segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Obra Prima

   O termo “Obra Prima” é empregado para definir qualquer obra de arte considerada extraordinária, o ponto alto, a obra mais importante de um artista.

  A Bíblia é uma das obras primas de um Deus justo e bom?



  “Jesus de manhã, voltando para a cidade, teve fome; avistando uma Figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou senão folhas.

   Jesus disse: “Nunca mais nasça fruto de ti!”

  E a Figueira secou imediatamente.

  Os discípulos, vendo isto, maravilharam-se, dizendo: “Como secou imediatamente a figueira?”

  Jesus: “Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.”
____________________________________________________
____________________________________________________
  Eu considero textos como o de ontem verdadeiras “obras primas.”
  A não ser que a pessoa seja muito ruim em interpretar o que lê ela não tem dúvida de que estou falando de mediunidade.
  Eu começo passando dados sobre uma pesquisa cientifica, a pessoa sabe sobre o que eu irei comentar.
  Pego a história verídica de um falso policial, não é algo que criei em minha imaginação é um FATO.
  Filosoficamente “fundamento/comparo” a mediunidade em questões [digamos] “mundanas” e religiosas.

  Quando descrevo a mulher fingindo orgasmo você sabe que é uma “ilustração” sobre o médium que está fingindo uma conexão.

  Trago para o texto um testemunho verídico, familiares podem confirmar minha história, meu pai realmente em uma noite assustadora via e ouvia uma entidade.

  Trago para o texto a influência dos meus amigos pensadores, falo um pouco da vida de Sócrates, o texto não ficou exageradamente longo... enfim, uma “obra prima”, o tipo de texto que quando termino fico muito satisfeito.

  Se um Zé Ruela como eu consegue escrever um texto tão claro e conciso o que deveríamos esperar do Espirito Santo de Deus?
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

  Quem acredita na Bíblia crê que ela foi escrita pela inteligência divina.

  Principalmente no Novo Testamento a Inteligência Divina decidiu se comunicar usando parábolas.

   Parábola É uma narrativa curta que, mediante o emprego de linguagem figurada, transmite um conteúdo moral.

  Em resumo é contar uma história verídica ou criada e extrair dela um “bom exemplo” para aplicar na vida.
  Alguns dizem que a Bíblia foi escrita assim porque a humanidade era mais primitiva.
  Oras, então agora que a humanidade não está tão primitiva o Espirito Santo deveria nos brindar com uma nova Bíblia.
  Entender as histórias da Mônica e do Cebolinha qualquer um consegue, entender a profundidade de um Hamlet é um pouco mais complicado.
  Vamos supor que o Espirito Santo seja um escritor mais sofisticado que Shakespeare...não encontramos na Bíblia essa sofisticação.
  Humm ... você não concorda?
  Então analise comigo essa parábola da Figueira.
 
  Jesus estava com fome, a Figueira que não tem cérebro deveria adivinhar que ele estava com fome e fazer surgir um fruto!?
  Quando você pensa em uma Figueira é a do gibi da Mônica!
  [Uma Figueira que fala, pensa, tem sentimentos]

  Se a figueira só tinha folhas é porque não era época dela dar frutos, como ela poderia fazer isso por si só?
   Dar fruto fora do tempo estabelecido por sua natureza, criada pelo próprio Deus.
  Se Jesus era sábio e bom a “historinha” ficaria melhor se mesmo fora de época ele fizesse a figueira dar muitos frutos e alimentasse todos os presentes.
  Sim Jesus poderia abençoar aquela arvore ou respeitar sua natureza, mas o que ele fez?
  Usou a Fé para AMALDIÇOAR!

  A lição moral da parábola é:

“Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.”

  Mas como ignorar a “lição imoral”?
  Com Fé podemos conseguir tudo, até fazer mal a uma indefesa arvore!

  Como ignorar a realidade?
  Vamos para uma situação mais “Shakespeariana”.
  Se a Fé é suficiente para você conseguir tudo que desejar, então se você tem dificuldades é porque lhe falta fé.
  Se você realmente acredita que a Fé é esse poder magico que pode tudo ... pare de trabalhar, orar lhe basta.

  “E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.”

  Sei, sei, você deve estar me detestando, está vindo em sua mente todas as “interpretações bonitas” feitas pelos padres e pastores, mostre o texto a eles, esse Blog é aberto diga para trazerem seus argumentos.
  Se você tiver um Blog aberto [democrático] do padre ou pastor sobre essa parábola coloque o link que eu irei até lá.

  Geralmente os padres e pastores dizem que eu não tenho inteligência suficiente para entender os desígnios de Deus.

  Me parece que as pessoas é que não tem inteligência [Ou vontade] suficiente para interpretar os textos escritos na Bíblia.

  A minha inteligência é suficiente você deveria começar a questionar a sua!


  Deus não escreveu a Bíblia, não é sua obra prima.


Uma linda Figueira
A Figueira é uma obra prima.


Anterior          <>        Próximo 

29 comentários:

tripitaka 749 disse...

Hoje,de madrugada,seu blog estava em parte,fora do ar,por isso,não comentei os outros textos,nem de ontem,nem de anteontem.

Vejam uma colaboração minha no blog da Selma,que foi uma música do Roberto,que espero que embale nossos sentimentos,por toda a semana.

"eu vou subir a montanha
para ficar mais perto de Deus
e rezar".

O Potiguar que gosta dessa baladinha.

encantadora 48 disse...


Mais tarde,replicarei o texto.
Oxalá,os anjos nos acompanhem hoje,nessa semana,e sempre.

William Robson disse...

“Portanto,sr.William,vc não está sozinho.
Quantas vezes,eu pensava num assunto,e quando vi,o sr.escreveu sobre ele aqui no blog.”
===========================
E o que isso quer dizer!?
Os assuntos são repetitivos, não dá para discutirmos como é a vida em Urano porque não vivemos lá.
Se o assunto é comida uma hora ou outra acabaremos falando de batatas.
Se o assunto é religião uma hora ou outra acabaremos falando sobre ateísmo.
Se o assunto é violência uma hora ou outra acabaremos falando sobre policia.

Já expliquei varias vezes o que é a “solidão sólida”, é uma solidão filosófica tão densa que no Mundo dos Pensamentos é facilmente visualizada.
No conjunto das coisas que penso não encontro ninguém por perto, não estou falando de discordar ou concordar, estou falando na qualidade da argumentação.

Eu gosto muito da sua participação aqui no Blog porque você representa o pensamento corrente que “no conjunto” são muito distantes do meu.

Filosoficamente você esta há anos luz de distancia da minha frequencia.
Tá bom, você gosta de escrever eu também gosto, você tem duas narinas eu também tenho, você mora no Brasil eu também moro, você é uma cidadã de bem eu também sou..., mas veja filosoficamente:

Eu não sou radicalmente contra ou a favor a nada, tudo depende da situação, das circunstancias, mas em linhas gerais.
Aceito a pena de morte você não.
Aceito a eutanásia você não.
Aceito comer carne você não.
Aceito o aborto você não.
Aceito a regulamentação da produção e comércio de drogas você não.
Não acho passeatas produtivas, você acha.
Não me vejo como reencarnação de ninguém você se vê.
Não sou religioso você é.
Para você mudanças levam séculos, para eu a inteligência e bom senso são ótimos catalisadores.
Não acho satisfatória a Psicologia você acha...

Enfim, não são diferenças cosméticas, são maneiras profundamente distintas de ver e viver a vida.
Mentes como a de Freud e Marx estão há uma distancia enorme das coisas que penso.
Sua mente Nihil, sua forma de ver a vida esta há anos luz da minha forma de pensar, mas é evidente que sei que tens carinho por mim, eu também tenho por você, mas “filosoficamente” você esta repleta de companhia enquanto eu estou incrivelmente só.
Não tenha isso como um lamento, me acostumei a ser como sou, minha solidão é uma CONSTATAÇÃO.
Uma observação LÓGICA.

[Talvez eu transforme isso em texto]

William Robson disse...

“Embora eu nao conheça muito bem como é a tradição indígena, eu posso garantir que nenhum deles que habita às matas tem medo do que não é palpável, ao contrário de nós que temos imenso pavor.” [Daniel]
=============================
Tome cuidado com suas “garantias”.

]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]][[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[


“O imenso medo dos mortos é provavelmente melhor ilustrado com os costumes funerários dos Navajo. Os Navajo acreditavam que os mortos eram entidades potencialmente perigosas, e portanto eles tomavam cuidados muito especiais nos seus rituais.”

“As ações tomadas depois que o corpo era enterrado também refletiam o medo que os Navajo tinham dos espíritos dos mortos. Uma vez que o corpo era enterrado, os objetos funerários eram quebrados ou estragados. Depois do enterro os participantes voltavam à aldeia por um caminho diferente, e ao invés de caminhar eles iam saltando e pulando, para se assegurar que o espírito do morto não os seguiria.”

PASSEANDO

William Robson disse...

“Talvez o medo do inexplicável em nosso tempo se configure como mera justificativa para agirmos como idiotas em pleno seculo 21.
Se eu quero ter uma sensação de pavor, basta que eu assista alguns filmes de terror, ou jogue jogos desse genero.” [Daniel]
============================
Aplicando a Dialética:

Se eu quero ter uma sensação de benção basta eu ficar na igreja entoando cânticos e acreditar que um bom Deus me protege de tudo.

“Talvez a Fé no inexplicável em nosso tempo se configure como mera justificativa para agirmos como idiotas em pleno seculo 21.”

]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]][[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[

Eu e a Nihil falamos de algo que vai alem de “sensações fabricadas”.
Muitas pessoas não pedem para ter dom mediunico ele simplesmente acontece.
Meu pai naquele dia foi trabalhar normalmente, nós estávamos CONDICIONADOS a que fosse mais um dia normal.
Tudo que ocorreu foi FORA do condicionamento, foi uma “interferência” em nossas vidas que de certo não pedimos, nem construímos em nossa mente.

William Robson disse...

Sobre o Limbo

“O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera.” [Jung]

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Eu não tenho grande dificuldade para escrever, um pensamento que me provoque pode originar vários textos.

Tenho quase certeza que esta situação não durara para sempre. Vejo grandes autores e compositores que de uma hora para outra a criatividade desaparece.

Não credito isto a idade, senão todos os jovens seriam brilhantes e todos os velhos umas bestas quadradas.

Flash Back

tripitaka 751 disse...

Olá,sr.William.

Quando eu disse que muitas vezes,quando penso num tema,o sr.fala nele,é porque o sr.fala no dia seguinte.
Eu entendera sua "queixa de solidão" como uma observação sobre um insulamento de Deus,e ninguém está ilhado de Deus.

Sozinho,todo mundo é.
Mas temos equivalências,e denominadores comuns.
Eu precisei ir cedo,à procura de algumas referências,ou eu não teria podido me desenvolver normalmente.
O sr.vive uma "solidão filosófica",eu vivi outros tipos de solidão.
Acho melhor não comentar nada.
Mas essas histórias nos aproximaram.

Seria bom o sr.ainda,encontrar sua "família espiritual".
Vejo sua solidão com a mesma curiosidade com a qual outros apreciam minha admiração pelo Príncipe,e minha opinião de que nunca mais encontrarei alguém como ele.
Alguns nem acreditam que eu me sinto mesmo,desse jeito.
Outros dizem que "somos nós quem fazemos nossos príncipes e princesas".
Que eles,isoladamente,não existem.

Assim como não tenho certeza de nada disso,também não sei se não é o sr. "que se defende" do mundo.
Preste atenção nas prosas com as pessoas.
Muitos se sentem do mesmo jeito que o sr.,em relação aos mesmos temas,embora possam ter opiniões diferentes.

Outrossim,estou confortável atualmente,"me vendo como a reencarnação de um ícone antigo",porque não há enganos quanto ao fato.
Não inventei a história.
Meu inconsciente precisou,em tempos remotos,reencontrar essa pessoa,para gerar equilíbrio em mim.
Eu tive que ver que sou uma criatura capaz e que posso ser uma personalidade criativa.
Pensava que tudo era só uma fantasia da minha mente,até ver-tardiamente, essa história escrita em algum lugar.

Ontem,enquanto participava da cerimônia no templo,me entretinha com uns pensamentos importantes.
Sobre como vou "dar o meu melhor" para o mundo,dentro em breve.
Fiquei entusiasmada,mas preciso de tomar cuidado.
Daqui a uns meses,falarei nisso com vocês.
Se meu plano for viável.

A montanha do Roberto Carlos me espera,com sua escada infinita para Deus.
E isso tudo começou no passado remoto.
Encontrei meu objetivo na vida.

Oxalá o sr.um dia,tenha a sensação de "haver encontrado sua família".
Se não encontrar,invente uma para o sr.
O tempo urge,a vida não é para sempre.

(da sua "amiga vizinha" Nihil)

Daniel disse...

WILLIAM - "Aplicando a Dialética:
Se eu quero ter uma sensação de benção basta eu ficar na igreja entoando cânticos e acreditar que um bom Deus me protege de tudo.
“Talvez a Fé no inexplicável em nosso tempo se configure como mera justificativa para agirmos como idiotas em pleno seculo 21.”
_

Corretíssimo William.

Eu acredito que se sofremos tantas 'interferências' nós perfeitamente estamos vivendo em um inferno.
E não acredito que seja assim.

Se eu tenho senso crístico (e tenho) eu sei do poder da escolha. Logo, jamais eu seria dominado por aquilo que eu desconheço.
Seria o mesmo que pagar para ser aborrecido. Voce se imagina pagando para ter dor de cabeça?

É como as drogas: se eu sei do poder maligno que elas exercem, isto é uma questão de escolha querer ou não usa-las. Assim como as bebidas.
A interferência dessas duas coisas na minha vida só terá importância se eu permitir.

Por outro lado se como o Daniel da bíblia eu visse um anjo, eu não descarto e considero que teria minha vida totalmente mudada. Mas isto não cabe a mim formular como seria ver um anjo, se eu estremeceria, ou morreria, ou ficaria verde. Não me cabe fazer analises sobre o que não acontece de verdade.

Daniel disse...

Eu acredito que todos nós temos a capacidade de sermos perfeitos, e apenas por ter este tipo de pensamento eu já poderia me considerar como o maior brasileiro e melhor ser humano da face da terra.

Creio que todos sofremos limitações por aquilo que vemos e ouvimos dia a dia. Mas isto não significa que para ser perfeito alguém precisa ser mudo e surdo. Por favor, sem exageros de dialética.
Somos seres sociáveis, mas todos os dias lidamos com situações que desafiam nossa capacidade de nos mantermos fieis aquilo que acreditamos ser verdadeiro e real. É como a deliciosa e magnifica façanha de ser pai. Todo pai não enxerga que tem imperfeições, e ele quer que assim seu filho veja que ele é perfeito. Porque um pensamento pratico é de que ninguém quer que seu filho seja criado sequer por um segundo por um mal carácter.
Um pai zeloso, mesmo sabendo que é impossível, a todo custo tenta saber por que tipo de influência seu filho está passando, todas as horas em todos os lugares.
Mas daí nos deparamos com a preguiçosa convivência de muitos a nossa volta e ficamos mais moderados, e adormecemos automaticamente os conceitos de que é possível viver em harmonia com tudo a nossa volta.
E daqui a pouco explodimos em uma discussão na presença de nossos filhos, porque lógico, nem sequer imaginamos qual o impacto disso na vida deles quando crescerem, e quase como um costume começamos a cometer atos negligentes na frente deles.

tripitaka 752 disse...

Olá a vocês.

Fiquei essas horas pensando no que o sr.William disse.
Ele está enganado.
Eu não me veria motivada a escrever aqui,se não tivéssemos uma "vibração" semelhante.
Isso,não deve ser procurado apenas na arena de algumas opiniões aparentes.
Somos verossimilhantes numas duzentas coisas,nem vale a pena fazer a lista,ficaria maçante.
Isso facilita a comunicação,mesmo,nas discordâncias.

Idem não preciso "contar tudo" da minha vida.
Costumo ser silenciosa,caso contrário,as discussões entre mim e os demais apareceriam facilidade,ou eu seria preterida,como companhia.
Mas,eu já passei da fase dos "debates a contragosto" e só aceito tê-los com meu irmão menos novo,por diversão.(ele também gosta disso)

Muito dos textos que escrevi nos espaços criados por ele(o sr.William) eu não poderia escrever em outros locais.

A "semelhança espiritual" não é encontrável só numa meia dúzia de "posturas éticas",mas também nos hábitos,e no modo como a vida é levada.
No modo como se pensa,e nas regras de uso da gramática.
Especialmente,minhas crônicas do blog Filosofia Matemática,mostram esse "conteúdo comum" que temos.
As dos blogs atuais,nem tanto,porque ando mais sucinta.

Não desejo reclamar da vida,e tenho uma tradição "antiga" em não fazer isso,mas muitas vezes,eu queria me amparar "no mais forte e no mais experiente" para confirmar modos de pensar,ou para mudar alguma opinião confusa,mas esse "mais forte e mais experiente" não existe para mim.
Eu preciso inventar o meu mundo o tempo inteiro,e são as pessoas que pedem conselhos a mim.
Isso é uma loucura,imaginem a minha insegurança,pois sou uma simples pessoa humana.
Nesses momentos,me dá saudade do Príncipe.
Por isso,sem exagero,vejo no sr.William,um "quase irmão".

(vcs lembram do sr.Brioso,o professor de francês evangélico,que costumava debater no gd do terra?
Ele admitiu abertamente que eu e o sr.William,somos tão "vizinhos",que chegávamos a ser chatos...)

Não vou insistir nesse tema.
Não sei como ele se aprofundou,mas é melhor parar por aqui.
Na verdade não basta termos "irmãos espirituais",precisamos também ter a inclinação para nos reconhecermos mutuamente.

Irei corrigir uma contradição cometida no primeiro texto.
Eu disse que "ninguém está ilhado por Deus",mas que sozinho todo mundo é.
Isso,no sentido de que todos tem personalidades específicas,e opiniões particulares.
Mas,pode ser que a alma que percorre o grupo humano,no fim das contas,seja uma só...tentando reunir seus caquinhos espalhados num tempo remoto.

Idem quando eu disse que "meu inconsciente" buscou a memória de uma personalidade antiga que poderia me servir de exemplo,eu não me referi a qualquer pessoa do passado da Humanidade,mas sim,a alguém que "é um vagão antigo do meu trem".
Minha consciência subliminar,viu que eu precisaria de conhecer a eu mesma,desse modo,redescobrindo o que eu já fiz,e do que eu já fui capaz, de muito útil e razoável.

Os motivos...cairão no esquecimento histórico,e espero que assim seja,efetivamente.

Só desejo me lembrar de que encontrei boas amizades.
O eldorado que todos nós,que nos conhecemos através dos sites onde escrevemos nos últimos anos,está mais perto do que supomos.
Basta "nos abrirmos para as boas perspectivas" e deixarmos as suspeitas de lado.

Isso aí.

Daniel disse...

CONVERSA DE MSN:



Daniel diz:
:)
queria te peguntar
ainda ontem eu entrei em uma conversa com uns amigos sobre a existencia de espíritos
eles disseram q ja viram fantasmas e essas coisas
vc por acaso tem experiência disso?
Manuh diz:
eles viram o demonio
fantasma naõ existe
antes de minha conversão participei de uma mesa branca
aos 12 anos
e depois disso nao parei de ver fantasmas,depois de adiquirir conhecimento eu sei que vi demonios
quem morre não volta
o unico que ressucitou foi jesus cristo
ninguém amsi
mais
Daniel diz:
mto bom
uma colega uma vez disse que era acostumada a ver vultos brancos. . e disse que escuros sao maus
eu jamais dei importancia a nada disso
Manuh diz:
escuro claro nao tem diferença sao todos demonios
ate hj eu vejo,mais sei q nao sao bons
Daniel diz:
exatamento como e pq vc os ve
?
Manuh diz:
pq fui poluida
entao tenho uma certa sensibilade entre os dois mundos
o mundo espiritual
o demonio me viu,como dizem
Daniel diz:
nhun, ele a viu.
Manuh diz:
sim
é como falam
Daniel diz:
entendo, e exatamente onde vc os ve?
Manuh diz:
qlqr lugar
nao tem lugar certo
Daniel diz:
voce considera isso um dom?
Manuh diz:
na verdade nao
mais é um dom
Daniel diz:
E o que voce gostaria ou tem necessidade de destacar sobre este assunto de ver demonios?
Manuh diz:
olha eu procuro saber o que posso
nao tenho medo
é que ainda nao achei quem pudesse me falar tudo o que tenho que saber e entender
Daniel diz:
Eu não tive essa contaminação como voce diz porque eu nao participei de mesa branca, voce acha que eu nao sou visto pelos demonios?
Manuh diz:
é sim mais de um modo diferente
Daniel diz:
Como diferente?
Manuh diz:
nao sei explicar entende
por isso preciso me aprofundar
Daniel diz:
Voce ja viu algum deles em sua casa?
Manuh diz:
nao em casa
mas na minha sogra ja
Daniel diz:
voce pode descrever o que viu?
Manuh diz:
perai
Daniel diz:
sim
Manuh diz:
oi
Daniel diz:
oi
quer continuar no assunto ou esta chatu ?
Manuh diz:
pode continuar
Daniel diz:
entao vc pode descrever o que vc viu na casa da sua sogra?
Manuh diz:
eu vi uma criança na porta da geladeira
coma geladeira aberta e depois fechou a porta e sumiu
Daniel diz:
e qual foi a sua reação?
Manuh diz:
nao tive
fiquei paralizada
e eu via n rua um vulto junto a uma outra pessoa
Daniel diz:
e aconteceu alguma tragédia com essa pessoa depois?
Manuh diz:
nao
Daniel diz:
Voce acha que sao obsidiada essas pessoas?
Manuh diz:
tbm nao
é apenas uma coisa que eu vejo
nao sei explicar
dizem os psiquiatras que vultos é coisas que gente com depressão e insonia
tristeza profunda que veem
Daniel diz:
Voce tem sonhos reveladores como uma vez vc disse. Vvoce acha que tem alguma coisa a ver?
Manuh diz:
não
são sonhos por Deus,não pelo inimigo
ele nao pode dominar minha cabeça
Daniel diz:
Entendi
Manuh diz:
pois é
eu ja vi o demonio face a face
Daniel diz:
Ecomo ele é?
Manuh diz:
feio
quente
baforento
aff
tudo de ruim
Daniel diz:
Voce teve medo?
Manuh diz:
sim muito
Daniel diz:
Estes demonios só aparecem a noite?
Manuh diz:
geralmente sim
Daniel diz:
Na biblia tem uma referencia no salmo 91 5 sobre espanto nortuno. O que voce considera que seja isso?
Manuh diz:
ele fala dos espiritos ruins
nao te assustaras do terror noturo
nem da seta que voa de dia
Daniel diz:
Sim, e tudo isso é demonio?
Manuh diz:
sim
qm morre nao volta
apesar que vou estudar algo que falaram sobre reencanarção na biblia
Daniel diz:
Reencarnação na biblia?
Manuh diz:
é uma coisa que a moça falou e vou verificar
vc sabe né
vou fundo nas coisas
preciso entender
Daniel diz:
Sim.

)))))))))))))))))))))))))))))))))
Ela que é sacerdotisa da igreja.

William Robson disse...

“Eu entendera sua "queixa de solidão" como uma observação sobre um isolamento de Deus,e ninguém está ilhado de Deus.”
===========================
Como eu disse vibramos em freqüências bem diferentes.
Quem lê meus textos entende facilmente que a existência de um “Deus” é uma “possibilidade”, não uma certeza de minha parte.

Eu observo interferências, mas não engano ninguém que entendo como são essas forças “espirituais”.

“Em alguns sentidos, o agnosticismo é uma posição sobre a diferença entre CRENÇA e CONHECIMENTO, ao invés de sobre qualquer alegação específica ou crença. No sentido popular, um agnóstico é alguém que não acredita nem descrê (não nega a possibilidade) na existência de um Deus,” [Wikipédia]

Eu não me considero um agnóstico porque esse termo adquiriu inúmeros sentidos, virou uma salada mista como o Budismo.

Eu me auto denomino LIVRE PENSADOR, mas na frequencia que você vibra me ver como uma agnóstico pode facilitar seu entendimento.

Como minha solidão pode ser um desamparo de Deus se nem tenho certeza de sua existência!?
Minha solidão é filosófica o meu “conjunto de pensamentos” difere drasticamente do “conjunto de pensamentos” de outras pessoas.
É como ser admirador de Afrodite em um mundo de admiradores de Ares.

Daniel disse...

Sobre a parábola, eu não vejo que é difícil o seu entendimento. Pelo contrário, vejo que é simplificado.
Assim como na minha vida eu encontro proposito em tudo, na vida de jesus também.
Se ele quis amaldiçoar, que seja amaldiçoado, ora.
Para que eu irei contender com isso?

William Robson disse...

“Creio que todos sofremos limitações por aquilo que vemos e ouvimos dia a dia. Mas isto não significa que para ser perfeito alguém precisa ser mudo e surdo. Por favor, sem exageros de dialética.” [Daniel]
===========================
Gostei do equilíbrio do seu comentário, só vou comentar essa parte que me provocou.

Eu “tento” aplicar a Dialética na exata proporção da proposição.
Procuro aproveitar até as mesmas palavras.
Eu já recebi este tipo de critica em vários lugares dizendo que eu exagero na Dialética se a pessoa ver o que escreveu ela perceberá que exagerou na proposição.

A pratica me ensinou que a Dialética não pode ir alem nem ficar aquém da proposição.
O intenção é [digamos] “neutralizar” a proposição.
Se a neutralização não ocorre minha mente entra em vórtice é preciso meditar mais sobre o assunto, melhorar a argumentação.

William Robson disse...

“Somos verossimilhantes numas duzentas coisas,nem vale a pena fazer a lista,ficaria maçante.
Isso facilita a comunicação,mesmo,nas discordâncias.” [Nihil]
============================
Humm...depois escrevo um texto sobre isso.
Se você não entendeu provavelmente a maior parte dos leitores também não.

Antecipando alguma coisa:

Eu gosto tanto da minha esposa que nos casamos, mas filosoficamente há um abismo entre nós, ela por exemplo comprou uma Bíblia nova e deixa aberta no quarto para “abençoar” o ambiente.

Oras, se minha esposa concordasse minimamente com as coisas que penso a ultima coisa que ela faria seria comprar uma bíblia nova quando já temos umas 3 em casa, deixar aberta abençoando o ambiente é impensável...
Isso é uma idolatria a papel e tinta.

Como já disse é uma solidão FILOSÓFICA!

William Robson disse...

Manuh diz:
olha eu procuro saber o que posso
nao tenho medo
é que ainda nao achei quem pudesse me falar tudo o que tenho que saber e entender
===========================
Diga a Manuh que por vezes não há muito o que entender, o objetivo é o próprio “testemunho.”
São sinais para nos dizer que não somos apenas maquinas biológicas.
Isso talvez seja preciso para que não esqueçamos a nossa origem, e qual é ela?
O objetivo não é nos dizer agora qual a nossa origem, o objetivo é não nos deixar acreditar que somos apenas maquinas biológicas.
Os sinais estão por toda parte, para quem é minimamente observador é quase impossível não ver.

Daniel disse...

"Abençoar o ambiente" é ótima!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Daniel disse...

Máquinas biológicas.

Eu já nasci ouvindo que certos assuntos não se discutem. Mas só depois de um tempo eu entendi o que era um tabu, o que hoje já não se fala tanto.

Eu não lembro exatamente porque eu vim torcer pelo santos, mas acho que foi o meu tio um fanático torcedor que me ensinou que eu deveria torcer para "o melhor time do mundo" o santos FC.
Parei de torcer quando eu adquiri senso crítico e percebi que o futebol não é algo sério. Mas seria difícil de destacar o que é algo sério.
Vi muita violência no estádio, o que me tirou completamente a vontade de ir torcer em estádio.

Sobre política minha mentalidade não é muito diferente daqueles que elegeram o tiririca. Sempre eu enxergava a politica como uma palhaçada, e é realmente, já que as leis são uma piada.

Religião é complicado.
É complicado ver onde não existe misticismo. E, logo, se eu vejo, sou alvo das inconstantes criticas de alguém.

É como se todo mundo tivesse o dever de cultivar uma arvore em casa e decidisse quais frutos ela daria sem querer que ninguém contrarie seus fundamentos.

entropia 87 disse...

Boa noite a vcs.

Boa noite ao sr.William.(hohó!)

Não sou tão tolinha assim.
Por um tempo,no passado,tentei "encaixar" o sr.na categoria dos "agnósticos".
O sr.passou longe disso.
Talvez,seja um "pandeísta".
Ao mesmo tempo,é um livre-pensador...ainda.
Acredito que voltará a estar em alguma religião,no futuro.
Quando comecei a mencionar isso em meus textos,eu já havia deixado de ver ao sr.como agnóstico.

Não tenho dificuldade em entender o que diz-e por isso,vivemos debatendo,sobre vários temas.
Ninguém gosta da gente,nem gostamos de ninguém,sem compartilhamentos psicológicos,morais,éticos,estéticos.
Isso não é possível ocorrer.
Um dia,o sr.irá saber que sua solidão filosófica,pode ser principalmente,uma "solidão gramatical".
Acho que todo mundo ainda passará por isso.
Até eu,que sou conhecida como "arrogante" por alguns.

Sem mais por ora.
Já me expressei bastante a respeito.

Daqui a pouco,estarei aqui de verdade.

Para assustar ao Denytus,

_é só minha alma quem vos escreve,por enquanto,ainda não vim "por inteiro" para o sótão...(hahahaha...!!)


William Robson disse...

Se ele quis amaldiçoar, que seja amaldiçoado, ora.
Para que eu irei contender com isso? [Daniel]
============================
Eu nunca digo que uma pessoa não tem o direito de limitar seus pensamentos, aprisiona-los em uma caixa, digo que EU não faço isso.
O interpretação do padre e pastor é insatisfatória para mim.

tripitaka 752,de... disse...

...ao Denytus.

Acho que entendi vc dizer que para vivermos experiências místicas- ou fantasmagóricas,precisamos estar inclinados a isso.

Muitas vezes,não é assim.
Não ocorreu comigo,não ocorre à maioria das pessoas que relatam tais eventos.
Quando eu via fantasmas,eu era só uma menina,não tinha como escolher tal aventura.
No começo,tive medo,depois aprendi a lidar com o caso bem humoradamente.

Na idade adulta,as duas circunstâncias em que os vi,foram inesperadas.
Odiei ter previsto o desenlace de um conhecido,sem poder fazer nada.
E idem eu não costumava adentrar o prédio em que trabalhei pensando "hoje vou ver um fantasma se inclinando vidraça abaixo".
Aliás,o último lugar em que eu esperava ver um,era justamente um condomínio de negócios e comércios particulares.
Um lugar formal e público.
Todo mundo espera ver "essa galera" é em locais mais românticos,como cemitérios,casas abandonadas,castelos ingleses, palácio do governo,etc,etc.(hehe!)

Assim que comecei a conhecer um pouco mais sobre esoterismo(a partir dos dezoito anos),aprendi que não é conveniente "buscar" tal coisa.
Pode gerar um desequilíbrio emocional.

O ideal,é mantermos "os pés no chão",e nos concentrarmos na vida em nosso mundo fenomênico.
As almas "do outro mundo" terão sempre quem cuide delas.
Todavia,muitas vezes,estamos desprevenidos,e não podemos evitar a interação entre universos naturais.
Afinal,eles existem,não fomos nós que os inventamos.

tripitaka 753 disse...

(texto principal)

Deixarei o debate para os que estão habituados a ler a bíblia.
Os evangelhos foram escritos,em parte do tempo,pelos gregos-e eu vi isso,enquanto em tempos recentes,lia as compilações antigas das palavras de personagens históricos do tipo Safo,dr.Sócrates,etc,e a poesia densa e tempestuosa que essas pessoas escreviam,ou cantavam,lembrava a linguagem dos evangelhos.

Safo de Lesbos cantou um salmo para Afrodite,que eu nunca transcrevi em nossos blogs,por haver considerado inapropriado.
Ela parecia desesperada ao fazer aquela prece,e em geral,eu não gosto muito de fazer preces,pois também fico desesperada ao fazê-las devido ao medo de não ser atendida.

Eu vou mesmo,é continuar um comentário que fiz ontem,ao seu texto onde o sr.reclamava do "insulamento filosófico" em que julga viver.
Jurando que o sr.se referia a Deus,ou às "forças desconhecidas",eu disse que essa sensação é natural,pois a maioria das pessoas hoje em dia,não ouve mais aos daemons,pois os tempos mudaram,e eles resolveram afastar-se um pouco,ou fingir que não estão por perto.
Antigamente,anormal,era não ter um "akheronte" particular,audível,e compreensível.

Aquele teria sido um resquício da época em que "deuses e homens" caminhavam em conjunto sobre a terra.
Depois,eles foram começando a nos deixar sozinhos,por acreditarem que assim,poríamos mais em prática as nossas "lições de casa".

Atualmente, os que conversam com "os anjos" normalmente,são médiuns,monges,ou místicos "profundos".
Tem um personagem que eu gostaria de ter visto,que é o mestre Babaji, conhecido de todos os indianos,e de alguns adeptos da Self Realization Fellowship.
morreu jovem,há um éon atrás,na Índia,após ter desenvolvido a meditação kriya yoga,e atualmente,"vive" como andarilho no seu país de origem.
Não se encaminha para os "mundos de renascimento".
Talvez,receie os perigos de uma nova vida.
Pode ser que já tenha méritos suficientes para adiar uma nova reencarnação,em qualquer universo sensível.

Ele ensinou a kriya ioga ao mestre sri Lahiri Mashaya,ao mestre sri Yuktéswar,e esses por sua vez,iniciaram o pai de sri Yogananda,e ao próprio.
Mestre Babaji é o grande daemon do Oriente, e sua figura já saiu em algumas fotografias tiradas em festas em seu país.

Não sei não.
Dia irá chegar em que mesmo esses contatos espirituais através de terceiros,irão acabar.
Os anjos talvez tem ordens de Deus,para nos incentivar de verdade,a nos cuidarmos ostensivamente.

Dessa data em diante,todos precisaremos estar bastante solidários uns aos outros.
Pois nossa sensação de pequenez diante do Todo,e das partes,será incomensurável.

Daniel disse...

10 pessoas que "quase" ficaram milionárias e famosas

http://toplistasdascelebridades.blogspot.com.br/2012/11/10-pessoas-que-quase-ficaram.html

(A sorte não estava do lado deles.)

Daniel disse...

Nem para nessa hora aparecer um demônio para dizer eu te dou isso, ...

http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_642713&feature=iv&list=UL&src_vid=wX0wWZ8sqeY&v=xNvbrnEEEvI

tripitaka 754 disse...

Vez por outra,costumo dizer para mamãe que sr.Jesus foi um "buda" um tanto estressado,e que se ele vivesse nos dias de hoje,seria um baita cantor de rock,sem perder a verve mística.
Faria campanhas a favor dos pobrinhos da África,do Nordeste,e seria um pacifista bravo.

Mamãe fica brava...(hehe!...)
Onde já se viu "um deus tocar guitarra..."

tripitaka 755 disse...

Uma família de passarinhos voltou a habitar o interior do telhado contíguo a esse "sótão".
(o outro ninho,um ano atrás,teve um final trágico,e eu não pude fazer nada a favor do mesmo,pois é impossível mexer ali)

O que eu acho bom,é que o gatinho Pitaco aprendeu a escalar o portão,para subir a escada,porque deseja ficar à espreita dos bichinhos.
Isso naturalmente,intimidará qualquer rato que queira andar por ali.
E o gatinho Pitaco,naturalmente,só tem prosa.(kkk...!!)
Ele não sabe caçar de verdade,nem precisa disso,pois se alimenta bem com a ração.

Toda manhã,agora,ao descer a escada,ouço os passarinzinhos,em sua pré-cantoria,e em breve,eles irão embora "de casa" e animarão as imediações com seus tons inefáveis ao amanhecer,e ao anoitecer.

Como é linda a natureza,e nós fazemos parte dela.
Talvez,outros seres "não visíveis" também nos achem líricos e graciosos.

tripitaka 756 disse...

Acabei de acrescentar duas mensagens a um conjunto formado por um texto de dias atrás.("Sou viciado")

Sabem do que eu gostei hoje?
Foi de comparar a personalidade que temos a um trem.
É uma ilustração precisa,que torna lúdico o tema das reencarnações.
Nas primeiras vidas,somos veículos com uma ou duas composições.
Nas vidas subsequentes,tais veículos são melhorados,e a eles,são acrescidos outros vagões.
Então,os antigos,que puxavam o "todo" passam a ser apenas as partes,e o trem começa então a ser liderado pelos últimos vagões criados.
Aí,não somos mais aquelas composições antigas,mas somos as novas,com seus acréscimos,e com os espaços antigos.

Que ideiona foi essa.
Nem sei como surgiu,naquela hora em que escrevia a tréplica(mais acima) ao sr.William.

&& ficarei no aguardo do texto prometido dele,em que o mesmo irá explicar o que é uma "solidão filosófica".
Eu respeito os sentimentos dele a respeito disso.
Cada um deve cultivar as próprias impressões,pois elas fazem parte do "lastro" da personalidade,e precisamos dela(a personalidade) para viver.

emaranhado 141 disse...

Quero "fazer coro".

Também acho que os textos do sr.William são "obras primas" ricamente ilustradas.(as ilustrações melhoraram muito),bem como o jeito dele expor o modo de pensar,também se aprimorou nesses anos.

turbilhão 1.177 disse...

(Índios norte americanos.)

Coloquei o texto no Favoritos.

Gostei,mas o sacrifício dos equinos era o fim da picada.
Se eu fôsse um desses índios,faria um testamento verbal,ou por escrito(quando o recurso da escrita começou a existir entre eles) pedindo que não fizessem isso com meus bichos,caso eu morresse.
Iria doá-los a alguma família pobre,e pedir que ela os tratasse muito bem.

Outrossim,achei "uma figura" uma família indígena perder o filho pequeno,e ainda ser obrigada a trabalhar o ano inteiro,para dar uma festa de despedida para a criança,da qual a comunidade participaria.
O sr.quer saber?
Acho que muitas famílias desrespeitaram tal tradição,porque não conseguiram nem começar a se articular para isso.
Como teriam forças,diante de uma tristeza tão grande?

As supracitadas,foram observações displicentes...