terça-feira, 18 de setembro de 2012

Faça o Bem

  “Se seus pensamentos (William) nunca trouxeram nada de bom para você porque trariam para outra pessoa?"  [Comentarista no G+]

  Quem acompanha esse Blog há algum tempo já entende como é complexo definir o que é bem ou mal.

  Algumas situações são bem claras, mas nas regiões fronteiriças das estruturas de pensamento é preciso uma grande habilidade filosófica, por vezes definimos algo como bem ou mal apenas pela força da tradição [moral e bons costumes].
  Mais difícil ainda é adivinhar o que nos trará bons resultados, o que será um tempo perdido, o que nos trará grandes prejuízos.

  Jogar futebol é bom ou mau?
  É um jogo divertido então se você gosta é bom.
  Eu tive colegas que adoravam jogar futebol e o que o futebol lhes trouxe de bom?
  Além da diversão...NADA!
  A ida ao jogo provocou briga com a namorada, desentendimento no casamento, discussão no campo, joelho estourado, pé quebrado, luxação, por futebol há até crimes de morte cometidos por  meros torcedores.
  Percebe que o gostar de jogar bola pode não lhe trazer nada de bom e até causar grande prejuízo?
  O futebol traz prejuízo à todo mundo?
  Claro que não, pergunte para o Neymar, Robinho, Zico, Romário e tantos outros.
  Mesmo jogadores não tão famosos juntaram bom dinheiro jogando bola o que lhes proporcionou momentos muito felizes.
  Esta dinâmica acontece nas mais diferentes profissões e situações.

  Lutar para implantar o Comunismo no Brasil ferrou muita gente, mas para a Dilma deu muito certo.

  Não acredito que algum dia antes da Dilma ser Chefe da Casa Civil ela tinha alguma Fé ou Esperança de ocupar a Presidência.
  Foi um agradável desvio de percurso para ela.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Virar Blogueiro foi um agradável “desvio” de percurso para mim.
  Eu participava de grupos de debates e nunca pensei em iniciar um Blog, de repente os grupos foram tirados do ar.
  Como foi feito de improviso, sem experiência, o Blog ficou estranho no início.
  Acredito que agora cheguei a um formato aceitável que me proporciona tornar mais claro a estruturação dos pensamentos.

  Existe por exemplo o pensamento “amor”, filosofamos sobre todas suas formas, tudo que conhecemos sobre ele, tudo que OBSERVAMOS sobre ele.
  Sem impor limites ao pensamento, eliminando dogmas religiosos ou ideológicos.
  Este processo eu comecei a chamar de Filosofia Matemática.
  Podemos estruturar pensamentos sobre o amor e suas extensões... casamento, ciúmes, traição, puro, verdadeiro.

  Visualizando a estrutura em toda sua complexidade conseguimos nos localizar dentro de uma situação e decidir a maneira mais eficiente de agir, esta AÇÃO diante da Filosofia Matemática eu chamei de Terapia da Lógica.
  Um rápido exemplo:

  Pensamento: “Faça o bem sem olhar a quem.”

  Não concordo com essa proposição.
  De repente eu posso desperdiçar energia ajudando alguém que nem está precisando tanto assim e deixo de ajudar alguém que realmente precisa de minha ajuda. 
  Isso é uma Filosofia Matemática.
  Eu não tenho como ajudar a todo mundo então tenho que estabelecer prioridades.

  Estruturando o Pensamento: Antes de ajudar alguém preciso analisar o problema, qual a melhor forma de ajudar a pessoa, a melhor forma de resolver ou amenizar uma situação de necessidade.
  A pessoa precisa de minha ajuda ou precisa assumir suas responsabilidades?
  Esse planejamento de como AGIR é se devo agir é a Terapia da Lógica.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  A Filosofia Matemática nunca me trouxe nada de bom além da diversão, do prazer em escrever e estruturar pensamentos.

  A Terapia da Lógica me trouxe muitos benefícios, minhas ações diante das dificuldades foram no geral muito eficientes.
  Veja o exemplo acima, “faça o bem sem olhar a quem” é um dogma poderoso e sempre que eu escrever que ele não me parece correto vou levar bordoadas de todos os lados, a grande maioria o tem como uma “grande verdade”, para eu não passa de uma ilusão sem sentido, sem lógica, como é possível eu ir ajudando as pessoas sem nenhum critério!?
  Imaginem que uma criança diabética me peça um doce, imaginem que alguém me peça dinheiro para comprar drogas, imaginem que eu ajude alguém que luta para implantar uma ditadura no país!?

  Usando a Terapia da Lógica eu não desperdiço meu tempo nem meu dinheiro, então apesar de levar bordoadas nos debates, minha vida fica bem estruturada, “os cães ladram e a caravana passa.”

  A Filosofia Matemática poderia ter me trazido coisas muito boas?
  Claro que sim, eu poderia ter sido um grande escritor, ter vendido muitos livros, ser colunista em algum jornal ou revista e influenciar a opinião de muitos... como aqueles jogadores de futebol de sucesso ou como os comunista que acumularam muito capital...

To be continued....

  A Terapia da Lógica é uma ferramenta importante, não uma formula mágica para ter sucesso na vida, tanto que eu não tenho sucesso.
  Não se iludam!
  Sofremos “Interferências” e somos movidos pela Emoção.
  No entanto usar a lógica, o bom senso, é a parte da equação da vida a qual podemos ter CONTROLE.
  A emoção ... não escolhemos o que sentir.
  As interferências ... quem controla a “vontade de Deus”.

Anterior          <>        Próximo 







17 comentários:

Daniel disse...

Vi as reportagens, e inclusive estou lendo um livro A Cabana que traz uma história parecida com a da garotinha assassinada.

Não serei eu que terei as respostas para tudo. Também não quero discutir para ser o dono da razão. E até acho que no percurso da vida a razão não nos acompanha para muitas coisas. Dai é opinião minha que isso é um atraso, ou qualquer coisa que eu queira decidir.

Houve e parece natural que haja negligencia no comportamento humano. Também nós para muitas coisas nos posicionamos como oportunistas que queremos ser; às vezes, para termos primeiro aquela peça única de roupa da loja, ou para sermos primeiro a ser atendido numa fila. Etc. etc.

Precisamos mudar a maneira de pensar.

Eu gosto de futebol, e com certeza eu adoraria ganhar para fazer o que eu faço. Mas eu já disse comigo que se me trouxer dano aquilo que eu gosto, melhor fosse que eu não tivesse conhecido tal prazer.

Daniel disse...

Sobre os atentados ao redor do mundo.

Eu vejo muita gente acumulando ira para si.
Realmente quando eu noto estas coisas eu percebo que sinônimo de felicidade é que uma pessoa viva sossegadamente e em paz, distante das crises. Isto não é como viver enclausurado. Não é como um monge que praticamente se esconde dentro do monastério.
Isso é viver desfrutando da liberdade com sabedoria, tendo senso critico para se manter longe dos pontos conflituosos.
A vaidade faz-nos reféns das tragédias.

Daniel disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Mmfael8-D80

O MUNDO SEM NINGUÉM

carpideira 535,de boa noite, disse...

Me desculpem ter "sumido do mapa",hoje.
Não consegui acessar a internet nem para dizer que estava viva.
Aliás,meu "dia de hoje" parece ter começado às vinte e duas horas e trinta minutos de ontem,quando eu me preparava para comentar as reportagens linkadas.(não vêm ao caso)

Ainda bem que vsas sabem dos meus "motivos de força maior" que irão me tirar do ar,com alguma frequência,por um tempo.

Encrenca 1.036,fritex... disse...

no blog da Selma.
Vejam a mensagem abaixo da "tropical 4".
Finalmente,consegui o que eu precisava.
Consegui as referências do professor Joaquim Brasil Fontes.

Não sei quando reunirei "coragem" para mandar um e-mail a ele.
Eu não esperava isso.
Em geral,prefiro me comunicar com as pessoas em locais públicos,e não gosto de usar o "modo particular".
Seria melhor se ele tivesse "face",orkut,etc.

Mas,tentarei me arranjar com o que existe.
Melhor do que isso,só dois disso.

William Robson disse...

“Mas eu já disse comigo que se me trouxer dano aquilo que eu gosto, melhor fosse que eu não tivesse conhecido tal prazer.” [Daniel]
===========================
Não somos adivinhos.
Quando compramos um carro novo não imaginamos que ele pode ser a causa de nossa morte.
Quando casamos não imaginamos que odiaremos a pessoa em uma disputa da guarda dos filhos no divorcio.
Eu tenho um texto a ser publicado onde eu digo que se pudesse voltar atrás desde meus 18 anos tentaria entrar no serviço publico.
Se eu soubesse que a empresa que eu trabalhava não teria futuro eu não teria investido tanto tempo, mas agora “é tarde”.

Encrenca 1.034,fritex... disse...

...parte 2.

Provisoriamente,esse conjunto está sendo das postagens,uma das mais conferidas do blog da Selma.
(com privilégio de figurar no canto direito...)

Turbilhão 1.091 disse...

Eu já me prejudiquei um pouco com minhas preferências.
Não tenho tanto controle sobre o futuro e a consequência delas.
Procuro viver de forma prática,sem muito compromisso.
Pois a "fatura" sempre vêm.

Se eu sei que a tal fatura virá de qualquer forma,e que uma outra atitude "melhor" minha,não irá mudar o futuro,então acho melhor usar meus entretenimentos.
Pois o triste,é ficarmos sem nada em mãos.
Nem passado,nem presente,nem promessas,nem esperanças.

William Robson disse...

“Dilma está convencida de que foi desencadeado um forte movimento para desconstruir a imagem de Lula e do seu governo, exatamente na fase decisiva da campanha, no momento em que o PT enfrenta dificuldades nas principais capitais do País, a começar por São Paulo.” [Kotscho]
===================================
Desconstruir imagem!!!
Do jeito que esta escrito parece uma conspiração criminosa contra o Lula.
O Mensalão existiu e todos os envolvidos livraram a barra do “Deus” Lula, acontece que o STF entendeu que vivemos em um Estado Laico.
Boa parte dos Ministros do STF foram escolhidos por Lula, eu sinceramente nem esperava tanta isenção.
Quem indicou o Ministro que é relator do processo?

PASSEANDO

Daniel disse...

WILLIAM - Não somos adivinhos.

Concordo.

O meu pensamento de que "se algo me traz dano é melhor que eu não tenha conhecido" é importante, porque com ele também eu aprendo e me policio, e torno pratica a maneira de agir para qualquer eventualidade que surja no percurso. E também serve como um catalizador este pensamento, porque permite que eu centralize a todas as duvidas sobre determinado negocio e atividade que farei.


Com certeza ninguém está imune ao acaso.
Mas temos como prevê-lo se adotarmos soluções inteligentes.

Revista Realidade 46,réplicas disse...

Bom dia a vcs.

Li sobre a mega-sena(o Potiguar de vez em quando,joga nela...)e as demais notícias,de ontem,e de hoje.
Adicionei ao Favoritos o site religioso que comenta sobre os Iluminattis,e o Pragmatismo Político- porque desejo ler vez por outra,as assertivas do ex-frei Leonardo Boff.

- eu não daria simplesmente uma pena capital para quem fez o que fez com a menina em Recife.
Eu recomendaria que fôsse fuzilado.
Que desaparecesse da pior forma.
Tomara seja achado,porque as "mãos populares" não ficarão limpas.

- não sei se lembro vagamente do caso da menina Sanchez,na Colômbia.
Sim,o jornalista que ganhou um prêmio com a agonia dela,é um monstro.
Um monstro menos maléfico,mas um monstro.
Espero que esteja "reparando os danos", colaborando com a Cruz Vermelha.

-os que não querem o PT no poder,não são necessariamente as elites,mas sim,são os integrantes de uma antiga classe média da qual fazem parte numerosos provincianos que não desejam se misturar com o povo comum nas ruas,e que odeiam voar de avião,porque os pobres ultimamente andam podendo pagar a passagem.
Desse povo "xumbrega" até um pseudo-filósofo que escreve na Folha de São Paulo,faz parte.

Esses aí são os mesmos que desclassificariam um político que diz que não acredita em Deus.

Conheço essa "estirpe pequena" que anda pelas ruas da cidade.
Falta-lhe muitas vezes,boas maneiras.

As verdadeiras elites,talvez esperavam que Lula incrementasse o desenvolvimento no país,pois isso seria bom para elas também.
Acho que o Lula merecia mesmo era o "enforcamento abstrato" simbolizado pela perda dos direitos políticos,se ele realmente errou,mas isso não significa que o PT inteiro seja uma quadrilha.
Não acredito nisso.
Embora eu discorde do Leonardo Boff,pois a situação do partido está mesmo complicada,afinal vai demorar muito para que o mesmo fique desvinculado da imagem do Lula.

acréscimo disse...

Ou a Dilma é bobona,ou é uma amiga leal demais,ou está lutando por uma causa perdida,que é a de limpar a imagem do PT.

Ela deveria "sair dessa" e mudar de legenda,posteriormente.
Não vai ser agora que o partido que a elegeu,vai recuperar alguma fama decente.

ainda disse...

Atualizando a minha assertiva do texto.

Os que não desejam o PT,ou outro partido que discurse bastante em nome dos interesses das massas populares,não são as elites,mas são...etc,etc.(já comentado)

Talvez,depois do escândalo do mensalão,as elites estão menos interessadas no PT.

carpideira 533 disse...

Como eu não consegui postar meu comentário no blog da Xênia,então não linkarei essa última mensagem dela,mas deixarei figurar aqui.

Em minha réplica para ela(não publicada),contei que no meu bairro tem um morador de rua que anda acompanhado por uma fiel escuderia de oito cachorros,que ele consegue sustentar,apesar de ser(ou de parecer) morador de rua.
Talvez não seja.

Acho que ele tem casa,ainda assim, vive de pedir esmolas.

Nunca fantasiei com a "vida pelas ruas".
O que eu já quis muitas vezes,foi ser "troglodita".
Ou seja,morar no mato- mantendo alguns confortos da civilização.
Só para ver o mar bem abaixo de mim diariamente, ouvir a cantoria da passarinhada toda madrugada,e andar de bicicleta entre manacás-da-serra floridos pelas ruas de terra.

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/xenia-bier/avenida-brasil/anjos-na-pele-de-mendigos/#comment-11332

Revista Realidade 47 disse...

aquela senhora que ficou famosa por habitar por uns meses,o terminal Barra Funda,morreu ontem.

a notícia acima... disse...

...foi um comentário a mais sobre o último texto da Xênia-mas ao mesmo tempo, também foi resultado de uma curiosidade minha sobre o destino dessa pessoa que foi noticiada um tempo atrás,no SPTV.

Daniel disse...


LINDA HISTÓRIA DE AMOR

http://www.caixapretta.com.br/2012/09/uma-verdadeira-historia-de-amor/