quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Deuses Imperfeitos

 




“A imaginação é mais importante que o conhecimento.

  O conhecimento é limitado.

  A imaginação circunda o mundo.”

  (Albert Einstein)



  Essa frase de Einstein me provoca inúmeros textos.

  A primeira vez que li discordei ... mas tudo é relativo. 😏

  Meu ponto é que:

   Sem conhecimento a imaginação não passa de “fantasia”.

  No entanto "nessa meditação" a imaginação será nossa base, sem abrir mão de algum conhecimento...

 Átomos, basicamente são elétrons girando em torno de algum núcleo de prótons e nêutrons.

                         

 

  O elétron pode escapar dessa "órbita", precisa receber energia.

  O que impede que o elétron se choque com o núcleo é sua velocidade, "força centrifuga".
  (Calma, foi o que aprendi na escola.)

   Se tirarmos energia do elétron o esfriando ele tem uma orbita mais próxima do núcleo, chegando a grudar nele se conseguirmos chegar ao zero absoluto.
(-273,15°C teoricamente uma temperatura inatingível)

   Isso me faz “imaginar” que aquela matéria inicial anterior ao Big Bang estava sem movimento, sem energia, estava em zero absoluto.

  A medida que você vai tirando o átomo do resfriamento vai ampliando o movimento e os elétrons realizam suas orbitas cada vez mais distantes.
 Dependendo da quantidade de energia recebida ele gira tão distante do núcleo que acaba escapando, fugindo.

  Foi o que o companheiro Tales de Mileto acidentalmente observou.
  Fornecendo energia através do atrito entre os átomos da pedra de âmbar e a lã de carneiro, alguns elétrons giram tão distante do núcleo que escapam da lã e saltam para a pedra de âmbar que fica "eletrificada", com excesso de elétrons.
 (Evidente que Tales observou a ocorrência, não tinha o mais remoto conhecimento do porque acontecia.)

  Percebem que eu não falei em explosão, mas é certo que em dado momento ela inevitavelmente ocorreu.

   Com elétrons girando cada vez mais distantes do núcleo o choque entre eles é inevitável, ocorre uma fissão nuclear.

  Mas será que a explosão poderia ocorrer também com a perda de energia?

  Imagine que você tenha uma casa bem alicerçada, segura, mas resolve fazer um segundo andar.
  Se o alicerce foi projetado para um andar construir o segundo é arriscado.
  Se você construir o terceiro ou quarto piso fatalmente em algum momento essa estrutura se romperá na base, em seu "núcleo."

  Sem energia a matéria vai se compactando.
  Se compacta de maneira esférica porque átomos “devem” ter essa forma.

  A pressão em seu centro, seu núcleo, vai ficando cada vez maior, em dado momento, dependendo dos elementos que estão compondo esta grande bola de matéria sem energia que por isto mesmo vai "grudando", "caindo em si mesma" ocorre uma fusão nuclear que em uma reação em cadeia provoca uma imensurável explosão, jogando matéria energizada para tudo que é lado.

  Como não sabemos o quão grande é o Universo podemos dizer que observamos um Big Bang ocorrido em nosso quadrante sem compreender que no Universo os Big Bangs são cíclicos e que há outras forças envolvidas além do simples explodir e contrair.

  Além daqui não dá para prosseguir, seria ininteligível, então vou fechar o texto.

  Imagine agora que o Sol seja como o núcleo de um átomo e os planetas a sua volta sejam elétrons, onde cometas são elétrons que fogem se chocando com outros planetas ou errando pelo cosmos.

  Me parece que a dinâmica atômica explica muito mais o que vemos no Universo com nossos super telescópios que a teoria simplória da grande explosão explicando tudo.

  Pela própria dinâmica do Universo grandes explosões acontecem a todo momento, mas são consequências, efeitos colaterais.

  As orbitas, as galáxias, a velocidade que nos afastamos de outra galáxia, a “erraticidade” dos cometas...tudo desafia a lógica.

  Não conseguimos explicar satisfatoriamente como os átomos funcionam, quais são as forças envolvidas.

  É algo como dizer que um carro usa combustível sem sabermos definir que tipo de combustível.   
  Observamos que o carro se move, mas não temos a menor noção da duração deste combustível ou sua composição, há apenas inúmeras TEORIAS.

  Imagine só mais esta situação:

  Houve uma FUSÃO do espermatozoide com o ovulo, a reação em cadeia produziu você que vai expandindo até não caber mais na barriga da sua mãe.
  Você cresce (expande) fica jovem, seu corpo estabiliza fica adulto.
  Seu corpo envelhece (contrai), se nenhuma doença ou acidente ocorrer, em algum momento suas células entram em colapso e explodem.
 (Falência múltipla dos órgãos.)

  Para uma bactéria que vive em seu corpo, você é o Universo dela, ela nem imagina que fora dali existe outros corpos, outros "universos".

  Mesmo um vírus da gripe que através de um espirro saia do seu corpo e entre no meu, não conseguirá ter a percepção de que "mudou de universo".

  Lembram quando eu falei que temos uma visão tridimensional e não conseguimos enxergar um universo quadridimensional mesmo que ele exista?
  
  Um vírus é tão pequeno, “sua visão” alcança um ponto, ele não tem como enxergar um sujeito tridimensional como eu ou você e de certo sabemos que existimos.

  Também lembre-se que eu disse que aqui não existe o Tempo, mas este "não existir" o que significa...isto é muito complexo...significa que vivemos sempre o tempo presente.
  No caso do tempo somos como os vírus, só enxergamos o ponto que estamos.

  Então para enxergarmos outros Universos, outros Big Bangs, (caso eles existam), uma opção seria desenvolver algum equipamento que nos permitisse enxergar em 4D, sua base de funcionamento pode estar no estudo profundo do movimento de spin, quem sabe com esses modernos aceleradores de partículas consigamos alguma coisa...

  Talvez com a morte biológica nossa mente atinja naturalmente essa característica de enxergar em 4D e se deslocar no Tempo, mas são só brechas que se abriram no Abismo, só sei que nada sei.

 
  O dia que compreendermos certas forças e manipula-las estaremos muito perto de sermos quase deuses, imperfeitos, mas com grande poder.


  Se existir um Deus (deuses) nada obriga que ele seja perfeito, mas de certo deve ter grande poder.