segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Emoções Atenuadas

  “A ameaça do mais forte faz-me sempre passar para o lado do mais fraco.”
[François René]

  Abrimos mão da lógica em tantos momentos e com tanta facilidade que fica fácil entender porque nossa sociedade não é tão Civilizada quanto poderia ser.

  O instinto nos fornece fortes emoções e somos viciados em emoções, não seria exagerado dizer que a emoção é o alimento do espírito.
  O mais forte ganhar uma disputa contra o mais fraco é lógico, é esperado, não desperta forte emoção.
  Instintivamente torcemos para o mais fraco.
  Se o forte vencer ficamos com a emoção atenuada de alegria ou tristeza, dependendo da situação.
  Se o mais fraco vence somos tomados por uma forte emoção que chega a euforia.
   Em se tratando de competições esportivas isso não traz maiores consequências, é só diversão.
  Quando a seleção brasileira de futebol perdeu para a mexicana a emoção dos mexicanos foi muito multiplicada porque teoricamente era a seleção mais fraca, aposto que a maior parte do mundo torcia pelo México.
  Para os brasileiros a decepção foi fortemente multiplicada porque perder para uma Argentina ou Alemanha seria uma probabilidade razoável, mas perder para o México causou além de tudo indignação.
  Percebam que para alegria de quem ganha ou tristeza de quem perde, uma “zebra” (resultado inesperado onde o fraco vence o forte) aumenta muito a emoção.

  No dia a dia seguirmos esse instinto de darmos “razão” ao mais fraco ignorando a lógica provoca grandes injustiças, complica a vida.

 d) -  Quando a polícia pega o marginal ele fica todo humilde, cabeça baixa, “sim senhor e não senhor.”
  Enxergamos um homem “humilhado” diante do policial altivo e nos compadecemos da situação do marginal, queremos lhe proporcionar todas as formas possíveis e impossíveis de recuperação.

  c) - Se pudéssemos voltar a cena anterior a prisão, veríamos o indivíduo armado ameaçando uma motorista e roubando seu carro.
  O ladrão é forte diante da motorista e nos compadecemos da situação dela, desejamos tudo de ruim para o ladrão, ficamos com ódio, o achamos desprezível... 
(É, estamos falando daquele mesmo ladrão que instintivamente ficamos com dó quando foi preso pela polícia.)

  b) - Se voltarmos a cena anterior a motorista mudou de faixa e quase acertou um motociclista que estava andando entre os carros.
  Ficamos indignados com a motorista e seu poderoso carro, ela deveria prestar mais atenção ao frágil motociclista, mesmo ele tendo feito uma arriscada manobra entre carros, o motociclista é vítima apensa por ter um veículo mais fraco.

  a) - Se voltarmos a cena anterior veremos um pedestre atravessando fora da faixa de pedestre e quase sendo atingido pelo motociclista.
  Nem questionamos a posição do pedestre já olhamos feio para o “louco” motociclista e sua poderosa moto contra o indefeso pedestre.

  Nos colocarmos do lado mais fraco “sem pensar” é uma brecha por onde muitas dificuldades e injustiças entram na nossa vida particular e em sociedade.

  O mais fraco nem sempre está certo e o mais forte nem sempre está errado.
  A Empresa não está sempre errada e o funcionário não está sempre certo.
  O cliente não está sempre com a razão.

  Pense muito bem antes de defender qualquer lado, na duvida aguarde os fatos, não tome partido.
  Claro em caso de briga devemos apartar ... se temos condições para isso.
  Imagine você e colegas linchando um cara que estava batendo em um mais fraco e depois descobrem que o indivíduo grande estava sendo assaltado e conseguiu dominar o marginal.
  Em caso de acidente procuramos ajudar.
  Imagine você espancando um motorista que atropelou o pedestre e depois descobre que o pedestre tentou o suicídio.

  Poderia contar muitas histórias antigas e atuais a respeito disso, me veio à mente uma:

  Depois de algum tempo trabalhando na Rodoviária eu conhecia alguns pedintes que eram figuras carimbadas.
  Tinha um que contava histórias tristes e se a pessoa não se comovesse com a história ele ameaçava infecta-la com o vírus da AIDS, andava com gaze no braço com algo que parecia sangue.
  Ele abordou uma mulher de uns 30 anos, começou a conversar, eu abordei a mulher e expliquei a situação de que ele era pedinte profissional e as vezes ameaçava a vítima.
  A mulher nem deixou eu terminar de falar, me olhou um tanto indignada e disse que o rapaz estava conversando com ela na maior educação, quem estava sendo indiscreto era eu.
  Pedi desculpas e me afastei.
  Segui meu caminho e depois de uns 15 minutos, circulando pelo local, a mulher tentou fazer contato visual comigo, eu ignorei.
  Quando passei perto da mesa e ela percebeu que eu não lhe daria atenção levantou rapidamente e se protegeu atrás de mim, me pediu mil desculpas, disse que deveria ter me ouvido e que a livrasse do pedinte, eu só olhei feio para ele, entendeu que era melhor ir embora.
  A mulher tremia igual vara verde e me pediu para acompanha-la até um local seguro, eu permaneci em total silêncio, que adiantaria eu ficar falando “eu avisei”.
  Me deu vontade de dar um cascudo na cabeça dela, mas sabem como é, eu sou forte ela é fraca o errado sempre seria eu, mas falem a verdade, que dá vontade de dar um cascudo, ou deixar a pessoa se ferrar isso dá.
  Mais uma fase horrível da minha vida, uma entre tantas...

  Gostaria de dizer que tenho saudades de alguma fase do passado, mas tirando a juventude física tenho apenas bons momentos isolados, no geral não tem uma situação que eu gostaria de voltar, acho isso triste.
 Não gostaria de voltar a morar onde morei ou trabalhar em alguma antiga empresa.

  Fico alegre de estar nesse presente, uma vida tranquila, emoções atenuadas...gosto de emoções atenuadas, gosto da SERENIDADE.


 


15 comentários:

Daniel disse...

Você acredita que a voz do povo é a voz de deus?

William Robson disse...

“Você acredita que a voz do povo é a voz de deus?” [Daniel]
===========================
Me pegou de saída!
Não tenho tempo para elaborar o comentário...

Não sei qual é a voz [palavra] de Deus, não sou Evangélico então não acredito que seja a Bíblia.

Se Deus for instinto então a voz do povo é a voz de Deus.

Se Deus for racionalidade então...Deus tenta falar com a humanidade.

Precisamos ouvi-lo e falar a sua língua, ser a sua voz.


Bom dia a todos!

Daniel disse...

Você ficaria ao lado de quem nesse vídeo:


http://www.youtube.com/watch?v=rpT99Ag63v4&feature=player_embedded#at=109

emaranhado 78,de boa tarde a vcs, disse...

Darei uma "satisfação",afinal vcs se habituaram a me ver sempre cedo.
Meus horários estão modificados.
Por um tempo,estarei aqui de noite,ou de madrugada.
A réplica ao texto principal,irá aparecer(quando aparecer) de noite,e será resumida.
Poderei ficar mesmo,uns dias em silêncio,mas continuo pagando a conta da internet,e a TIM não está dando problemas.
Os motivos de "força maior" são outros.

Ando vivendo casos semelhantes às histórias recentes do sr.Vizinho.
E estou me arranjando agora,com os poucos recursos emotivos e transcendentes, que reuni nesses anos.

Se houverem novidades,contarei.
Aguardo a normalização da rotina,tão igual também a um caos de uns meses,que vivi em 1.996(não gosto de lembrar desse ano da minha vida)
De qualquer forma,continuarei apegada à minha amizade com vcs,que é uma das coisas que me "dão firmeza" nesse momento.

Um abraço em todos.

°°°°°°°°°

acréscimo disse...

o que está igual a uma situação que vivi em 1.996,não é minha rotina normal,e cujo retorno estou aguardando,mas o caos desse momento atual.

"isso também passará..."

°°°°°°°°°°°°

emaranhado 79,para o Denytus, disse...

leia o terceiro e o quarto comentário desse conjunto.

Onírica 4 disse...

vejam(ampliem uma ou outra imagem) os acréscimos que fiz agora de tarde,ao meu "jardim".

Coroa de moçambique,gardênia,flor de cera, columéia,lantana,cestrum,dama da noite, coirama.

Daniel disse...

Obrigado por se importar srta Nihil.

turbilhão 1.082 disse...

Texto principal,

Que literatura admirável ficou sua crônica.
"O ladrão que assaltou,a assaltada que quase atropelou um motociclista,o motociclista que quase atropelou o pedrestre..."
O sr.escalonou as cenas,e nós ficamos vendo...(rs...)

Ficou parecendo um negativo de fotografia antiga.

Sempre torcemos pelo "mais fraco",por causa da nossa natureza bondosa,que deseja emancipar todo mundo,e idem devido à herança religiosa que aprendemos cedo.
Tem pessoas que chegam ao ponto de manter amizade apenas com os que precisam delas,e quando esses deixam de precisar,a amizade acaba.

Todavia,concordo que a generosidade,dá mais certo quando usada com bastante critério.

O fator "emoção" conta nessa história toda,é claro.
Mas,não é sempre que "viver as emoções" é andar à procura de Deus.
Reações e impulsos fortes podem ser também um primitivismo.
Temos muito o que aprender,e no que nos sofisticarmos.
É preciso educar as reações e impulsos,a vida inteira.
Isso se consegue quando percebemos que com mais "traquejo" vamos conseguir as mesmas coisas que conseguimos quando estamos de "cabeça quente".
E como é melhor andar de "cuca fresca",então vivendo assim,temos um prêmio a mais a ganhar,que é nosso sossego.

Sobre isso,é isso.

Hã...
...alguém deseja ir morar no México?
Os pobres de lá são melhores?
O Contravocê comprou uma passagem para passar uns tempos lá,a serviço da empresa dele,e eu receio que ele não volte mais.
Porque lá também, a santinha é muito cultuada.
(kkk...)

William Robson disse...

“Você ficaria ao lado de quem nesse vídeo:” [Daniel]
============================
Não acho legal continuar batendo em quem esta totalmente dominado.
Por outro lado se alguém não tinha seguro eu entendo a raiva em relação ao bêbado.
Com tão poucas informações não tomaria partido, chamaria a policia e torceria para que ela chegasse rapidamente.

tripitaka 615 disse...

Sobre os sites "angelicais" que eu apenas comecei a ler.(por esses dias,não terei tanto tempo)

Muitos deles são kardecistas,ou simpatizantes do kardecismo.
Encontrei um grupo que diz sintonizar uns e.ts de um universo não sei das quantas.
Dizem palavras bonitas,e tudo o mais.(não lembro mais qual dos sites que está em meu Favoritos,é o tal do site)
Mas,quando alguém perguntou aos tais ets "como é a educação dos infantes" no planeta deles,estranhei a resposta.

"_Aqui não tem crianças.
Todos somos espíritos evoluídos."

Difícil explicar o que senti.
A natureza só permite as evoluções,se elas cuidam de outras "evoluções".
Todo e qualquer ser nasceu para amparar,e essa é a justificativa empírica e exterior da vida racional.
Além do mais,achei de mau gôsto a comparação entre crianças,e selvagens.
Crianças são seres em formação,e não são seres "sem evolução".
Se tais criaturas exobiológicas realmente existirem,calculo que estão alheios à realidade da vida,e que não tem o que ensinar.

Todavia,acho que os tais seres não existem.
Como sempre,podem ser silfos se comunicando num centro espírita.
Silfos são "anjos menores" e que ainda não viveram a experiência humana.
Não possuem mesmo meios de saber muito sobre os assuntos mais práticos da convivência social,pois lhes falta experiência.

Eu suspeito de "elementos elevados" que desprezam,ou ignoram,os mais simples.

William Robson disse...

Caminhoneiro mascarado apavora motoristas em rodovia. [RAC]

PASSEANDO

emaranhado 79 disse...

momento humor('té que enfim tô conseguindo sorrrir de verdade)

Agora de noite,mandava a Mariane,minha sobrinha tomar banho.
Ela sempre entretida com seu smarthphone.
Então,voltei à sala,e disse que eu ia levá-la pela orelha até o box.

Antes de obedecer,ela começou a rir.
(quaquaquá...que tia histriônica...)

enguiço 4 disse...

Cruiz credo minha santinha jesus maria josé eu vi o demo ...deixa eu ir embora.

_Docontra,até vc caiu nessa?
Tome cuidado com seu carro,ele não está no seguro...(não passou em nenhuma vistoria)

_Eu vou é usar meus pés memo,Nihil.
Inté depois.

_Vai pela sombra...

adendo à tripitaka 615 disse...

A essência da vida é uma essência criadora.
Se o Universo concebe a si mesmo como uma obra de arte,então ele é pródigo na multiplicidade.
Portanto,os elementos imaturos sempre farão parte da vida de todos os nichos,ou serão uma preocupação de tais nichos.

Uma negação de tal fato,significa que a tendência "criativa" e artística está desaparecendo.
Será que "seres evoluídos" se desmotivam,e se deprimem?
Mas,eu só aceito um ocaso para a vitalidade e para a energia das "personalidades" novas e antigas no fim dos tempos,nos últimos dias de Brahma.

Assim mesmo,imagino espíritos anciãos,como seres muito complacentes.
E que nunca ignorariam os "simples de coração".

Sri Krishna(que deveria ser um sr.centenário) não desamparou Arjuna.
Ao seu modo,tentou entendê-lo,e orientá-lo em alguma direção.