sábado, 30 de março de 2013

Com quem andas?

  “Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és.
  Saiba eu com que te ocupas e saberei também no que poderás tornar-se.”  
[Johann Goethe]

  Procurar a Lógica nas situações e agir de maneira sensata acaba nos isolando um pouco [ou muito].
  Não deveria acontecer, mas acontece.

  Para amenizar o isolamento procuro ignorar a insensatez, olhar para outro lado e seguir o meu caminho.

  Exemplo:
  Você está andando na calçada e tem um daqueles "presentinhos" dos cães.
  O sensato seria aquele inconveniente não estar ali, outra coisa sensata a fazer seria corrigir o erro, eu mesmo recolher a sujeira e colocar no lixo.
  Na primeira situações eu não tenho controle.
  O cão pertence a alguém e esse alguém deveria ser responsável pelas ações de seu cão, mas não tenho como obrigar o proprietário a ter essa CONSCIÊNCIA.
  A segunda situação iria me prejudicar bastante.
  O que não falta é sujeira de cães nas calçadas, passaria boa parte do meu tempo praticando uma ação desagradável para reparar a falta de consciência dos outros.

  A atitude mais satisfatória é ficar atento para a insensatez, conseguir identifica-la de longe o suficiente para não tropeçar nela e me contaminar, fora isso olho para outro lado e sigo meu caminho.

  Saindo do simples e indo para o complexo...

  Naquela fase de ataques a policiais em SP verifiquei de longe uma grande insensatez.

  Na primeira vez eu estava em um supermercado e 3 policiais conversavam.
  Duas mulheres desviam seu caminho e eu pude ouvir o que comentaram.

  "Não vamos ficar perto dos policiais, se eles forem atacados algo pode acontecer conosco."

  Vi isso acontecer em outros lugares, me parece uma situação normal.
  Eu mesmo ao avistar um carro forte recolhendo ou descarregando dinheiro procuro ficar afastado.
  Primeiro porque sei da tensão dos rapazes, não quero atrapalhar o trabalho deles, realmente um homem do meu porte pode representar alguma ameaça.
  Segundo porque em uma ação rápida de bandidos eu posso ficar no fogo cruzado.
  Se eu atesto que querer ficar longe dos policiais é algo normal ... o que me incomoda então?

"Diz-me com quem andas e eu lhe direi quem és."

  Esse pensamento deixa muito a desejar, mas sem dúvida é muito provocativo.

  Não é por estar com um amigo alcoólatra que eu sou alcoólatra, não é por ter um amigo pastor que eu acredite que a Bíblia é 100% a palavra de Deus.
 Mesmo eu tendo um amigo alcoólatra dificilmente você irá me encontrar em um boteco ou bêbado porque eu não sou alcoólatra.
  Mesmo tendo amigo pastor raramente você irá me encontrar em uma igreja porque não sou religioso.

  E se eu estiver em companhia de marginais?

  Pessoas aparentemente boas e trabalhadoras ou jovens sem envolvimento com crimes constantemente são vítimas em chacinas por estarem em má companhia.

  “No chão de terra da Estrada Velha de Valéria, um corpo amanheceu, ontem, coberto por uma lona.
  A menos de 10 metros, outros quatro estavam amontoados e cobertos com sacos de aniagem.
  Os corpos tinham membros quebrados e queimaduras.
  Todos estavam com as mãos amarradas e tinham, cada um, cerca de 20 perfurações de bala.”

  Eu acho sensato se manter distante de uma situação que pode te trazer algum prejuízo.
  Manter uma certa distância de agentes de segurança em serviço é algo prudente.

  Mais sensato ainda é manter distância de pessoas que optaram por uma vida de crimes.

  É evidente que esse texto não se trata de transformar a vítima em culpada, a utilidade dele está em ser um ALERTA.
  Você jovem tem aquele querido amigo de infância, vocês viveram bons momentos, mas como acontece com todo mundo vocês foram crescendo e seu amigo fez opções que uma pessoa honesta e trabalhadora não faria.

 “A chacina teve início por volta da 1h de hoje, quando dois carros pretos, de placas não identificadas, chegaram à residência com os algozes.
  Armados, os bandidos arrombaram a porta da casa e entraram efetuando os disparos, matando Márcio Varela Henrique, de 33 anos, João Manoel Henrique Pereira, de 22 anos e Ranchiel Henrique Pereira, de 18 anos. A companheira dele, Laryssa Roberta de Oliveira, de 16 anos, estava grávida de dois meses e foi ferida na ação.
  Ela chegou a ser atendida no hospital de João Câmara, mas não resistiu e também morreu.” 

  Se você é íntimo do indivíduo é quase impossível não ficar sabendo as escolhas que ele está fazendo.
  Sei que as Redes Sociais estão cheias de mensagens idolatrando a “amizade verdadeira”, que amigo é aquele que está sempre do lado a qualquer hora, em qualquer situação, mas muito cuidado com essas “frases bonitas” a REALIDADE não liga para elas.

  Se seu amigo está fazendo opções muito diferente das suas, cada um caminha para um lado é natural que o distanciamento comesse a acontecer.
  Não complique as coisas forçando uma situação que deveria ficar em algum lugar do passado, não por sua vontade, mas porque a nova situação pode prejudicar sua vida.

  Se seu amigo se transformou naquele “presentinho de cães” do início do texto ... provavelmente o mais sensato a fazer é seguir com sua a vida adiante e se manter distante.

  Isso serve muito para as garotas, você se interessou por um rapaz é quase inevitável saber como ele ganha a vida.
  Vida de mulher de bandido na maioria das vezes acaba sendo muito sofrida.
  Pode ser emocionante quando você é jovem e sem muito compromisso, mas os filhos vem, as prisões vem, os acertos de conta vem, os pagamentos de propina vem, as mudanças repentinas de endereço vem.
  É o tipo de homem que ele pode largar você, mas você não pode largar dele.
  Para esse tipo de homem matar e torturar é fácil, faz parte da rotina dele.
  Mesmo que você desista da relação, se ele não quiser o fim você só sai morta.

  Você já sabe [Ou deveria saber] com quem anda, agora tem que se perguntar:

  Com quem quer andar?

“Decifra-me ou te Devoro!”




  Recentemente um colega me contou dramas de sua vida, dramas familiares, profissionais, financeiros, relacionamentos afetivos.
  Ele creditou tudo as más companhias desde de a adolescência que o levaram entre outras coisas ao alcoolismo.
  Eu ouvi com atenção, senti que ele precisava daquele desabafo.
  Mas a coisa complicou quando ele me perguntou se amizades também prejudicaram minha vida.
  Não gosto de mentir, disse algo mais ou menos assim:

  Desde a adolescência minha vida foi estudo e trabalho, minhas amizades foram com pessoas trabalhadoras e/ou estudiosas.
  Colegas que praticavam crimes, usavam drogas ou bebiam muito foram ficando em outro mundo.
  Veja esse caso, você é meu colega porque está trabalhando, está sóbrio.
  Dificilmente nos conheceríamos em algum boteco porque EU não frequento botecos.

  Meu colega entendeu que ELE fez escolhas erradas, que bom que agora estava fazendo as certas.
  A vida coloca centenas de pessoas em nosso caminho, você escolhe de quem vai ser mais próximo.

  Se você gosta de encher a cara de bebida ou seguir uma “carreira” de cocaína ... escolhe com quem quer andar.

anterior                       COMENTAR                            próximo

10 comentários:

NIHIL METILENE disse...

nessa madrugada inteira,eu "andei" em outra paragem.
Foi uma mão de obra maior copiar,limpar e colar esse texto que escrevi aqui,meses atrás,por lá,do que teria sido uma nova criação.
Na próxima vez,serei mais esperta,e irei escrever um texto inédito,ou não irei escrever nenhum,se não ficar inspirada.

Um bom dia ao sr.,e aos postantes,por ora.
Talvez,voltarei de dia.

NIHIL METILENE disse...

acréscimo,

Esse longo conjunto,eu postei em seis partes,incluindo o comentário final,do dia de hoje.

William Robson disse...


“O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado.” [Albert Einstein]


MUITO ACESSADO

NIHIL METILENE disse...

Li o seu texto "de sopetão"
que dessa vez falou à razão
e ao coração
preciso,devo dizer,nesse diapasão:
como o sr.tem razão

sentimentalismo e amizades
precisam de um portão(limite)
para a nossa felicidade
-não precisamos ficar tristes
isso é para aumentar a bondade
dos nossos momentos alegres e tristes.

(não sei porquê
vejam vocês
toda poesia,escrevo
de "sopetão"...)

encantadora 176 disse...

Eu fiquei tão emotiva com o texto de hoje,que fiquei logo inspirada.
Mas, inspiração,não é novidade.
Novidades são os sóis que costumo postar aqui,todo dia.
Vejam mais,esse é um...
...um sol vermelho.

revista realidade 220 disse...

saibam mais sobre a vitamina D.

entropia 139 disse...


É o "fim do mundo" quando clonam um "joão".
Vejam o portento.(décima quinta mensagem)
(rs...)

revista realidade 221 disse...

(texto principal)

Aqui em casa,o Poli e o Rico andaram por um tempo em companhias inadequadas,mas posteriormente,de uma forma "muito política",eles se afastaram dos antigos amigos.

Conosco,isso é natural.
Se os nossos contatos não nos servem em muita coisa, vamos abandonando-os pelo simples cansaço.
Inclusive,nos ajuda bastante,nossa saúde não muito exemplar,pois nenhum de nós pode beber.
Se insistimos numa rotina ruim,imediatamente(qualquer um de nós quatro irmãos) perde o desempenho no serviço.

É triste quando uma pessoa que continua a ser querida por nós,mesmo depois de tantos anos,sofreu mais do que devia sofrer,ou mesmo,se desviou do "caminho certo".
Um tempo atrás(foi em 2.004) reencontrei um amigo de quando eu tinha seis anos de idade,e nós nos reconhecemos.
Ele virou feirante.
Sua fisionomia era tão triste,que fiquei com medo de imaginar o que a vida fez dele.
A banca(uma peixaria) acabou sendo fechada,ele não reapareceu.
Bancas de peixe,normalmente não dão certo nas feiras livres.

Seria ótimo se pudéssemos não deixar ninguém nunca ir embora,se não precisássemos abandonar ninguém.
Mas,todo mundo tem suas opções e suas necessidades.
Isso,talvez eu aprendi "na vida do Lísias".
Não conseguiu salvar o irmão,nem ao professor.

Como sofrem os que se sentem verdadeiramente,amigos.
Quanta música do Roberto Carlos toca na minha cabeça nesse momento.

Num dia em que mais uma vez,irei ao templo.

encrenca 1.209 disse...

Eu ando um pouco cansada demais.(dormi muito)

E acho que foi um erro pedir preces para certa pessoa.
Não páro de sonhar com ele, agora.
Ele voltou a pensar em mim, aquela "energia" perturbadora,depois de anos sem me incomodar,está de volta.

Vão aprendendo comigo.
Algumas vezes,quando pedimos preces pelas pessoas,isso significa aceitar uma conexão mental com elas.
O que nem sempre é bom.
Oxalá, meu querido literato de Campinas fique bem,mas tente pensar menos nessa "safirética" aqui,ou oxalá eu volte a me acostumar com isso.
Não,não estou interessada nele.
É mais uma dessas amizades sinceras que temos.

Problema,é lidar com um amigo que nunca vimos na vida...

Um ótimo dia a todos,por ora.
Andei enrolando um pouco,mas é hora de me arrumar para sair.

(que dia mais cinzento...)

encantadora 184 disse...

Na verdade,esse domingo em referência começou bem ensolarado.
Eu o percebi como cinzento,porque naquela hora,estava com a cortina fechada.(rs)