terça-feira, 17 de julho de 2012

Sonhar e Esquecer


  “O que mais ardentemente se desejou, baixa de valor logo que se obteve.
   Basta que as coisas passem da nossa imaginação para a realidade, para logo se notar a perda.”
[Bernard de Fontenelle, 1657 - 1757]

  É verdade, entendo porque isso acontece, é aquela diferença de potencial que precisa ser criada:

  “Se eu tivesse que definir a vida em uma única palavra seria MOVIMENTO.
  Sem movimento não há vida.
  Movimento de quê?
  ENERGIA.
  O Vazio Existencial é a “diferença de potencial” no espirito humano.”

  Entender não significa acabar com a sensação desconfortável do vazio existencial, apenas ameniza esse sentimento possibilitando maior serenidade.

  Veja o resumo abreviado real do meu “relacionamento” com a TV.

  Sonhava muito ter em casa uma TV nova saída da loja.
  (Enquanto imaginava uma TV nova esquecia por alguns momentos as porcarias de tvs que já passaram pela minha casa.)

  Consegui comprar “trabalhando em dois empregos”. 😊
  Trabalhava em uma fábrica de óculos e dava aulas de modelo e manequim, fazia desfiles também, mas era mais diversão, dinheiro que era bom, nada.

  Comprei a TV, dispunha de 5 canais, a imagem de dois deles não era boa.
  Sonhava que todos os 5 canais tivessem boa imagem.
  Quando me imaginava assistindo todos os canais com qualidade esquecia por alguns momentos que dois deles quase não pegavam.

  Gastei a maior grana (para meu padrão) em antenas.
  Os 5 canais pegavam bem, passei a me imaginar tendo acesso a mais canais.
  Enquanto imaginava ... esquecia por alguns momentos que só dispunha de 5 canais.

  O tempo passou, mudei de casa, assinei TV a Cabo.

  Passei a ter cerca de 40 canais, mas nem todos tinham alta definição...

  Pacote maior, cerca de 100 canais, quase todos com alta definição ... que droga, não tem nada que eu já não tenha visto ou me interesse em assistir ...

  Meu “vazio” quando tinha TV velha, não desapareceu com as modernas TVs que tenho e acesso a tantos canais.
  Evidente que não quero voltar a situação do passado.
  Prefiro morréeeerrr 😄

  



  Mas fica claro que o vazio sempre vai estar em meu peito, aprendi a conviver com ele.

  Quando você está em situação insatisfatória, situação que deixa muito a desejar, é natural que sonhe e que por alguns momentos esqueça o que está ruim.

  Mas e quando a situação não é ruim?

  Não disponho de fórmulas magicas, vou explicar como eu soluciono esse enigma, mas cada um é cada um.
  A situação muda a solução muda.

  Eu sonho com coisas melhores, mas SEM ESQUECER que o que tenho é bom.

  Exemplo:
  Minha moto é muito boa, atende minhas necessidades.
  É claro que quando vejo uma mais potente aparece aquele sonho de possui-la e o complicado é que posso adquirir uma moto mais potente, neste caso meu querer é poder.
  Eu cuido para que o desejo, o sonho não me provoque o esquecimento.
  Tenho 150 cilindradas e posso adquirir mais 150, mas o que exatamente irá mudar minha vida estas cilindradas extras?
  Se você adora moto, este veículo lhe dá muito prazer, então isto deve ser levado em consideração.
  No meu caso a moto é um veículo útil, moto não é minha “droga”, não me provoca êxtase, mas eventualmente para mudar alguma coisa em minha vida posso comprar uma moto mais potente.

  Outro exemplo, você tem uma casa confortável, mas quer porque quer uma casa com o dobro de tamanho.
  É seu sonho e com muito trabalho consegue, de repente você está aí com uma casa onde sobra muito espaço e dá o dobro de trabalho para ser conservada.
  O investimento só se justifica quando acontece aquelas reuniões familiares que com o tempo vão ficando raras ainda mais agora que as famílias são pequenas.
  Alugar uma chácara para estas ocasiões ficaria muito mais interessante e divertido.

  Por vezes o sonho é só um capricho sem sentido só para mudar alguma coisa em nossa vida e não raro acaba exigindo muito mais de nós ... é preciso ter cuidado com o que deseja.

  Parar de sonhar com coisas acredito que a gente não para nunca, mas quando você fica ADULTO entende que nem todos os sonhos precisam ser realizados.

  Devemos ser muito cautelosos com esses sonhos que provocam esquecimento.
  Se estamos em uma situação ruim eles são bastante saudáveis, mas se estamos em situação satisfatória e esquecemos disso podemos perder nosso sossego fazendo de tudo para conseguir 150 cilindradas extras que na REALIDADE não nos serão de grande utilidade e sem controle quando tivermos 300 vamos atrás das 600 cilindradas, mais correria, mais preocupações, mais trabalho.

  Sei lá, para eu ser um bom Filosofo a preguiça é fundamental, faço tudo para evitar a fadiga.
  😄
  Não tenho nenhuma disposição para sofrer.



 [Em 2015 acabei comprando as 150 cilindradas extras, estou satisfeito é bem mais gostoso dirigir uma moto potente, se eu posso e não estou prejudicando ninguém...por que não comprar?
  Muitos gostam de dizer que quando morremos não levamos nada, se esquecem que os bens materiais são para ser usados em vida e como ainda estou vivo...
  Quem quiser me doar seus bens...eu aceito, quando eu morrer deixo para minha esposa e filhas ou alguma instituição de caridade]


  



.

3 comentários:

509,parte 2 disse...

A meditação (como prática religiosa) ajuda a desenvolvermos o foco,e a atenção.
Com tal disciplina diária,praticamos uma leitura dinâmica dos nossos eventos,e com o tempo, ficamos práticos idem em fazer uma "leitura seletiva" deles.

Só assim, uma pessoa sozinha,que espera prosperar,pode ficar, em casa em fins de semana, enquanto faz alguns cursos virtuais- passeia nos "vãos livres" da web- e navega em sites financeiros.
Tratando suas finanças tal e qual trata suas plantas,ministrando-lhes bons adubos.
Que um dia,darão belas flores(bons resultados),propiciando a realização dos desejos mais legítimos.

Isso aí,sr.William.
Assunto oportuno.

Daniel disse...

Isto lembra o que o meu irmão me disse a não mais que 3 meses atras. Ele disse-me que seria boa ter um carro para então sair e paquerar umas menininhas... Situação. Ele teve um carro mas com situação irregular do veículo seu carro foi tomado. Continuando. Disse-me mais: com um carro voce pode sair, ir pros lugares e pegar as menininhas, (porque logicamente o carro pegaria as menininhas pra ele.) Ir pros lugares é sair para casas noturnas, boates e baladas.
Tenho também uma moto, ele também tem uma. Mas apenas com minha ajuda é que ele conseguiu consertar a dele que tem 2 vezes mais cilindradas do que a minha, porque se quebrou todo em dois acidentes. Nem eu entendo como isso é possível.
Estava como ainda estou, pensando de comprar um carro sem desfazer da moto.

Mas em resposta para nossa ancia de possuir as coisas, deve se ter cautela.

Legião Urbana, Índios.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro
Que entreguei a quem
Conseguiu me convencer
Que era prova de amizade
Se alguém levasse embora
Até o que eu não tinha

Quem me dera
Ao menos uma vez
Esquecer que acreditei
Que era por brincadeira
Que se cortava sempre
Um pano-de-chão
De linho nobre e pura seda

Quem me dera
Ao menos uma vez
Explicar o que ninguém
Consegue entender:
Que o que aconteceu
Ainda está por vir
E o futuro não é mais
Como era antigamente.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Provar que quem tem mais
Do que precisa ter
Quase sempre se convence
Que não tem o bastante
Fala demais
Por não ter nada a dizer.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante
Mas nos deram espelhos
E vimos um mundo doente.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Entender como só Deus
Ao mesmo tempo é três
Esse mesmo Deus
Foi morto por vocês
É só maldade então
Deixar um Deus tão triste.

Eu quis o perigo
E até sangrei sozinho
Entenda!
Assim pude trazer
Você de volta pra mim
Quando descobri
Que é sempre só você
Que me entende
Do início ao fim.

E é só você que tem
A cura do meu vício
De insistir nessa saudade
Que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Acreditar por um instante
Em tudo que existe
E acreditar
Que o mundo é perfeito
Que todas as pessoas
São felizes...

Quem me dera
Ao menos uma vez
Fazer com que o mundo
Saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz
Ao menos obrigado.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos Índios
Não ser atacado
Por ser inocente.

Eu quis o perigo
E até sangrei sozinho
Entenda!
Assim pude trazer
Você de volta pra mim
Quando descobri
Que é sempre só você
Que me entende
Do início ao fim.

E é só você que tem
A cura pro meu vício
De insistir nessa saudade
Que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi. (!!!!!!!!!!)

Nos deram espelhos
E vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui.

William Robson disse...

E é só você que tem
A cura pro meu vício
De insistir nessa saudade
Que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi. [Daniel/Legião]
-~-~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~~-~-~~~--~---
Escrevi um texto sobre isto, mas não consigo localizar agora.
Resumindo bem darei um exemplo:
As pessoas tem “saudades” de um passado cheio de amor, justiça e compreensão que nunca existiu, é só uma criação da mente delas, como no caso de uma Natureza justa e boa.

Outro exemplo: A sublimação de um antigo amor que se foi.
A pessoa tem saudades de um companheiro(a) “perfeito” que só existe na ilusão dela. Se o namoro tivesse continuado possivelmente esta ilusão de perfeição seria desfeita pelo tempo e convivência.

ÍNDIOS