antes de 1980 [da minha parte] é até aceitável um certo romantismo com relação ao Comunismo, mas depois dessa data a “cortina de ferro” ficou fragilizada e começamos a saber de fato como as coisas “funcionavam” na URSS e países satélites.
  Oscar até onde sabemos foi uma pessoa bem informada e viajada, mesmo diante de resultados tão insatisfatórios ele continuou a defender o Comunismo.
  Não sei nem dele sugerir algum tipo de reforma, para ele Karl Marx foi um gênio não compreendido.
  Na minha percepção ... compreendemos Marx, tentamos aplicar sua Filosofia acontece que NÃO DÁ CERTO.



  “Nunca fui fã desse arquiteto, principalmente por ele defender tanto o Comunismo, um regime que não deu certo em lugar algum.
  Em um texto de 2008 citei o problema em suas obras que privilegia a estética e não se preocupa com o conforto humano...”
[Comentarista no G+]


  As obras de Oscar Niemeyer (as quais poucos ousam criticar) são em sua maioria pouco funcionais privilegiam a estética em detrimento do conforto humano, tanto que nenhum presidente suporta o Palácio do Planalto.
  Niemeyer fazia “esculturas de concreto” onde dava para entrar.

  Brasília é uma cidade com prédios futuristas tipo The Jatsons e edifícios quadradões tipo Moscou.



  Podia ser copiada de Gotham City, podia ser inspirada em peças de lego, inspirada no desenho dos Flintstones... como escultura seria igualmente interessante.
  Arquitetura é mais que escultura é um lugar para morar e trabalhar com CONFORTO.
  Niemeyer foi um arquiteto meia boca, se encaixa na minha classificação de ESCOLHIDOS.
  Aquelas pessoas cuja obra está muito abaixo do sucesso que alcançaram.

  “E não é só o conforto e a praticidade que Niemeyer esquece, é a segurança também.
  São rampas sem corrimão, etc.
  Na questão de mobilidade e conforto, o Palácio do Alvorada, por exemplo, os quartos do presidente não tinham suíte.
  O Presidente tinha que sair de seu quarto, percorrer um corredor, até chegar ao banheiro.
  Durante o período militar, eles simplesmente deixaram o Niemeyer esperneando em sua contrariedade e colocaram suítes nos quartos.
  Não devemos esquecer que a maioria de suas obras são construídas com recursos públicos (dos nossos impostos).
  De que adianta ser belo e caro, se a população (servidores públicos e usuários) não terão uma boa experiência ao desfrutar do espaço.
  Sobre o MAC tem outra crítica.
  É um museu, e como todo museu não deve permitir muita entrada de luz para não danificar as obras expostas.
  E o cara me bota janelas de vidro ao redor de todo o prédio, reduzindo o espaço para exposição ao mínimo.
  Sorry, mas faltava algum bom engenheiro trabalhar lado a lado com o Niemeyer, para censurar os devaneios, tornando as obras de arte em obras de arte funcionais.” [Pocca/Yahoo]



Há solução para a crise de moradias no Brasil?

 “No dia em que o regime capitalista mudar e o sistema que queremos for vitorioso, todos terão uma casa, e os grandes empreendimentos humanos que marcam a arquitetura — teatros, estádios, centros de cultura — serão maiores e mais espetaculares, porque todos deles vão se utilizar. E a vida será diferente, mais humana e solidária.” [Oscar Niemeyer /O Globo]

  Mais uma vez ele diz que o regime Capitalista precisa mudar, mudar para que regime?
  O Comunista oras!
  O que eu posso falar sobre isso...

   “Pra mim, se os Alemães não conseguiram fazer o Comunismo dar certo, duvido que algum outro povo consiga.”


  Não faltou na mídia pessoas elogiando Oscar Niemeyer como um dos maiores brasileiros de todos os tempos.

  Para eu ele foi um dos mais sortudos.
  Suas obras deixam muito a desejar.
  Como pensador falava contra a burguesia, mas viveu a vida toda como burguês, um tremendo hipócrita.

  Se eu fosse escolher uma lápide para Oscar seria:






__________________________

20 comentários:

bom dia disse...

...eu sabia que o sr.ia escrever em algum dos seus futuros textos,o parágrafo abaixo do grifo em vermelho.
Não me pergunte como intuí isso.
Acho que aprendi "me antecipar" ao sr.

entropia 106 disse...

(eu sei que o sr.está evitando comentar o que eu comento,para "eu ir logo com tudo o mais"...
Como sempre,está tendo senso prático
Mais do que eu.)

Por enquanto,porém,estou atenta a tudo o que acontece aqui.
Desejo um bom dia ao sr.,e aos demais leitores.
Até mais tarde.

°°°°°°°°°°°

um boa semana disse...

°°°°°°°°°°°°°°°°°°

William Robson Anakin disse...

(eu sei que o sr.está evitando comentar o que eu comento,para "eu ir logo com tudo o mais"...
Como sempre, está tendo senso prático
Mais do que eu.)
===========================
Como já disse só comento quando me sinto provocado a comentar.
Você esta revirando coisas da semana passada e hoje é dia 17 de dezembro de 2012.
Tenho um novo dia para viver não vou me prender ao passado.
Se eu trago uma musica ou um texto do passado é porque estão relacionados com o texto do presente.
Você não esta trazendo nada de novo, esta apenas remoendo justificações... isso não é nada provocativo.
Mas pode ficar nisso quanto tempo desejar, eu não me importo.
A leitura fica mais rápida e eu economizo tempo.
Gosto de economizar tempo.

William Robson Anakin disse...

“infelismente o americanos pensam muito em dinheiro e poder e esqueceram de Deus, vamos nós aqui no Brasil não cometer o mesmo erro!” [Fábio Gonçalves] G+
===========================
Estranho! Pelo que sei os USA é uma das maiores nações PROTESTANTES do MUNDO.
Não devemos cometer o erro de nos tornarmos maioria protestante?

William Robson disse...


Abominação

“Não consigo acreditar que alguém deseje que o cristianismo seja verdadeiro: porque se for o texto da bíblia deixa claro que os que não acreditam nela, e isso incluiria meu pai, meu irmão, e quase todos os meus melhores amigos, serão eternamente punidos. E essa é uma doutrina abominável.” [Darwin]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Quando escrevo certas coisas algumas pessoas [bem poucas] dizem que eu devo estar “certo”, tudo na Bíblia não passa de lendas criadas na imaginação dos homens.

Quero mais uma vez reforçar que neste Blog estamos flutuando no Abismo, meditando em 3D. Não é possível entender os pensamentos expostos se a pessoa se limita ao pensamento linear, tá certo/tá errado, ligado/desligado, bem/mal.

Aqui flutuamos por PLANOS de pensamento, uma hipótese não elimina necessariamente a outra a não ser que sejam apresentados FATOS inquestionáveis.

Por exemplo: A teoria do Big Bang elimina a possibilidade da existência de um Deus criador? Claro que não.

Flash Back

carpideira 557 disse...

Antigamente,quando o serviço de postagens ficava "inviable",ao menos,eu conseguia recuperar a mensagem que eu queria enviar.
Agora,todas elas,sem exceção,nesse caso,estão sendo perdidas.

Às vezes,as coisas melhoram "para trás".

(havia tentado enviar uma mensagem,e a perdi)

NIHIL METILENE disse...

réplica ao seu primeiro comentário para mim.

......Eu havia me referido às minhas mensagens de interações novas,sr.William,e não aos meus comentários sobre o "entrevero" da semana passada.
Obrigada por me contar que "nada mudou".
Se eu então,escrever "algo de interesse" para um texto novo,o sr.vai comentar.
Menos mal.
As coisas vão voltando ao normal.
Isso é muito bom.

Bom almoço.

Mais tarde,voltarei.

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Daniel disse...

WILLIAM - Povo Eleito

Para muitas questões e questões de crença eu tenho tantas respostas quanto voce.

Eu tenho a certeza de que nos falta uma compreensão sobre muitas coisas, e talvez me ache evasivo por dizer isto: mas a bíblia diz que a criação evoca que existe um criador. Talvez por meio da expressão da natureza nós também possamos presumir o agir de deus.

Eu não saberia como melhor eu poderia explicar isso.

Daniel disse...

Não te causa panico saber que alguém saiba mais que voce sobre algo importante? Ou saiba de algo de fundamental importância?

turbilhão 1.230 disse...

Boa noite a vcs.

"Aqueles textos" que estou escrevendo,estão me causando tristeza.
Não sei se voltarei a eles hoje.
Estou com vontade de fazer umas postagens aqui nesse conjunto.

Tristeza,é "café pequeno".
Se eu continuar assim,terei um "roedor" me varrendo por dentro.
Mas,preciso me conservar com energia.
Para que viver de modo oposto a esse?

turbilhão 1.231 disse...

Tenho um acréscimo a fazer a "opiniões rasas" que já escrevi sobre os comentários (dias atrás) a respeito das obras do arquiteto que morreu.
O tema do "mau jeito" das obras do sr.Oscar Niemeyer,me evoca o distúrbio da Dispraxia,que é um limite da coordenação motora.
Na novelinha global das seis,há uma personagem assim.
Onde ela vai,se acidenta,dá uma topada,derruba alguma coisa.

O corpo não tem reflexos,nessas circunstâncias.
Isso pode ser agravado pela má alimentação,mas é um "mal de nascença",que desde cedo,causa baixa autoestima,e às vezes,muita irritação em quem o vive.
Há co-morbidade com o transtorno de atenção,mas também pode existir sozinho.

No início da adultez,por motivos de excesso de atividade,fiquei bastante tempo só passando a lanche na hora do almoço.
E não sabia porque tropeçava a toda hora.
Comecei a ficar com medo de estar em locais pequenos,e derrubar a sala inteira.
Com a normalização da disciplina,voltei a me movimentar normalmente,de uns anos para cá, tive dificuldades.
Para mim foi um custo me adaptar a mudanças de ambiente,de espaço físico no último serviço,e até à nova casa.

Era terrível andar nas ruas próximas,cheias de aclives.
E o fitoterápico de memória que ainda estou tomando,tem a fama de prejudicar mais ainda,os movimentos.
Quem o ingere,deve evitar dirigir automóvel.(fiu...)
Com a ingestão do Ômega 3,o problema foi diminuindo,depois eu fiquei sabendo que ele é bom para esse fim,entre outras utilidades.

Uma vez,escrevi no gd do terra,um artigo sobre esse transtorno dos movimentos,e sobre como fica malvista,em alguns locais,a pessoa que o tem.
O povo pensa que seu portador,é "alcoólatra",ou que deliberadamente,não presta a devida atenção,etc.
Enquanto isso,o coitado,além de tudo,ainda se machuca fisicamente.

Na procura por emprego,isso pode ser prejudicial,pois o pessoal do RH irá sempre supor que quem não pode controlar seus gestos físicos,"é porque não tem responsabilidade".
Como sempre, transtornos de saúde em nossas paragens,são confundidos com limites de personalidade.

Então,imagino como os usuários se sentem habitando as obras do sr.Oscar Niemeyer.
Falarei no tema especulativamente,pois o único edifício dele no qual eu costumava transitar,era o edifício Copan,e eu nunca tive problema algum ali.
Até me divertia com os claros excessivos dos seus corredores em zigue-zague.

Mas,se os outros lugares que ele construiu,são mesmo do jeito que os críticos dele dizem(um deles,é o filho do filósofo Paulo Ghiraldelli(vide o blog deles)- calculo que os que trabalham e moram nos mesmos vivem menos em paz do que as outras pessoas,pois desaprenderam os movimentos corporais normais,por se adaptarem a locais difíceis.
Acho quando eles saem desses nichos,tem que se ajustar de novo ao mundo físico normal,e estão mais sujeitos que os outros,a pequenos acidentes.

Aqui,estou "turbilhonando" sobre a obra do doutor,não sobre a pessoa dele.
Ele teve sua competência,apenas seu serviço talvez não foi um serviço excelente.
Merece desconto por ser alguém portador de uma "velha mentalidade", que presume que "toda coisa errada que acontece é só por culpa da pessoa",e que não achava que ambiente e homem,foram feitos para interagirem cada vez melhor um com o outro,bem como que os homens precisam interagir com perfeição entre si.
A esperança de "melhoria de tal mentalidade" esteve em seu Comunismo.
Quando alguém é "comunista ingênuo",esse é uma pessoa de bem,pois o Comunismo pessoal sempre começa por idealismo,e por um sentimento nascente de solidariedade.
Mas,depois que as pessoas de fato,sabem a consequência dele,desistem de ser comunistas,e se tornam "espiritualistas".

Não importando qual o tipo do nosso idealismo,contudo,a gente precisa é se mexer com segurança-e ter "qualidade de vida".

autocrítica disse...

Por que vc apareceu de novo,dona Safo?
Eu não queria você aqui.(hehe!)

Editei o texto acima duas vezes,e mesmo assim,ele ficou com partes rimadas.
Que maçada...(êpa,rimou de novo...)

encrenca 1.119 disse...

Para o Denytus,

_e por que para você é tão importante "competir" com o sr.William,em conhecimento?
Melhor vc achar "alguma coisa que te sirva".

Minha "filosofia pessoal" pode enfrentar o mundo inteiro,porque serve para mim.
Gosto de possuir bens materiais,e intelectuais,na justa medida da minha necessidade.
Isso poucos aceitam nos outros.
Esse conformismo que faz com que cada um evite sonhar com o improvável,e se ajuste "àquilo que lhe é compatível".

tripitaka 813 disse...

(texto principal= Povo eleito)

Comentei anteontem ao mesmo,e hoje farei um acréscimo.
A festa histérica dos corintianos aqui em São Paulo,no domingo,e que causou alguns problemas,entre os quais,a parada do metrô da linha verde,e a queda de energia elétrica no bairro da Vila Mariana,me levou a uma conclusão curiosa,

_os brasileiros se julgam "um grupo eleito".
Em todos os nossos comportamentos,gestos e exageros,demonstramos isso.
Não sei quem colocou isso em nossa cabeça,nem sei se essa esperança esquizotípica será boa para nós,a longo prazo.
Ela quando muito,nos ajuda a sobreviver,mas não nos motiva a nos esforçarmos mais.
Isso eu estou falando em nosso caso sócio-político de brasileiros.
A "síndrome da teofania" ajuda mais outras comunidades,e em casos negativos,detona outras.

Fico um pouco envergonhada de constatar "o quanto nos achamos" perante Deus.

Já intuo também porque desde tempos antigos,pareci atrair algumas antipatias contra mim,sempre de forma gratuita.
Isso foi colaborando na minha tendência introvertida,e na minha inclinação para selecionar bastante aos meus contatos.
Costumavam dizer que eu "era tida como orgulhosa".
Eu não era assim,sempre fui uma criatura simples,e minha comunicação fluía fácil(e flui fácil),quando ela tinha(e tem) oportunidade.

Mas dava(e continuo dando) a impressão de "me achar especial",de "me sentir elegível para alguma coisa".
Tal característica não é um defeito de caráter,todavia,mesmo assim,muitos se irritam contra os que tem altas expectativas sobre si.
Esses,"no fundo",gostariam de ver seus "irmãos nacionais" sempre em situações vexatórias,agindo mal,e faltando com os deveres mínimos para consigo próprios.
Nunca "baixei a crista",e por isso, acredito que irritei muita gente,incluindo uma prima a quem apelidei de Gorgó,depois de ler o romance sobre a vida da Safo.
(não somos amigas)

Para muitos,enfim,bons são os que "ficam de pires na mão".
Humildes,são os que "abrem a casa para todo mundo,e nunca concluem nenhum serviço".
Sérios,são os que reclamam da vida,em voz alta.

Mentalidade canhestra essa.
Vc(seja quem for o leitor) sabe por ex,que se passar mal na rua,e desmaiar,ninguém irá pensar que vc teve um surto qualquer,e que precisa de socorro médico.
Irão pensar que vc bebeu.
Isso porque não dá para ficar por aí,contando para todos os estranhos,as zicas que nos ocorrem.

Parece que um maior número de brasileiros,anda aderindo a um tipo de "orgulho defensivo e teofanista",exatamente como eu fiz,desde tenra idade.
Mas,não sei se isso,aplicado "às massas",é tão bom assim.
Vamos ver o que dirá sobre isso,o tempo.

encrenca 1.120 disse...

(quase fritex/feminismo)

Fazia dias que eu estava com uma canção melancólica tocando sem parar,em minha mente,como "pano de fundo" para versos sobre uma mulher admirável,fútil, e vivendo uma crise de meia idade.
Não sabia como pôr isso no papel.
Então,arrumando minha estante,deparei com o épico "Tróia" de Homero.
Logo vi o que meu cérebro tentava evocar.

Safo foi uma grande admiradora da Helena.
Ontem,sem continuar preparando mais aquelas rimas,as escrevi no blog da Selma.
"Fotografei" uma Helena que calculava os prejuízos que daria ao povo,ao fugir com o namorado,mas que assumia "seu destino" mesmo assim,por acreditar que os mortos em nome dela,iam ser felizes "na outra vida".
Ela,por seu lado,não sabia se teria outra chance de amar intensamente.

Aquela lírica deverá ser melhorada,assim como várias que escrevi nos últimos tempos serão modificadas.
Mas,achei engraçado a "admiração antiga" que já tive por essa personagem,aparecer de novo.
Não voltei a gostar dela,mas "gostei dela" ao menos,para poder escrever a poesia.

A "evolução da minha personalidade" me afastou da influência da moça troiana,que passei a ver como uma "cabeça-de-vento".
Mas,Safo vivia se amparando na Helena.(cada um,ou cada uma tem o ícone que merece...kkkkk...)
Eu pus "outro ícone" assim no lugar?

Só se for a Mônica dos gibis.(kekeké...)
A pequena Mônica,é um exemplo de uma pessoa ética,que sabe o que deseja,que trabalha para realizar os seus sonhos,que ama seus entes queridos -e que os respeita.
Em todas as fases,ela é sempre uma pessoa amorosa,mas firme.
...(na vida real,ela se chama Mônica Spada,e é "relações públicas" da editora do pai,sr.Maurício de Souza)
Tanto quanto eu,na infância,só andava com meninos.
Na ficção(a Mônica não é totalmente irreal) admiro a Mary Richards,do seriado da atriz Mary Tyler Moore,e me pareço bastante com a personagem.

Fora elas, quais outras...novas Helenas vi por aí?
Quase não há outras.
À exceção das monjas das religiões pelas quais passei- só "idolatro" mulheres que há muito "se foram dessa para melhor" como Diotima de Mantinéa,e Livia Drusilla,que pode muito bem ter sido a Helena grega retornada,e decidida a começar a trabalhar de verdade.
Afinal, a ruça(loira) cabeça-de-vento,nunca fez nada na vida.
Melhor,ela fez algo sim.
Detonou dois reinos,com suas inconsequências.
Livia Drusilla,por sua vez,foi uma eminência parda em Roma,e entre erros e acertos,tentou tomar conta do país.
Não tem culpa de ter sido a bisavó do Nero,como ela podia adivinhar que ia gerar uma descendência de sociopatas...

É maravilhosa nossa emancipação feminina,e jamais gostaria que tal história para nós,retrocedesse.
Temos muito a caminhar ainda nos esforços de ajudar a melhorar o mundo.
E para colaborar para a organização de uma sociedade onde existam "valores femininos",que são os da solidariedade reforçada entre todas as pessoas.
Mas,pessoalmente,acho que mulher reclama demais,e que a ausência de grandes "heróis" entre nós,se deve a eterna confusão dos nossos objetivos.
Existe um conflito entre nossas crenças,pensamentos,atitudes e hormônios.
É aqui que seremos salvas pela "teoria da convergência"-teoria que eu não criei,que anda sendo defendida por um psicanalista famoso,mas que na verdade,é um "sistema de autoajuda" tão antigo quanto a Humanidade.
Para darmos um pouco mais certo nas coisas,é imperativo fazer coincidir pensamento,sentimento,moral pessoal, saúde e circunstância.
Ando assumindo atualmente,"como minha" tal forma de pensar,mesmo porque estou certa de que já pratiquei isso em tempos remotos,assim como sei que não uso mais esse procedimento há um éon,e por isso,estou destreinada.
(começo a praticar com coisas pequenas,atualmente, e um ou outro resultado já apareceu)

Mas,voltando ao feminismo, muitas mulheres,mesmo quando são líderes,são um pouco chatas.
Eu não sou exceção à regra.

segue

segunda parte disse...

Vez por outra,leio o site da pensadora portuguesa Rosa Leonor(Mulheres e Deusas) no qual ela,imitando a escritora Chris Griscom,fala na necessidade do retorno da mulher à sua própria "natureza essencial".
Ela,bem como a Chris,complicam demais o assunto.
O que precisamos,é ficarmos mais coerentes com quem somos.
Temos que ser quem somos,ou precisamos nos tornar integralmente,quem gostaríamos de ser.
Não adianta uma mudança numa coisa ou noutra,enquanto tudo o mais em nossos interesses,permanece problemático.

Algumas de nós sequer conseguem se decidir por um parceiro-entre dois ou três.(vixe maria...)

Também gosto um pouco daquelas que,desejando matronizar-se,deixam a profissão de lado por uns anos,para cuidar dos filhos,o que é uma escolha lúcida,para quem pode se dar ao luxo de fazer isso.
O importante é saber o que se quer.

Então, as "novas helenas" que admiro são a Mônica,a Elis Regina(hahaha!),a Mary Richards, a líder do movimento religioso que eu frequento, Diotima de Mantinéa,e Livia Drusilla-e minha sobrinha Grazi Áttis,devido ao seu ótimo temperamento.(a melhor amiga da Safo,a quem ela prejudicou,por falar demais,também se chamava Áttis)

Falando na Livia Drusilla,eu não apenas a admiro,mas eu queria ter sido ela.
Mas,não.
Fui apenas uma poetinha mesmo.
Se naquele tempo,em seguida,eu tivesse sido a Drusa também,não teria aguentado o tranco.
Um infarto teria me surpreendido no meio do caminho.
Livia aguentou muitos infortúnios.
Pena que ela não seja muito conhecida da mídia brasileira,com seu preconceito contra personagens femininas poderosas,mas os autores de novelas,usam a história dela para compor suas vilãs.

Quem lembra por ex,da Odete Roitman- da novela Vale Tudo? (hehe!)
Ou melhor,que já conseguiu esquecer da mesma?

Fica aí,meu artigo feminista para esse "conjunto".
Lembrando que apesar de meio pamonha,Safo foi feminista,pois com sua atividade,abriu "muitas frentes" até então desconhecidas para as mulheres da época em que ela viveu.
Assim como eu fui a primeira "Malú"(maluquete) dos sites da web.
(kkkkkkk...!)



carpideira 558 disse...

Essa "carpideira" é para registrar meu alívio por não ter me ocupado com "aqueles textos" da série "Final de ano",hoje.
Não aguentava mais.

Eles irão retornar nessa noite,ou na madrugada de amanhã,mas agora,nessas horas,resolvi me dar um "refresco mental".
Irei meditar.

Se eu vier a replicar o texto principal de hoje do sr.William(ultimamente,minhas idéias para tais réplicas estão demorando a aparecer)farei isso de noite.

°°°°°°°°°°°°

um acréscimo à encrenca 1.120 disse...

O épico que vi na minha estante,e que me fez imaginar que na verdade,meu subconsciente estava concebendo uma lírica para a Helena, foi a Ilíada de Homero.
Esse é o seu nome real.

Tróia,é o nome onde a guerra entre os dois reinos,tema do romance- se passou.

acréscimo do acréscimo disse...

Nome do livro_ Ilíada.

Tróia- nome da cidade onde a guerra entre dois reinos,tema central do épico,se passou.