sábado, 29 de setembro de 2012

Ponto no Horizonte

 
 Perguntar alguma coisa a si mesmo e responder o mais sinceramente possível é o primeiro passo para o autoconhecimento.
     [William Robson]



  Respondi isso quando me perguntaram como faço para buscar autoconhecimento. 
  Lembre-se que ninguém vai penetrar no seu pensamento, não precisa de máscaras de nenhum tipo, é só você com você mesmo.
 
  Me perguntaram também o que eu tenho contra o Cristianismo, se é algum trauma?

  Eu conheço várias outras doutrinas, mas em um país cristão eu consigo me fazer entender melhor falando de uma doutrina que todos conhecem.
  Se eu basear o texto de hoje em alguma mitologia grega eu gastaria metade dele explicando a mitologia, com o cristianismo não, todos conhecem as principais parábolas, as principais historias, fica muito mais fácil, mais eficiente a comunicação.
  Vamos a um exemplo:

  No Cristianismo você busca autoconhecimento?

  NÃO, você não busca autoconhecimento.
  Você busca conhecer a vontade de Deus através da Bíblia, quer ser a imitação aproximada de Jesus ou Paulo.

   “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
  Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”
  [1 Pedro 1:15,16]


  O colega que me perguntou sobre autoconhecimento é Cristão, mas entrega marmita para fora em doutrinas “esotéricas” orientais.
  Ele busca autoconhecimento sentando em uma posição “confortável” [há controvérsias], recitando mantras pede auxilio de alguma entidade, fixa os olhos em um ponto no horizonte e busca não pensar em nada.
  Esta técnica não funciona comigo, eu simplesmente não consigo não pensar em nada e muito menos ficar muito tempo naquela posição confortável...
  Se eu olho um ponto no horizonte, eu penso sobre esse ponto no horizonte.

  Também não entendo como uma pessoa pode se conhecer evitando pensar!

  Vamos traçar um paralelo entre minha técnica e a dele.

  Eu me pergunto: Em que fase de minha vida gostaria de voltar se pudesse?
  Pulo de cara a infância, a situação financeira era ruim, meu pai e minha mãe brigavam feio, meu pai não chegava a ser um carrasco, mas era um tanto violento.
  A adolescência foi repleta de dificuldades, o financeiro continuou critico, caso grave de doença na família e outras coisas chatas.
  No geral a melhor fase de minha vida vivo nesse momento, esse é um autoconhecimento importante porque evita que eu tenha “saudades do que não aconteceu”.

  Felicidade não existe, mas muita gente carrega a ilusão que foi feliz no passado e essa ilusão a impede de enxergar que vive um bom momento no presente.

  Tá bom, nem todo passado foi insatisfatório como o meu, no próximo texto escreverei para quem teve um passado maravilhoso.
  Por enquanto medite sobre uma situação.
  Tenho uma colega viúva há muitos anos, o marido foi o grande amor de sua vida, de certo ela gostaria que o marido estivesse vivo, na mente dela a felicidade ficou em algum lugar do passado.
  Acontece que esse marido era muito mulherengo, tinha várias amantes e minha colega chegou a se indispor com algumas delas.
  Seu passado com o marido teve momentos felizes, mas não dá para dizer que foi um passado de felicidade, imagine você amando uma pessoa e ela te trai descaradamente como se fosse a coisa mais natural do mundo.
  No entanto toda a raiva que minha colega sentia no passado foi “sublimada em momentos bons”, é, mesmo a situação desconfortável da traição escancarada é tida como uma agradável lembrança, certa vez ela disse que não tem mais homem tão bom como foi seu marido. 
  Eu não disse nada, mas pensei será que ela nunca mais encontrou ninguém que a traísse descaradamente...

  Notem que acreditar que foi feliz no passado pode lhe dar uma ilusão que a Felicidade existe e você ficará triste tentando reconquistar algo que nunca teve.
  Você tem saudades do que nunca existiu, mas queria tanto que tivesse acontecido do jeito dos seus sonhos que “constrói esse pensamento”, inventa essa realidade paralela.
  Isso acontece porque:

   “A filosofia triunfa facilmente sobre os males passados e os futuros; mas os males presentes triunfam sobre ela.”
   [Rochefoucauld]

  Você sublima facilmente o passado, sublima facilmente o futuro, mas o presente...é osso.
  Talvez o presente não seja tão insatisfatório, você tem tantos momentos felizes quanto tinha antes, mas se acredita que a Felicidade existiu no passado e voltará existir no futuro, o presente não tem como competir com essa realidade inventada de suculentas carnes imaginarias e tudo fica osso.

  O autoconhecimento é importante para deixarmos nossa realidade tão boa quanto ela pode ser, vivermos bem no presente porque o passado não volta mais e o futuro é apenas uma promessa.

 Sempre vivemos no presente, essa lógica entra em sua mente?

  To be continued...


  Mas se você não gosta de pensar no presente, prefere sentar em uma posição confortável olhando um ponto no horizonte ... a vida é sua a estrague como quiser...








12 comentários:

tripitaka 645,de bom dia, disse...

Mas,sr.William, é impossível mesmo para o principiante na prática da meditação,não pensar em nada,enquanto tenta meditar.

A atenção tem que ser retornada toda vez,ao "ponto no horizonte".
Esse exercício já começa a ser válido,mesmo sendo feito desse modo,a partir do primeiro dia.
O autoconhecimento que o buscador terá,não será enquanto pratica a meditação.
A meditação disciplina o uso da mente.
No período de vigília,após a meditação,com mais "foco" nos acontecimentos, eles serão melhor destrinchados.

É isso que o seu amigo tenta fazer.

Um bom sábado a todos.
Retornarei mais tarde ou amanhã.
O dia promete bastante.
Especialmente para os que sabem muito bem do que gostam,ou do que não gostam.

Até mais.

°°°°°°°°°°°°

William Robson disse...

A atenção tem que ser retornada toda vez,ao "ponto no horizonte".
Esse exercício já começa a ser válido,mesmo sendo feito desse modo,a partir do primeiro dia.[Nihil]
============================
Sempre que você estiver começando a pensar em alguma coisa volte a pensar em nada...HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHA!
Isto serve para os Budista cuja grande aspiração espiritual é um dia não ser nada.

A aspiração espiritual da maioria das pessoas é se tornar um ser evoluído vivendo em mundos maravilhosos, para isto é preciso pensar em alguma coisa, muitos pensam em Deus e ficam “conversando” com ele.

Aqui no Blog eu proponho que você pense na situação PRESENTE.
Ao invés de eu fixar minha mente em um ponto qualquer eu fixo em uma frase, um pensamento, uma reportagem uma situação e penso nisso holisticamente.
Minha aspiração é ter uma vida agradável aqui na Terra “resolver” satisfatoriamente os problemas.
Quem tem como aspiração apenas “esquecer” dos problemas e um dia se integrar ao todo não tendo mais consciência individual... olhe fixamente um ponto no horizonte e não pense em nada.

William Robson disse...

“BRASÍLIA - O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu nesta quinta-feira à crítica do ministro Marco Aurélio Mello de que ele não teria condições de ser presidente da Corte devido aos constantes bate-bocas protagonizado com os colegas. Barbosa insinuou que Marco Aurélio não tinha estudado o suficiente para chegar ao cargo, mas se valido do parentesco com o ex-presidente Fernando Collor, que o nomeou.” [O Globo]
============================
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

Esse JB é FO#A!

Será que é a dor na coluna que o deixa tão “Dr. House”.

Eu que gosto de debates sem frescuras estou fã de carteirinha do STF.

Sem duvida a melhor boa surpresa do ano!

PASSEANDO


tripitaka 646,de boa noite... disse...

...ao sr.

Vou treplicar a réplica.

Meditação não é filosofia,nem é preferência esotérica,mas é prática.
Quando vc medita,mesmo que não consiga eliminar os pensamentos,vc se acostuma a viver o momento real.
É para isso que serve o "objeto de apoio".
Pode ser um ponto no horizonte,a respiração,a luz de uma vela,uma imagem,ou uma frase que se tem na lembrança.
Ao retornar sempre para o "objeto",por um prazo que varia de cinco minutos,a uma hora,vc leva em seguida esse "novo costume" para as demais horas do dia.
Então dará mais atenção ao que merece mais atenção,terá maior concentração,e descartará o que não serve.

Se vc gosta de filosofia,sua filosofia irá ficar mais prática,se gosta de pensar "prá mirréis" como gosto de fazer,seus pensamentos encurtarão,e alcançarão uma utilidade,com mais rapidez.
Com o passar do tempo,vamos ficando despojados,e vamos ficando mais simples,devido à prática meditativa,e isso é importante,pois os que carregam em si um balaio de desejos confusos,não realizam nada,porque se dispersam,ou vivem amargurados devido a coisas que sabem que nunca vão alcançar.

O sr.escreveu uma sequência de textos sobre as "engrenagens emotivas".
A prática longa da meditação,tende a atenuar a violência e a rapidez das nossas mudanças e a diminuir nossa atração pelo perigo.
Passando a "procurar Deus" na estabiliade,estabilizamos a mente e a vida.

Meditação não é pensamento.
Ela é uma prática de foco,que antecede os pensamentos,e que antecede as vivências da rotina.

Não ambiciono "ser nada",o que eu ambiciono viver uma "felicidade tranquila",alguma vez.
E os meus amigos budistas desejam o mesmo.
Ainda não travei contato com budistas que realmente acreditam que vão ser "nada".
(oxalá,não virem "zeros à esquerda".)(kk...)
Meu apelido tem outra história.
Eu passei a ser Nihil na web,simulando um gesto de humildade,uma vez que sou bastante egocêntrica.

Agradeço pela chance de ter podido contar o que é -e o que não é -a meditação.

Eu tenho mesmo um autoconhecimento atualmente,que eu não teria alcançado sem essa ajuda.
Minha mentalidade mudou bastante,ao longo das décadas.

"_Eu preciso do luxo como preciso do sol."_o sr.já ouviu essa frase em algum lugar,e eu já a disse em algum lugar também.
Atualmente,sou menos materialista.
Posso passar por toda dificuldade,para alcançar uma melhoria na situação em geral.
Sou menos concuspicente do que já fui(sou menos autoindulgente,enfim).

Não sei se minha felicidade já esteve no passado alguma vez,nem se eu tenho tanto a invejar assim " aos que eu já fui",incluindo minhas "versões" da infância,e da adolescência.
Mas,ambiciono desenvolver fortes vínculos com um novo modo de vida.
Não,não irei embora para um retiro espiritual no Ceará.
Mais fácil será eu encontrar a paz,virando dekássegui no Japão.
É uma piada,mas significa que estou preparada para encontrar o paraíso onde ele precisar estar.

Todos os momentos são santos- ou precisam ser "santificados".

Namu Ichinho Itchinho Dairátsu Nerran Quió,sr.William.

(eu acredito e me torno uma com a verdade através do sutra Mahaparinirvana)

acréscimo disse...

Quando eu disse que "tenho mesmo um autoconhecimento melhorado",foi replicando ao texto principal,no qual foi mencionado o amigo que medita para atingir o "autoconhecimento".
A meditação em si mesma,não ajuda nisso diretamente,mas fornece o meio para se alcançar isso,depois de um tempo.
Não é enquanto se medita que tal acontece,mas é com o "costume" mental adquirido durante a mesma,que depois mais facilmente,poderemos saber do que gostamos,e do que não gostamos.

Não repare o texto com algumas redundâncias que publiquei.
Esse foi um dos que precisaram de revisões,eu fiz três,mesmo assim eu estava com sono naquela hora.
Ainda bem que ficou inteligível.

Revista Realidade 63 disse...

O sr.JB e o Marco Aurélio não estão debatendo,sr.William.
Eles estão mesmo é no ringue.
Se fôssem duas senhoras,o povo brincaria que estava ouvindo uma briga no paiol.

(kkkkkkkk...!!!)

quiá,quiá,quiá... disse...

...ou simularia que estavam ouvindo uma discussão entre duas araras.

Hum...mudando de assunto,será que o Denytus desceu para a Praia Grande?
Onde ele está?

(fiu...)

emaranhado 97 disse...

Ele foi visto no JD pela última vez,no dia vinte e um,e opinou ali sobre um tema polêmico.
O professor Andros está se abstendo de participar,desde o final de agosto.

Eu gostaria de atrair o sr.Demarato Cavalcanti para cá(é um senhor idoso,com algumas idéias polêmicas).
Uma vez eu tentei,mas ele foi parar mesmo,foi no Gd da Selma,e acabou proseando com o Adilson.
Por ora,contudo,ele precisa é ficar no JD mesmo,pois o site está sem postantes.
O menino Victor Ribeiro- carolinha católico formado em Filosofia,sumiu de vez,os outros que tem aparecido,são sempre personagens esporádicos,e além do mais,o professor Andros precisa continuar lendo o site,para se animar a participar.

Encrenca 1.043 disse...

(fritex)

Haja paciência.(hahahahahaha!)
Depois que eu comentei sobre minha preferência pelas novelas globais do autor Manoel Carlos,cujas personagens principais são sempre as Helenas,no espaço da crônica da Xênia nessa semana(a novela passou do ponto),apareceu uma leitora dizendo que abomina também as novelas dele.

A galera do blog da "fada" é meio passional.
Mas,acho que o sr.Manoel Carlos deve ser a verdadeira "reencadernação" do poeta Stessíkoros.
Aquele "mestre de corais" contemporâneo da moça de Metilene,que reescreveu a Odisséia e a Ilíada,que não gostava da Helena,que falou mal da Safo,e que falou mal de todo mundo.(kkk...!!)
Ele disse que Safo era uma pecadora,pois teve um namorado,um marido,e em seguida mais um namorado...

Ela,do outro lado da Grécia,sem saber de nada,envelhecia em seu solar acima das águas azuis.

Atualmente,sou eu quem sou fã do global que a moça disse abominar.
Infelizmente,nunca tenho tempo ou paciência para ver novelas.

carpideira 538 disse...

A série Carpideira também serve para mencionar o obituário.

Mamãe conheceu pessoalmente a Hebe Camargo,nos anos sessenta.
A apresentadora de televisão,tão simpática,mas cujos programas nunca cheguei a ver,talvez deixará saudades em muitos.
Tem senhoras que começaram a ficar loiras,por causa dela,tem jovens mais novas do que eu que começaram a optar também a ficar blondies,por causa da Xuxa.

Tanto quanto o sr.Hosaka,não sabia muito sobre a mesma.
Todavia,nesse momento,o blog da Selma está com problemas de conexão.
Não consegui acessar a caixa de respostas,para replicar ao sr.Hosaka.

correção disse...

O "a optar" permaneceu no texto por acidente.

Hebe foi uma mulher muito realizada em sua vida,e ainda teve o privilégio de morrer em pleno gozo das suas faculdades mentais.
A natureza costuma ser linda com alguns,às vezes.

Que Deus tenha todos os que morreram,que todos sejamos felizes onde quer que vivamos.

carpideira 539 disse...

consegui replicar ao sr.Hosaka,com uma poesia carpideira.