sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Preciso de Cobaias

  “Quem está acostumado com o superficial não aguenta a pressão de quem vai até o fundo.”

  [Tainah Ferreira]

  Vamos a fundo em uma questão, me ajudem a meditar, sejam uteis para alguma coisa...



  O título é só uma manipulação para chamar atenção, a provocação também; na verdade preciso de colaboradores em uma pesquisa.
  Nos últimos 3 anos de avaliação anual médica minha pressão tem se apresentado acima da média, 160X92 – 156X93 - 183X91.
  Na última avaliação já “previa” um resultado alto, é esperado problemas de pressão com o passar do tempo e a minha estava com tendência de alta.
  Não foi nenhuma surpresa quando a enfermeira me recomendou uma consulta médica.
  Em todas a medições eu estava super tranquilo, meus batimentos cardíacos se mantiveram em 61.
  Marquei a consulta para o dia 18 próximo e o esperado é que comece a tomar alguma medicação para baixar a pressão.

  Vamos a complicação:

  A enfermeira me deu uma tabela para preencher com medições de minha pressão em pelo menos dois momentos diferentes do dia.
  Eu teria que comparecer a clínica e achei tudo muito trabalhoso, preferi comprar uma máquina dessas que prendemos no pulso e medir a pressão em casa.
  A máquina é devidamente certificada pelo INMETRO , conversei com várias pessoas, fiz muitas pesquisas e a máquina é confiável.
  Li o manual e ali é solicitado que braço e dedos fiquem relaxados e o pulso deve ficar na altura do coração.
  Depois de várias medições o “esperado” não ocorreu, houve uma subversão da lógica e isso me incomoda demais da conta.
  A máquina diz que minha pressão é absolutamente normal, minha última medição foi 119x77.
  A mais alta da sequência foi 129X74.
  Intrigado eu tirei a almofada e apoiei meu pulso na mesa, ficou de 5 a 10 centímetros abaixo do meu coração, a mesma posição que fica quando vou as avaliações, e sabem o resultado?
  A pressão alta estava lá, o resultado mais baixo foi 148x95, as outras medições foram todas mais elevadas nessa nova posição.

  Mais complicação:

  Nas avaliações o aparelho usado é daqueles que prendem no braço, teoricamente ele fica ao lado do coração, mas depende do braço.
  Meu braço não tem um padrão normal, fiz muita musculação, ele tem 43 cm de circunferência, a braçadeira acaba ficando mais próxima do cotovelo e apertando bastante.
  As medições no passado giravam em torno de 13 a máxima, mas é evidente que meu braço foi crescendo, não sei precisar quando meu braço passou de 40 não sou do tipo que fica no espelho se medindo.
  Optei pelo medidor de pulso devido à dificuldade em encontrar um medidor de braço que servisse no meu, e porque na pesquisa a eficiência era a mesma.
  E agora!?
  Preciso ou não preciso controlar minha pressão?  Como decifrar esse enigma?
  Eu não sinto nenhum dos sintomas de hipertensão, mas todos dizem que é assim mesmo, uma doença silenciosa.

“A largura da braçadeira deve corresponder a 2/3 do comprimento do braço, com comprimento suficiente para rodear bem todo o braço envolvendo cerca de 80% deste.
 Uma braçadeira muito estreita origina valores falsamente altos e por sua vez uma larga demais estará na origem de falsos negativos.  
[Wikipédia]

             
  O que eu preciso é que outras pessoas que tem esse aparelho de pulso vejam se faz diferença medir com o pulso na altura do coração ou mais em baixo.
  No manual que tenho a informação é bem clara e na posição indicada minha pressão é normal.
  Enquanto isso estou procurando um aparelho de braço que sirva no meu, me sugeriram alongadores, mas também estou em dúvida sobre a eficiência. Como saber com precisão se vai ficar largo ou apertado?
  O problema não é financeiro, provavelmente os remédios que terei que tomar conseguirei de graça na rede pública.

   O problema é tomar um remédio que não preciso.
  Colocar em meu corpo uma DROGA que interfira em sua HARMONIA.

OBS:  Quem puder colaborar com alguma informação mande um e-mail para o endereço abaixo que é menos congestionado, tenho uma certa urgência.
  Se eu levar ao médico uma tabela com medições normais ele não vai receitar nada, mas e se eu estiver precisando...brigaduuu!


terapiadalogica@gmail.com


anterior                                           <>                                                próximo

Nenhum comentário: