quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Águas Escuras

  “Há espíritos que escurecem suas águas para fazê-las parecer profundas.”
[Friedrich Nietzsche]

😒 “A águia gosta de pairar nas alturas, acima do mundo, não para ver as pessoas de cima, mas para estimulá-las a olhar para cima.
  Quem tem uma razão de viver, é capaz de suportar qualquer coisa.
  Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida.
  Penso que procuramos são experiências, que nos façam sentir que estamos vivos...
  Às vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima.”
[Palestra Motivacional] 

   Quem disse isso ao indivíduo, alguma águia!?
  As águias voam alto porque PODEM.
  Elas tem ótima visão o que facilita CAPTURAR SUAS PRESAS.
  Ver o mundo de cima (voar) confere a águia grande vantagem adaptativa.
  Quem quer acreditar que águias voam para estimular pessoas a olharem para cima ... acredite, mas é lamentável.

  Gostaria tanto que as pessoas não confundissem Filosofia com Poesia.
 
 
  A base da mensagem do palestrante é que a águia voa alto para me "estimular" a algum dia voar tão alto quanto ela.
  Isso é impossível porque NÃO TENHO ASAS.
  Posso usar um avião ou asa delta, mas não podemos dizer que é o mesmo tipo de voo da águia.
  A águia voa naturalmente, é uma característica dela, nós precisamos de algum equipamento.





  Você acha que essa meditação não tem nada a ver porque estou levando ao pé da letra?
  O que o palestrante disse é uma parábola e temos que fazer ajustes a realidade humana?


Parábola - narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia.


   Vamos analisar socialmente.

  Suponhamos que a "águia" seja o Presidente da sua empresa.
  Você acha mesmo que ele é presidente para lhe servir de inspiração para que um dia você também seja?
  Você acredita mesmo que o Presidente [CEO] da Apple quer que outro ocupe seu lugar ou esteja do lado dividindo o poder?
  Você acredita mesmo que uma empresa líder de mercado quer que outra empresa lhe faça companhia no mesmo ramo de atividade?

  Quer falar de esporte?
  O objetivo de um jogador de futebol é primeiramente “sobreviver” financeiramente dessa atividade.
  O próximo degrau é “viver muito bem” financeiramente dessa atividade.
  Com a vida ganha a altitude do voo aumenta se ele é titular da seleção do seu país de origem.
  Ser eleito várias vezes o melhor do mundo é o ponto mais alto.
  Cristiano Ronaldo é “invejado” por 99,9% dos homens, dizer que seu principal objetivo foi servir de inspiração para alguém é ... poesia ou marketing para melhorar (ainda mais) a imagem ... isso rende muita grana.


  
 "Às vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima.”
[Frase de autoajuda]


    Parece um pensamento profundo, mas analisando (mesmo metaforicamente) é algo obscuro, confuso.
  Quem coloca nossa vida de cabeça para baixo?
  Nós mesmos ou algum espirito?
  "Cabeça para cima" pode ser entendido como estarmos fortes, autoconfiantes.
  Sei lá!
  Eu me sinto mais forte, autoconfiante com 500 mil na minha conta que com essa mesma conta negativa em 100 reais.
  Me sinto mais forte e confiante com minha esposa dizendo que me ama que me dizendo que não me suporta mais.
  Me sinto mais forte e confiante com meu chefe dizendo que eu trabalho bem que me chamando para repreender.
  Me sinto mais forte e confiante podendo comprar um carro novo que estando sem dinheiro até para tomar ônibus.
  De onde viria uma possível "lição de humildade"?
(Eu NÃO me sentir tão autoconfiante, o que geralmente passa uma imagem de arrogância e prepotência)

  Da convivência com outra "águia", outras pessoas fortes e autoconfiantes ainda que não tenham o mesmo PODER.
  Ficou confuso?
  Vamos a uma ilustração mental.
  Cristiano Ronaldo é uma águia que voa muito alto em uma equipe águia também, ele joga no Real Madrid. (Agosto-2013)
  Em um jogo do Real Madrid contra a Ponte Preta a confiança de Cristiano na vitória do time que representa é quase total.
  Se dizer preocupado com o resultado seria uma “falsa modéstia”, uma “humildade” da boca pra fora.
  Se o Cristiano vai disputar uma final de campeonato com o poderoso Barcelona de Messi ... as coisas ficam realmente muito equilibradas.

  Mas vamos sair desse mundo estelar de jogadores e diretores de grandes empresas.


 “Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
  Aqui embaixo as leis são diferentes”


  Independente de termos ou não poder, as leis devem garantir que todos sejam tratados com respeito. 

  Mesmo que eu tenha 500 mil na conta não tenho o direito de humilhar quem passa por dificuldades financeiras.

  Quem passa por dificuldades financeiras não tem o direito de exigir que eu divida o que tenho com ele.

  Todos queremos ser "águias", mas poucos nascem com as características necessárias.
  Para não complicar vamos nos ater só ao sucesso profissional/financeiro.
  Basicamente são duas situações:

1- Nascer em berço esplendido.
    Nada garante o sucesso, mas se você nasce em família com muitas posses, vai estudar em ótimas escolas, fazer amizade com endinheirados, terá tempo e dinheiro para se dedicar a atividade que gosta.
  Será que Airton Sena conseguiria chegar na Fórmula 1 se tivesse nascido em família pobre?
  Provavelmente não.
  Evidente que ele lutou bastante e tinha talento, mas as características da situação que nasceu o favoreceram bastante.

2 - Ter muito talento para algo rentável. 
  Ser ótimo com vendas, em algum esporte, arte, mecânica, informática ...
  Um exemplo fácil é Tim Maia (entre tantos), você pode adorar cantar, mas canta igual ele?
  Entenda que para ser "águia" não basta vontade e esforço.
  Por vezes você é muito bom em alguma coisa, mas tem gente melhor ainda.


  
  “Sucesso profissional” é ser bem recompensado fazendo uma coisa que gostamos.

  Todos devemos tentar o que não podemos é ter a ilusão que todos iremos conseguir.

  Outra ilusão é a crença que quanto mais dificuldade melhor.
  Os problemas aparecem e precisamos resolver, mas eu prefiro que tudo ocorra como o planejado, previsto.
  Quem ao sair de casa pode acreditar que seu dia vai ser melhor se o pneu do carro furar!?

  Minha vida que já não era boa (nasci em família muito pobre) ficou ainda pior quando fui obrigado a prestar o serviço militar.

  No exército ganhei alguma experiência de guerra, isso me tornou "uma pessoa melhor"!?
  Os que ficaram livres do serviço militar andam com a "cabeça menos erguida" que eu?

  Enfim...

  Quando ler um pensamento, ouvir uma palestra,  medite sobre seu CONTEÚDO.
  Boa parte das palestras motivacionais e frases bonitas são como um smartphone sem chip ou wi-fi ... desconectado do mundo, incompatível com a realidade.

  Colocar “penduricalhos” poéticos/metafóricos em um pensamento o faz parecer mais “profundo”.
  Entretanto, quando analisamos com bom senso por vezes encontramos “opiniões” rasas, obscuras.

  Palavras difíceis e poesias fáceis.

  Ficamos encantados com a beleza de uma parábola e sem perceber somos atraídos por um “canto de sereia”.

  


  Você mergulha de cabeça e morre de hemorragia cerebral.




____________________________________________________