sábado, 31 de maio de 2014

Humildade


  "Quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”.
    [Bíblia]

  Segundo a Bíblia a crucificação de Jesus estava escrita desde o início do tempos.
  Se o próprio Deus escreveu esse roteiro ... quem poderia mudar!?

  Entretanto, vou deixar essa dedução lógica de lado para aproveitar a provocação da frase em destaque.

  Jesus se exaltou muito durante a vida, por isso foi humilhado em seus momentos finais?

  Nós fomos condicionados a pensar em Jesus como alguém “humilde”, mas lendo a história narrada na Bíblia é impossível.

 “HUMILDADE significa terra fértil, vem da palavra húmus que significa: solo sobre nós.
  É a qualidade das pessoas que procuram se manter no nível dos outros, ninguém é pior ou melhor do que os outros, todos estamos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.” 

  
  Jesus se dizia e se achava muito melhor que todos, NÃO teve uma vida de humildade.
  Veja essa passagem:

  "Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso.
   Entrou uma mulher trazendo um vaso de alabastro cheio de um perfume de nardo puro, de grande preço, e passou em Jesus.
  Alguns ficaram indignados, irritados com a moça.

😒 “Por que este desperdício de bálsamo?
    Poder-se-ia tê-lo vendido por mais de trezentos dentários, e os dar aos pobres.”

  Mas Jesus disse-lhes:

Deixai-a. Por que a molestais?
   Ela me fez uma boa obra.
   Vós sempre tendes convosco os pobres e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem; mas a mim não me tendes sempre.
  Ela fez o que pode, embalsamou-me antecipadamente o corpo para a sepultura."

  Não gosto de ganhar presentes.
  Além de arrogante e prepotente todos também me chamam de orgulhoso por isso.
  Sei lá, se for alguém que tem muito dinheiro e quer me fazer um agrado eu nem ligo muito.
  Mas pobre me dar presente... não me sinto confortável.
  Coisas simples como calçados e roupas não preciso ganhar.
  Sinceramente, se uma pessoa vai gastar 20, 30, 100 reais comigo prefiro que gaste com ela mesma ou ajude quem precise.
  O presente prova consideração e carinho?
  Acreditem, o presente para eu não significa nada além de um objeto.
  Quando alguém gosta da minha presença EU SINTO, objetos são totalmente dispensáveis.

  Dizem que nessa passagem bíblica eu não entendo a atitude de Jesus porque não sou cheio do "Espirito Santo".

  Em verdade eu vos digo que entendo e aceito a atitude de Jesus, não vejo nada de errado em alguém gostar de ser venerado ou de receber presentes, estou dizendo que EU NÃO GOSTO.

  O problema nessa passagem é que ela mostra que Jesus não era tão humilde quanto nos falam padres e pastores, a não ser que mudemos muito o conceito da palavra humildade.

  Jesus se acha o tal e merecedor do bom e do melhor:

  “Porque sempre tendes os pobres convosco, e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes”.
  [Jesus]

  Se eu estivesse no lugar de Jesus o que faria?
  Como a moça já havia derramado o unguento...não adianta chorar o unguento derramado.
  Não iria magoar a moça depois dela ter demonstrado tanta benquerença.
  Eu acalmaria os ânimos agradecendo a moça sem tirar a razão dos homens.
  Se fosse possível um milagre reporia o unguento, se tivesse dinheiro daria para os homens o valor para que distribuíssem aos pobres.
  Caso não fosse possível o milagre nem o pagamento ... falaria com jeito para que ela não fizesse mais aquilo ..."vai e não me presenteie mais." 😏

   Já passei por situações semelhantes algumas vezes.

   Certa vez duas funcionárias me presentearam com ovos de pascoa.
   Elas compraram com tanto carinho que não tive como recusar, mas pedi que não fizessem mais aquilo uma vez que eu ganhava bem mais que elas, o trabalho eficiente delas era o meu melhor presente.
  Assim que houve oportunidade comprei algo para elas, não lembro bem, acho que foram bombons finos da Ferrero Rocher.

  [Naquela fase eu ganhava um pouco melhor e me dava ao luxo de retribuir, hoje em dia quem me presentear é por sua conta e risco, vai receber um obrigado e nada mais... 😏]

  Se eu fosse poderoso igual Jesus aí que não iria querer ganhar nada mesmo, ficaria até envergonhado.
  É como o Bill Gates aceitar um tablet de presente de alguém que ganha salário mínimo no Brasil.
  Esse texto é público, quem convive comigo pode atestar meu comportamento.

  Você cristão que está indignado com esse texto esfrie a mente e tente compreender o que estou dizendo.

  Não estou me achando “melhor” que Jesus, estou dizendo o que teria feito no lugar dele.

  Eu entendo e aceito a atitude de Jesus nessa passagem o que não entendo é a exaltação de sua humildade.

  Ser humilde é ser pobre!?
  Me parece que essa é uma grande distorção do conceito dessa palavra.
  Mais uma demonização infantil da riqueza?
 
  Falar a verdade é arrogância!?
  Por todo o Novo Testamento Jesus diz que ninguém vai ao Pai senão por ele, isso NÃO é se colocar em uma situação de igualdade diante de todos os demais, podemos dizer que falta humildade.
  Mas se ele realmente tem essa condição ... por que não dizer!?

  Gates diz que você não entrará na Microsoft se ele não quiser.
  Se é verdade porque não dizer!?

  Um último comentário nesse “estudo bíblico”.

  “Ela fez o que pode, embalsamou-me antecipadamente o corpo para a sepultura."
  [Jesus]

  Note que Jesus sabia da sua morte eminente.
  Talvez por isso não agiu de forma diferente ao receber o agrado.
  A proximidade da morte física assusta a todos, causa confusão em nossa mente.
  Se Jesus humildemente se fez humano para relatar nossas dores ao Pai ... eu agradeço.
  Viver não é brincadeira não, mas a morte nos parece ainda mais sombria ... nisso nos igualamos a Jesus.

   


Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
Por me deixar respirar, por me deixar existir
Obrigado Deus! (Eu acho)

Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir
E pelas moscas-bicheiras a nos beijar e cobrir
E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir
Obrigado Deus!  (Eu acho)











.

Nenhum comentário: