quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Espiral


 "Pensa que o dia passado não volta mais!" 
   (Dante Alighieri)

 
  Não observo que a vida seja um circulo, parece mais uma espiral nos puxando para o centro de alguma coisa.
  Há também alguns vórtices no caminho, mas não irei falar deles hoje.

  Em um circulo, situações exatamente iguais se repetem infinitamente.
  Na espiral as situações se aproximam do que já aconteceu, mas com detalhes significativamente diferentes.

  Exemplo:
  Você esta no segundo casamento, é inevitável que muitas situações do primeiro se repitam, mas o detalhe é que é outra mulher, você já tem a experiência do casamento anterior, logo, a situação pode ser bastante parecida sem ser exatamente a mesma.

  Vamos para esse complexo pensamento da volta do dia passado, respire fundo, vamos nos deixar ser sugados pela espiral...



  Eu me descobri "burro" bem cedo.
  Por sorte nasci observador o que me permitiu descobrir o quanto sou burro bem cedo.  

  Notam a repetição do "descobri" e "burro".
  No entanto fui puxado para uma espiral que por vezes até me fez passar por inteligente. 
  Como isso é possível? 

                                                     

Observei que o “dia passado” volta em forma de "situação".

 

  Imagine essa ocorrência...

   Você esta dirigindo, o celular toca, você atende e naquele instante de distração falando ao celular bate o automóvel tendo grande prejuízo.

  Pensa que o dia passado não volta mais?

  Um mês depois você esta dirigindo, o celular toca e você pode mudar um DETALHE, pedir que a pessoa ligue mais tarde porque você esta dirigindo.
  Ou nem atende, o que eu acho mais certo.

  Percebe?
  Literalmente, o dia 29 de Setembro de 2011, é único, nunca mais vai acontecer, mas alguma situação ocorrida hoje pode se repetir outras vezes.

  Lembrei agora de um humorístico em que o indivíduo era surpreendido por uma pergunta ou argumentação para qual não tinha resposta e geralmente o ofendia.
  Na hora ele ficava: 

  😕 -"A é, a é, a é...."

  Depois de horas, já na casa dele ele pensava em uma boa resposta: 

  😠"Ah se eu tivesse dito isso naquela hora."

  Apesar do desfecho ser sempre o mesmo, tipo Zorra Total, eu ria porque era o meu "espelho".😏

  
  As pessoas me falavam coisas desagradáveis ou que eu na hora percebia que eram argumentações imbecis e eu só pensava em uma boa resposta horas depois quando já estava em casa. 
  Na hora eu ficava calado, pedia até desculpa mesmo por vezes tendo razão!

                                                   

  Observei que as situações se repetem, por vezes não muda nem a pessoa.

 

  Em casa eu comecei anotar as melhores respostas e até praticar a entonação de voz que elas seriam ditas, daí é batata, quando a situação se repete eu carco fumo.😏

 
Assim sugiram as "Bombas Mentais" que antes de explodirem em outras mentes explodiram em mim mesmo.


 
Comece a perceber que as situações se repetem com muita frequência, ao invés de ficar repetindo sempre os mesmos erros tente corrigi-los da próxima vez.


  Você não esta em um circulo onde as coisas se repetem infinitamente e temos todo o tempo do Universo.
  O dia que passou sempre esta próximo assim como nosso fim ... no final da espiral voltamos a ser "pó", poeira cósmica.

  Dizem que há outras possibilidades "espirituais", mas para isso ainda não tenho resposta.
  Fico no: "A é, a é, a é...











.

3 comentários:

tripitaka 258, turbilhão 822 disse...

Meu e-mail está "fora do ar" agora,portanto,não vou conseguir "copiar e colar" minha réplica de ontem,a essa crônica.
Tentarei um resumo.

A teoria da "espiral" vale tanto para as histórias conhecidas da rotina,como para as "historionas" de milênios atrás.
Eu- que me "sinto uma ex-Safo de Lesbos"- tendo conhecido a história dela há pouco tempo,vi que nessa vida,eu vivi vários momentos iguais aos dela,mas que eu superei melhor.

Acredito que as ´"memórias pregressas" habitam o interior do nosso sistema nervoso,e que a descoberta desse lugar onde elas estão,posteriormente,será uma melhoria na medicina e na psicologia,e vai colaborar para melhorar nossa memória "de rotina"- bem como irá atenuar a "doença da senilidade".
Isso porque eu imagino que "memórias antigas" habitam o mesmo lugar em nosso organismo,habitadas por memórias apagadas de décadas atrás.

Eu lembro nitidamente do senhor do "ah,é,é..." e ele era a "minha figura".
Eu precisei de completar um quarto de século(vinte e cinco anos) para ter "mais verbo" para prosas boas e ruins.

Incrivelmente,e apesar de eu parecer tão fluente,e de sempre ter escrito poesias - nasci com o "canal de comunicação em ruínas" e melhorá-lo,tem sido o trabalho de uma vida inteira.

Sobre esse tema,é isso.

Mala Madrugada disse...

Sr. ...Vizinho,

...depois de mais tentativas,e um resumo,postei a "tripitaka 259,Xamanismo" no espaço de réplicas da mensagem em destaque abaixo.(em duas partes)
De fato,o "blogspot" não guarda na memória, o primeiro texto que tentamos postar,como julguei por um tempo que ele fizesse.
A crônica estava longa,e mesmo tendo sido bem resumida,antes, pode ter ficado com uns quinhentos caracteres a mais,ainda.

Se eu cortasse mais,ia ficar ininteligível.
Preferi então,publicar quase do jeito que foi escrita ontem.
Também,essa suposição que fiz sobre a "memória do blogspot" não ocorreu no blog da Selma,como pensei.
Acho que por lá,numa ou noutra circunstância,eu só não tentei o suficiente.

Esse texto está razoável.
São idéias "esquisitas",mas dão pro gasto.(hahahaha...)

Nesse final de semana,ou na semana que vêm, irei mandar para o senhor um texto,ou poesia que desejo que desejo ver no "destaque"(e destarte, eu usarei os espaços "do texto ou da poesia" para meus "outros textos".
Os mais longos,por enquanto,pouco aparecerão)

Uma boa sexta ao senhor.

É "divertido" estar num novo blog,com outra aparência...

E-mail disse...

Renato Russo " O pra sempre sempre acaba".
Não sei para onde caminho, só sei que algumas coisas me dão prazer e posso fazer, pois os resultados são como foram os de antes e acabei por me permitir passar por experiências novas, novas batalhas, também decepções já conhecidas, porém, sempre algo de novo acontece, mesmo que não seja tão significativo.
O fazer o que gosto nem sempre bate com o que os outros querem, portanto, tento dosar, mas inevitalvelmente algumas coisas acabam por desagradar alguém.
É a vida em sociedade.
Algumas demandas são simples e, embora algumas rotinas acabam por se repetir, isso é natural, pois continuo sendo humano e tem coisas que não posso e talvez nem queira mudar.
Quero dizer que ser simples não é tão ruim assim, mas, ser complexo exige um isolamento cruel consigo mesmo, estar a frente, ser visionário e analítico o tempo todo, e isso muitas vezes traz a sensação de estar preso em uma cadeia de idéias não mensuráveis e que tão pouco podem aliviar as minhas dúvidas e anseios existenciais.
O seu desafio é entender muito do outro que vive de forma simples, e que, portanto, atingi os seus objetivos com mais facilidade, e descartar o estilo de vida complexo que acaba por arremessá-lo cada vez com mais força no abismo da existência, propiciando também que você deixe de enxergar até as coisas que universalmente são consideradas boas, e que estão ao seu lado, mais que deixou de ver, absorvido que se deixou pelo universo impalpável da tentativa de reconhecimento do outro e das coisas, com base em simples reprodução de um conhecimento que sequer pode ser comprovado, pois que nem tudo que era verdade ontem o é hoje, visto que se a sua interação com os acontecimentos forem mais substancial em virtude de sua experiência, o curso da história pode mudar, entretanto, você deve estar preparado para o melhor ou o pior, pois, como disse, não existem certezas, e isso é a vida em sociedade, as vezes se perde e as vezes se ganha.
Eu, escolho não afrontar tão violentamente meus instintos, porém alimentando de forma saudável e não alienante os instrumentos mentais que me permitem , quando necessário, o exercício do pensamento complexo.