terça-feira, 3 de abril de 2012

Brasil X Argentina


  “Videla governou a Argentina nos primeiros cinco anos do regime, é considerado o principal arquiteto do plano de repressão estatal que resultou em 30 mil mortos e desaparecidos.


  A Comissão Nacional da Verdade, em seu relatório final, reconheceu 434 mortes e desaparecimentos políticos entre “1946 e 1988” (A ditadura militar começou em 1964), dos quais a maioria ocorreu no período da ditadura.

  O Centro de Documentação Eremias Delizoicov e a Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos, organizaram um site em 2010 listando 383 mortos e desaparecidos políticos.
   
  Seja 383 ou 434 não são apenas números, são vidas que foram encerradas violentamente.
  Principalmente para quem perdeu filho, pai, mãe ... é uma dor que não será esquecida.

  Sei que esse é mais um daqueles textos que irão me achar frio e calculista, mas sem ignorar a emoção a razão orienta minhas meditações.

   Existe um movimento grande para investigar crimes cometidos na ditadura militar, punir quem cometeu e indenizar os familiares das vítimas.

   Se olharmos só para essa questão e ignorarmos tudo mais parece uma causa justa, mas...

  Em 2010 no Estado de São Paulo houve 4.320 homicídios, no Brasil todo 52 mil.

  Todos nós estamos HOJE sujeitos a grande dor de perder um familiar ou pessoa querida.
   Sou pragmático, prefiro gastar o dinheiro dos impostos combatendo as injustiças que acontecem na minha geração.

   Meu principal compromisso agora é viver bem e deixar um mundo melhor para minhas filhas.
  Não vejo lógica focar minha atenção em erros cometidos pela geração anterior, me basta as informações disponíveis, justamente para que eu não repita os mesmo erros, essa caçada as bruxas da década de 1970 não nos traz nenhum benefício.

  Há muito crime para combater aqui e agora, nos concentremos nisso.

   Li uma manchete mais ou menos assim:

  “Em relação a outros países da América Latina o Brasil não tratou o julgamento da Ditadura com o rigor desejável.”

  Caraca!
  É porque a nossa ditadura não foi tão rigorosa quanto as de nossos vizinhos!

  Depois de investigar bastante (os principais interessados) chegaram a cerca de 400 desaparecidos, vamos considerar que todos foram mortos.
  Vamos além, dobremos o número (só para reforçar meu posicionamento), digamos que por ação direta dos militares foram mortas 800 pessoas.
  Na vizinha Argentina foram 30 mil.
  Vejam que mesmo com meu exagero o número de “desaparecidos” no Brasil não chega a 3% dos números argentinos.
  Se considerarmos que a população brasileira historicamente é bem maior que a argentina, nossa ditadura seria um cisco no olho se comparada com a trave em nossos vizinhos.

  Sei lá, fora a criminalidade vejo tantos outros problemas econômicos e sociais, mas as pessoas parecem “anestesiadas”.
  Já somos um país desenvolvido!? (Ano 2012)
  Copa, Olimpíadas, indenizações milionárias a guerrilheiros...
  Na minha mente toca um dramático tango argentino. 
😭





   


.


13 comentários:

William Robson disse...

Brasil Avalia a Leitura Como Uma Atividade Chata:
“A Televisão ganha disparada de qualquer outra atividade ( pergunta: rigorosamente assistir televisão( ou meramente 'assistir" como hoje se fala correntemente ) trata-se de uma atividade ? Passiva , talvez ; ativa , certamente que não. Apertar botãozinho de controle remoto é o máximo de 'atividade' no ato de assistir.” [Roberto Martins]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-
Não entendo muito bem porque tratam a TV como uma “inimiga” do livro onde como em um conto da carochinha a TV é a bruxa malvada e o livro o príncipe encantado.
Se “apertar o botãozinho é o máximo de atividade”, DIALÉTICAMENTE podemos dizer que virar a pagina é o máximo de atividade com relação ao livro. Não te parece muito reducionismo?
Ah, mas o livro te leva a pensar... e os filmes e programas não!?
Olha, eu sou desta geração que cresceu em frente da TV e muito, muito mesmo do que eu penso foi meditando sobre coisas que vi na TV.
Já escrevi aqui sobre vários filmes que me deixaram extasiados como Exterminador, Matrix, Jornada nas Estrelas, Guerra nas Estrelas, Beleza Americana, o Naufrago...
Acompanhei varias novelas e me diverti muito com elas, uma que me lembro foi “Que Rei sou EU”, uma novela muito reflexiva. “Vale Tudo” também foi interessante, esta “Chocolate com Pimenta” assisti quando passou e é bem engraçadinha.
Falando em “engraçadinha” lembrei de Nelson Rodrigues” muito bem traduzido em series da Globo.
Enfim a TV é uma tecnologia tão fantástica, tão democrática com seu controle remoto, que sou incapaz de entender porque tantos pensadores a demonizam.
Livro é legal? Também é; a imprensa foi um grande salto tecnológico para a humanidade.
O livro é uma invenção tão legal que persiste até hoje apesar da TV.
Eu tenho um texto sobre a Rede Globo que será postado nos próximos dias, não percam os próximos capítulos... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

Encrenca 812,de bom dia ao sr., disse...

Sua sequência de textos desses dias,merece uma réplica.

Acabei de ler a biografia do dr.João Baptista Figueiredo,e "viajei para o passado".
"Ouvi de novo" bolerinhos da época,os Begees,o ELO.
Na época dos atentados terroristas-eu não receava ir em bancas de jornal, procurar números antigos da "Revista Geográfica Universal",da Bloch Editores.
Morava num bairro onde não havia quase nenhum comércio nas proximidades.
Para ir numa banca de jornal,num supermercado,ou num pronto socorro,era necessário ônibus,carro,ou bicicleta.
Tínhamos perto uma padaria,um mercado pequeno,uma feira,uma escola do "ensino fundamental".
(sequer uma lanchonete- e polícia então,nem se fala...a não ser como vizinhança).

A disputa entre "livros e televisão",está polarizada demais na mídia.
Eu recomecei a preferir a leitura,porque o conhecimento existente nos arquivos do mundo- via internet,é mais atraente,do que o conjunto de programas de qualquer emissora, mas a expectação de novelas,seriados,e "talk shows"-
também foi da maior importância na minha formação.

Um problema óbvio é a falta de tempo para se ler tantos livros.
Além do mais, uma vez que eu saí da escola com uma antipatia por literatura brasileira,espero que os professores já tenham aprendido a indicar uma bibliografia agradável, para a galerinha adolescente,que vá além dos livros que eles precisam ler,para passar no vestibular.
Precisei montar sozinha,minha lista de autores.
Estão nela, Zé Mauro de Vasconcellos,Zé Lins do Rêgo,Cecília,Clarice,Dilka Machado,Maria José Dupré,sr.Joaquim Fontes,(para mencionar só alguns nomes) um ou outro poeta português,Pablo Neruda...e entre tantos latinos...filosófos e poetas gregos- com a infalível Safo de Lesbos na turma.(hahaha!)
É melhor para nós,sermos influenciados por pensadores que falaram nosso idioma,ou um parecido.
Platão é superior a Paulo Coelho-ler a Odisséia é melhor do que ler "Angús".
Se eu ficar sem internet,por motivos financeiros, não ficarei bobona,então.
Parte desses livros,e muitas revistas que ainda nem li,estão me aguardando,na estante.

Um dos motivos que me tornaram uma "leitora ruim",foi não ler na escola,os clássicos da literatura grega,que são Odisséia e Ilíada.
A leitura dos resumos dessas obras voltou a ser obrigatória,nos currículos.(minhas sobrinhas ainda não leram)
Por não tê-las visto logo,não entendi nossa latinidade.
Então,só gostei mesmo d'O Guarani,e posteriormente,meus grandes livros de "criado mudo",foram "Com licença,vou à luta"-Eliane Maciel, "Feliz Ano Velho",Rubens Paiva,e "Cem dias entre o céu e mar",Amyr Klink.

Os programas televisivos são bons,por gerarem influências múltiplas sobre os expectadores-
mas,eu acabei desanimando da TV.

Voltarei a falar de "coisa chata".
Eu gostava do dr.Figueiredo,pode acreditar- achava-o uma figura divertida,e benévola.

Todavia,os militares não tinham desculpas para seus crimes.
O "perigo comunista" não nos sondava tanto assim.
Ora,que os contraventores ficassem presos,ou exilados.
Uns anos atrás,ouvi num programa radiofônico,a leitura das discussões dos que iam assinar o AI-5.
Alguns,ainda estão "na ativa".
Tais paranóides, afirmaram "que iam abrir mão dos escrúpulos de consciência em nome da soberania nacional",que não estava ameaçada.

segue

812,final disse...

Sua sequência está "da hora",sr.William.
O tema (talvez o sr.não viu seu "subtexto") toca num "pânico" conhecido de alguns de nós.
Que é o "medo de errar em questões de responsabilidade".
É fácil criticar as lideranças,e aos líderes,até estarmos nós mesmos,imbuídos de alguns poderes.
Aí,a história muda de figura.
Somos apenas humanos.
Tem os que acham que o dono de um comércio qualquer,é rico,porque pôde montar a empresa.
Mal imaginam que ele empenhou toda a sua conta bancária nisso.
Não invejo nenhum político,seja bom ou ruim,e não invejo boa parte dos patrões.

Pessoas humanas são falíveis,e devem aprender a perdoar a si mesmas-se não podem ser perdoadas pelos demais.
Assim como os governos dos países,deveriam "dar um desconto" aos seus antecessores.

Pessoas comuns devem também delegar poderes,e trabalhar em equipe,se estão sobrecarregadas.
Mas,por mais que planos, utopias-e modos de execução sejam perfeitos,erros crassos ocorrem.
Acidentes não mandam aviso,e não é sempre que Deus atende nossas preces,quando pedimos mais esperteza.
Talvez,isso indique que ele sempre irá nos perdoar pelo que escapa ao nosso controle,então,devemos conviver com nossos limites-ou não faremos nada.
Pior,por omissão,podemos nos tornar mais criminosos ainda,pois "não fazer nada" também é uma escolha com implicações genéricas,e sri Arjuna sabia disso muito bem.
(outro ícone cuja biografia eu costumo reler,vez por outra).

Os militares brasileiros,todavia,tinham poucas desculpas para erros tão óbvios.
Mas,suas crônicas(sr.William),desmitificaram um pouco mais,a "síndrome da teofania".
Doença comum,e que se caracteriza pela mania "de querer ser Deus,a todo custo,sem se poder ser".

Apesar de que sua prosa foi essencialmente,política.
Eu adicionei o blog onde o sr.viu as reclamações da dona Amélia,anteontem.(aquela que achava bonito não ter o que comer...kkk...)
Mais um site comunista,na minha lista.

Isso aí.
Um ótimo dia ao sr.
Sejamos realistas,e caibamos todos,em nossos limites.

°°°°°°°°°°°

William Robson disse...

PASSEANDO:
“Ô palhaço , hoje de tarde vou ver Barcelona X Milan na TV e não no livro , numa boa. E aqui no Sinal + vc não vai publicar nada de capítulos engraçadinhos dos seus pensamentos meramente provocadores.” [Roberto Martins]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~--~~--
1 - Saudações democráticas por ter publicado o ultimo comentário.
Tenho certeza que Voltaire ficaria satisfeito com você, assim como eu fiquei.

2 - Eu vou mandar o texto sobre a Rede Globo que surgiu de um debate com o Ghiraldelli, você como dono do Blog não precisa publicar, tem todo este direito.

3 – Você acha mesmo que eu ligo para carão...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH!
Se não quiser que eu participe do seu Blog basta me dizer ou deletar todos meus comentários, passar carão não vai adiantar.

http://www.blogger.com/comment.g?blogID=2801786208462125841&postID=9221215946296464738&page=1&token=1333457723049&isPopup=true

William Robson disse...

“Todavia, os militares não tinham desculpas para seus crimes.
O "perigo comunista" não nos sondava tanto assim.” [Nihil]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~
Este tipo de julgamento é sempre bem mais fácil fazer aqui do FUTURO.
Lembra daquele meu comentário sobre a grosseria de Jesus com um príncipe que lhe pediu um conselho?
Daqui do Futuro é fácil repreender o príncipe, mas naquele momento que o príncipe vivia Jesus era só mais um profeta em meio a multidão, não havia ressuscitado, a grande maioria de nós, vivendo aquela situação, se comportaria exatamente como o príncipe.
Os Aliados demoraram a se unir para combater Hitler por acharem que ele não era uma grande ameaça e deu no que deu.
A Guerra Fria foi sim algo que repercutiu fortemente por toda humanidade, haja visto a crise dos mísseis Cubanos que quase levou ao enfrentamento as duas grandes potências.
O Brasil foi um grande objeto de desejo tanto por parte dos EUA como da URSS por motivo óbvios. Aqui do futuro é fácil eu defender que optamos pela potência certa, mas na época eu ficaria em duvida.
João Goulart era uma pessoa um tanto dúbia, poderia ter optado pelo apoio a URSS que nos influenciaria fortemente assim como aconteceu com USA.
Também não estou condenando João Goulart, eu também ficaria em duvida.
Ainda bem que estou no FUTURO... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

William Robson disse...

OUTRO DIA EU VI CENTRO ESPIRITA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ LA NO RIO [FACE/ Roger Augusto]
~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~~--~
O Espiritismo não tem nada contra Maria, a considera um Espirito Superior muito iluminado.
Quando eu era Kardecista o Centro que freqüentava chamava Maria de Nazaré e rezávamos a “Ave Maria” em sua homenagem.
A parte “mãe de Deus” era substituída por “mãe de Jesus”.
O Kardecismo entende que Maria foi uma mãe biológica de Jesus e não espiritual.

William Robson disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Um colega me mandou um e-mail dizendo que nunca desejou tanto “ferrar” a argentina...

Encrenca 813,de passagem... disse...

...sr.William,vamos fazer o possível para "sairmos vivos" das prosas com esses amigos.
(acabei de ler todos os textos)
Oxalá,ainda nos conheçam melhor,e gostem de nós.

O sr.teve razão na sua tréplica a mim.(sobre política)

Até mais.

°°°°°°

William Robson disse...

SOMBRA DO ONIPOTENTE:
“Outra coisa, a ICAR sempre foi uma potência como instituição e dizer que ela ficou acuada e não teve outra alternativa a não ser aceitar o culto à Maria, (me perdoe a franqueza) é forçar um pouco a barra. É mais ou menos o Estado Brasileiro legalizar o homicídio, porque, afinal, é uma prática comum, acontece toda hora Brasil afora e não dá para se combater.”
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~--~
1 - Caraca! Comparar milagres atribuídos a Maria com o cometimento de homicídios... vou pular esta parte em respeito a você, minha argumentação seria muito pesada.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
2 – “como fui criada num colégio de freiras Dorotéias e fui católica por 20 anos, posso afirmar que fui catequizada a acreditar que se eu rezasse uma ave-maria por dia, quando eu morresse, Maria abriria para mim uma janelinha para o céu. Se isso não é salvação através de Maria, eu não sei o que é.”

Assim como eu posso te afirmar que fui evangélico e ouvi nos cultos aquela historia das boas obras e tijolinhos no céu sem que isto esteja escrito em nenhuma religião protestante que eu conheça, já falei sobre isto “interpretações pessoais”.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
3 - Vou para parte da instituição potência, a mais interessante.
Quem conhece a historia da ICAR sabe que os Papas eram pessoas espertas se preciso fosse “maquiavélicas”, ninguém chegava a cúpula da igreja sendo um ingênuo sem habilidades políticas e intelectuais.
Você é da cúpula da Igreja e vê o culto a Maria crescer, vê o povo fazer romarias aos locais de aparição, o que faria?
Lucraria com isto ou gastaria tempo e recursos em combater? Afinal teria que falar mal da mãe de Jesus, uma situação muito delicada, reconhecer um grande poder do Demo em realizar milagres.
Tem um complicador, você manda padres muito experientes para desmascarar os milagres, denunciar as fraudes e simplesmente não consegue.

Os evangélicos fazem a ICAR reclamações e acusações que deveriam fazer a Deus.
Se Deus não queria o culto a Maria não deveria permitir aparições de Maria principalmente se foi coisa do Demo. Os cristãos não dizem que Deus escreve certo por linhas tortas? Oras, as aparições de Maria são linhas tortas que Deus permitiu.
Mas se não esta convencida vamos para um caso mais contemporâneo, leia sobre o culto ao Padre Cícero e como a poderosa ICAR pode ficar acuada. Lembre-se que Cícero é um acontecimento regional, Maria foi internacional.

“A Igreja Católica discordou, suspendeu as ordens sacerdotais de Padre Cícero, excomungou-o e determinou que a beata fosse enclausurada.
Apesar da excomunhão, o povo continuou tratando a controversa figura sempre como Padre Cícero. O sacerdote passou a ser adorado, virou santo popular, fez da cidade um dos três principais destinos religiosos do Brasil,”

http://exatasnews.com.br.corphost.com.br/?p=1305

William Robson disse...

FIQUE FRIGIDA:

“estudos indicam que o hábito de passar muito tempo sobre o banco da magrela está relacionado a disfunção erétil, no caso dos homens, e menos prazer, no das mulheres.”

http://oglobo.globo.com/saude/andar-de-bicicleta-pode-fazer-mal-saude-sexual-4484494

William Robson disse...

OLHO SECO

“RIO — O uso do computador por longos períodos, no trabalho, na hora do estudo ou nos momentos de lazer, fez crescer a incidência do Síndrome do Olho Seco: ela acomete entre 50% e 90% das pessoas que passam muito tempo diante da máquina, especialmente aquelas que ficam em ambientes com ar-condicionado.”

http://oglobo.globo.com/saude/dez-dicas-para-evitar-sindrome-do-olho-seco-4476130

tripitaka 410,de boa noite disse...

Idem o guidão de uma bicicleta,deveria ser mais alto,pois sua altura pequena,pode causar má postura.
Mas,sem ser ajustável,pois os ajustáveis,precisam ser recolocados no lugar de meia em meia hora.

Tenho um pc com uma boa tela,uso ele numa boa altura,com uma luz indireta voltada para cá...e logo estacionei problemas oculares,com a ingestão da vitamina A,na spirulina,e em outros polivitamínicos.

Hum...
...alguns religiosos não aceitam muito a veneração à uma "deusa".
Todavia, Deus tem duas faces.
Uma masculina,outra feminina.

Conheço os motivos pelos quais grande parte do povo,prefere as santas,aos santos.
Está faltando "turbilhonar" nas razões da preferência oposta.
Eu ainda privilegio ao sri Santinho, porque considero que a "figura patriarcal" tem mais regras a passar,ao passo que a "figura maternal" celestial,é mais motivada por pedidos de socorro.
Todavia,ando orando mais à sri Avalokistewara, ultimamente,e gostando disso.

Então,desconheço a misantropia contra as deusas,e sei que esse será um bom fenômeno a ser investigado.
Dizer que as lembranças presentes no inconsciente "da raça" vinculadas ao sofrimento em que nossos antepassados que cultuaram Vênus e suas correlatas,viveram,às vezes,me soa como uma desculpa,ou como apenas um dos motivos.

Algum dia,escreverei um texto,com outras conclusões a respeito.
(os primeiros,fizeram parte da minha série sobre a Safo de Lesbos)

Enguiço 1 disse...

_Ai,meu padim Ciço, no jornal que o cumpadí postô,o caboclo da Argentina ainda achô desculpa prás tranqueras dele.
Ele tinha que vê o sol nascer quadrado, pro resto da eternidade.

_Peraí,Docontra?
Desde quando vc acredita no "Padim Ciço"?
Você é mineiro,e é devoto da santinha.

_Da santinha de todos os nomes,Nihil,da santinha de todos os nomes.
Oxalá ela alumie as idéias do povo...

_Tá mesmo precisando disso,brother.

(kkk...)