domingo, 13 de janeiro de 2013

Harmonia dos Contrários

 “O universo é uma harmonia de contrários.”
 [Pitágoras]

 Você conhece na Faculdade uma moça bonita, inteligente, simpática, nasce uma amizade que você começa a desejar que vá um pouco além.
  Vai convidar a moça para sair e comenta sua intenção com um colega e ele diz:

   "Você sabe que ela é HIV positivo?"

  Quantos de nós não daria a menor importância a essa informação?

  Vou ser muito sincero com vocês, para eu seria um balde de água gelada, a possibilidade de eu seguir adiante com minha intenção de namoro seria mínima.
 Sim, a amizade continuaria, o respeito continuaria, mas o desejo sexual ou de um relacionamento amoroso sumiriam quase que completamente.
  Pensaria em toda dificuldade que surgiria ao me relacionar com uma soro positivo.
  A medicina avançou muito, a possibilidade de nascer um filho soro positivo é bem menor hoje em dia, mas existe.
  O tratamento por enquanto é para o resto da vida e bem desagradável.

  Por mais difícil que seja a situação [por tudo que escrevo] seria hipocrisia eu condenar alguém por defender seus interesses caso isso não prejudique alguém “diretamente”.
  Logo, eu não tenho interesse em desenvolver um relacionamento que de saída já virá com uma carga extra de dificuldades, não tenho como me condenar por essa precaução.

  Não importa nem mesmo em que condição a moça contraiu o vírus, vamos dizer que ela deu azar, foi em uma necessária transfusão de sangue.
  Por pena da moça tenho que ignorar todo o transtorno que esse tipo de relacionamento pode trazer para minha vida?
  Minha intenção era um relacionamento amoroso e não de compaixão.

  Sei, sei você deve estar me achando um monstro, pensando só em mim e não me colocando no lugar da moça.
  Meditemos sobre isso.
  Se você é ateu sabe que o mundo está cheio de acidentes ao acaso, o mundo não é perfeito, a vida não é perfeita, se alguém está se afogando e você não sabe nadar, se atirar na água por “compaixão” só produzirá dois cadáveres.

  Se você é religioso entendo que a situação bagunce sua mente de uma maneira lamentável então como sempre você evitará pensar, agirá pelo instinto do momento.
  Mas se pensar...
  Onde estava o bom Deus quando permitiu que aquela boa alma contraísse a doença?

  E se ela contraiu a doença porque tinha uma vida promiscua? [de pecadora]
  A AIDS foi um castigo divino, se o bom Deus não a perdoou porque você se sente na obrigação de perdoar?

  O importante é você entender que cada um tem seus critérios, mas todos fazemos uma seleção natural de pessoas.
  De quem queremos ser amigos ou manter distância.
  Do colega que gostamos de trabalhar.
  Com quem desejamos procriar.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Todos nós fazemos “seleção natural” segundo nossos critérios.

   Ao evitar o namoro com uma pessoa portadora de uma doença grave estou fazendo uma seleção.

  A Eugenia errou em acreditar que havia uma espécie superior a todas as outras e que as inferiores [segundo seus critérios] deveriam ser eliminadas.
 
  "Não há solução para os males sociais fora das leis da biologia."
   [Eugenia]

  A Eugenia ignorou que somos seres emocionais.
  Nós temos sentimentos que vão além das “leis” biológicas.
  Uma pessoa mesmo não sabendo nadar pode se atirar na água para tentar salvar outra, para ela, viver sem ao menos essa tentativa não valeria a pena.
  Outras, ao contrário, não suportam nem a própria vida.

 "Querido mundo, estou deixando você porque estou entediado."
  Foi com esse recado que o ator americano dos anos 50 George Sanders se despediu da vida.
  Assim como ele, o jornalista e beberrão Hunter Thompson reclamou em sua carta suicida que era um baita tédio ter vivido 17 anos além dos 50 - e que não via a hora de se mandar.
   E mesmo Kurt Cobain deixou claro em suas últimas palavras que não via mais graça nenhuma em tocar para as multidões e estava de saco cheio de fazer música.
  Tudo indica que, quando o tédio bate de jeito, a história pode acabar mal.”

  Percebam que há pessoas que não querem morrer de jeito nenhum enquanto outras não suportam mais viver.
  Eu não entendo onde está a “superioridade” em se apegar a essa vida com unhas e dentes como se ela fosse algo extremamente prazeroso.
  Você deve me achar “doente” por pensar assim, me acha um ser “inferior” que precisa de ajuda.
  Eu apenas sou um tipo de humano entre vários outros tipos.

  Como há vários tipos de cães há vários tipos de humanos.
  Um pitbull é superior em força, um Labrador é superior em simpatia.
  Um pode ser mais eficiente vivendo pela força e outro pela simpatia embora nada impeça um pitbull de ser super simpático e um Labrador muito forte.


  Observem que mesmos saindo da espécie humana a dinâmica sugerida pela Filosofia Matemática se mantém. 




  Devemos buscar a harmonia dos contrários, a convivência pacifica respeitando as diferenças.

  Vamos audaciosamente onde nenhuma mente jamais esteve.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Há vários tipos de humanos e se pudermos manipular geneticamente certas características?

  Eu não vejo problemas, o risco como sempre é nos apegarmos em dogmas, NÃO PENSAR.
  É importante que você Livre Pensador medite sobre isso porque a medicina e nossos super computadores estão a ponto de nos oferecer tratamentos revolucionários em termos de saúde e estética.
  Hoje em dia é possível você escolher o sexo da criança, mas dizem que não é ético.
  Se um casal tem interesse em ter uma menina e temos tecnologia para isso que direito temos de impedi-los legalmente?
  Se um branquelo alemão com uma injeção pode ficar com a pele bronzeada e tem interesse nisso porque devemos impedi-lo?
  Se um negro tem interesse em clarear sua pele, seria um “pecado” contra sua raça?
  Se um japonês quer olhos “ocidentais”, qual o “real” problema?
  Se alguém de 1,60 metros quer ficar com 1,80 porque devemos negar isso ao indivíduo?
  O dogma é:

   Usar manipulação genética para curar doenças pode, usar para estética não pode..

  Por esse princípio deveríamos proibir o implante de silicones, mesmo que uma mulher se sinta muito melhor com seios maiores.
  Se quer se sentir melhor tome remédios, faça terapia, vá mais a igreja... por silicone não pode é uma “alegria falsa”.

  Para quem ainda não captou a mensagem:

  Estamos as portas da ciência tornar nosso conceito de raça muito subjetivo.
  Com o uso dos aviões misturamos demais nossos povos, com o uso da Internet misturamos demais nossas culturas, com os avanços da medicina podemos alterar demais nossas caraterísticas físicas.
  Caminhamos para ter super corpos e estéticas para todos os gostos.
  Sabemos que o diferente se destaca, um carro amarelo no meio de centenas de carros cinzas, chama a atenção, nos parece mais bonito.
  Quero dizer que se a maioria tivesse olhos azuis os olhos “bonitos” seriam os verdes ou castanhos.
  Para decifrarmos um enigma precisamos entender qual o problema proposto.

  Dizem que com intervenções estéticas todos ficaremos iguais, perderíamos a identidade individual.
  Como isso é possível se temos diferentes gostos!?

  Somos diferentes por dentro (mentalmente) e isso sempre se refletirá em nosso exterior.

  Por vezes definir algo como superior ou inferior é só uma questão de GOSTO.

  Razão e Emoção nem sempre contrarias, mas sempre necessitando de harmonia...






PS: Atente para o “caos” desse texto, a Harmonia dos Contrários.


      Assuntos tão variados que de alguma maneira se entrelaçam, se encaixam, dão uma organização ao pensamento.





Anterior          COMENTAR        Próximo 

23 comentários:

encrenca 1.141, disse...

(fritex)

Muito bom dia ao sr.!

Dá para por silicone na alma?
(haha!)
Intuo há décadas que sempre fui uma personalidade eminentemente verbal.
Recentemente, fiquei sabendo que "em outras paragens",fui poetinha.

Tenho muitas preferências,mas meu maior prazer é viver "turbilhonando" e encarar prosas "complicadas".
Viver procurando a "harmonia dos contrários" nas idéias.
Para que eu consiga continuar fazendo tal coisa com eficiência,marquei 2.013,como o ano de "conhecer".
Irei voltar com urgência para minhas leituras sistemáticas.
Meus comentários aqui talvez continuarão,mas estarão sempre consideravelmente resumidos.

Hoje,praticarei um ato de coragem.
Irei sair com o notebook.(vou ao templo)
Talvez,o ombro vai doer um pouco,mas não será nenhuma dor que o "massageol" não irá sarar,depois.
Desejo ler os sublinks dos seus últimos textos.

revista realidade 162 disse...

Mas,sr.William,eu acho o silicone "frontal" feioso,e irei explicar porquê.

Nós,brasileiras,não temos altura física para isso.
E além do mais,nos acompanha a ameaça da obesidade- que nos visita com frequência,com o passar do tempo.
Imagine como vai ficar a aparência de algumas que puseram silicone em si mesmas, daqui a uns anos.
Pessoalmente,sou capaz de tingir o cabelo,e já fiz isso uma vez.
Se eu fôsse "ricona", faria uma "lipo" de vez em quando.
Se eu ainda fôsse menina,procuraria uma terapia médica para ganhar bastante altura.(tenho complexo de "baixinha",por causa do meu metro e cinquenta e nove de estatura.
Sou quase a "menor" entre meus parentes,só a boboca da prima Gorghó é mais baixa do que eu.)
Mas, "silicone",me parece mais uma vaidade de ostentação.

Me deu um certo mal estar ver o menino de olhos azuis claros,no final da crônica.
Espero que seja montagem.
Pois um azul tão claro assim,indica problemas visuais...

Mas,vamos rir um pouco.
Se eu levasse muito a sério mesmo essa história de querer conquistar o sr.Hosaka,eu ia ficar loira ...(hehehe!...)

NIHIL METILENE disse...

Concordei com o assunto inicial da crônica,pois estamos bem longe de ser santos.
O natural em nós,é buscarmos o nosso interesse.
É diferente se desenvolvemos antes um vínculo com alguém,e depois é que vamos saber que ele(ela)tem um problema sério.
Mas,antes de existir tal vínculo,saber disso pode ter resultados imprevisíveis.
E está em nossa natureza evitarmos maiores transtornos,se podemos fazer isso,sem prejuízos.

O que o sr.tentou dizer,em suma,é que não podemos evitar os instintos,nem os sentimentos,nem as preferências.
Tem pessoas que se cansam da vida.
Lembra da atriz Leila Lopes,que sem nenhum motivo aparente,suicidou-se?

No meio social em que vivemos,e especialmente,em nossa classe média "emergente",não podemos nem falar que não desejamos sobreviver no futuro, a uma doença boboca.
Se bem que são mesmo problemáticas mesmo essas pessoas que não querem viver mais,porque "se cansaram".
Isso não é da natureza humana- se tais criaturas procurassem ajuda para si mesmas,encontrariam,e refariam seus vínculos "com o Todo e com as partes".
Suicídio por motivos fajutos,não é um bom exemplo para a juventude,e a maior parte da população existente,sempre irá compor-se de pessoas de menos de trinta anos.

O direito à modificação do corpo e da biologia,para mim,é quase sagrado,desde que todos os devidos cuidados existam,nessa empresa.
Apesar de que pessoalmente,eu não poria silicone...

Mas,em meus antigos textos "turbilhão",especulei bastante sobre como aumentarmos nossa inteligência,e isso tem a ver com modificações na fisiologia cerebral.
Comentei sobre o uso de métodos naturais e de métodos artificiais em tal consecução.
Discorri sobre "máquinas de meditar".

Então,vejo com complacência pessoas que fazem plásticas,lipos,que tingem o cabelo,que malham nas academias,etc.
Caso eu tivesse como meta principal,a modelagem física exterior,não hesitaria em tomar aqueles produtos de fisiculturismo.
Em suma, consigo ser um "pouco liberal" nesse assunto.

Minha irmã é que costuma modificar vez por outra,a aparência.
Mas,sabe o que eu acho incrível?
É não existirem roupas,perfumes,visuais,truques,nem ginásticas, que não sucumbam um dia,à obesidade.

Se queremos cuidar bastante do corpo "por fora",precisamos mais é afastar um mal,do que "gerar um bem".
De que adianta gastar dinheiro em lentes de contato coloridas por ex,se não conseguimos um jeito de parar de comer,e se nem sabemos o que nos leva a isso?
O grande mal do século,e o grande vilão da aparência física,e da saúde,é esse limite.
E nessa parte,a maior consecução futura nossa,que nenhum tratamento com células tronco poderá ainda nos dar,é superar esse mesmo limite.

Na parte mais simples,devemos nos autoinvestigar sempre,para podermos controlar nossos hábitos alimentares.
Na parte mais difícil,o médico,e o nutricionista,devem ser sempre consultados.

Depois sim,poderemos nos preocupar um pouco mais com "silicones",implantes capilares, em ganhar altura,etc,etc.
Mesmo a inteligência,tem muito a agradecer a um corpo de formas moderadas,pois celulite abdominal gera hiperatividade,e disso eu soube,em algumas leituras minhas do ano passado.

encantadora 100 disse...


Pratiquei uma redundância no texto anterior.
Disse a palavra "mesmo" duas vezes numa única frase,e tal "defeito" resistiu à revisão de texto que fiz.
Faz mal não,pelo menos a mensagem ficou compreensível.

Como o sr.falou em alguma coisa de cor amarela,no final da crônica,irei postar rosas amarelas.
Desejo um grande domingo a todos.
Abração.(o dia no templo,vai ser profícuo,hoje)

rosas amarelas

William Robson Anakin disse...


“Me deu um certo mal estar ver o menino de olhos azuis claros, no final da crônica.
Espero que seja montagem.
Pois um azul tão claro assim, indica problemas visuais...”
===========================
Mal estar!!!
Problemas visuais!!!!!

Caraca! Isso é que é dogmas cristalizados.

PASSEANDO


PASSEANDO 1


PASSEANDO 2


NIHIL METILENE disse...

Depois irei ler melhor aos "passeandos".

Seu problema é a pressa,sr.William.("pressa" em avaliar atitudes)

Não acho antinatural a pele escura em contraste com olhos azuis,tive um amigo no ensino fundamental,que era negro com olhos assim.
Já vi muitos,com olhos verdes.

A observação que fiz foi para o tom excessivamente claro da íris do menino da foto.
Acho que foi só cisma minha.
Adianto que gostei da imagem,teve muito a ver com o assunto.

'Brigada da atenção,até depois.



William Robson Anakin disse...


“A observação que fiz foi para o tom excessivamente claro da íris do menino da foto.”
================================
Minha esposa tem olhos verdes.
As vezes estão bem verdes outras parecem marrons.
É normal fotógrafos buscarem efeitos especiais ou aplica-los a fotos.

Continuo não entendendo o “mal estar”.

PASSEANDO




NIHIL METILENE disse...

E será bom o sr."não entender mais".

A foto ficou bonita,e adequada à crônica.
Eu que sou exagerada,em ficar "puxando certas memórias".

(não sei se levo o pc ou não.
me apareceu agora uma dor no ombro que não doía antes.
Mas,acho que vou levar assim mesmo).

encantadora 101 disse...

experiência em postar numa cadeira de ônibus em movimento.

Fiuzinho,estou conseguindo escrever!

Daniel disse...

Para Nihil.


"Se a felicidade existe, que ela seja sua eterna companheira...Que no seu rosto jamais brote a sombra de uma lagrima e sim o brilho de um sorriso. Nunca deixe de lutar por medo de errar ou se machucar, porque feridas se cura ... mas o tempo não volta ... Se a saudade aperta saiba sorrir e ser feliz...Faça de sua vida um circo, mas não da pessoa que te ama um palhaço...Jamais mude o seu jeito de ser para satisfazer as pessoas que você ama, pois quem gosta de você não muda apenas te completa..."

Daniel disse...

Sobre a escolha do sexos dos filhos.
Minha cunhada observou uma superstição e teoria interessante, e disse que quando a mulher casa com o cara que tem mais irmãs, a propensão para este casal ter filha é maior.
Ela escolheu seu primeiro esposo com base nisso, e acabou dando a maior alegria para o avô, pai dela, que só tinha mulheres na família. E ela teve dois filhos.

Daniel disse...

Sobre o gene e coloração dos olhos.
Lembro de ter visto isso na escola.

Meu pai tem olhos escuros, minha mãe tem olhos claros.

E funciona assim:

a= claros, A= escuros.

a (mãe) . A (pai) = 75% escuros.
a . a = 100% claros.
A . A = 100% escuros.

Daniel disse...

avós a.a + avós a.A = pais 75 claros.

Daniel disse...

75 %

Daniel disse...

ERRATA.

avós a.a + avós a.A = netos 75% claros.

tripitaka 866 disse...

consulta ao monge,

_faz tempo que não venho aqui.
Os sensitivos são honestos,e realmente captam nossos "senões" atuais,se enquanto esperamos o atendimento deles,fazemos a correta meditação.

"_Vc parece estar num "quarto escuro",desanimada com a vida,e com os resultados.
Tem medo de ouvir as notícias,por causa da "ruindade" do mundo.
Essa é uma hora para vc se lembrar do mestre Shinjo,que superou a crise do dharma.

Procure polir sua fé,e "se apegar mais" às verdades,agora.
Estude mais, pois com o conhecimento,vc irá conseguir iluminar seu momento atual."

Sim,ele acertou totalmente.
Eu vim para cá hoje,esperando poder fazer a pergunta literal,que iria merecer a resposta desse tipo.
Resolvi não fazer,e me apresentar ao ele,sem dizer nada,mas foi como se eu tivesse feito a pergunta.

O dia foi bom,até agora.
A minha maior chateação-e isso porque ando um pouco mais sensível,é que a revista "O Nirvana" não será mais publicada.

Doravante,vou anotar aqui, as "consultas" que eu fizer.
Estou saturada de anotá-las no word,e viver perdendo.

tripitaka 867 disse...


Essa "chateação com tudo" eu só poderia expressar direito em formato de versos,e nem isso estou preferindo fazer,atualmente.

Justamente num dia como o de hoje,eu já começava a ficar mais otimista.(depois de semanas...)
Aliás,faz uns dias...

Vejam o blog da Shinnio-en.
Os artigos que só podem ser acessados com senha,requerem a senha "daijo".

tripitaka 868 disse...

Para quem não sabe,

o mestre Shinjo,é o fundador da nossa ordem religiosa.

Daniel disse...

http://videolog.tv/video.php?id=760243

O Som do Silêncio

Daniel disse...

http://vimeo.com/56093731

MAN – A jornada do homem na Terra

Daniel disse...

http://www.naointendo.com.br/fotos/pressione

A persistência é a mãe do sucesso!

http://www.naointendo.com.br/videos/fazendo-musica-no-launchpad

NIHIL METILENE disse...

Para o Denytus,

obrigada pelo texto.
Muito inspirador nesse momento "saturniano"(regido por Saturno)
Se foi de sua autoria,parabéns!

NIHIL METILENE disse...

Nessa hora,reli a crônica "Tudo posso" e vi os olhos azuis muito claros do dr.House...ao mesmo tempo, por reler uma réplica do senhor a mim,lembrei do texto "Justiceiro do Asfalto",e coloquei-o no Favoritos,pois lá se encontra outro conto que eu escrevi.