sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prazeres da Juventude



 


 "A velhice é uma tirania que proíbe, sob pena de morte, todos os prazeres da juventude."

 (François Rochefoucauld)




  Evidente que não sei o quanto sou diferente de outras pessoas.
  Afinal, apesar de me colocar muito no lugar dos outros nunca fui ninguém além de eu mesmo.

  Considero importante vivenciar os prazeres da juventude, basta ter cautela se quiser viver bastante para envelhecer ou não prejudicar muito sua qualidade de vida.

  Alguns casam (ou tornam-se pais) tão cedo!
  É inevitável que o casamento ou a maternidade atrapalhe muitas experiências da juventude.

  Me surpreende que um dos motivos que as pessoas apresentam para terem filhos rapidamente é que no futuro parecerão irmãos e não pais dos seus filhos!!
  Que gosto mais questionável.
  Sacrificar experimentações da juventude para quando mais velho se passar por irmão do filho!?
  O prazer do indivíduo é que um passante ou um amigo diga:

   "Você parece irmão do seu filho."

   Isso não quer dizer necessariamente que você é jovem (seu filho pode ter 50 e você 66); quer dizer que você quando poderia estar vivenciando a juventude preferiu o trabalho árduo de ser pai.

  Eu pareço pai das minhas filhas e como sou pai mesmo não sei qual o aborrecimento disso!?
  Quem vira pai muito cedo não teve juízo, cautela.

  A juventude tem que ser vivida em “seu tempo”.
  Vamos considerar jovem alguém até os 30 anos.

  Quem não conhece aquele cidadão que casou cedo, lá pelos  20 anos.
  Depois de algum tempo quando ocorre a separação quer “recuperar o tempo perdido”, viver o que não viveu.

  A vida não funciona assim.
  A adolescência só acontece uma vez.
  Agora o cidadão tem filho, tem pensão, é alguém que uma moça de BOM SENSO tem que ponderar muito se quer entrar nesse tipo de relação, com ex-esposa e filhos do outro casamento.

  Se você aproveita a juventude com responsabilidade a velhice vem suave, sem muitas complicações.

  Nunca fui muito bom de futebol, mas os colegas convidavam para jogar e eu ia, sempre que foi possível participei.

  Hoje não tenho preparo físico para jogar, mais que isso não tenho vontade de ficar correndo de baixo do Sol atrás de uma bola de futebol.
  Logo, a tirania da velhice não me parece tão tirana assim, as limitações biológicas vão sintonizando com a disposição mental.

  Se jogar futebol fosse um prazer tão grande relativo a minha natureza, eu com certeza ainda estaria frequentando campinhos.
  Sem sonhar em ser um grande profissional nessa área, jogando apenas por prazer, é o que faço escrevendo, foi um prazer que apareceu cedo e me acompanha até hoje.

  Duas grandes tiranias da velhice são a debilidade física e a perda da “beleza”, poder de sedução.
 (Para quem por muito tempo foi atraente, quem nunca foi... não sentirá falta.)

  No mais, vejo as pessoas tendo saudades de "sentir o que sentiam".

  Vou tentar explicar.

  Aquela mulher ou homem com uma certa idade já não sente tanta vontade ou necessidade de sexo, mas sente saudades daquele sentimento que a levou a fazer certas loucuras que renderam boas histórias, "se chorei ou se sofri o importante é que emoções eu vivi."

  Tipo, eu já não sinto tanta vontade de jogar futebol, mas lembro de quanto era gostoso ir se aventurar em campos distantes, por vezes só um ou dois sabiam o destino final, com quem iríamos jogar era uma incógnita até o jogo começar.
  Joguei muito nos campos de terra da Lagoa do Taquaral depois do serviço, os papos e as disputas alimentavam as conversas da semana inteira, as dorzinhas no corpo também.

  Sinto saudade de sentir aquela vontade de jogar futebol.


  Lembrei agora que fui com muita ansiedade assistir Rambo 3, a fila dava volta no quarteirão do Cine Windsor.
  Hoje, filmes como aquele não me fariam nem ir ao cinema quanto mais enfrentar fila.



  O filme evidentemente continua o mesmo, eu é que “amadureci”.


"Meu coração ficou frio"


  Ter saudades da juventude é natural.

  Não querer amadurecer complica muito nossa vida, a velhice passa a ser vista como tirania quando "democraticamente" vem para todo mundo que conseguir sobreviver a juventude...
  





  Conan, o bárbaro.
      Quem lembra?😏


✧✧✧

 
.