sábado, 8 de setembro de 2012

Paz por Interesse

 “A filosofia triunfa facilmente sobre os males passados e os futuros; mas os males presentes triunfam sobre ela.”
 [Rochefoucauld]

  Uma colega me falou de seu estresse com os filhos e tive que ser solidário a ela.

  Talvez esse texto seja útil para outros pais que passam pela mesma fase.
  Eu sei de toda importância que minhas filhas tem em minha vida, lembro com carinho dos primeiros momentos, dos primeiros olhares, dos primeiros passos.
  Quero fazer parte da vida de minhas filhas enquanto for possível.
  A Filosofia é linda no passado e linda no futuro, mas não alivia muito o estresse do presente apenas nos serve de bússola.
  Não entendo porque tenho que falar tantas vezes para conseguir que minhas filhas levem um copo da sala para a cozinha.
  Porque é tão difícil conseguir que o sapato seja guardado na sapateira agora e não “daqui a pouco”?
  O dialogo deveria ser suficiente, mas não é.

  No passado os filhos eram meio que propriedade dos pais.
  Os pais podiam se impor pela força “faz ou apanha!”
  Não! Não defendo a volta ao passado, se impor pela força deve ser a última opção.
  Dos 4 ao 7 anos minhas filhas levaram uns tapas como medida extrema, nada do que eu dizia a elas dava algum resultado, nem sempre temos tempo disponível para um castigo, por vezes precisamos de algo com resultado mais imediato.
  A partir dos 7 anos identifiquei nas meninas uma satisfatória capacidade de entendimento.
  Elas entendem que devem manter a casa limpa e organizada, mas porque não fazem?

O que pode a Razão diante da Emoção?

  A Razão consegue bem pouco, mas não podemos desistir facilmente.
  Entendo que uma das funções dos pais é fazer com a que a lógica, o bom senso entre na mente dos filhos.
  Quando os próprios pais são instintivos e sem juízo tudo fica muito complicado.
  Ainda bem que a vida não é exata e os filhos não vem como folha em branco, filhos podem desenvolver um bom senso que seus pais não tem.

  Minha filha é extremamente desorganizada com os afazeres domésticos.

  O mais desagradável é que ela pensa que pode suprir todas as suas falhas pedindo desculpas ou dizendo eu te amo.

  O que pode a Razão diante da Emoção?
  Nesse caso vai depender da capacidade de minha filha entender que eu sou regido pela Razão e dizer que me ama não significa nada se não vier acompanhado de ação, eu prefiro até que não diga, mas faça.
  Eu tenho muita compreensão para dar para minhas filhas, mas elas terão que fazer a parte delas me dando um pouco de razão e demonstrando seu amor com AÇÃO.
  Não me venham com aquelas frases de Facebook sobre o amor incondicional dos pais por suas crianças.

  Amor incondicional é uma crença que não tenho.

  Crianças não são folhas em branco, desde pequena qualquer criança normal defende com unhas e dentes seus interesses, não tem pudor nenhum em armar o maior berreiro ou ficar pedindo insistentemente por algum doce ou brinquedo.
  Minhas filhas “esquecem” com facilidade uma peça de roupa em cima da cama, mas no mercado não esquecem que acabou o sorvete em casa.
  Esquecem com facilidade de colocar a roupa suja na máquina de lavar, mas não esquecem a promessa de um passeio qualquer, mesmo que a promessa tenha sido feita há semanas atrás.

  As criança querem paz e harmonia dentro de casa, querem um agradável entendimento com os pais eu defendo que elas também devem se questionar sobre o que estão fazendo para atingir esse objetivo.

  Digo a minhas filhas que se elas não querem pais chatos elas tem que evitar estressa-los.
  Pais estressados passeiam menos e dão menos presentes, manter a casa organizada é um preço baixo a pagar para ter pais tranquilos e legais.
  Elas vão muito bem na escola e por isso foram presenteadas com eletrônicos que são o sonho de consumo de muita gente adulta.

  Se os filhos até certo ponto são o reflexo dos pais a atitude dos pais também são reflexos das ações dos filhos.
 Como cada um é cada um os reflexos variam tanto quanto a condição mental de quem está sendo influenciado ou influenciando.
  Hoje mais que nunca desejo que minhas filhas estejam interessadas em a paz e harmonia.
  Eu sempre estou interessado em paz e harmonia.

  “Paz e harmonia, eis a verdadeira riqueza de uma família.”

[Benjamin Franklin]



21 comentários:

turbilhão 1.074,de bom dia ao sr.! disse...

Uma sugestão.

Se deseja ver seus resultados pedagógicos melhorarem,faça elas lerem esse texto.
Acredito que suas palavras de todo dia,aqui condensadas,terão mais impacto.

Suponho que o sr.não é extremista,nem ranzinza que nem eu consigo ser às vezes.
Eu reprimo bastante meu temperamento.
(hehe!)
Ainda bem que ninguém leva muito a sério quem tem cara de bravo.(ou de brava)

turbilhão 1.075 disse...

Um bom jeito de levarmos as crianças a cumprirem os deveres,é alertá-las de que se não se acostumarem a isso,serão incompetentes no futuro.
Não conseguirão ter autonomia,mesmo que ganhem dinheiro.

Acontece que ninguém gosta de se imaginar nessas situações,então todos tentam evitar tal risco.

Nossa tarefa,como adultos,é ficar mesmo dando conselhos.
Ou seremos árvores que não dão sombra.
Todavia,não existem árvores que não geram sombra aos calorentos...

tripitaka 611,a meditação disse...

Hoje,farei um acréscimo inédito ao tema "estrutura do pensamento emoção".
As últimas idéias "novas" que veiculei sobre isso,foram as da tripitaka 608.

A mente tende a divagar,os interesses se alteram o tempo inteiro.
Isso gera o desejo por aventuras,e gera a diversificação das tarefas.
Sua natureza inclina à procura pelo melhor "êxtase" no próximo objeto.

Na meditação,forçamos a volta da atenção a um objeto específico- e neutro.
Cada vez que nos desviamos,e ficamos mentalmente procurando e procurando,lembramos da respiração,ou do mantra.
Com o tempo,a agitação intelectiva se torna mais disciplinada,e a procura incessante por "novidades" adquire critérios justos.
E esse hábito é rapidamente transferido para o modo pelo qual se vive.
Basicamente,as coisas estão destituídas dos conteúdos que à primeira vista,supomos nelas encontrar.
No fim,nos damos conta de que viver "trocando de prazeres" é como trocar "seis por meia dúzia".
A verdadeira felicidade está "em casa".
Está em manter o foco.

No meio dessas distrações todas,existe uma transcendência que sempre se perde.
E isso nos motiva a volta para casa,ou no caso da meditação,a volta ao objeto dela.
Porque o que o que nos leva a nos movimentarmos tanto,é a procura da sensação de "união com Deus"-mas não sabemos disso.
Mas,com o hábito de vivermos mais concentrados,tal sensação aos poucos,aumenta,cada vez que for encontrada em algum lugar-
gerando mais responsabilidade com o que se escolhe.
Mesmo que nunca mais for encontrada,fica bem fácil,depois de se conhecer o potencial "inócuo" de tudo,viver na nossa plataforma interior recém construída,que não admite uma entropia perigosa.
A grande vida,acontece em nosso estado presente.
Não há atemporalidade,só temos mesmo,é o que temos à mão.
E mais vale uma andorinha no quintal,do que um monte de pixarros morando na Bahia...e cuja cantoria eu não posso escutar.

turbilhão 1.076 disse...

Educação formal.

Em tréplica ao seu comentário de ontem sobre o artigo do OI(observatório da imprensa) sobre as leis das cotas,irei recriar o que ando lendo "por aí".
As leis das cotas étnicas estão certas,pois visam acostumar as pessoas a verem as "minorias sociais" em mais locais privilegiados- o que tende a colaborar para diminuir o preconceito.

As leis das cotas sociais(acho que ainda não tem) idem serão justas.
O sr.expressou o desejo(no comentário de ontem) que elas existam.
Realmente,é uma contradição alguém que estudou numa escola pública porque os pais não podiam pagar uma particular,precisar pagar uma faculdade,enquanto os ricos estudaram em escolas particulares,e cursam uma universidade que existe por causa do dinheiro dos impostos de todo mundo.
Atualmente,tem financiamentos para mais de dez anos em algumas faculdades.
As escolas estão cumprindo o dever de facilitar a vida dos que querem estar nelas.
Elas precisam continuar existindo,e idem estudar,por enquanto,não é uma questão de escolha,mas de necessidade.

William Robson disse...

“Um bom jeito de levarmos as crianças a cumprirem os deveres,é alertá-las de que se não se acostumarem a isso,serão incompetentes no futuro.
Não conseguirão ter autonomia,mesmo que ganhem dinheiro.”
==============================
Respeito sua opinião, mas não acredito que esta metodologia possa trazer bons resultados.
Crianças e boa parte dos adultos são “imediatistas”.
Vejo um monte de adultos não se importando em pagar 10 mil a mais por um carro desde que tenha o bem disponível imediatamente.
A bagunça na casa me irrita hoje e quero que minhas filhas se preocupem com isso HOJE.
Se construirmos a harmonia a cada dia o futuro também será harmonioso como conseqüência matemática.
Mas claro este não é um Blog de formulas magicas.
Se você nota que a criança tem esta percepção clara do Futuro... faça o que a Nihil propõe.
Minhas filhas se imaginam no Futuro rainhas e princesas, grandes cantoras e atrizes famosas com príncipes encantados batendo na porta delas e nunca envelhecerão ou morrerão, jovens para sempre.
Na infância e adolescência nossas realidades são distintas, mas os sonhos para o futuro são incrivelmente parecidos, fama, fortuna e felicidade no amor.
Lá pelos 25 a maioria de nós já entende que muitas dessas metas não serão alcançadas.
Qual será a realidade minha e de minhas filhas quando elas tiverem 25 anos?
Sei lá, não sou vidente.
Acho melhor cuidar da realidade que se apresenta hoje...

William Robson disse...

“As leis das cotas étnicas estão certas,pois visam acostumar as pessoas a verem as "minorias sociais" em mais locais privilegiados- o que tende a colaborar para diminuir o preconceito.” [Nihil]
============================
O grande “preconceito” é financeiro.
Duvido que o Pelé sofra preconceito.
As favelas estão cheias de pessoas claras, pobreza não é um “privilégio” da pele escura.
Um menino loiro pobre, perder uma vaga para um menino negro pobre usando como critério a cor é uma IMBECILIDADE.
Imagine a cabeça desta criança que foi discriminada.
Quem vai explicar para esta criança que ser loiro e pobre é uma grande desvantagem.
Combatemos uma discriminação criando outra discriminação!?
Houve um erro no passado agora invertermos o erro no presente não vai tornar a discriminação um acerto.
Neste Blog pensamentos lineares não funcionam.
Precisamos pensar em 3D, ter uma visão HOLISTICA das coisas.

Usar como critério a situação financeira acho satisfatório e eficiente.
Eu não pedi para nascer pobre, mas peço a chance de através do estudo alcançar uma boa situação financeira.
Que importância tem se sou índio, negro ou loiro?

“Decifra-me ou te Devoro!”

turbilhão 1.077,de boa tarde, disse...

Suas assertivas(acabei de ler) estão certas,mas no caso das cotas,precisam existir as duas leis.
A das cotas étnicas,e a das cotas sociais.
Ambas são necessárias na sociedade brasileira.

Sei que o sr.prefere as "cotas sociais",mas elas também irão existir.
A existência de umas não irá impedir a existência das outras,ao contrário.

Talvez,voltarei de madrugada.
Caso contrário,aparecerei mais tarde.
(irei demorar para replicar,amanhã)

Eu "tô" que nem o sr.Hosaka,ou seja,-trabalhando demais,mas esse é um privilégio dos vivos,e dos que tem saúde.
Um abraço em todos.

°°°°°°°°°°°

William Robson disse...

“Suas assertivas(acabei de ler) estão certas,mas no caso das cotas,precisam existir as duas leis. A das cotas étnicas,e a das cotas sociais.” [Nihil]
===========================
Precisa existir só porque você quer que exista!?
Cadê a argumentação?
O que você falaria pra o garoto loiro?
Na outra encarnação ele maltratou os negros? É isso?
E se não existe reencarnação?
E se na encarnação anterior ele foi negro? Vai sofrer discriminação duas vezes?

turbilhão 1.078 disse...

O sr.quer ouvir meu argumento?

Apesar de sermos um povo miscigenado,as discriminações são evidentes entre nós,e "disfarçadamente" falei nisso em turbilhões recentes,quando mencionei a antipatia que todos tem pelos que "parecem simples".
Para solucionar pelo menos uma ou outra dessas "antipatias",é bom que existam leis que imponham uma convivência em certos lugares.
Em países onde as cotas étnicas existiram, tais hostilidades diminuíram.(os EUA atualmente,tem um presidente "de cor").
Tais soluções- acredito- sempre são provisórias.

O garoto "nórdico" também irá se beneficiar com isso,porque as cotas sociais só poderão existir por causa das cotas étnicas.
Se não fôssem pelas segundas,não estariam falando bastante nas primeiras nos sites que tenho lido.

Expús o pensamento(andei aprendendo isso),porque estou aqui,coincidentemente.
Menos mal.

acréscimo disse...

...ou seja,eu nem esperava voltar hoje...

Encrenca 1.027 disse...

(fritex)

Aliás,Safo foi neguinha.
Acredito que o pai dela,era lidiano,e os turcos(é como são chamados agora) antigos,eram negros,não?

"ó Safo, musa coroada de violetas,com seus olhos claros,e sorriso puro,eu queria elogiá-la,mas a vergonha me impede."_Alceu.

Quando eu ainda não sabia que essa moça havia existido,certa vez,procurando museus de escultura no Google,isso,naquele tempo em que eu fazia postagens artísticas no gd do Terra,vi a estátua de uma senhorita com uma coroa de flores na cabeça.
Saí rapidamente da página,porque reconheci algo indefinível ali.

Horas depois,lembrei que nos anos oitenta,procurei loucamente em lojas de bijoux,uma tiara de flores escuras com a qual eu sonhava,persistentemente.
Cheguei a comprar uns vasos de violeta,esperando vê-las florir,para depois derramar aquelas florezinhas na minha cabeça,mas quando as vi tão bonitinhas,não tive coragem de causar-lhes sofrimento.

Ato contínuo,três anos depois,descobri quem era a musa do museu do Louvre,mas ainda desejo uma tiara de flores de fuxico.
Uma simples,e com umas poucas estrelinhas azuis e rosa.
Não usaria um portento que nem o da estátua,é claro.

Para usar uma grinalda mais elaborada,eu precisaria de um motivo.
Poderia fazer parte de uma indumentária de noiva,ou de formatura.
Eu poderia usar no dia em que recebesse uma iniciação religiosa a mais,ou quando eu estivesse festejando o término de algum "ritual de passagem" importante.

Para mim,ela é como o anel do profissional,é como o chapéu do bacharel em direito.
Eu precisaria ficar satisfeita com algo importante que consegui,para usar tal "enfeite".

Atualmente,tudo em mim parece "doer".
Mal consigo ter uma crença religiosa.
Não sei quando ocorrerá ainda a data para usar minha "aliança iniciática",que é a coroazinha de violetas.
Quem sabe,na formatura da Grazi...

...que será daqui a três anos.
Oxalá,até lá,ela aprenda a lavar louça.(hahaha!)
Sou eu quem costuma ensinar coisinhas simples para ela.
Ela aprendeu a brincar com cachorro e gato,por minha causa.

Quem ou o que irá me ensinar a fé no destino? (... ... ... ...

Daniel disse...

Eu não sou pai.
Amarei os meus filhos para sempre também presentea-los com o melhor presente: o conhecimento.

Devo condicioná-los para não aceitar a decepção, mas para trabalhar as perspectivas favoráveis.
Trocando em miudos, o que farei é instruí-los por meio de extensos cartazes, e funcionará como marcadores e pontuadores, estes cartazes, porque terão excelentes informações de boa conduta. E será norma dentro de casa que se aja com prudência. Isto para que meus filhos busquem pela melhor disciplina em todos os lugares.

Mesmo eu, em determinada idade, fiz uso desta tecnica. Mesmo inicialmente não sabendo bem para que todos aqueles informandos que eu mesmo colova em meu quarto, era informando no guarda-roupa, nas portas, e até mesmo no teto, aquilo me ajudou para que eu fosse alguém melhor hoje.


O meu sobrinho, eu tenho o maior carinho por ele; mas ameaço seriamente de parar de ser agradável com ele se ele não desaprender o que a mae dele não se importa de ensinar o contrário. E bato forte na bunda dele para ele ser mais educado. Faço isso até mesmo na presença da mae dele.

Se a mae dele reclamar, que tire ele da minha casa.

Será este o meu trato com os meus filhos.

tripitaka 612 disse...

Eu vou afixar na parede do meu quarto,uma roda da fortuna,Denytus.

Então eu estava certa sobre o sobrinho que mora na sua casa(especulei isso naquele conto engraçado...)

Daniel disse...

Perguntando para srta Nihil.

Como você encararia hoje uma pessoa que ti fizesse ver que você está errada nas tuas declarações?

Você realmente se importaria em ouvir tal pessoa, ou você nao se preocuparia e buscaria seguir com tuas verdades-incondicionais?

Daniel disse...

Ele não mora na minha casa, Nihil. É que a minha irma, por ser mae solteira e desvairada das ideias, agora frequentemente nos visita.

Daniel disse...

NIHIL - Saí rapidamente da página,porque reconheci algo indefinível ali.


_______-

ISTO VALEU POR TODO O DIALOGO DE VOCES HOJE

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Daniel disse...

Seria uma aranha?


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Encrenca 1.027, disse...

...de réplica ao Denytus.

Acho que desde o início(lá por 2.006),deu para ver que sou meio "estrela".
Não ligo para as opiniões contrárias às minhas,mas sou discreta,e as respeito.
Gosto quando as pessoas sabem mais do que eu.
Já cheguei a aconselhar alguém que vez por outra,tenta "se opor" a mim,procurar saber um pouco sobre os temas que me importam,para depois vir "tirar a prova".

O professor Andros não conseguiu alterar meu modo de pensar.
Meu mano(que tem uma razoável cultura) também não.
O sr.William diz que desperta insegurança nos ouvintes.
Devido a essa fama dele,eu proseio com o mesmo.
Para levar susto também.
Mas não consigo levar...(kkk...!)

Encrenca 1.028 disse...

(fritex) para o Denytus.

Ora,a moça estátua que eu vi parecia ter um monte de bóbis na cabeça.(kkkkkkk...!)
Não vou postar aqui,porque não acho tão bonita.
O busto do Pitaco é melhor.

Eu ainda sonho com uma grinalda de violetas,mas a que ela produziu foi um jardim em cima da "idéia" dela.
Acho que o problema,deve ter sido do artista que a esculpiu...

tripitaka 613 disse...

Estou re-começando a ler sobre os extraterrestres antigos "que caíram" na Terra,porque seus planetas natais os expulsaram de lá.(costumava ler sobre isso,na Amaluz)

De imediato,já vi semelhança entre nós daqui do blog,e os "sirianos".
É o terceiro grupo de ets,em quantidade no planeta.
Mas nossa semelhança com eles,pode ser uma coincidência,existam ou não os sirianos.

Idem voltei a rever as antigas teorias conspiratórias,presentes nessas publicações sobre os "angelicais".
Reli sobre os Iluminatti.
Seita fundada por uns padres,junto de alguns burgueses,na França,no século dezoito,e suprimida em toda a Europa poucas décadas depois, devido aos seus ideais perigosos para o regime político da época,que era a monarquia.

Todavia,bem posteriormente,muitos grupos pseudo religiosos adotaram para si,o apelido de "Iluminattis".
Outros juram que aqueles antigões ainda existem,de uma forma incógnita-e não documental.
Na revista Humanus,da Sama Editora,há um tema a respeito.(tenho todos os exemplares da polêmica publicação,bem ao gôsto do mano Poli,que se interessa por temas esdrúxulos.)

Atribui-se elevados poderes a eles.
Dizem que colaboraram para a política do mundo atual,para a ocorrência das guerras,para a queda das torres gêmeas,para a ocorrência dos terremotos,etc.
Na wiki,vcs verão que eles ainda são acusados de ajudar no golpe militar no Brasil,e na morte do JK.(ele não morreu mesmo de acidente de carro,como pareceu,mas daí creditar tudo aos Iluninatti,é que nem achar que o Maluf construiu São Paulo).

Quanta loucura,mas onde há fumaça,pode haver algum fogo.
Os eventos trágicos supracitados,teriam ocorrido para favorecer a criação de um futuro governo mundial,com um único idioma,uma única moeda,um único sistema econômico.
Nem tanto ao mar,nem tanto à terra.
Os iluminatti podem existir sim,como uma subdivisão não reconhecida da maçonaria.
Provavelmente,eles não contribuíram para mal nenhum no planeta,nem fizeram nada do que dizem que eles fizeram.
Talvez seja uma mera seita religiosa que usa símbolos da obscuridade,e cujos integrantes acreditam que estão assim colaborando para uma felicidade social comum do povo aqui nesse mundo mesmo.
Não dão nenhuma importância aos temas comuns às religiões normais,que são a iluminação e a salvação da alma.

Nos artigos que li sobre eles,vi artistas e políticos,cumprimentando o povo,usando o gesto característico que os iluminatti franceses costumavam fazer.
O indicador e o mindinho erguidos,os outros dedos,recolhidos.
Os assustados autores não pensam numa coisa.

Esse gesto é repetido pelos famosos,por imitação.
Vamos supor que todos que se alçam a determinadas posições econômicas e sociais,acabam arrumando amizades na maçonaria,e mesmo sem pertencer à maçonaria,aprendem a fazer tais gestos,porque lhes dizem que são gestos "bons para atrair prosperidade".
Assim como tem tantos que fazem o sinal da cruz,por ex,mas que não vão às missas,na igreja católica.
Idem nem todos os que usam rosários em volta do pescoço,ou dos pulsos,são budistas.

O mesmo se pode dizer de uma Xuxa,que cumprimenta a platéia com o gesto "iluminatti",entre outros que fazem isso.
Algumas dessas pessoas nem tempo tem para frequentar uma religião.
Não são iluminattis,mas aprenderam tais gestos com adeptos da maçonaria.

Eu não faria questão de fazer amizade com essa galera,caso pudesse identificá-la.
Tudo aponta para a chance deles serem arrivistas -mas acredito que desejam algum bem para o mundo.

E não tenho a "paúra" que os outros tem contra esses simplórios.
Quem sairia correndo,se os visse,seria o Potiguar,e é por isso que vou emprestar uns livros do Dan Brown para ele...(hahaha!...) conhecê-los melhor.

As fantásticas atribuições das responsabilidades de tudo o que temos vivido desde a Revolução Francesa a alguns coitados por aí,resulta do nosso horror perante a impotência que tivemos para evitar tanto sofrimento.

segue

613,parte 2 disse...

Eu sei de uma coisa que outro dia eu contei.
Está em curso um trânsito diferente do asteróide Plutão,regente de Escorpião(tripitaka que se encontra nessa página),que se iniciou em 1.930,e que irá se encerrar em 2.170.
Irá durar duzentos e quarenta anos.
Quando escrevi aquele pequeno texto,eu grafei errado o ano de 2.070,mas na verdade,o ano é 2.170.
Até lá,o mundo continuará vivendo intensamente as situações escorpioninas,vinculadas ao inconsciente,aos segredos,às mudanças,à problemática da saúde pública,etc.(conforme falei naquele dia)
Esse período corresponde ao retorno do sri Santinho como lorde Maytreia,ao armagedom bíblico,à kali yuga hindu.
Mapas astrais são representações dos movimentos sociais.
Os céus não nos influenciam,mas nos refletem.
E o ponto de saturação,que foi conhecido como "fim da história" de partida para uma grande convulsão no comportamento coletivo,foi a queda da Bolsa em Nova York em 1.929.

Progredimos bastante,mas as condutas saíram um pouco do controle.
Nenhum pequeno grupo religioso,por mais que seus integrantes fôssem poderosos,conseguiria dar essa forma atual ao mundo.
Eles precisariam ser deuses,para isso.
Acho que alguns que aceitam teorias conspiratórias acreditam demais no nosso potencial humano.
Se existissem seres tão onipotentes,quanto os Iluminatti que as pessoas imaginam,eu e vcs também seríamos os sortudos da vez.
Porque num mundo em que podem existir humanos sobre-humanos,os demais humanóides,deveriam ser de uma competência ímpar.

(fiuzinho)