terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Concurso Público

  Um funcionário terceirizado merece ter todos os benefícios que tem um funcionário concursado?   

  A pergunta boa a fazer é:

  Porque um funcionário terceirizado ocupa o cargo que deveria ser de um concursado!?


  Vamos a uma ilustração.
  Digamos que o Mário Gatti para funcionar precise de 200 enfermeiros.
  Como é uma Empresa Pública e enfermagem é uma profissão diretamente ligada a razão social do hospital todos os enfermeiros deveriam ser concursados.
  Enfermeiros terceirizados deveriam ser temporários por motivo de emergência; epidemias e catástrofes.

  Todos os concursos tem cadastro de reserva, logo, se o Mário Gatti precisa rotineiramente de 200 enfermeiros não há razão para que eles não sejam concursados.
  Quando estiver acabando os candidatos de reserva é realizado outro concurso.

  Eu entendo a terceirização na limpeza, lavanderia, segurança...
  São serviços necessários, mas que não estão diretamente ligados a razão social do hospital que é tratar de doentes.
  O Mário Gatti [por medida de prevenção] deveria ser obrigado a ter pelo menos 30% desse pessoal contratado por concurso respondendo diretamente ao hospital.
  É preocupante que 100% da lavanderia, segurança ou limpeza fique por conta de uma empresa terceirizada.
  A mesma coisa em outros serviços especializados, o Mário Gatti deve ter seus próprios funcionários para manutenção e informática, mas como não estão ligados diretamente a razão social do hospital é aceitável 70% de terceirização.

  Pense em um Notebook, em uma situação normal você trabalha com ele conectado na energia elétrica, mas em caso de falta de energia você consegue trabalhar com ele por algumas horas.

  Quero dizer que o Hospital deve ter funcionários concursados em todas as áreas importantes para seu funcionamento, para não ficar totalmente dependente de uma empresa terceirizada.
  Já no caso das profissões diretamente ligadas a razão social do hospital como médicos, enfermeiras, anestesistas, operadores de equipamentos... todos deveriam ser concursados.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Se a Empresa Pública tem excesso de terceirizados até nas funções diretamente ligadas a sua razão social ... algo está acontecendo de muito errado.



  Esse excesso de terceirização é preocupante até no setor privado, mas esse seria um outro texto.

  Atenção “malandros”, NÃO estou demonizando a terceirização só estou a questionando como fórmula mágica da boa administração.
  A terceirização é uma boa ferramenta, mas precisa ser usada com inteligência.

  Argumentam que a terceirização diminui custos, terceirizados ganham menos, tem menos benefícios.

  É preocupante um Órgão Público que deveria dar bom exemplo, contratar dois enfermeiros para a mesma função e deliberadamente pagar menos para um deles.

  Meditem comigo:
  Se a Unicamp pagar exatamente a mesma coisa a enfermeiros terceirizados e concursados não haverá corte de custos.
  Então porque não chamar o concursado que por MÉRITO tem direito a vaga!?

  Lembrem-se que os concursos são livres para qualquer cidadão que cumpra as exigências do cargo, os próprios terceirizados concorrem em igualdade de condições, se não querem ser terceirizados QUE PRESTEM CONCURSO.

  A gente racha de estudar, compete com centenas, milhares de candidatos, o concurso oferece 10 vagas.
  Se passamos entre os 10 não é garantia que seremos chamados temos que ficar em uma angustiante torcida.
  Se caímos no cadastro de reserva ficamos ansiosos pela chamada, que muitas vezes não vem, pois o órgão acaba contratando terceirizados ...
  Infelizmente os concursos públicos acabam virando um verdadeiro ESTELIONATO uma vez que todos são pagos.

  “Chega a 603 o número de candidatos que disputam cada uma das 1.500 vagas do concurso para técnico de seguro social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recebeu 904.459 mil inscrições - é a segunda maior relação candidato/vaga dos últimos anos, só perdendo para a da última prova para o Banco Central.”

  Imaginem toda essa gente pagando 60 reais em média para prestar o concurso, fora os gastos com estudo.
  É MUITO DINHEIRO!

  Nos concursos públicos há fiscalização muito rigorosa mesmo assim sempre temos notícias de fraudes ... é mais uma coisa que um “concurseiro” tem que lidar, concorrência desleal.

  Nas empresas terceirizadas a fiscalização é mínima durante a contratação, na maioria dos casos a terceirizada contrata sem dar maiores explicações, não é obrigada a isso por lei.
  Vejam o ridículo da situação:
  Algum parente ou colega é influente em uma Empresa terceirizada ele me arranja um emprego na Unicamp e depois de 3 meses eu sou na “pratica” um funcionário público!
  [Tenho total isonomia com o concursado.]

  Você acha justo isso?
  Enquanto tantos cidadãos sacrificam horas para prestar concursos eu entro facilmente indicado por alguém.
  Terceirizar em excesso o serviço público e criar uma isonomia entre funcionários públicos e terceirizados é um erro tão grande que é inacreditável que nossa sociedade defenda uma idéia dessas... tristes trópicos.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Sei que muitos terceirizados estão me odiando, peguem senha, entrem na fila.

  Vou terminar o texto me repetindo:

 “CADA UM DEVE CUIDAR DOS SEUS INTERESSES.”

  Quanto mais dinheiro vai para terceirizados menos verba sobra para eu enquanto funcionário público CONCURSADO.
  Os terceirizados tem direito de lutar pelos seus interesses e eu tenho direito de lutar pelos meus.

  Se os interesses dos terceirizados de isonomia for plenamente vencedor não tenho dúvidas que seremos todos perdedores.

  O Brasil continuará a ser o país do “jeitinho” e do "Q.I. " [Quem Indicou].
 
  Para se dar bem você terá que ter algum padrinho ou subornar alguém influente.





  “A terceirização é inaceitável em atividades finalísticas do setor público.
  Nessas situações, cabe ao Poder Público, ao invés de terceirizar, providenciar a criação dos respectivos cargos e a realização de concurso para o seu provimento.
  Diante disso, tendo em mente a advertência da doutrina no sentido de que “a contratação de serviços de terceiros, sem a prévia fixação de limites, por certo abrirá caminho para a imoralidade permanente”, é imperioso estipular parâmetros que, de algum modo, balizem o uso da terceirização por parte da Administração Pública Direta Federal.” [JUS/R7]


Anterior          COMENTAR        Próximo 

8 comentários:

William Robson Anakin disse...


“Onde encontrar neutralidade no mundo de papel e tinta?” [Nihil]
===========================
E porque exigimos essa neutralidade?

Quem lê é que tem que pesquisar outras fontes, colocar em duvida o que esta escrito, concordar ou discordar... ter OPINIÃO E ARGUMENTAÇÃO.

Alguém que considera um fato ou acontecimento totalmente verdadeiro só porque apareceu na TV ou esta escrito em um livro tem uma mente muito limitada.
É melhor gastar seu tempo tentando ampliar sua mente.

Quem escreve livros, jornais e revistas são humanos e humanos nunca são completamente neutros...

William Robson Anakin disse...


“Agora que, relendo com calma aquela crônica,percebi que foi um portento.
Desejo elogiá-la.
Foi quase uma "canção" sem rimas.
Viaja-se por lá,na "harmonia" dos claros e escuros das palavras.”
============================
Realmente alguns textos me surpreendem.

Começo com uma idéia, mas ela vai seguindo por brechas no Abismo que eu não pretendia flutuar.
Por algum tempo eu lutei contra isso, hoje deixo o texto me levar.
Só fico atento a aproximação da loucura, ela esta sempre no encalço.

Durante esse texto eu tive que desenvolver uma nova proteção contra ela.
Criei portais e os chamei de “teletransporte”.
Os pensamentos “selvagens” não estavam mais tão eficientes.
Aqui no Abismo eu posso perder a conexão com a realidade e não encontrar o caminho de volta, os portais me mostram de onde eu vim caso precise voltar...

William Robson disse...



Dangerous

“Que quem ama nesta vida, as vezes ama sem querer e que a dor no fundo esconde uma pontinha de prazer.” [ Cazuza ]

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Freud dizia que no inconsciente toda mulher tem um forte desejo de ser estuprada e todo homem tem o desejo de faze-lo.

Isto que Freud observou eu também observei, até que em fim concordamos em alguma coisa…HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Que estupro seria este?

Estamos entrando em um pensamento perigoso, não é para principiantes se começou a ler este Blog agora é aconselhável que não prossiga, dito isto…

Tente tirar de sua mente o crime associado a palavra, vamos para um plano de pensamento ROMÂNTICO.

Você mulher deve ter aquele cara pelo qual sente o maior tesão, é , pode ser seu namorado, seu marido, mas não vamos nos limitar ao politicamente correto.

Flash Back

William Robson disse...



Não considero o Sadismo ou Masoquismo como doenças. Os considero como traços da personalidade, uma NATUREZA do indivíduo.

Se a mulher de malandro se sente incomodada com isto que busque tratamento. Acho ridículo eu ter que pagar através de impostos pelo prazer que é só dela e que de certo submete as crianças a um péssimo ambiente. [visitas intimas também são uma aberração].

É algo como um gay exigir indenização do Estado por ter perdido as pregas…HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

William Robson Anakin disse...


“Internação compulsória de viciados em SP começa na próxima Segunda” FOLHA

===========================

“Vejo tanta gente defendo drogados e ninguém para me defender.
NÃO QUERO CRACOLÂNDIAS!

Flash Back

emaranhado 165... disse...

...de "boa madrugada".

Irei replicar ao primeiro comentário.
Eu bem que gostaria que houvesse uma "New Yorker" brasileira.
Mas,até ela,precisou "mudar de jeito".
Acabou se tornando outra publicação "tendenciosa",para não precisar fechar as portas.

O mundo ficou assim,não foi só o Brasil.
Tádinhos de nós...ops...melhor mesmo é "confiar desconfiando" no que ouvimos,vemos e lemos.

emaranhado 166 disse...

Para o "Flash Back".

Lembrando vagamente do texto,eu ia falar de um "inconveniente" que conheci algures,e que sempre me despertou o histrionismo.
Mas,eu já havia mencionado o mesmo no ótimo texto de réplica que escrevi.
Uma das minhas "peças raras",em que "viajei na maionese" com algumas asas diáfanas.

Às vezes,(eu idem) costumo "entoar cânticos" sem rimas.

emaranhado 167 disse...

para o segundo "Flash Back".

Mais uma vez,concordo com tudo.

Faz um tempo ando ouvindo no rádio que os viciados em crack vão ter internação "à revelia".
Isso precisa mesmo acontecer,porque eles não "estão mais em si",para decidirem o que é certo.
Desumano,seria deixá-los à própria sorte.