quarta-feira, 7 de março de 2012

Beira do Abismo

    “Ninguém pode pronunciar-se acerca da sua coragem quando nunca esteve em perigo.”
 [François de La Rochefoucauld] 

  Desejo tudo de bom aos outros, mas entendo que passar por grandes dificuldades nos faz entrar em contato com uma parte de nós que muitas vezes desconhecemos.

  Como sempre meditei muito eu imaginava o que iria acontecer caso minha vida desandasse.

  Não colocaria mais limites no meu pensamento, iria até as profundezas do abismo.

  Tinha receio que isso me tornasse excessivamente recluso, então preferia ficar confortável em uma religião, me manter mais sociável, fazer parte de um grupo.

  Minha vida desandou e aconteceu o imaginado.

  Há pessoas que ao passar por grande sofrimento ficam ainda mais religiosas, outras viram ateias.
  No meu caso não fiquei mais religioso nem ateu, me considero um Livre Pensador, sem as amarras do ateísmo ou teísmo.

  Quer uma amostra?
  Vem comigo, vamos flutuar pelo abismo dos pensamentos, sem amarras, apenas sendo sustentados pela lógica.

   “Ninguém pode pronunciar-se acerca da sua coragem quando nunca esteve em perigo.”
  Leio e escuto muitas mensagens teístas açucaradas, nas redes sociais e no cotidiano.

 “Deus está no comando”.
  “Deus é fiel.”
  “Tudo posso naquele que me fortalece.”
  “O Senhor é meu pastor e nada me faltará.”
 
  Falar das pessoas que tem a vida cheias de grandes dificuldades e nem sabemos o que ela está agradecendo tanto seria fácil.
  Vamos meditar sobre algo que não vejo por aí, não lembro de ter lido ou ouvido em nenhum lugar.

  Audaciosamente ir onde nenhuma mente jamais esteve 😊.

  Muitas pessoas que conheço do Face ou pessoalmente, agradecem a Deus algo que na pratica deveriam agradecer a seus pais.

  O jovem não trabalha, mesmo assim tem vida de razoável fartura e por isso posta frases teístas açucaradas.
  Por vezes trabalha, mas não fica muito tempo em nenhum emprego ou ganha pouco.
  Tem casa, comida, Wifi, usa o carro da família ... enfim tem uma vida bem acima do que poderia de fato pagar.

  Tá, daí a pessoa diz que agradece a Deus por ter lhe dado esses pais.

  Lembram-se do texto como é fácil ser Deus?


  Tudo de bom creditamos a Deus e tudo de mau creditamos a humanidade (ou Lúcifer), não precisamos nem PENSAR, não podemos pensar.

  É bom é de Deus, é mau é o maldito homem ou Lúcifer.

  Observamos que nem todos os pais têm juízo, então quem não teve a sorte de nascer em uma família estruturada deve fazer o quê, agradecer ou culpar a quem?

  O indivíduo que tem pais razoavelmente responsáveis, uma vida razoavelmente tranquila é muito cômodo não fazer grandes questionamentos Filosóficos.

   Antes de prosseguir quero dizer que não estou fazendo algum tipo de condenação a essas pessoas “filhinhas de papai”, apenas estou analisando uma situação.

   Vejam minhas filhas, elas vão a igreja com minha esposa, tias e vó.
  (Texto originalmente escrito em 2012.)
   Consideram o Deus Bíblico o cara, são o tipo de garotas que postam frases açucaradas no Face.

  Mas também, como elas podem dizer que Deus ou a vida não são bons?

  Comida farta, passeios, carinho, atenção, acesso a ótima tecnologia, boa casa, bom bairro, boa cidade...

  Fome, violência, falta de moradia, pai batendo na mãe, mãe drogada ou alcoolizada, são coisas muito distantes delas, são como um filme, “não acontece de verdade”.
  No máximo elas veem em noticiários.

  Certas coisas são muito complexas.
  É meio alienante ver pessoas como minhas filhas postando no Face uma “coragem” uma “Fé” que elas mesmas nem sabem se tem porque nasceram em uma família estruturada, com pais responsáveis, logo, as dificuldades são bem amenizadas.

  Minhas filhas são crianças, mas há adultos que estão desempregados ou ganhando bem pouco, como o dinheiro é só para eles (papai e mamãe bancam todo resto) então...

  “Ó, glória a Deus!”
  “Tenha coragem e Fé!”
  “Tudo posso naquele que me fortalece!”
  “A vida é um milagre de Deus.”

  Não quero que minhas filhas ou essas outras pessoas que nasceram em bom lar passem dificuldades, claro que não.
  Mas fico meditando se é possível essas pessoas como minhas filhas praticarem uma Filosofia de boa qualidade sem a necessidade de serem jogadas no fundo do poço, sem passar por grandes sofrimentos e dificuldades.

  Será que é possível que saiam de seus mundinho e consigam se colocar no lugar dos outros observando outras situações?

  Esse pensamento se assemelha ao de meus familiares no texto anterior?

  “Só as dificuldades promovem contato verdadeiro com Deus?”

   Só as dificuldades podem conduzir o pensador a uma Filosofia de boa qualidade?
  Um contato “verdadeiro” com a Sabedoria?

   Ninguém pode pronunciar-se acerca da sua coragem quando nunca esteve em perigo.
  Quanta fé realmente minhas filhas tem?
  Pedro diante de uma dificuldade negou Cristo 3 vezes.

   Você já esteve em perigo, passou ou passa por grandes dificuldades, mas permanece na fé?

  "Alguns são tidos como corajosos só porque tiveram medo de sair correndo."

  Preferem ficar no conforto mental de algum grupo, alguma religião.

  E eu?
  Fiquei extremamente recluso.
  Não saio correndo, não saberia pra onde.
  Apenas caminho, é preciso.
  Não sou corajoso, mas enfrento meus medos ... se for necessário.
  Estou estranhamente confortável a beira do abismo ...
 




  Não.
  Esse texto não irá continuar, ele ficará inacabado, complete-o como achar melhor, sinta sua mente caindo no abismo sem fim...



.