sexta-feira, 30 de março de 2012

POLITIKOS

   “O homem sábio não deve abster-se de participar no governo do Estado, pois é um delito renunciar a ser útil aos necessitados e uma covardia ceder o passo aos indignos.”
 [Epíteto]

 Encontro muita gente falando mal de política e políticos e encontro  poucas pessoas que sabem que “Pólis” é o mesmo que cidade e “politikos” é o mesmo que cidadão, pessoa nascida na Pólis.

  O interessante é que “Burgos” também a grosso modo é cidade e burguês é quem mora na cidade, logo burgueses são indivíduos que moram nos Burgos.
  Já contei aqui porque os moradores das cidades foram demonizados pelas Monarquias, Teocracias e Comunismo enquanto os “camponeses” foram santificados.

   Se eu tivesse alguma oportunidade de exercer um cargo político tentaria honrar esta nobre arte e se você tem esta oportunidade ao invés de ficar reclamando deveria se candidatar e tentar fazer a diferença “positiva”,  de gente indigna eleita já estamos cheios, vamos falar da maravilhosa arte que é a POLÍTICA, vem comigo!
===============================
 No Face foi postado a foto de um garoto com um cartaz pedindo que o Governador acertasse com os professores porque a mãe dele não tinha dinheiro para pagar escola particular. [Não consegui trazer a foto]
  Foram tantos textos gritando que minha mente parecia que iria explodir, vamos audaciosamente ir onde poucas mentes chegam.

  Porque como o pequeno garoto temos esta ilusão de que o Governador tem algum dinheiro?

  Porque temos esta certeza de que se o Governador não acerta com os professores é apenas por falta de vontade, incompetência ou até desvio de dinheiro para seu próprio bolso?
  Se o Governador decidisse hoje dar 100% de aumento a todos os professores, o que você acharia disto?

  “Maravilhoso, os professores merecem, até que enfim um bom Governador, agora só falta dar 100% para os funcionários da saúde e segurança publica.”
  “Viva o Governador!”


  Vou contar uma coisa para vocês.
  O Governador tem um salário razoável e tem algum dinheiro, mas o dinheiro do Estado NÃO É DELE!
  Eu gosto do zelador aqui do prédio, é gente fina, desejo um ótimo salário para ele, mas se minha esposa tirasse 100 reais da minha carteira para dar para ele... eu iria ficar com a cabeça quente, iria cheirar chifre queimado...

  Da mesma forma o dinheiro que o Estado dispõe é de todos os cidadãos que pagam impostos, o Governador não pode ir metendo a mão na nossa carteira e gastar a bel prazer.

  Aqui em SP o Governador é o Geraldo e mesmo que eu não tivesse votado nele eu tenho comigo que elegemos um Governador acreditando que ele possa ser um bom administrador dos recursos públicos, um bom administrador do dinheiro arrecadado com impostos.
  Oras, antes de festejar este Governador maravilhoso que sai por aí dando aumentos de 100% para todo mundo, quero saber se há dinheiro para isto.
  Sim, porque a única intenção do Governador pode ser se candidatar a Presidência e por isto faz uma gestão populista e o futuro do Estado e o meu dinheiro que explodam!
  Gente, gente, gente... não somos mais garotos.
  Temos que nos interessar pelas finanças do Estado, fiscalizar como o dinheiro dos nossos impostos são gastos.
  Não é o Governador que paga os salários dos professores, ele só assina a papelada, ele só esta lá porque NÓS colocamos ele lá, para cuidar do nosso dinheiro, dos nosso interesses, em nenhum momento demos o Estado para o Geraldo.
  Quem acerta com os professores é toda sociedade, somos nós que decidimos quanto estamos dispostos ou podemos pagar aos professores.

  Se você prefere gastar dinheiro com Copa, Olimpíadas, Trem Bala, Comissão da Verdade, elegendo políticos que você já sabe  que são corruptos ou não tem competência para o cargo... explique isto para o garotinho que segura o cartaz porque eu NÃO CONSIGO!



anterior                                           <>                                                próximo