segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Vontade vs Necessidade

  “As necessidades de muitos superam as necessidades dos poucos"

[Spock]


 



   “Índios das etnias Arara e Juruna da Volta Grande Xingu queimaram dois ônibus do Consórcio Construtor Belo Monte em Vitória do Xingu.

   Os índios estavam no local impedindo o acesso de funcionários - com isto, a produtividade foi afetada, já que o consórcio trabalhava apenas com os funcionários alojados, que correspondem a 40% da força de trabalho.

  Segundo carta aberta divulgada pela Norte Energia a empresa responsável pelo empreendimento realiza obras para melhorar a qualidade de vida nas aldeias, e garante que as terras das tribos não serão inundadas pela construção da barragem.”

[Globo]

 

 

 


  Não podemos dizer que esses índios são "patrióticos", querem manter seu modo de vida indiferentes as necessidades da nação.
  Se eu morasse em uma cidade que tivesse que ser inundada por causa da construção de uma hidrelétrica não faria nenhuma resistência a obra.

  É uma necessidade da nação.

  Cobraria dos governantes indenização justa e condições adequadas para que eu morasse em outro lugar.
  Se a cidade fosse reconstruída em outro espaço esperaria bom planejamento. 

  Impossível uma represa desse porte não interferir no habitat, por mais cuidado que se tenha os "danos" irão ocorrer em grande escala.

  Oque não vejo os técnicos falando é que se um habitat for descontinuado outro será iniciado.

  Com a quantidade muito maior de água também aumenta a quantidade de peixes, possibilita atividade de pesca.
  Todo animal precisa de água o aumento da oferta os atrai, não afasta.

  ​​

 

 A vontade de alguns índios não pode se sobrepor às necessidades de milhões de brasileiros.

 

 

 


  A represa vai atender as necessidades energéticas de milhões de famílias.
  Se isso vai causar causar incômodo a dezenas, centenas de famílias (indígenas ou não) é justificável, a represa deve ser construída. 

 A fauna e a flora sofrerem modificações é aceitável... dentro do posicionamento de causar a menor transformação "possível". 

  Nesse momento alguém deve estar pensando:

   “É fácil falar quando você faz parte dos milhões que serão beneficiados queria ver se estivesse entre os que seriam removidos!”

  Esse é um bom momento para amarrar esse texto ao texto anterior...




  A nação precisa de presídios, porém a maioria não quer presídio perto da sua casa. 
  Só pensam na "própria vontade".

  Saibam que da janela do meu apartamento vejo o presídio do São Bernardo.
  Há muitos anos fizeram um abaixo assinado para tirar o presídio do bairro eu não assinei.
  Campinas precisa do presídio, ele precisa ficar em algum lugar.
  É muito egoísmo da minha parte querer que o presídio fique em qualquer lugar menos perto de casa.

  Qual minha reclamação com relação ao presídio?
  Não lembro de nenhuma. 
  "Talvez" as propriedades em torno dele tenham alguma desvalorização imobiliária.
  Mas se a pessoa compra mais barato, vende mais barato...

  Não sei de nada sobre a proximidade do presidio desvalorizar significativamente o valor dos imóveis no condomínio em que moro.

  Lembrei de uma ocorrência.
  Certa vez teve rebelião, viaturas por todo lado diante da possibilidade de fuga.
  Fazia minha caminhada matinal, o helicóptero estava sobrevoando o bairro e eu nem aí com isso.
  O barulho passou a incomodar um pouco, parecia que a aeronave tinha localizado alguma coisa perto de mim.
  Fiquei mais atento, vai que algum fugitivo me fizesse de escudo.
  Quando varias viaturas me cercaram e policias saíram com armas em punho entendi que o alvo era eu.
  Me mandaram encostar com as mãos, braços, pernas abertas em um  muro.
  Atendi prontamente.
  Fui revistado.
  Fiquei preocupado porque "idiotamente" não portava nenhum documento.
  Mas eles perceberam fácil que só estava fazendo caminhada.
  Dei meu endereço no Parque Industrial, tudo ficou bem.
  Fui tratado com educação.
 Não tenho do que reclamar dos policiais, estavam fazendo o serviço deles. 


  Senhoras e senhores precisamos abrir muitas vagas nos presídios
  Cada marginal que permanece solto é uma ameaça potencial muito maior do que você ter um presídio perto da sua casa.

  Precisamos de reservatórios maiores de água para consumo e produção de energia elétrica.

  Precisamos de muitas torres de telefonia celular ... querem Internet, mas não querem torres!?

  Isso vale para uma enormidade de projetos.

  Pense muito bem antes de ser contra uma obra só porque ela pode trazer desconforto a você, claro que isso deve ter um peso desde que o BOM SENSO prevaleça.

  No geral:

  “As necessidades de muitos superam as necessidades (ou vontades) dos poucos".


____________________________________







2 comentários:

NIHIL METILENE disse...

Os polícias de Campinas tem tempo, hem...
Foram se preocupar logo com o senhor; e ainda usando helicópteros...
Faz uma ficha na rede Globo, Sr.William.
O senhor deve ter estampa. 😀

William Robson disse...

Teve rebelião no presidio, claro que eu poderia ser um fugitivo.
Os caras estavam fazendo o trabalho deles, como bom cidadão minha parte é cooperar com a lei, ordem, justiça.