segunda-feira, 18 de março de 2013

Tradição Machista?

  “Aceitamos tão bem gays e lésbicas porque o preconceito com relações abertas!?”


   A enorme dificuldade que temos para mudar comportamentos em grande parte vem da força da tradição.


  As tradições não surgem do nada, elas surgem de uma necessidade de fato ou “necessidade inventada”.

“Passar em baixo da escada dá azar.”

  Se há outro caminho não convém passar em baixo de escada.
  A escada está ali provavelmente porque alguém está realizando algum trabalho na altura e algo pode cair na sua cabeça.
  No entanto, uma vez que você passou, não há notícias de que alguma “energia negativa” passe a te acompanhar o dia todo atrapalhando sua vida.
  Talvez alguém que usava muito escada INVENTOU a historinha do azar na boa intenção de que principalmente crianças não brincassem perto da escada.
  A tradição se espalhou e hoje em dia há adultos que não passam de baixo de escada de jeito nenhum.

  Notem que mesmo a Tradição tendo como base uma necessidade inventada (não passar de baixo de escada para não ter azar) depois de estabelecida fica difícil mudar o habito/costume/cultura.

  Tem uma tradição muito interessante que já foi alvo de muitos debates que participei.

  Lavar as mãos antes de comer é uma tradição fascinante.

  Não tenho notícias que quando essa tradição surgiu os antigos tinham conhecimento de vírus e bactérias.

  Suponho que algum “espirito” tenha soprado que lavar as mãos era algo bom.

  Não, não estou louco, tem uma razão para eu pensar assim.
  Sabemos que os Pajés faziam suas curas espirituais em transe, mas não era só com orações, sempre tinha umas “ervas”, uns “tóxicos”

  O fato é que faziam chás utilizando plantas que francamente, fora de alguma “interferência”, não sei como eles poderiam localizar.

  Pense bem, você tem uma floresta cheia de folhagens e frutos, sem laboratórios como separar o que é remédio, veneno ou não serve para nada?

  Veja o caso do chá de Santo Daime:
 
  "A bebida tem uma farmacologia bem complexa, que inclui pelo menos quatro substâncias importantes.
  Três delas atuam no sistema de transmissão da serotonina e a quarta, chamada de dimetiltriptamina ou DMT, ativa a área do cérebro que induz a visões de caráter realista".

  O chá de Santo Daime tem um longo processo de fabricação, mistura cipó com folhas, demora quase 24 horas para ficar pronto.
 Como o pajé desenvolveu o processo!?
 Observando qual bicho!?

  O índice de acerto dos pajés vai muito além das probabilidades matemáticas, muitos remédios desenvolvidos pela ciência moderna foram pesquisas de princípios ativos de plantas usadas por índios.

  Então vimos que uma Tradição se estabelece por:

Uma necessidade de fato.

Alguma historinha inventada.
Por meios misteriosos que fogem a compreensão.

  Vamos aplicar essa Filosofia Complexa ao tema de hoje ...
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Mesmo mentes medíocres conseguem observar a REALIDADE que a mulher é bem mais tolerante com a traição sexual que o homem.

  A explicação para isso é sempre muito simples:

  “É a Tradição de uma sociedade machista”.

  Um pensador disse algo muito provocante:

"Para cada problema há sempre uma solução clara, simples e errada."
[H. L. Mencken]

  Não sejamos radicais, claro que soluções simples para problemas existem, mas quanto mais complexo o problema mais essa possibilidade é rara.

  Dizer que a intolerância masculina com a traição é apenas uma tradição machista que deve ser abolida é muito simples.
  Vamos audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve...

  Não é fácil acabar com uma tradição, mas vamos para esse universo paralelo.
  De repente, depois de tantas campanhas feministas 100% dos homens deixam de ser “porcos machistas”.

   Nesse mundo de relacionamentos abertos a mulher teria uma enorme vantagem sobre nós, sabe porquê?

  Nossa maior intolerância com a traição é bem FUNDAMENTADA, não é uma historinha inventada e inocente como o não passar de baixo da escada.
  É algo bem profundo e com muita razão de ser como o lavar as mãos antes de comer.

  [Respire fundo que nessas profundezas do Abismo o ar fica rarefeito, poucos conseguem acompanhar o raciocínio.]



“PAI É QUEM CRIA.”

  Uma frase bem “tradicional”.
  Sim, nós humanos temos muito amor em nosso coração, uma coisa que nem sabemos explicar de onde vem, se convivemos com uma criança, cuidamos dela, passamos a trata-la como se fosse nosso filho biológico.
  Mas não conseguimos ignorar o grito da natureza, queremos transmitir NOSSOS GENES.


  Eu William posso adotar um filho, mas a força da paternidade que mais grita em mim é ter meu filho, um filho que seja a mistura de meus genes com minha esposa.
  Se quando eu conheci minha esposa ela já tivesse um filho dificilmente eu a pediria em namoro, talvez o romance não acontecesse, sei lá eu poderia a desejar muito, mas na minha juventude cuidar do filho de outro homem... sinto muito se decepciono alguém, mas para escrever não posso ficar maquiando meus sentimentos.

  Eu e minha esposa começamos a sair o amor foi desenvolvendo, mas se ela tivesse um filho... não iria rolar, se eu saísse uma ou duas vezes com ela seria muito.

  Você mulher que está lendo horrorizada esse “machista” escrevendo use um pouco a “Dialética.”
  Sem deixar seu mundo feminino SE COLOQUE NO MEU LUGAR.

  Você é jovem livre, descomprometida, é evidente que qualquer namoro pode vir a ser casamento.
  Um cara muito bonito e legal se encanta por você, te convida para sair e você não vê razão para desprezar o convite.
  No primeiro encontro tudo corre bem, sim pode vir a ser seu namorado.
  No segundo você descobre que o cara tem um filho, vive com ele ou paga pensão.
  Seja sincera, não faz diferença nenhuma para você?

  A realidade nua e crua é que ninguém quer criar filho biológico de outro(a).

  Se acontecer a gente “se adapta”, mas não é uma situação que busquemos.

  A mulher sempre sabe que o filho biologicamente é seu, ela gera em seu ventre.

  Em uma relação aberta uma certeza a mulher sempre terá, ela pode não saber quem é o pai, mas de certo ela é a mãe, aquele bebê tem seus genes.

  Para o homem é diferente, sem teste de DNA ou diferenças gritantes no biótipo facilmente você pode criar genes de outro e isso é naturalmente INCOMODO.
  [Lembremos que o teste de DNA é algo bem recente na humanidade]

  Vamos supor que você naturalmente se apegue a criança e lá pelos 2 anos de idade percebe que ela é filha de outro... complicado hein?
  É preciso um desprendimento muito grande, é preciso ir contra a natureza o que é incrivelmente difícil.

  Entendam que a preocupação maior do homem com a traição sexual não é uma tradição machista sem razão de ser, é uma tradição muito bem fundamentada.

  Depois de uma certa idade quando a mulher decide não ter mais filhos fica mais fácil os casais aceitarem uma relação aberta.
  Se entendemos essa dinâmica podemos pensar em uma vida mais satisfatória e EFICIENTE, com menos “pré conceitos”.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  No fundo esse é mais um texto que fala da importância da PATERNIDADE RESPONSÁVEL.

  Socialmente não é tão importante se seu relacionamento é aberto ou fechado, que você se deleite seja com quem for. ♫♫♫♫

  Mas é extremamente importante com quem você decide ter um filho.

  Tenha amor a próxima geração, não traga uma criança a uma condição que você não gostaria de viver.

  Eu não gostaria de nascer filho de uma mãe solteira sem eira nem beira, de destruir um casamento com meu nascimento, de nascer com grave deficiência, de nascer sem ter o que comer, de nascer sem ter um lugar decente para morar, nascer filho de um drogado/alcoólatra...enfim:

  Sexo é lazer, ter filho é uma enorme responsabilidade COM A VIDA.
  Senhoras e senhores SEJAMOS RESPONSÁVEIS.

  Essa Filosofia Complexa entra em sua mente?






  Aqui no Blog não apresento fórmulas magicas, mas acredito que a Paternidade Responsável é uma solução complexa (não dá para proibir as pessoas de terem filhos) que resolveria boa parte de nossos problemas sociais complexos.
  Não é a solução para tudo, mas sem dúvida o mundo seria um lugar muito melhor.
  Se cada um cuidasse muito bem de sua FAMÍLIA ... que mundo maravilhoso iriamos ter.



  Cuide bem dos seus filhos, mesmo antes deles nascerem...



anterior                      COMENTAR                                próximo






25 comentários:

William Robson disse...


Em tempo,
reafirmo que para mim,um casamento "muito liberal" daria um nó na minha cabeça.
Sou provinciana demais,não poderia conviver com tal evento. [Nihil]
===========================
É suficiente você entender que há vários tipos de espíritos [ou mentes] e que não somos a medida de todas as coisas.


FILOSOFIA MATEMÁTICA

Daniel disse...

Eu não vejo por quê me agradaria julgar e culpar alguém de uma tolice cometida no passado.
Eu adoro crianças. Mas ter uma, é um assunto delicado.
Costumo dizer que a gente só se engana se quiser.
Conheço mulheres maravilhosas que decidiram viver, e saíram do mundo de escrevidão a que viviam sendo submetidas aos desserviços mais deselegantes que se pode imaginar para uma mulher linda, de classe. Jamais serão culpadas por terem filhos. Eu mesmo tenho duas irmas que são mães solteiras.
O erro já foi cometido, é necessário dirimir os impactos na vida da criança.
A criança jamais sera uma justificativa para nenhuma mulher não ter amor pela vida.
Ela deve aprender a se amar, como naturalmente acontecia mesmo antes de ter um, ou dois, ou dez filhos. Apenas esta questão sendo abordada com sucesso fará que esta mãe se livre de viver uma vida de infortúnios em qualquer tempo da sua vida.

Daniel disse...

Tradição machista.
Nenhuma tradição nos ensina a viver bem, nós é que aprendemos isto por conta própria.

William Robson disse...



A criança jamais sera uma justificativa para nenhuma mulher não ter amor pela vida.
O erro já foi cometido, é necessário dirimir os impactos na vida da criança. [Daniel]
=============================
Eu inverti a posição das frases, pois você mesmo já se respondeu.
É evidente que a vida continua.

Esse tipo de texto tem a intenção de combater esse certo “glamour” que é conferido as “mulheres guerreiras”.
Tem moças que falam com orgulho que “são mãe e pai”.
Eu acredito que nesse caso as crianças se pudessem escolher não achariam tão glamuroso trocar 2 por 1.

Outras duas intenções:

1 - Quem já cometeu o “erro” não o repita.
Você gostaria que sua irmã tivesse mais 1 ou 2 filhos nas mesmas condições do primeiro?
Para você tudo bem?

2 – Possivelmente há adolescentes que leem o Blog e melhor que corrigir um erro é NÃO COMETE-LO.


William Robson disse...


GOOGLE+

Se Deus não existe EMPIRICAMENTE é uma grande vantagem evolutiva acreditar que ele existe.
Não conheço nenhum império ateu que tenha durado.
O sapiens permaneceu ateu na maior parte de sua existência e o salto de qualidade só ocorreu quando surgiu a religiosidade.
O pensamento novo é o religioso.
Darwin diria que o pensamento religioso propicia uma melhor adaptabilidade humana no planeta Terra ou isso ou....

Deus existe e protege os que acreditam nele.

Façam suas apostas.

Só não neguem a realidade observável:
Ateus não são tão competentes para se organizarem quanto são os religiosos.
A historia da humanidade teve vários impérios e nações poderosas religiosas, se procurarmos povos dominantes ateus...não me lembro de nenhum.
A China só começou a progredir quando afrouxou a perseguição religiosos.

“Cresce o número de cristãos na China”

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,cresce-o-numero-de-cristaos-na-china,487438,0.htm

William Robson disse...


E como todo império ele ruiu por dentro. [G+]
============================
Tudo que começa um dia acaba, mas outros impérios religiosos surgiram, me fale de algum império ateu.
A igreja católica foi uma das que mais colaboraram para o progresso cientifico, ela só não apoiava conhecimentos que iam contra seus dogmas, mas se eles fossem bem fundamentados ela cedia.

Hoje a igreja católica mantém 206982 escolas.
Quantas escolas alguma organização ateia mantem?

William Robson disse...




Susimeire dos Santos 19:20 Responder G+

Olá William, já disse mais de uma vez o quanto gosto dos seus textos é p mim como se estivesse lendo meus próprios pensamentos, editados p alguem q me conhece a fundo. Ao mesmo tempo em que fico agradavelmente surpresa com a tua franqueza ao expor sua opinião sobre os diversos asuntos abordados, inclusive as tuas próprias experiências. Junte todos os seus escritos e edite um livro para o deleite de muitos que já te curtem. Não gosto do jornalismo imparcial pq o acho inexpressivo. Gosto do teu jeito de escrever e c certeza vou querer o meu exemplar devidamente autografado. É só uma sugestão, más quando acontecer quero realmente o meu. Não conheci até hoje nenhum escritor que não fosse preguiçoso, portanto a sua preguiça está dentro da normalidade rsrsrs.
=======================
Obrigado Susi pelas palavras de incentivo.
Em 2006 planejei escrever um livro, mas minha vida estava um caos.
Trabalhava das 7 as 22 horas, coisa terrível para um preguiçoso...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
Fevereiro de 2007 consegui me livrar desse fardo e escrever o livro, o nome era (é) bem sugestivo “Deus é Capitalista”.
Dois assuntos que eu gosto Religião e Economia.
Até 2010 fiz tudo que era possível para publicar, mas sem nenhum resultado... não é que desisti, apenas não corro muito mais atras.
De dezenas de editoras que entrei em contato só uma deu algum retorno, ficou com a copia por um mês, mas disse que “não estava de acordo com sua linha editorial.”

Meu e-mail ficava lotado de editoras que queriam fabricar o livro, mas eu tinha que pagar pela edição e cuidar da distribuição!!!!
Ou seja eles queriam vender seu serviço de impressão e não lançar o livro.

Até 2010 eu tinha o primeiro capitulo em arquivo e mandava para amigos que solicitavam, mas garanto que agora é desnecessário.
Os assuntos tratados no Blog vão muito alem do livro, imagine desde 2007 eu escrevendo pelo menos um texto por dia... é muita coisa.
Alguns amigos me cobraram um livro sobre sexo, esse tipo de assunto não fazia parte do Livro, mas no Blog escrevi vários textos sobre sexo ficando quites com a promessa feita aos amigos.

Então é isso aí.
Como bom Capitalista tentei ganhar dinheiro com Filosofia, não consegui... paciência.
Os anúncios rendem alguma coisa, mas é tão pouco que nem compensa comentar.
Gosto de escrever, escrevo por PRAZER.

William Robson disse...


+rafael saraiva Ahaha meu caro a união soviética deu errado por N motivos.
======================
Isso é um argumento?
A religião não é perfeita por N motivos.
Vocês ateus são engraçados, gostam de ficar lembrando de coisas ocorridas na idade média, mas fazem questão de esquecer coisas ocorridas no seculo passado

William Robson disse...


+rafael saraiva Não interessa se somos minoria você gostando ou não o pensamento religioso vai decair e o dos Ateus vai imperar.
=======================
A mesma coisa diziam sobre o Comunismo.
Mas me parece que você não entende o que é ateu.
Ateu é alguém que nega a existência de deuses e espíritos.
Para ateus somos apenas maquinas biológicas surgidas ao acaso.
A disputa ideológica é Ateísmo vs Espiritualismo.
Eu não sou religioso mas ainda "aposto" no espiritualismo.
Portanto é certo que a religiosidade principalmente a fanática tende a diminuir.
O fanatismo religioso é tão ridículo quanto o fanatismo ateu.
Eu também aposto que o "fanatismo" irá diminuir.
E fanatismo não é exclusividade de religiosos, basta você passear por blogs ateus...

William Robson disse...


+rafael saraiva Não sei de onde você tirou que eu sou fanático por não acreditar em coisas que a ciência não provou.
==================================
Darwin dizia que os seres mais adaptados dominavam os seres menos adaptados, até agora tudo indica que os ateus, mesmo surgindo primeiro, não apresentaram resultados melhores que os religiosos em manter a qualidade de vida do povo.
Você fanaticamente defende sua ideologia rejeitando todos os resultados.
Sei que é difícil mais tente entender.
Cientificamente se Deus existe ou não existe é um detalhe.
ACREDITAR que Deus exite tem trazido vantagens para os povos espiritualista.
Lembra daquela frase:
Não importa se o gato é branco ou cinza, importa que ele pegue o rato.

Não importa se Deus existe ou não existe, importa que espiritualistas apresentam melhores resultados que não espiritualistas

William Robson disse...


+rafael saraiva E pare de misturar politica comunista com religião. Isso e um grande absurdo.
===============================
Depois desse excelente ARGUMENTO paro por aqui, debater com fanáticos é sempre infrutífero, mas para algum Livre Pensador que acompanhou o debate deve ter tirado algum proveito.
Boa noite a todos.
Só para fechar.
Não "lembro" de algum Estado Deísta ter trocado o Capitalismo pelo Comunismo.
Comunismo é uma particularidade de Estado Ateu.
Mas o Rafael prefere ignorar FATOS.

Daniel disse...

A esperança no por vir traz realmente grandes e bons resultados.
Ninguém jamais deveria ignorar isso.
Mas por que fazemos o que fazemos? Porque usufruímos de algum prazer para fazer o que fazemos. Se é ou não leviano este prazer, esta não é a discussão aqui.
E já a esperança desaparece de vista.
Como seres desconexos da realidade nós só costumamos lembrar de coisas realmente importantes quando encontramos algum proveito para isto, e não é ruim que sejamos seres altamente convenientes, só é banal. E tudo que é banal, muitas vezes, incomoda as pessoas.

Como viver uma vida sem ser odiado?

Filosofia Matemática Blogspot disse...


Estive lá ontem,e dei três réplicas.
A primeira,foi ao texto "Tons de Espírito".

encrenca 1.200 disse...


Acabei "me exibindo um pouco" por lá,mas sempre terei a opção de eliminar o comentário.
Às vezes,o desejo de contar as próprias histórias,é irresistível.

tripitaka 981 disse...

Li ontem ao texto principal,e aos comentários(não deu tempo de comentar).

Um governo ateísta,e um governo teocrático,em todo caso,são governos "teocráticos".
O Estado,para funcionar melhor,precisa ser laico.
Não pode idolatrar nem as leis.

turbilhão 1.329 disse...

(texto principal)

A maior preocupação dos homens com a "traição feminina" é um problema com o orgulho e com a autoimagem perante os outros,mesmo.
Embora inicialmente,isso tenha começado com o desejo de assegurar a paternidade biológica dos filhos.
Tal tema,eu li num livro de Hegel.

Ontem,pensei em replicar a essa crônica com uma piada antiga,mas agora,isso ficará para depois.

Pessoas com ética, tomarão sempre o cuidado de praticar a paternidade,ou a maternidade,de forma responsável.
Tenho as minhas reservas contra "o excesso" no uso dos direitos "reprodutivos".
Não me sinto à vontade para falar nisso,porque receio ficar chata.
Nem sempre é possível falar nos próprios sentimentos,sem criar um "clima".
Isso eu aprendi no gd do Terra,onde estivemos por tanto tempo.
Lá,minha sinceridade,acabou me deixando "isolada".
Talvez,havia muito, não estava mais acostumada a escrever dissertações.

NIHIL METILENE disse...

(fritex)

Contarei um pesadelo que tive numa dessas noites.
Tem a ver com "a preferência em criar os próprios genes".
Acordei assustada,mas foi fácil destrinchar o significado do devaneio.
Estava eu indo para uma cidade da região metropolitana de São Paulo,fazer algo muito importante.(talvez,eu ia visitar minha futura casa própria)
Ou ia mudar para lá.
Na mala principal,eu levei a Grazi.
Isso mesmo,fechei minha sobrinha Grazi(que aceitou isso de bom grado) numa mala.
Ao chegar ali,porém,ela saiu da mala,e passei a carregá-la num carrinho de supermercado.
Depois de muito tempo,voltamos para casa.
Ela recuperou a altura atual,e adiantou-se na minha frente,ao caminhar.

O simbolismo é claro.
Eu gostaria de ter sido a mãe dela.
(a mala,representa a gravidez,o carrinho de supermercado,poderia ser um carrinho de bebê)

Muitos anos atrás,recorrentemente,eu sonhava que eu estava gestando.
E a criança que nascia normalmente, era a Grazi.
(isso,nos anos oitenta.
Ela nasceu em 2.000)
Sentimentalmente,acredito que ela queria fazer parte da minha família,de qualquer forma,e como eu não aceitei ser uma mãe solteira,então ela "deu um jeito" de nascer por perto.

Um vínculo assim,como eu constarei posteriormente,só podia ser antigão.
O segundo nome dela,é o nome da "melhor amiga" da poetinha.
Às vezes,tenho medo que ela não goste de mim,e me ache chata.
Mas,se ela não me achar chata,algum dia,irei ser "a segunda mãe" dos filhos dela.
Já que o primeiro "erro",não tem mais como ser corrigido.

Com outras pessoas,sempre preciso de um certo tempo de adaptação,para ter um contato produtivo.
O entrosamento entre ambas nós,contudo, é imediato,tipo o daqueles amigos,ou amigas que não se vêem há muito tempo.
É possível que sejamos bem semelhantes...
...ou seja,ficar perto dos "próprios genes" é mais fácil- em alguns casos.
E nós,hoje em dia,somos consanguíneas.

Manterei o texto presente no Favoritos,pois posteriormente,irei escrever uma poesia,baseada nele.

NIHIL METILENE disse...

Só uma vez eu sonhei com a "Kléines" e isso rendeu um conto de ficção científica que registrei no blog há pouco tempo atrás.

Aliás,um cenário de ficção científica é bem apropriado para esse(a) personagem...

tripitaka 983 disse...

As idéias liberais e solidárias do Denytus,encontram eco no signo dele,que é Aquário.

Os signos presentes nesse blog são Virgem(não tenho certeza),Libra(eu),Aquário(Denytus),Selma(vez por outra),Sagitário.
Todos os signos,quando precisam "marcar a vida em comunidade",ficam algum tempo agindo como suas polaridades zodiacais.
O Denytus está numa fase "leonina",ou autoafirmativa.
O sr.William muitas vezes,escreve textos com uma sensibilidade mística profunda,o que é próprio das pessoas de Peixes(polaridade zodiacal de Virgem)
Eu,em grande parte do tempo,sou muito ativa.
Idem costumo ser pouco comunicativa muitas vezes.
Isso tudo tem a ver com Áries(empreendedor,e de poucas palavras)
Áries é meu oposto.

A Selma tem um blog.
Nada mais geminiano do que isso.
Gêmeos é o signo da comunicação,e é o oposto de Sagitário.

Oxalá,os leitores tenham gostado das minhas curiosidades astrológicas.
Se eles sabem em que signo nasceram, saberão que vez por outra,costumam agir como se fizessem aniversário seis meses antes,ou seis meses depois.

NIHIL METILENE disse...

Que bom que existe a Susimeire,a "nova "vizinha" do sr.William...

(...que termo engraçado esse que criei.
"Vizinhos".
Eles não são parentes,não são amores,não são velhos amigos(não ao que saibamos).
Contatos vêm e vão.
A "vizinhança" contudo,permanece.
Amores,aparecem alguns.
"Vizinhos" sempre são um ou dois.

(kk...)

(termos que criei para amizades com as quais também temos afinidades intelectuais.
De preferência,precisam surgir na internet.)

NIHIL METILENE disse...

termo (sem o plural)

encrenca 1.201 disse...

(conto fritex)

{Esse ensaio será um comentário para a primeira réplica do sr.William,presente nessa página}

túnel do tempo,viagem viagem viagem...

Itália.
Não,ainda não era Itália,aliás,nunca foi Itália.
É Sicília,em Siracusa.
A moça com a cara da atriz Sheron Menezes está bem insatisfeita.
Concentrava-se em seus afazeres.
Agora,estava mais esperta do que nunca,porque não deixaria a hóspede do marido cuidar da sua menina.
Sempre tivera ciúmes dos seus amores,e dos seus objetos.

_Esse é o problema._a loira lhe diria_Sua filha não é seu objeto.

_Mas vc acha que o Andros pertence a nós duas.

_Você nunca acreditou em Comunismo?

_Ora, vai ver se estou na praia.

_Que menina brava,hem..._era uma senhora mais velha.

Vinda não se sabia de onde.
Andros andava cansado da "falta de experiência amorosa" dela,Safo,e resolvera arrumar mais uma moça para morar em casa.
Dizia que "ela ia ajudá-la com os deveres",uma vez que a jovem não sabia ser uma dona de casa.
Todavia,ela podia trabalhar em serviços remunerados.
Antes de casar com seu "querido",fôra atriz de circo.
Isso,logo depois que viera para aquele lugarejo chato,devido às brigas de Pitaco com o Frinone em sua terra natal.
Ainda bem que se distanciara daquela confusão de soldadesca,mas sua vida não estava tão melhor.

Por medo da solidão, conquistara um senhor que costumava frequentar o tablado,e que lhe atraíra.
Quase desnudara-se perante ele,na louca tentativa de seduzi-lo,e conseguira o que queria.
Problema,é que se cansava fácil das suas consecuções.
Ela ia ser assim pela eternidade,se é que aquilo existia.
Mas uma coisa era certa,
nunca estaria em relações poligâmicas.
A moça em sua casa lhe contara um pouco de sua vida,e lhe dissera que ela e o ex-viúvo haviam sido namorados na juventude.
Então,eles que fôssem felizes sozinhos,pensava,arrumando as malas.
Arquilôco e Alceu iriam levá-la embora para outra parte da cidade,ela ia morar por um período com uma tia deles,ao menos,até arrumar de novo o mesmo emprego de trapezista no circo.(kkkk...)

Era bom sair antes do marido chegar,ou ele poderia trancá-la no porão,junto com a criança,até que ela mudasse de idéia.
Andros costumava ser autoritário e arbitrário.
Não tinha verniz,mas ao seu modo,ela já gostava dele.
Mas não ao ponto de aceitar dividi-lo com alguma mulher.

Vendo o que ela tencionava fazer,a senhora tentaria dissuadi-la.
Mas,como a moça da harpa estava estava irredutível,e entendendo que ela tinha para onde ir, tomou a iniciativa de entregar-lhe uma parte do ouro do marido.
Pediu-lhe que nunca negasse à filhinha o direito de continuar em contato com o pai, no futuro.
Safo despedir-se-ia com um aceno humilde,e muito agradecida.
A carruagem dos amigos a esperava, fora do portão.

Ela não voltaria a trabalhar no circo,porque temia ser achada pelo marido.
Por mais que o desejasse,não ia conviver com sua outra esposa.
Ele que se ocupasse apenas dela.
Ela precisava mais.
Diferentemente dela,a ciumenta,que tinha recursos em outra cidade,e que sabia ganhar a vida.
Ajudaria por um ano ou dois,a tia do Alceu em serviços domésticos pesados.
Quando pensava que aquilo nunca mais acabaria,eis que seus amigos lhe trouxeram a novidade.
Eles iam voltar para Metilene.
Pitaco não estava mais mandando para a cadeia todo mundo da "que era a favor da democracia".

No dia em que ela entrara na embarcação que se parecia mais um dragão de madeira, um mensageiro lhe entregaria um papiro.
Ela choraria muito.
Andros pedia para que ela voltasse.
Queria dar um abraço na filha.

segue

1.201,parte 2 disse...

Ela não podia mais arredar pé dali,pois o próximo barco para Metilene só partiria um ano depois.
Não queria ficar na cidade- Sicília fôra o capítulo mais tedioso que vivera- exceto pela filha que lhe viera alegrar a vida.
Ansiava por retomar suas atividades culturais.(literatura,música,canto,prática do Direito Civil)
Prometendo mentalmente que um dia eles se reencontrariam,nem que fôsse em outros tempos, ela permaneceu no barco.
Fôra Prosérpina quem escrevera a missiva para Andros,pois ele era iletrado.

_Um dia você vai ser mais inteligente do que seu pai.
Nós iremos encontrá-lo,e vamos ser muito amigas dele.

_E se ele não gostar mais de nós,mamãe?
Vc já pensou nisso?

De olhos fechados,a neguinha tentava não pensar.
Num átimo, ela transportou-se para o futuro.

"_seja ateu.
Não acredite em deuses,fantasmas,nem em políticos.
Lugar de criminosos é na cadeia.

_Olá,professor Andros.
Eu gostaria de conhecer mais a sua prosa._srta Nihil.

Silêncio,sumiço.
A dona Nada encontraria o Andros num outro paço de conversas.
A Kléines estava lá..."

_Minha deusinha Vênus!!_Safo diria,voltando ao presente_ Eu,você e seu pai,um dia estaremos num "correio elegante".

_Me conta como vai ser isso,mamãe._os gregos acreditavam em previsões e profecias.

_Fica bem quietinha.
Se eu lembrar do que eu vi,vc vai gostar da história...

Semanas depois,eles estariam de volta ao país.
Kléines,que na verdade,era siciliana de nascença, olharia espantada e maravilhada ao seu derredor.
Era mar para tudo quanto era lado.
Lhárikkhus,o tio, iria ao porto recebê-las.
Quando soubesse que a irmã havia separado do marido,aconselhá-la-ia a contar a todos que na verdade,havia enviuvado.

(fiuuu...)

{Essa foi uma versão livre das minhas suposições sobre como os fatos antigos transcorreram.
Quem sabe foi Andros quem primeiro se impacientou com a companhia de uma garota sem muita experiência de vida.
Em seguida,ela cansou dele.
Em termos...(hehe!)}

{Em tempo,
vcs poderão achar muita coincidência.
Mas,um dos últimos lugares que eu visitaria,caso eu pudesse fazer longas viagens,seria a Sicília...me dá sono só de pensar...)

tripitaka 984 disse...

no blog da Selma.
Momento sr.Hosaka.

adendo disse...

No conto que escrevi,eu imaginei que a "muié" com quem Safo precisou começar a dividir o marido,tinha a personalidade que atribuem à Dith,ex-postante dos nossos grupos.(argh...)

Ficou uma contradição.
Se um papiro chegou até à destinatária,então o marido sabia onde encontrá-la.
Por que não foi atrás dela?
Se ele estava moribundo,porque ela não voltou imediatamente?
(kkkkkk...)
Irei corrigir meu lapso,imaginando que a carta fôra escrita havia muito tempo,mas o mensageiro simplesmente não sabia onde encontrar a moça da harpa.
Baseado numa descrição que fôra feita dela,finalmente lhe entregou a carta,quando a viu.

(escrever cenas imaginárias,é um risco,é preciso pensar em tudo...rs)