quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Kardecistas não são Cristãos

 

 

    😒“O Kardecismo é a única corrente cristã que apregoa a reencarnação.”
        (Comentarista)

 


    Os "espiritas" (kardecistas) se auto denominam cristãos, será que são?

  Biblicamente qual a essência do Cristianismo, qual sua fundamentação mais básica?
  É um pouco difícil dizer, eu "aposto" que é:

  "Cristo morreu para resgatar todos os nossos pecados."

  O homem não teria a mínima chance de ser salvo se não ocorresse o sacrifício de Cristo, o filho unigênito de Deus.

  Se todos que creem serão salvos ou se esta possibilidade de salvação só se tornou possível para os já escolhidos não é a brecha que quero entrar.


  O fato é que tanto em um caso como no outro a morte do cordeiro possibilitou o resgate da nossa divida (o resgate dos nossos pecados) permitindo uma "salvação" que sem a vinda de Cristo seria impossível; esse é o básico da crença Cristã.
  Quem nasceu antes da vinda de Cristo, mas acreditou firmemente na promessa de que ele viria cumprir a profecia e resgatar os pecados tem a possibilidade de ser  salvo.
  Quem nasceu depois e crê no sacrifício de sangue "pode" ser salvo.
  Não esqueçamos que segundo a Bíblia a salvação é um dom de Deus, nenhum homem por mais correto que seja pode ter certeza que viverá eternamente em um paraíso divino.

                                            

  No Espiritismo você mesmo terá que resgatar cada pecado, nem que passe milhares de anos, centenas de encarnações.



 

  Se espiritas NÃO acreditam que Jesus é o único caminho e que morreu para resgatar nossos pecados ... então NÃO são cristãos.

  Judeus e Islâmicos acreditam que Jesus existiu, mas que foi apenas mais um "profeta". 
  Como não acreditam que Jesus foi o filho unigênito de D'us/Alá e que foi crucificado para tornar possível uma salvação ... islâmicos e judeus obviamente não são cristãos.

  Na doutrina Kardecista Jesus não veio para resgatar nossos pecados, foi apenas um bom exemplo a ser seguido, um "espirito iluminado".

  Acontece que muitos bons homens já passaram pela Terra e realizaram grandes feitos, a descoberta do antibiótico (por exemplo) curou muito mais pessoas que a breve passagem de Jesus e continua curando através dos tempos.

  Em síntese, Kardecistas se designam Cristãos simplesmente por admirar a historia que chegou até nós sobre Jesus Cristo.

  Então vamos além...

  O personagem Jesus apresentado na Bíblia é tão admirável quanto pregam os Kardecistas?

  Até os 12 anos sabemos bem pouco de Jesus, só o reencontramos lá pelos 30 anos e ele morre com 33.
  É uma lacuna tão grande que não dá para dizermos seguramente que Jesus "moralmente" foi isso ou aquilo.
  Explico.
  Podemos pegar a vida de qualquer pessoa (eu ou você por exemplo) selecionar apenas as boas ações e deletar tudo que provocasse algum constrangimento.
  Separando só as parte boas (ou que achamos edificante) da vida de cada individuo até os 33 anos ... boa parte da humanidade poderia ser elevada a condição de "santo", "iluminado".

  O importante nessa meditação é perceberem que para o Kardecismo Cristo foi a encarnação de um espirito muito evoluído. 
  Não foi filho unigênito, espiritualmente isso não faz sentido.
  Não é o único caminho para "salvação", no caso espirita "evolução moral".
  Não resgatou nada, cada espirito deve resgatar os próprios pecados.

  Para os Kardecista Jesus foi só um bom exemplo de conduta que todos devemos seguir.

   Para as "correntes" Cristãs Jesus é o filho unigênito de Deus, seu sacrifício resgatou todos nosso pecados possibilitando a salvação.
  Jesus não é só mais um é o único capaz de tal proeza.

  Como uma religião ou doutrina pode se dizer Cristã e rejeitar o fundamento básico do cristianismo?

  É algo como me dizer Marxista e defender o Liberalismo Econômico!
  Me dizer ateu e pedir ajuda a algum espirito!

  Acredito que Kardec se auto denominou como cristão porque era uma "grife" de sucesso na Europa e no mundo, muitas outras seitas usaram o mesmo estratagema ... não estou dizendo que conscientemente.
  O que tem por aí de "cristianismo reformado" não é brinquedo não, faltou combinar com a historia relatada na Bíblia.

  Os Kardecistas se dizem Cristãos por tentarem viver como Cristo?
  Como eu disse, se baseiam basicamente em relatos de apenas 3 anos da vida dele, onde o ponto alto são milagres "surreais" difíceis de serem replicados e que nem sabemos se ocorreram de fato.
  Transformar agua em vinho, andar sobre as aguas, multiplicar comida do nada...

  Kardecistas se concentram nos milagres de cura, mas aí tem o efeito placebo, bom para "desconforto psicossomático" e nada eficiente para problemas físicos reais.
  Nunca vi, por exemplo, um cego de nascença voltar a enxergar depois de um passe espiritual.

  Se os Kardecistas admitissem que não são cristãos até poderiam ser mais respeitados como religião (ou filosofia), afinal Judeus, Hindus, Islâmicos, Budistas, Xintoístas...não são cristãos e estão bem posicionados no mundo, predominam em muitos países.
   Não sou "inimigo" do Espiritismo, na verdade foi a ultima religião que frequentei.
  Kardecistas se iludem que são algo que não são e lamentavelmente deixam de "evoluir" para algo que poderiam ser.


 

  

  
 😒 “A mensagem do evangelho é maior do que a crença de nós cristãos sobre a expiação dos pecados, e no evangelho os espíritas podem crer, mesmo tendo divergências quanto ao pensamento pós morte.”
  (Comentarista) 

 
 
  Qual a mensagem dos evangelhos?
  Pergunto isso porque o principal livro do Kardecismo é “O Evangelho Segundo o Espiritismo.”
 
 
 😒 “A boa notícia é que o reino de Deus está próximo, ou seja, cada um pode viver o evangelho sem depender de intermediário.”
 (Comentarista) 

 
   A “morte” está sempre próxima, pode ocorrer a qualquer momento.
  Se alguma consciência sobrevive a ela ... não é uma “noticia”, é uma “crença”.
 

 

  








5 comentários:

tripitaka 275,de bom dia disse...

Nem quero saber da cor da "fazenda".(tecido)
(kkkkk...)
Se eu perguntar ao mano Alarico,que é um menino esperto, se ele se considera cristão,por ser espírita,o mesmo não vai saber o que responder.
Acho que ele "desconfia da história",como todo mineiro,ou filho de mineiro,é desconfiado de qualquer coisa.(rs...)
Mas,eu também...hã...não sei.(hehehe...)

Isso se parece um pouco com uma Sei-cho-no-iê se considerar budista,se entendo bem.
Também a seita "Perfeita Liberdade" nunca disse que é seguidora do sri Santinho,mas sri Yogananda, foi um simpatizante do cristianismo.
A Self Realization Fellowship- é uma organização religiosa hinduísta,mas os que comandam as cerimônias,sempre fazem comparações entre trechos da bíblia,e dos vedas- algo que sr.Yogananda costumava fazer.

A bem dizer da verdade, acho os espíritas tão cristãos,quanto quaisquer outros cristãos,por terem a mesma conduta, o mesmo jeito de falar,e os mesmos ideais.
Até,eles tem as mesmas reclamações contra "esse mundo decadente".(haha!...)
Ponto pacífico.
(kkkk...)
E que não apareça nenhum Contravocê assustado por essas bandas.
Mas o Contravocê está na Itália,e indo em todas as missas de uma paróquia perto de onde ele mora,mesmo sem entender nada do que dizem.

Hoje é aniversário de um cristão que gosta de aparelhos eletrônicos.
Estou imaginando como vai ser meu "parabéns" para ele.
Não posso ficar pior do que o Po...digo,do que o JF (agora ele se chama JF)- que escreveu um textão ao mesmo ontem.
Ficarei um pouquinho aqui,depois irei lá.
Ontem fiquei um tempão no JD, reeditando um texto para o professor.
Não é muito fácil publicar ali,textos já existentes,e dar-lhes estética.

Até breve.

---

Lembrei disse...

Eu vi a tréplica do senhor ontem,sobre minha sugestão para um livro sobre organização e reengenharia nas empresas.
Mas, minha estada no JD, me deixou em silêncio no tempão que eu fiquei na web.

O senhor disse que atualmente,prefere escrever textos,a escrever livros.
Oxalá, seus textos todos ainda virem livros.
(rsrs...)

Acordei de bom humor.
Tomei um calmante fitoterápico,e dormi mais.
Estava precisando.

faltou disse...

...mais do que de costume.(faltou completar com essa frase)

Robson Z. Conti disse...

Olá William que também é Robson,

Postei este artigo com uma posição um tanto quanto concordante na Selma (http://grupodediscussaoreligiao.blogspot.com/2011/11/minha-vida-passada.html?showComment=1320819973699#comment-c7471028842246589639) e a Nihil pedir que eu o postasse também aqui.

Não julgo necessário postá-lo todo e apenas fazer alguns comentários em relação a um pequeno detalhe.

A tese de que Jeshuah ben Youssef (mais conhecido por Jesus, o Cristo) veio aqui apenas para nos salvar a todos com sua crucificação, bastando que tenhamos fé, é uma interpretação que ganhou força com Saulo de Tarso (mais conhecido por apóstolo Paulo) provavelmente para expandir a nova fé (que fica muito mais atraente quando te dizem que toda a porcaria que você fizer será esquecida se, no último minuto, você se arrepender e tiver fé na SUA salvação: a oferta é quase irresistível).

Apesar do paulinismo (juntamente com o tomismo) ser hoje a base filosófica do cristianismo, na ICAR ensinam que Jesus teria apenas nos livrado do pecado original (o do Adão e da Eva).

Ou seja, dizem claramente que, para todos os propósitos práticos, todos devem se comportar bem e seguir os mandamentos, senão vão direto para o inferno ou, na melhor das hipóteses, passar maus bocados após a morte antes de ir para um lugar melhor.

Que é o que ensinam também os ortodoxos e protestantes: ande na linha e reze para Deus salvá-lo.

O que não é tão diferente do que dizem os kardecistas e todas as doutrinas filosóficas dogmáticas (religiões) que eu conheço.

Até o marxismo, que é materialista de pai e mãe, e que transformou-se em religião em alguns locais, por fundamentar-se em princípios de Justiça prega que as pessoas devem se comportar de maneira eticamente elevada, mesmo sem punição ou recompensa em outra vida (mas que nesta serão fuzilados se não se comportarem de acordo com os livros sagrados marxistas).

O restante do seu post tem pontos de concordância com o comentário que eu fiz na Selma.

[]

Robson Z. Conti
Apenas a Verdade prevalecerá

P.S.: No Brasil tem muito espírita que não se declara assim no senso, há um sincretismo religioso muito grande, tanto que as maiores bilheterias do cinema nacional são de filmes espíritas.

ho-hó! disse...

boa noite a vocês.