domingo, 9 de setembro de 2012

Abrir Mão da Herança

  “Não se pode permitir o desenvolvimento de energia nuclear em um país sem estabilidade política ou sem um governo racional.”
[Anne Lauvergeon]

  Um país sem estabilidade política e sem um Governo racional de certo é um país problema.
 
  No entanto não querer ou não ajudar um país a ter armas nucleares é uma coisa, “não permitir” é outra.

  Você pode não querer que seu filho de 18 anos tenha uma moto, mas se ele tem recursos para comprar ... se ele quiser vai comprar a moto independente de sua permissão.
  O mesmo acontece com relação a bebidas, drogas, sexo irresponsável...
  Se você tem esse pouco controle sobre seu filho o que dirá com respeito a outros povos.

  Por vezes acho que gastamos tempo demais com filhos e países problemas quando deveríamos focar nossa atenção nos filhos e países mais estáveis/racionais

  Eu observo pais que dão demasiada atenção ao filho “problema” e deixam o filho mais ajuizado por conta própria, meio deixado de lado:
  “Fulano sabe se cuidar, devemos nos preocupar com Ciclano.”

  Todos os filhos precisam de atenção embora os tratamentos sejam diferentes.
  O bom filho precisa da atenção de incentivo, o filho problema precisa da atenção do diálogo e se necessário [e possível] punição.

  Por enquanto não noto diferença intelectual nas minha filhas, as duas vão muito bem na escola.
  Elas gostam de estudar, só pedem para faltar a aula quando estão gripadas, mas já houve vezes de eu e minha esposa insistirmos para elas não irem, estavam doentinhas e queriam ir assim mesmo.
  Aqui em casa eu deixo tudo muito claro, a melhor terá minha melhor atenção.
  Se alguma um dia não quiser nada com nada terá minha atenção mais básica, uma rede de proteção.

  Se temos um filho eficiente e outro problema, me parece mais lógico criar uma rede de proteção para o problemático e apostar no desenvolvimento do eficiente.

  Se eu desperdiço muito tempo com o problemático além de não conseguir resultados satisfatórios,ainda corro o risco de não ajudar o filho eficiente alcançar todo seu potencial.
  É como se fosse uma nivelação por baixo.
  Com países deve ser a mesma coisa.

  O Brasil deveria dar sua melhor atenção a países com melhor Capitalismo e Democracia.

  Atualmente não vejo a razão de existir um Mercosul, principalmente com a presença da Venezuela.
  Não estou dizendo que não devemos ser diplomáticos com países estatizantes, mas deveríamos evitar atrelar nosso comércio exterior ao comércio exterior deles.
  No caso do Brasil contratos bilaterais com outros países seriam muito mais eficientes, sem depender de alguma chancela do Mercosul.

  A opinião de Anne Lauvergeon sobre política internacional vai de encontro ao que eu tenho observado, alguns povos adoram o cabresto de uma Ditadura enquanto para outros essa onipotência do Estado não é aceitável.

  Os povos Capitalistas/Democráticos deveriam privilegiar o comércio com seus afins e ter muito cuidado em dividir tecnologia de ponta com povos pouco afeitos a liberdade de expressão.

  Lembrei agora de uma conversa que tive semana passada e que já debati com várias pessoas.
 Tem tudo a ver com a situação tratada nesse texto.
  Uma família tem a mãe e 3 filhos, a mãe (uma colega de trabalho) ficou viúva cedo e lutou muito para quitar a casa.
  Dois filhos trabalharam, estudaram, casaram, compraram casa própria.
  Uma filha nunca pensou muito no futuro em consequência não comprou um imóvel próprio, casou com um rapaz que também não pensa muito no futuro, lhe basta ter um bom carro.
  O casal mora há anos na casa dos fundos, não paga aluguel e segundo minha colega o rapaz não se preocupa nem em dividir a conta de água.
  Eu acho incrível que nessa situação a maioria das pessoas que converso defendem que os filhos que tem imóvel próprio devem abrir mão da casa da mãe em favor do filho que não tem.
  É como se a irresponsabilidade fosse uma doença a qual toda sociedade tem que ser solidaria.
  Eu defendo que o filho irresponsável deve ter a terça parte da herança que lhe é de direito.
  Não tem porque os filhos ajuizados ou a mãe dar um tratamento especial para o filho que não dá a mínima para o futuro. 
  Em caso de necessidade podemos ajuda-lo com cesta básica, mas mantê-lo artificialmente em um situação de boa vida que ele não fez por merecer... não me parece lógico.
  Quando caso eu tenho mulher e filhos é esta família que tem que ser minha prioridade, meu compromisso é com o futuro de minhas filhas.
  Porque eu abriria mão da parte minha na herança em favor do meu irmão?
  Porque eu premiaria sua irresponsabilidade?
  Eu acho muito estranho quando pessoas defendem que países como o USA tem que se responsabilizar pela fome na Etiópia.
  Se o povo da Etiópia não pensa no bem estar de seus filhos porque os filhos dos americanos devem pagar a conta?
 “Decifra-me ou te Devoro!”







28 comentários:

William Robson disse...

NIHIL: Em países onde as cotas étnicas existiram, tais hostilidades diminuíram.(os EUA atualmente,tem um presidente "de cor").

WILLIAM: É uma comparação descabida. Nos USA negros eram proibidos de freqüentar alguns lugares reservados a brancos algo que não se tem noticia no Brasil.
Negros tinham que ficar no fundo do ônibus e a prioridade do lugar era para um branco, mais uma vez, coisa que não se tem noticia no Brasil.
As pessoas não estudam HISTORIA por isto esta dificuldade de entendimento.
O que você propõe é matar pernilongos com tiros de canhão...

William Robson disse...

1 - “A base de sua formação intelectual era trotskista, mas isso não o impediu que se tornasse um conservador e feroz crítico das esquerdas brasileiras, principalmente a petista.” [Blog Paulo Lopes]


2 - Ser comunista, hoje, exige um ato de fé sobre-humana. [Paulo Francis]
=============================
1 + 2 = Os dogmas não se limitam a religiões.

O dogma é aceitar algo como verdadeiro sem PENSAR sobre suas conseqüências e embasamentos.
A Fé é este convite ao NÃO PENSAR.
Ela pode ocorrer em credos religiosos, ideologias, times de futebol, ideais amorosos...

Por isto sou um homem sem Fé, nada contra a Fé, apenas optei por pensar...

PASSEANDO

Daniel disse...

NIHIL - Eles precisariam ser deuses,para isso.


Apenas porque a lua causa as mares não quer dizer que somos regidos pela inconsistência do signo de escorpião.
É mais fácil acreditar que está agindo a entropia do que em todas essa baboseira astral.

Eu tenho um pai que é fatalista e que acredita em illuminatis.
Para mim parece óbvio que exista um sistema não formalizado que nos domine.

Com o poder da informação, tão logo todos falaremos a mesma língua e seremos reconhecidos por termos os mesmos interesses. Quem percebeu e deseja conquistar isso, será o maioral.

A microsoft já está trabalhando em um programa que fará que as pessoas de todo mundo se comuniquem sem ter que saber outro idioma para isso. O programa fará a tradução com voz nem um pouco eletrônica, porque pretende adaptar-se ao timbre original do falante.

William Robson disse...

“Quer dizer, quem faz o sucesso ou o fracasso de uma escola são os alunos. E outra coisa: nunca vi um professor dar nota baixa a quem não a mereceu. Nunca vi também um professor encrencar com bons alunos, nunca. Então que conversa é essa de que tudo o que acontece de ruim na escola pública é de responsabilidade dos professores ou do prefeito ou do governador, hein?”
=================================
O Flávio exagera um pouco talvez seja para forçar sua idéia central, mas tirando o extremismo concordo com ele.
Aqui em SP o mal aluno não pode nem ser reprovado, a falha é sempre creditada ao professor.
Tem criança que é burra [isso mesmo BURRA], não precisamos dizer isto a ela, simplesmente podemos reprova-la e manda-la para uma classe com reforço especial que fará o máximo possível, mas não o impossível, transformar o aluno em um Einstein não dá.
Em alguns lugares a situação é mais critica, o anjinho é envolvido com gangs ou trafico de drogas e nenhuma lei os alcança afinal são crianças indefesas.

Os professores observando esta realidade poderiam debater procedimentos para separar o joio do trigo, poderiam se juntar ao coro de quem grita pela diminuição da maioridade penal, mas só querem aumento de salários e culpar os pais pelas falhas da educação.
Neste jogo de empurra sobram ataques de todos os lados e faltam boas soluções.

PASSEANDO

Daniel disse...

Caim e Abel.

Deus não teria feito isso com seus filhos?

Daniel disse...

WILLIAM - Neste jogo de empurra

Efetivamente dá para transformar qualquer aluno em um Einstein. Claro, desde que ele não sofra de nenhum tipo de doença que afete o celebro.
É como pegar gosto para uma coisa.


http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2012/05/10/para-aguentar-estudos-para-o-vestibular-estudantes-chineses-recebem-aminoacidos-diretamente-na-veia/

Parece esdruxula essa matéria, e é verdadeiramente.

tripitaka 614 disse...

O pai do Denytus acredita que os ilumminattis antigões ainda existem...pode ser que existam,mas eles não causaram o que dizem que eles causaram.
Pior que os otários aceitam a fama,caso existirem.

Desejo um bom domingo,e dou um abraço em vcs.
Mais tarde,e também de madrugada- estarei aqui.
Meu "fatalismo" de ontem,sobre o dia de hoje,estava certo.
Mas,estamos quase em festa,aqui.

Posteriormente,lerei todos os textos,e farei réplicas.

°°°°°°°°°°°°°°°

melhoria disse...

...estamos quase em festa,aqui em casa...

°°°°°°°°

William Robson disse...

“Efetivamente dá para transformar qualquer aluno em um Einstein. Claro, desde que ele não sofra de nenhum tipo de doença que afete o celebro.
É como pegar gosto para uma coisa.”
============================
Assim como não dá para transformar qualquer pessoa em Michelangelo, não dá para transformar qualquer pessoa em Einstein.
As pessoas nascem com talentos especiais. Mozart já compunha na infância é algo que já nasceu com ele e teve chance de ser aperfeiçoado.
Eu sei da sua teoria que qualquer um pode ser o que quiser ser, mas nunca concordei com ela. Não é observável.

Estes alunos chineses tem INTERESSE nos estudos, na minha opinião até demais da conta.
Na China deve ter milhões de crianças desinteressadas dos estudos, não tem “gosto” para coisa.
Isto não quer dizer que estejam destinadas ao fracasso profissional, podem ter talento como ator, vendedor, comerciante, confeiteiros... e viver muito bem dessas profissões.
Formulas matemáticas não interessam a elas então não temos como transforma-las em einsteins, e mesmo as que tem interesse talvez não tenham o dom matemático suficiente.

Para pessoas com sua teoria eu sempre proponho a mesma coisa.
Sei que você gosta de futebol, seja jogador da seleção na próxima copa, deve ser fácil para alguém que pode ser o que quiser ser.
Jogue igual o Ronaldo nos seus melhores tempos e não será difícil ser convocado.
Aguardamos anciosos!

William Robson disse...

Caim e Abel.
Deus não teria feito isso com seus filhos? [Daniel]
===========================
Em que sentido?
Caim casou teve filhos morreu de velho.
Abel esta dormindo esperando o juízo final.

Se você quis dizer que Deus deixou Abel a própria sorte e cuidou de Caim...
Clap, clap, clap... eu esperava isso de muita gente, mas não de você.

Surpreendente!

Daniel disse...

Realmente eu sou muito bom jogador. Mas para ser convocado, primeiro seria importante (não fundamental) que eu passasse por uma escola de futebol de renome. Depois, conhecesse um olheiro, ou alguém que topasse me patrocinar.

Não tenho esta ambição. Pelo menos, não agora.

Daniel disse...

Einstein com certeza conheceu pessoas que ele próprio considerou serem pessoas mais inteligentes que ele. Você duvida disso?

Também Einstein, poderia ter quem fosse do mesmo nível de instrução que ele que o acompanhasse e ele só conhecesse, como um amigo que o ajudava nas tuas pesquisas. Você duvida disso?

Você duvida que não tenha existido pensadores tão ilustres como socrates e aristoteles, como galileu e descartes, mesmo no tempo deles?

(Riso.)

Daniel disse...

DANIEL - Caim e Abel.

Deus não teria feito isso com seus filhos?

_

Era só lançar a isca.

Se eu continuar poderá ser que eu perca o prestígio, e não consiga mais ser visto nem pela nihil como um extraterrestre.


Por favor, não diga: "até tu brutos"! kkk



O que eu disse sobre caim não tem cabimento. Foi um comentário sem relevância. Mas eu quis dar sentido a ele pelo que o você mesmo disse, de que deveríamos dar mais atenção aos prodígios, e deixamos os de coração dúbio de lado.
Eu sugeri que em algum momento, talvez, deus tenha querido esquecer do caim, e caim fez questão de ser lembrado do modo dele.

Daniel disse...

E eu não posso me enganar.


Tudo o que está é para nosso exemplo.


Maior legado que uma pessoa pode deixar aos que ficam é o exemplo, uma procedência boa para fazer as coisas, qualquer coisa.

Daniel disse...

Ainda a pouco eu acompanhava uma reportagem que trazia o drama de pessoas que ocuparam prédios nos grandes centros e que enfrentavam a furia das autoridades. Estas pessoas reclamam pelo direito à moradia.

A vida, as circunstâncias da vida são tão voláteis.

Revista Realidade 38 disse...

texto principal,

Boa noite a vcs.

O sr.tem razão.
Não são apenas os EUA que devem ajudar a Etiópia,mas sim,todos os países ajuizados.
A Etiópia,e outros pobretões,fazem parte do mundo em que estamos.

Rede de proteção neles.

William Robson disse...

Einstein com certeza conheceu pessoas que ele próprio considerou serem pessoas mais inteligentes que ele. Você duvida disso? [Daniel]
===========================
Mas o mérito de desenvolver a teoria da relatividade ficou para ele. Você duvida disso?

turbilhão 1.078 disse...

O critério das cotas raciais,baseia-se mesmo no exemplo norte americano.

Todavia,irá dar certo aqui.
O racismo nacional é tão disfarçado,que vc não o nota,mas ele faz vítimas e consequências.
Alçar a raça negra ao máximo de locais privilegiados o possível,é uma solução baseada numa filosofia utilitária,e menos numa "filosofia social".
Tive umas fontes aí,para ficar convencida.

Conheço sim,a história norte americana,especialmente por causa dos filmes do Martin Luther King,e do Malcom X.

Revista Realidade 31 disse...

Paulo Francis tinha razão.

turbilhão 1.079 disse...

Você,sr.Wiliam,teve mais razão do que o Flávio teve.

Não gostei do jeito dele se expressar,dessa vez.
Ainda que ambos tenham falado a mesma coisa.

William Robson disse...

“Ainda a pouco eu acompanhava uma reportagem que trazia o drama de pessoas que ocuparam prédios nos grandes centros e que enfrentavam a furia das autoridades. Estas pessoas reclamam pelo direito à moradia.” [Daniel]
===========================
Nunca me explicam direito como funciona este “direito”.
O Estado tem que dar casa para as pessoas?
Meu pai não me deixou uma casa, mas eu estou deixando uma casa para minhas filhas.
Agora que eu consegui uma casa sou obrigado a dar casa para os outros?
Estas pessoas que invadem não cobram do bom Deus, não cobram de seus pais, mas cobram de mim enquanto Sociedade!

turbilhão 1.080 disse...

Relembrarei que a formação do Q.I é uma história antiga,e anterior à escola.
Começa em casa.
No cuidado com a alimentação,e no afeto dispensado a uma criança bem pequena.
Passa pela escola.
É concluída perto do final da faculdade.(aos vinte e um anos).

O Q.I é uma construção familiar e coletiva.
Dificilmente será o encargo de um pequeno grupo,ou de uma única instituição.

Avira 3 disse...

ao Denytus,

fantástica a iniciativa da Microsoft.

Mas,os iluminattis,os quais com certeza,devem ser retrógados que nem quaisquer grupos religiosos(incluindo o meu),dificilmente desenvolveriam isso.
Não importa que sejam materialistas.

William Robson disse...

O sr.tem razão.
Não são apenas os EUA que devem ajudar a Etiópia,mas sim,todos os países ajuizados. [Nihil]
===========================
Humm... acho que você não entendeu o texto de hoje nem o espirito da coisa.
Quem mais pode fazer pela Etiópia é o povo que mora na Etiópia.
Devemos falar para eles cuidarem melhor do seu próprio futuro e não ficar apostando tudo na benevolência do Ocidente.
Eles acham que somos culpados e nós nos sentimos culpados.
Não somos culpados de nada, podemos ajudar, mas eles terão que andar com suas próprias pernas.
Se um filho não quer nada com nada podemos aconselha-lo, mandar algumas cesta básicas.
Mandamos ajuda humanitária para Etiópia como um pedido de desculpas.
Desculpas do que!?
De sermos mais responsáveis com o futuro que eles?

Encrenca 1.028 disse...

(fritex)

irmãos dricados ou "oponentes" famosos,

_Caim e Abel.
_Sri Santinho e seu discípulo Ananda.
_Safo e Dhórikkha.
_Hitler e Chaplin.(nasceram no mesmo dia e no mesmo ano)
_Comunismo e Psicanálise.

Hã?
Safo e Dhórikkha não eram irmãs.
Eram cunhadas.
A segunda,fugiu de casa,levando o dinheiro do marido.
Esse foi atrás da irmã mais velha,para pedir um ressarcimento,mas Safo só pagou para ele a viagem de barco até Náucratis,onde ele encontraria a desertora.
Ela não tinha tanto para lhe dar,era uma mulher de classe média.(da época)
Irritou-se contra a ex-escrava a quem ele se uniu(de novo,no Egito) para o resto da vida.
Mas a vida, junto de Eros,vai tecendo seus mitos.

Minha irmã do meio,chama-se Dórotis,usa o cabelo reto,que nem o de uma antiga figura egípcia,e tem idéias "williescas".
Fomos unidas na infância e na adolescência,mas na fase adulta,tivemos um período conturbado com alguns mal entendidos.
Essa fase,já foi superada há dez anos.

Proseando com o sr.Vizinho,aprendi a entender a fala dela,e ela por sua vez,para me entender,precisou conhecer alguns e algumas "Nihis".(sociólogos e literatas)
Estamos ambas no clube dos "enta",agora.
Compreendemo-nos,como verdadeiras damas.
Também...hã...digamos que passou um tempinho,não...(hehehe!)

Se Caim e Abel existiram realmente,devem ter retornado em Hitler e Chaplin.
Mas,dois irmãos irreconciliáveis mesmo,são a Psicanálise o Comunismo.
Ambos tem a mesma "base e origem",mas juntos,só constroem o que não presta.

William Robson disse...

Todavia,irá dar certo aqui.
O racismo nacional é tão disfarçado,que vc não o nota,mas ele faz vítimas e consequências. [Nihil]
===========================
Então temos que tirar o seu disfarce e coloca-lo em evidencia?
É assim que a sociedade funciona, de cara limpa sem disfarces?
Você sempre fala tudo que pensa sobre as pessoas a sua volta, sem disfarces?

Você acha que um cara que não gosta de negros irá gostar se o negro estiver na faculdade tendo como “mérito” a cor da pele?
Você acha que aquele garoto loiro vai aceitar melhor garotos negros ao sofrer discriminação?

Temos leis rigorosas contra o racismo, por estes dias uma funcionaria do Carrefour foi ofendida e o cidadão foi preso.
Não temos como obrigar este cidadão a gostar de negros, podemos através de leis fazer com que ele disfarce seu preconceito e tenha respeito.

De boas intenções o inferno esta cheio.
Sei da boa intenção dos que defendem as cotas acontece que é uma decisão fora de tempo e lugar.
Isto teria sido ótimo em 1900, mas é péssimo em 2011.

turbilhão 1.081 disse...

Último texto do sr.

Nossas opiniões,então,estão bem expressas.
Posteriormente,retomarei esse tema, postando a filosofia dos "utilitaristas".
Atualmente,não tá dando para "ir longe" em temas emaranhados.

Revista Realidade 39 disse...

quaréplica ao texto principal.

Entendi seu texto sim.
Amarrei sua idéia no meu pensamento,por brincadeira.

Não nos cabe culpa por esses pobretões,mas nos cabe responsabilidade.
Os alertas aos mesmos também devem ser dados.
No mais,o sr.conhece minha opinião sobre isso.
Grupos que não se responsabilizam nada por si mesmos,precisam de tutores.
Talvez não seja o caso da Etiópia.
Alertas e ameaças de embargos,funcionariam com eles.
É uma comunidade que tem entendimento das coisas.

Ao menos,eu acho que tem.