quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Mim é Brasileiro



  “O que realmente querem os índios e o que alguns antropólogos querem que eles queiram...”




  Tem gosto para tudo, mas é difícil encontrar alguém que não goste de ter energia elétrica em casa.
   Li uma pesquisa feita com índios onde 86% deles preferiam morar em casa de alvenaria e 79% gostariam de ter banheiro dentro de casa.

  Às vezes fico pensando em coisas bem simples e quanto elas são importantes.
  Já pensaram se cada vez que sentíssemos vontade de fazer nossas necessidades fisiológicas tivéssemos que procurar um matinho?
  Até banheiro coletivo é ruim, bom mesmo é o banheiro da casa da gente.
  Sei lá, se pensarmos em um índio que vive na selva seu primeiro contato com o banheiro simples de uma casa pode ser meio estranho, mas com uns 3 dias de uso deve se tornar objeto de desejo, principalmente se tiver um bom chuveiro quente.
  Há poucas coisas que me relaxam mais que um bom banho quente ou morno dependendo do clima.

  Essas coisas existem, são tão acessíveis, por que nega-las as crianças índias!?

  Como “velhos chatos” defendemos que as crianças Índias devem viver totalmente alienadas do mundo moderno como se isso fosse algo precioso que nós mesmos perdemos.
  Só admitimos alguma modernidade lhes fornecendo cestas básicas e alguns remédios.
  Criança é criança, assim como minhas filhas gostam de piscina os indiozinhos gostam de nadar no rio.
  Assim como minhas filhas gostam de TV os indiozinhos... bem, tribos isoladas não tem essa POSSIBILIDADE.
  Não ter contato com TV é melhor para os indios, algum “sabe tudo” decidiu isso por eles.
  De uma certa forma eu concordo; a TV é uma janela para toda modernidade que nos cerca.

  Se pretendemos manter os índios presos no passado é melhor que eles não tenham uma janela para o presente.

  O que eu queria era tratar os índios como cidadãos brasileiros com possibilidade de acesso a tudo que nossa sociedade pode oferecer.

  Alguns conseguirão enriquecer, outros permanecerão pobres, mas acredito que a maioria chegaria a classe média... casa, carro, compras no supermercado sem depender da esmola dos “brancos”, Internet, casa de tijolos com vaso sanitário e um gostoso chuveiro quente.
  Coisas simples e tão importantes.




  Até 1999 eu não tinha tido contato com computadores, apenas observava a distância.

  Uma coisa começou a me incomodar muito, na empresa quem trabalhava com computador era tido como o supra sumo da inteligência humana, não eram como os trogloditas da produção.
(Eu era encarregado de produção)

  Como eu não conhecia computador não podia avaliar as pessoas pelo uso que elas faziam desse equipamento então as avaliava em outras coisas em conversas e reuniões.
  Pelas minhas observações as via como pessoas bem comuns, algumas até abaixo da média.
  Mesmo a distância o computador não me parecia algo muito complicado, era só uma calculadora crescida.
  Em 2000 fiz um curso na Microcamp e a facilidade do uso do computador me surpreendeu, acredito que não precisava nem ter feito o curso bastaria comprar um computador e ir experimentando.
  Já pensaram se eu fosse tratado como um indiozinho?
  Seria impedido meu acesso ao curso e ao comutador.

  Computador é só para a “espécie superior” que trabalha no escritório.😏

  Me encantei com programas como Excel e Word, mas o orgasmo mental veio a primeira vez que acessei a Internet, era a página inicial da UOL, tantos recursos, tanta informação.
  Pensei: Vou ter Internet na minha casa!

  Um indiozinho que veja minha filha usando um Tablet vai acha-la um ser muito superior, uma raça especial.
  Como dizer para o indiozinho que a diferença entre ele e minha filha não é racial?

  A diferença é que a FUNAI não se importa com a vida da minha filha e se importa muito com a vida do indiozinho... sabe tudo que é melhor para ele.  


  Tenho dúvidas... e você?



Mim é brasileiro.
Mim gosta banana (banana!)
Mas mim também quer votar
Mim também quer ser bacana (bacana!) ♫♫♫♫



“Eles não precisavam nem das leis das cotas.
 Bastava-lhes a permissão de ser brasileiros.”
  (Nihil)



..

19 comentários:

William Robson Anakin disse...

“Nenhum bem é mais importante que uma vida de realizações. E nisto está o nosso legado. Ou quem é conhecido pelo carro que teve, ou pelos milhões?” [Daniel]
=============================
Henry Ford, Chiquinho Scarpa, Airton Senna... entre tantos outros.

Ter um bom carro não é uma realização? Algum Santo o faz aparecer milagrosamente em sua garagem?

“Raoni Metuktire (1930) é um líder indígena brasileiro da etnia caiapó. É conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas.” [Wikipédia]

Quando eu penso em índio o único nome que me vem a cabeça é o do Raoni.
Ele ficou amigo do Sting o cantor da banda de Rock.

O Sting é rico, famoso e deve ter belos carros, vai ser lembrado por muito tempo.
O Sting já era famoso antes do Raoni... como vê:

“Suas idéias não correspondem aos fatos.”

Se você tiver uma vida humilde até o final de seus dias será lembrado por poucos.
E aí Daniel, onde esta o seu legado...

revista realidade 147 disse...

(texto principal)

Essa notícia para mim,é um "quase choque".
Minha visão sobre essas culturas nacionais,eram estereotipadas.
Coitados dos caras...

...mas certa vez eu vi no programa Fantástico,uma reportagem com uma tribo,que me deu a exata impressão de que eles não são ouvidos pelas ONGs.
Que os pedidos deles,muitas vezes,nem são levados em consideração.

Uma tribo havia formado um "exército paralelo" para se defender do ataque dos bandidos comuns das cidades,às suas malocas- porque o governo do Amazonas não os atendia em suas reinvindicações por uma melhor segurança onde vivem.
Em seguida,alguns funcionários da Funai foram entrevistados,e eu "senti" que eles nem estavam se importando com o problema daquela tribo,mas "viam com preocupação" o fato deles terem organizado uma "guarda paralela".
Achavam mais importante "desestimular essa indisciplina" do que o medo dos caiporas de continuarem a ser vítimas de violência.

Vou reler esse artigo,e a reportagem da revista.
Vou mostrar também para as pessoas daqui de casa,que "vivem sonhando com uma vida assim".
E que insistem em imaginar que o "atraso de vida" e que o "sofrimento" são algum tipo de mérito.

Ponto para o sr.,sr.Vizinho...
...o Brasil não está cumprindo suas promessas democráticas...
...e isso não só fomenta o atraso e a miséria,mas expõe pessoas indefesas à insegurança.
Como sempre, temos um racismo disfarçado em nossas paragens.

Eles não precisavam nem das leis das cotas.
Bastava-lhes a permissão de ser brasileiros.

encantadora 92 disse...

Se eu e muitos índios pudéssemos,viveríamos na Holanda,ou com nossa paixão pela natureza,faríamos uma Holanda,no Brasil.

Um bom dia a todos.

William Robson Anakin disse...

“O povo suíço, é um povo mais articulado, e experiente do que o povo africano.” [Nihil]
============================
Suas idéias não corresponde aos FATOS.
Segundo os principais estudos arqueológicos a humanidade começou na África, pela lógica é o povo mais experiente observamos aqui uma SUBVERSÃO DA LÓGICA.
“Sugerindo” INTERFERÊNCIA.

Os 2 textos que “faltam” sobre a Palestina visitam o Império Otomano e mostram como o Darwinismo Social tomou conta da humanidade enquanto pensamento dominante, mas se mostrou falho, ineficiente.
São textos incríveis vale a pena conferir.

Mas antes tenho mais 2 textos sobre o Brasil que eu gostaria muito que fossem compartilhados.
O que tem de especial neles?
A Filosofia Matemática se mostra em toda sua exuberância com cálculos, números, projeções e xeque mate em dogmas.
Garanto que são imperdiveis!

Sei, sei tudo parece meio bagunçado, mas o Blog tem uma matemática que vai alem dos números reais, chegamos aos números complexos, também estamos sujeitos as interferências...

Porque uma seqüência lógica de textos é quebrada?
Não sei, só sei que é assim...

William Robson Anakin disse...

Estou querendo comprar esse repelente eletrônico, mas estou em duvida sobre sua eficiência.
Quem já não comprou um produto e depois se arrependeu?
No meu local de trabalho no cair da tarde há uma infestação de uns mosquitinhos que picam ardido.
Se alguém tiver referências sobre esse aparelho pode me enviar em off.


PASSEANDO

William Robson Anakin disse...

Em seguida,alguns funcionários da Funai foram entrevistados,e eu "senti" que eles nem estavam se importando com o problema daquela tribo,mas "viam com preocupação" o fato deles terem organizado uma "guarda paralela".
Achavam mais importante "desestimular essa indisciplina" do que o medo dos caiporas de continuarem a ser vítimas de violência. [Nihil]
============================
Vi essa reportagem também.
É por isso que eu digo que por vezes assistir TV me dói demais da conta.
Mas ainda bem que tenho essa janela tão especial em minha casa, não quero abrir mão da possibilidade de liga-la quando eu quiser e assistir o que eu bem entender.

LIBERDADE, LIBERDADE ABRA AS ASAS SOBRE NÓS!

William Robson disse...

“Eles não precisavam nem das leis das cotas.
Bastava-lhes a permissão de ser brasileiros.” [Nihil]

=============================
Pata que puril!!

Isso ficou lindo!

William Robson disse...


HOMEM DO FERRO

PASSEANDO

Daniel disse...

Henry Ford, muito boa essa!

Hahaha

Airton Senna ... Poderia ser Nilton Benevides. Mas quem é Nilton Benevides? Eu não sei. Sei que nem todos podem ser campeões da formula um.

Eu estou falando de conduta. É justamente por isso que somos admirados e odiados, e todos temos ciência disso, ou eu deveria excetua-lo?

WILLIAM - Se você tiver uma vida humilde até o final de seus dias será lembrado por poucos. E aí Daniel, onde esta o seu legado...

E não é suficiente que eu viva uma vida humilde?
Por que eu procuraria pela morte em outros lugares?

Hoje, mesmo voce sabe que o motivo de ter um belo carro te faz virar alvo. E por que voce poderia querer contender isto com um bandido?
Não tem que contender. Tem que apenas entregar.
E logo voce se enche de seguros e cerca bem os muros da sua fortaleza. Solução inteligente? Talvez...

Até o final dos dias voce se lembrará que o que valeria a pena viver não era viver se entregando aos prazeres, mas sim preservar por uma vida humilde.

Não tem necessidade de ser conhecido por milhões e mesmo numa conversa entre amigos, da para saber qual amigo estaria com voce para tudo.

Daniel disse...

Li srta Nihil, encrenca 45 e 46, e achei inovador.
A srta tem muita criatividade.

emaranhado 157 disse...

Boa noite a vcs.

Agradeço ao sr.William por ter colocado uma frase minha em destaque,no texto dele.
Minha escrita hoje de manhã foi meio "passional",mas parece que deu certo.

emaranhado 158 disse...

Acho que o Nilton Benevides é um jornalista da "velha guarda" e se não me engano,eu costumava antigamente,escutá-lo na rádio TRianon(Am,São Paulo)
Talvez virou locutor esportivo.
Não tenho certeza.

turbilhão 1.248 disse...

Para o sr.William,sobre o povo suíço,

_idade não se relaciona diretamente à experiência nem ao conhecimento.
Senão,os índios seriam poderosos- pois são uma população tradicional nos países.

O povo africando pode ser mais velho do que o suíço,mas não conseguiu "crescer".
Já com o povo suíço,isso ocorreu.

William Robson Anakin disse...

“O povo africano pode ser mais velho do que o suíço,mas não conseguiu "crescer".
Já com o povo suíço, isso ocorreu.” [Nihil]
=============================
Esse seu comentário é extremamente perigoso para ser defendido sei que você o faz ingenuamente.
Como estou em uma seqüência complexa vou passar batido, não tenho tempo para desvios.

Se eu com 20 anos no geral sei mais que você com 40, isto sugere que eu seja intelectualmente muito superior.
Foi esse Darwinismo Social que levou homens como Hitler a acreditar que certos tipos de humanos poderia ser eliminada para melhoria da espécie.
Você sugere que por os Africanos serem “inferiores” os “suiços” deveriam ajuda-los, oras seria mais eficiente extermina-los e ter uma planeta Terra mais “suiço”.
Os menos adaptados dando lugar aos mais adaptados.
Qualquer agricultor sabe que para uma boa colheita tem que selecionar boas sementes, mistura-las com as ruins não será EFICIENTE.
Cuidado!

“As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras.” [Niet]

turbilhão 1.249 disse...

Fiuzinho,sr.William.

Eu não sugeriria(nem de brincadeira)que um povo é inferior ao outro.
Para meu comentário ter ficado melhor,falarei o que já falei outras vezes.
Que um bom clima,e uma boa paisagem,junto do isolamento das tribos,não são grandes impulsionadores da evolução delas,quando as mesmas ainda são primitivas.

O povo africano sempre teve a conjunção dos fatores supramencionados.
Já os suíços,assim como os outros europeus,viveram numa "terra dura de lidar" e por isso,desde cedo,viram mais vantagem em se organizar numa nação,e aceitar a influência dos vizinhos(outros países).

Agora,o povo "mais velho do mundo"(o africano) irá melhorar depressa,pois eles(os africanos) já se agrupam em países,aceitam alguma influência externa,e estão sendo pressionados internamente,pelas dificuldades que tem vivido.

======...mas,sr.William,o que haveria demais numa "raça" ser inferior mentalmente à outra,caso isso fôsse possível?
Tal evento não é verificável,pois a "raça humana" é uma só.
O que existem,são cores epidérmicas diferentes.

Mesmo que existisse tal "inferioridade",isso não seria justificativa para uma atitude ruim contra o grupo em questão.
Ao contrário,o certo seria todos os países ajudarem essas pessoas.
Talvez,uma "eugenia" acabaria sendo discretamente recomendada(ou seja,a "não procriação")- mas outra atitude seria absurda.
Não estamos numa sociedade darwinista_ ainda bem.

Não acho que sobreviveu uma mentalidade assim na Europa.

tripitaka 854 disse...

Ao sr.William e ao Denytus,

_irei por uma azeitona na empada de vcs.

Mesmo as realizações anônimas e que não ficam famosas,fazem história,e influenciam a "egrégora" do grupo.
Se eu tenho uma boa idéia aqui em São Paulo,e consigo realizá-la, na Austrália,e em todos os locais,irão aparecer pessoas com as mesmas soluções que dei a um assunto em questão.
Por isso,posteriormente,não irei me preocupar em escrever uma autobiografia.

Se podemos ter tudo,e ainda ter fama,ótimo,maravilhoso.
Mas,se nunca chegarmos a ter,tá bom também.
Desde que façamos algo importante.

Isso "não é meu".
Aprendi essa idéia,muitos anos atrás,com o filósofo Olavo de Carvalho.
Ela tem bastante a ver com a filosofia do psicanalista Jung.

sotonenses 31 disse...

Irei sequenciar os textos de ontem,quando falei sobre a "arte da dança".

Uma vez que eu sempre tive e que eu sempre vou ter interesse por movimentos físicos,acabei me tornando uma ciclista melhor do que me tornei "dançarina invisível".
Era daquelas que subia toda colina e elevação,que ia de uma cidade à outra,que buscava criança na escola,assim.

Com uma bicicleta bem comum.
Não havia essa história de "bike" naquele tempo.
Fui experimentar essas de aventura,aos trinta anos,e fiz um "sucesso daqueles" com ela.

Hoje em dia,estou destreinada,mas tem uma aqui em casa,que vez por outra,serve para eu dar uma volta na praça.

sotonenses 32 disse...


(a previsão)

Vejam as últimas três postagens que fiz no espaço em referência,dias atrás.
AS mesmas compõem um texto,digno de figurar nessa série de agora.

encantadora 93 disse...

como é linda a natureza.