sábado, 12 de novembro de 2011

Aviso Prévio


   O AVISO PRÉVIO é um "direito de mão dupla", BENEFICIA tanto o trabalhador quanto a empresa.
   Se a iniciativa da demissão é do empregado, cabe a ele cumprir o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.
 
  G1-Globo


  A matéria em destaque aponta que alguns parlamentares consideram o Aviso Prévio tão maravilhoso que querem ampliá-lo para três meses.


    Ou PENALIZA tanto o trabalhador como a empresa?

  Essa é mais uma daquelas leis questionáveis que a maioria acha maravilhosa.
  Na pratica a "intenção" da lei é dificultar demissões.
 
  Já se perguntaram porque é bom para Sociedade em geral dificultar demissões?

  Para entrar no emprego atual tive que pedir demissão do anterior.
  Não dispunha de 1 mês para assumir a vaga, era pegar ou largar.
  Para não perder a oportunidade paguei a conta.
  Fui beneficiado em quê?
  
  Pensemos em outra situação.

  Por N motivos meu desempenho no emprego não está satisfatório.
  Porque e empresa não pode simplesmente me demitir?
  Tem que pagar multa sobre o FGTS e aviso prévio.
  Isso beneficia a empresa em quê?
 
  Tem também situações além da vontade do empregado ou empregador.
 
  A empresa estava bem, mas com a valorização do Real diante do Dólar perdeu um grande contrato no exterior.
  É preciso diminuir 30% da produção
  Não pode demitir funcionários ociosos!?
 
  O processo deveria ser natural, se tem trabalho  contrata, se não tem demite.

  Por favor, evidente que a demissão nesse caso de queda nas vendas deve ser a ultima medida cogitada.
  Se for algo temporário, férias coletivas ou redução de jornada é mais lógico.
 
  Sei que muitos irão dizer que a empresa deve deixar uma reserva de capital para estas situações de baixa nas vendas ...mais uma!!
 
  Brasileiro tem essa visão infantil que toda empresa é uma galinha que bota indefinidamente ovos de ouro.

  Se eu enquanto empresário tenho sempre que estar preparado para o pior, prever tudo que possa dar errado, fazer reserva de capital para tudo ... é um excelente motivo para pagar o menor salário possível, contratar o menor número de funcionários possível.
  Afinal se tudo está bem este mês nada garante que o mês que vem também estará.
  Tenho que ser constantemente pessimista, acumular o máximo de capital possivel para dias difíceis que podem vir...

  O aumento salarial é algo que fico amarrado não tenho como voltar atrás, por segurança financeira é melhor evitar ao máximo.
 
  Demitir fica cada vez mais caro, logo, é melhor evitar contratar ao máximo.
 
  Percebem quanto a excessiva intervenção do Estado, mesmo com as melhores intenções, só complica o quadro geral?
                                                

  Na "minha visão", ser demitido NÃO é a pior coisa que acontece ao empregado.
  A pior coisa é ter muita dificuldade para conseguir outro emprego.


 

  Se eu entrei em um emprego para ganhar salário mínimo é porque precisava dele naquele momento, foi importante consegui-lo, eu sabia as regras do jogo, as condições de trabalho.

  Se depois de um ano já não aguento mais o serviço, deveria ser fácil me demitir.
 
  Se a empresa nota que eu já não tenho motivação e não tem muito que ela possa fazer a respeito deveria ser fácil para ela me demitir.
 
  Talvez o que eu precise  é apenas mudar de ambiente, posso até ganhar o mesmo salário mínimo  em outra empresa, mas fazer um serviço diferente procurar algo mais de acordo com meu perfil.

  O posto que eu deixei ou fui demitido irá ser importante para alguém que está vivendo o momento que eu vivi há um ano atrás.
  
  Sem a interferência protecionista do Estado engessando as coisas, empregados e empresários vivem e deixam viver, qualquer abuso por uma das partes temos o poder judiciário para arbitrar, não precisa o executivo/legislativo ficar se metendo em tudo.

  Esse Estado intervencionista só estressa as pessoas, leva tensão desnecessária para dentro das empresas, torna o país menos produtivo.
  

 












.