segunda-feira, 4 de julho de 2016

Emburrecimento das Empresas

                                                

 

😒“Não é coerente um trabalhador, micro ou pequeno empresário defenderem o Liberalismo Econômico, pois logo que esse sistema fosse implantado, rapidamente eles seriam dissolvidos pelos grandes monopólios.”

[Comentarista - Julho 2016]

 

 

                                   

  Já acreditei nesse tipo de  previsão do pessoal "mais a esquerda" que as empresas grandes “canibalizariam” as pequenas.
  Eles ainda tem a forte contribuição de Hollywood para propagar esse tipo de pensamento.
  Como gosto muito de cinema fui bastante influenciado.
  Nos filmes em geral alguém rico (empregador) representa todo o mal, contra alguém pobre que representa todo o bem (empregado).
  Bancos 👿 ... merecem ser roubados.

  Mas vamos falar das pequenas empresas.
  Que vão deixar de existir esta sendo mais uma previsão furada dos "marxistas".
  Aqui próximo de casa tem vários mini mercados, eu deixo boa parte do meu vale alimentação no JL.
  Outra parte fica com o Enxuto, é um mercado maior, mas não faz parte das grandes redes.
  De vez em quando vou ao Wal-Mart.
  Carrefour, Extra e Wal-Mart já são hipermercados há tanto tempo que pela previsão dos esquerdistas pequenos comércios já deveriam estar extintos.
  Todos seriam incorporados por esses grandes grupos.
  Só que não.

  A maior parte da minha vida profissional passei em uma pequena fábrica de óculos, nosso maior problema não foram as grandes empresas, nosso maior problema foi competir com os “comunistas chineses” e o contrabando.

  Os Estados Unidos é um dos países mais liberais economicamente, está cheio de pequenas empresas e também empresas gigantescas que foram a falência.
  Empresas pequenas que eram desconhecidas como a Google, hoje dominam o mercado.
  Aqui em Campinas a gigantesca Mesbla fechou, a pequena Topic Modas continua.

  Outro país "símbolo do Capitalismo" é a Inglaterra, o que vemos por lá?

  

 “NA INGLATERRA, ABRE-SE EMPRESA EM 40 MINUTOS.

NO BRASIL, CERCA DE 90 DIAS.”

[Instituto Millenium]

 

  Será que lá só empresas grandes são abertas!?
  Pelo menos nessas economias mais abertas já deveríamos estar observando o fim das pequenas empresas.
  Os mais a esquerda "pregam" que assim que o Capitalismo é implantado rapidamente pequenas empresas são dissolvidas.
  Caraca, esse rapidamente esta demorado. 😊


  Mas porque o domínio total das grandes empresas não acontece?

  Vamos audaciosamente onde nenhuma mente jamais esteve...
😊


  Uma empresa por ser grande não esta imune a grandes prejuízos e falência.
  Basta pesquisar os últimos 150 anos e vemos que  muitas quebraram ou mudaram de mãos.
  Isso acontece por vários motivos "eu" elegi um principal.

  Administrar empresa é uma arte.

  A maioria das empresas começam familiar acontece que se o pai é talentoso para negócios não significa que o filho também seja.
  Claro que por sua vez o filho pode suplantar a competência do pai.
  Em geral se o fundador conseguiu montar um bom negócio e algum familiar continua administrando de maneira competente, a empresa vai se fixando no mercado.
  Se presta um bom serviço cativa clientes fiéis que trazem novos.


  

 

  “No dia 20 de março de 1963, chegava a Campinas-SP, o empreendedor João Batista.

 

  Instalou-se em um imóvel alugado, local que também sediava sua empresa.

  Um ano depois, devido ao sucesso já estava em imóvel próprio, também casa e salão, na Rua João Batista Alves de Souza, no Parque Industrial.

  Foi assim que, em 1967, Sr João fundou na cidade o “Comércio de Cereais Arroz Enxuto Ltda.”, com o nome fantasia de “Cerealista Alvorada”, que atuava na área de Secos e Molhados.

  A empresa comercializava no varejo aproximadamente 100 (cem) itens e no atacado brilhava e padronizava o famoso arroz enxuto.”

[Enxuto]

 

 

 

  Ouço esse nome “Enxuto” desde que me conheço por gente, a marca fixou na minha mente.

  Mas isso não quer dizer muita coisa, o importante é que quem administra a empresa HOJE mantem um padrão de qualidade satisfatório.
  É limpo, organizado, atendimento rápido, boa variedade.
  E o preço?
  É igual outros mercados do tipo, você tem que ficar atento as promoções e pesquisar.
  Por esses dias quase cai de costas.
  Vi uma maionese bonita no Enxuto, distraído nem olhei o preço, pedi a atendente um potinho de 500 gramas.
  Coloquei no carrinho e só fui olhar a etiqueta de preço no caixa.
  Acredite, 15 reais!!
  Caraca! O que tinha nessa maionese!?
  Comprar maionese no Enxuto ... só quando baixar muito de preço.

  O fato é que a previsão da esquerda que poucas empresas dominarão tudo no mundo sempre está longe de acontecer.
  Outro exemplo.
  Muitos criticam a poderosa Globo mas sabiam que antes dela havia a toda, poderosa Tupi?
  Se você pesquisar ainda encontrará outras emissoras que eram igualmente poderosas Record e Excelsior.
  A Record ainda existe, mas totalmente sob nova direção.
  O Edir Macedo comprou, manteve a marca e injetou muito dinheiro dos fiéis da Universal...

  A Globo será poderosa para sempre?
  Com o surgimento da internet a TV Globo nunca mais será poderosa como foi um dia.
  Eu passo mais tempo na Internet que assistindo TV, não sou um caso à parte.
  Se você me perguntar os nomes das atuais novelas da Globo eu tenho que pesquisar na Internet😊

  Por um tempo acreditei que empresas super poderosas um dia imporiam sua vontade ao mundo, mas durante a meditação o texto que surgia não apontava pra isso. 
  Comecei a analisar a dinâmica das empresas e não encontrei nenhum padrão que aponte para o domínio mundial de algum grupo empresarial.
  Todos querem dominar o mundo, mas é uma empreitada grande demais para qualquer um.

  
  As empresas que crescem muito passam por um emburrecimento, acabam quebrando ou mudando de mãos.
  Vou citar três casos atuais do que eu considero emburrecimento das empresas tirem suas conclusões.


1 - A Microsoft é uma empresa que marcou minha geração.
Sua capacidade de inovação e linha de produtos dominavam o mercado, me levava acreditar que a Microsoft seria a primeira grande empresa a cumprir a profecia esquerdista [Hollywdiana] de uma empresa que domina governos e dita os rumos da humanidade...
  A Microsoft passou por um emburrecimento tão grande que não consegue nem fazer um navegador que preste. 😲!
  Eu usava o Internet Explorer, faz tempo que migrei para o Chrome.
  Lembro que as páginas na Internet demoravam para abrir e não raro travavam.
  Acreditei que era meu computador que já tinha uns 4 anos de uso, comprei um bem mais potente ... o problema persistia.
  Eu tinha o Speed tentei aumentar a velocidade pagando mais, mas o emburrecimento da Telefônica não me permitiu.
  Assinei com a NET, 10 megas (pelo menos nominais) e o problema persistia.
  Mudei para o navegador Chrome da Google e todos meus problemas “acabaransese”.

 “Bill Gates, um dos cofundador da Microsoft, assumiu em uma entrevista que seu maior erro foi não conseguir firmar a empresa no setor de smartphones e conquistar o espaço ocupado pelo Android, do Google.”

[R7- Noticias] 

 

  A Microsoft fez diversas versões do Windows, a maioria delas pouco funcionais.
  Fiquei anos com a versão XP por ser mais confiável.
  Hoje uso o Windows 8 sem motivação para migrar para o 10.
  Gosto da Microsoft, torço para que ela continue grande e poderosa, mas quem ainda aposta que ela possa dominar o mundo?


2 - A HP era uma marca que eu respeitava bastante, para mim era garantia de qualidade e bom custo benefício.
  A primeira impressora que comprei durou anos.
  Era enviar e imprimir.
  Minhas filhas eram bebês, imprimi muitos desenhos para colorir.
  Escrevi o rascunho para um livro com centenas de páginas.
  Eu tinha um restaurante, imprimi muitos documentos.
  Evidente, um dia a impressora tinha que quebrar.
  Mesmo fazendo um barulho alto e estranho ela imprimia bem.
  Resolvi aposenta-la, doei e comprei outra HP sem fio ... uma droga de impressora, era enviar e torcer para imprimir.
  Por vezes gastava 3 folhas de Sulfite para aproveitar apenas uma.
  Choque maior foi quando acabou a tinta, um mísero cartucho 60 reais!
  Não adianta recarregar o cartucho, ela não o reconhece.
  Mesmo o cartucho original por vezes ela não reconhecia, imagine você pagar 60 reais em um cartucho e não conseguir usá-lo.
  Mandei para assistência, me cobraram 90 reais e os mesmos problemas persistiam.
  Acabei jogando uma impressora cara no lixo.
  Pensei ... foi azar. (algo comum na minha vida)
  Comprei outra HP mais simplesinha.
  Acreditam que não tinha cabo para eu conecta-la ao computador!?
  Li o manual de instruções e realmente o cabo eu teria que comprar a parte.
  Você compra um produto que só funciona conectado ao computador e a HP não te manda o cabo de conexão!
  A nova impressora funciona, mas não tem a qualidade da primeira que eu tive.
  Minha próxima impressora de certo não será uma HP.
  Os caras emburreceram!


3 - Eu compro umas balas da Arcor as quais acho de boa qualidade, elas tem um defeito grave, as embalagens são bonitas mas uma porcaria.
  Fico surpreso como a empresa não percebe e se percebe não resolve.
  Eu compro de pacote para economizar e o que vem de bala mal embalada é um espanto.



  Além de você perder a bala mal embalada ela ainda mela todas as outras.
  A mão fica desagradavelmente grudenta.
  Porque não colocam uma embalagem mais moderna!?


  Pessoal da Arcor, a embalagem "da direita"😊 é muito mais eficiente.
   Vocês tem bom conteúdo, basta o direcionamento certo.





  Enfim, as empresas não são perfeitas porque as pessoas não são perfeitas.
  Uma equipe competente não fica reunida para sempre e quando ela sai não há garantias que a qualidade e eficiência irão continuar.
  Também acontece a obsolescência.


 Obsolescência é a condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado.

 

  Faz muito tempo que não uso um Compact Disc para nada, assistir filme, ouvir música, gravar arquivos.
  Meu computador tem 2 anos e ainda não utilizei o compartimento para CD.
  CDs ficaram obsoletos.

  Fora esse ciclo natural de eficiência e obsolescência que as empresas passam, ainda resta considerar que as empresas quando crescem muito se tornam Sociedades Anônimas com ações na Bolsa de Valores.
  Isso quer dizer que elas passam a ter inúmeros donos, não tem mais aquele empresário senhor de tudo.
  Até você com algumas economias pode comprar ações da empresa e ser um pouco dono.
Mercado de Ações


 Se quiser ir além...

  “Você que fica repetindo feito papagaio que tudo pode naquele que te fortalece prove sua Fé, inicie uma empresa e com a bênção de Deus seja um grande empresário.”
[Capitalismo e Empresas]





“Bill Gates, um dos cofundador da Microsoft, assumiu em uma entrevista que seu maior erro foi não conseguir firmar a empresa no setor de smartphones e conquistar o espaço ocupado pelo Android, do Google.”








_____________________

Nenhum comentário: