segunda-feira, 30 de março de 2015

Manipulação Cronológica

 “O sindicato defende o sistema de cotas para negros no serviço público, essa população que por 358 anos foi vítima da escravidão e, depois da lei áurea, sempre sofreu com racismos e desigualdades que a formação histórica brasileira lhe impôs.

  COTA NÃO É PRIVILÉGIO É REPARAÇÃO.”

  [Jornal do Sindicato - Unicamp]

 

   Informação incompleta (meia verdade) é a mais utilizada para defender/justificar dogmas e ideologias. 

  Nessa questão da escravidão negra observo o que chamo de manipulação cronológica.
  A informação não é errada, apenas conta a partir do ponto no tempo que "interessa" a crença, ideologia.

  Entender manipulação cronológica é muito importante, pode "iluminar" sua mente sobre as mais diferentes situações do passado, mudar sua perspectiva histórica.
  Vamos a um exemplo cotidiano, entender o simples e caminhar para o complexo.

  Por algum motivo tenho interesse em denegrir a imagem da minha esposa, meu interesse pode ser justificar a familiares e amigos meu desejo de separação ou simplesmente por um prazer de me fazer de vítima, gostar que as pessoas tenham dó de mim.
  Eu digo/informo que minha esposa dorme até depois do meio dia, não é mentira, isso realmente acontece.
  A princípio a imagem que você faz da minha esposa é de uma pessoa preguiçosa, uma mulher que nem se preocupa em fazer o almoço para as crianças e o marido.
  Mas e se eu completar essa informação recuando no tempo?
  Minha esposa trabalha a noite inteira e dorme até depois do meio dia.
  Sua visão da situação muda quase que completamente.

  Na escola começaram a me contar a história da escravidão a partir dos navios negreiros e suas condições sub-humanas.

 

  O que antecedia a isso ficou por conta da minha imaginação.
  Eu imaginava os portugueses chegando na África bem armados, literalmente caçando pessoas.
  Imaginava aquelas cenas de filmes onde guerreiros mercenários atacam pacíficos camponeses saqueando alimentos e bens, capturando pessoas que seriam tornadas escravas.
  Como me considero uma pessoa do bem minha antipatia pela ação dos portugueses e simpatia pelos africanos foi natural.
 

   Mas o que realmente acontecia antes dos africanos serem embarcados no navio?

  Africanos constantemente estavam em guerras tribais muito antes de qualquer contato com europeus até porque a existência do ser humano (sapiens) iniciou na África.
  Em tempos remotos africanos colonizaram os demais continentes, isso se faz conquistando territórios.
  As tribos mais fortes invadiam as mais fracas escravizando ou matando seus aldeões.
  Africanos vendiam seus conterrâneos para quem fizesse a melhor oferta.
  O africano capturado era aprisionado, ficava esperando comprador que podia ser inclusive das proximidades.

 
Você acredita que se o negro não fosse embarcado para o continente americano viveria uma vida longa e próspera com seus amigos e familiares na África?

  NÃO!
  Ele estava preso e seria vendido para qualquer que fizesse uma boa oferta ou seria escravizado na própria África.

  Percebem a manipulação cronológica? 
  Se contarmos a historia a partir do navio negreiro o povo africano é totalmente vitima, mas se completamos a informação recuando no tempo ... fica difícil ver a "Mãe África" como uma "santa indefesa".



  Vamos a mais um exemplo.

  Seu colega está triste, arrasado, você pergunta porquê, ele te conta:

🙎“Minha noiva me traiu com meu melhor amigo.”

  A maioria de nós corre a tomar partido do colega traído, pensamos o pior da moça, queremos que a justiça divina lhe dê uma punição, se fosse possível mover uma ação de REPARAÇÃO por danos morais de certo aconselharíamos isso ao nosso colega.

  Você está solidário com seu colega quando tropeça na informação que já noivo ele teve um caso com a Mariquinha  “ex melhor amiga” da noiva dele...
  A ação de REPARAÇÃO por danos morais perde totalmente o sentido para mim. 
  Foi "chumbo trocado".
  A traição assim como a escravidão são coisas erradas de fazer, mesmo que seja por vingança, mas ver a moça como uma vilã desprezível...eu já não consigo.
  Meu conselho para o casal é que se o relacionamento não é mais possível que pelo menos sigam em paz como amigos sem ficar alimentando desejos de reparação e vingança.



  Vamos audaciosamente onde nenhuma mente jamais esteve...



  Encontrar o que acontecia antes dos negros serem embarcados nos navios NÃO é fácil.
  Seria bom que algum historiador se debruçasse sobre isso e resumisse em um livro, no entanto eu ainda não encontrei, pelo menos traduzido para o português.
  Isso seria útil para cicatrizar velhas feridas que tantos insistem em manter abertas e com bastante pus, quanto mais "infeccionado" melhor.

  Encontrei esse Blog que concentra informações de maneira bem eficiente, a maioria das coisa citadas eu já tinha conhecimento uns 20% foi novidade.
  A escravidão era uma cultura africana da época, negros eram conquistados por outros negros que os vendiam como escravos.

 “Os negros traziam seus prisioneiros de bandeja para os brancos

  Os brancos, simplesmente, permaneciam a bordo de seus navios, esperando que guerreiros das nações vitoriosas e dominantes da área trouxessem os seus próprios escravos já de produtividade baixa, ou aqueles capturados, provenientes das tribos vencidas ou dominadas pelos primeiros, sendo estes os vencedores das guerras étnicas e territoriais que lá se desenvolviam.

  Inclusive, em certas praias africanas, havia verdadeiros entrepostos de “passagem”, venda e “estoque” de lotes de prisioneiros negros, que eram comerciados pelos “reis” e outros grande chefes das tribos dominantes da região – entrepostos esses erigidos pelos próprios africanos para esse fim específico.

  Os entrepostos de comércio de escravos eram, muitas vezes, muito grandes, o que causava admiração aos “visitantes” estrangeiros.

  Assim, o comércio de escravos negros era, na verdade – e antes de mais nada – fomentado, alimentado, incrementado e muito bem administrado pelo próprios negros da Mãe África.

  Havia, inclusive, algumas tribos dominantes, como os ferozes ashantis, por exemplo, que a literatura da época relatava como “cobertos de ouro”, de tão grandes que eram os lucros por eles obtidos com a venda de outros negros.

  Esses mesmos negros que dominavam os demais povos negros, cultural e socialmente mais atrasados, e os vendiam aos traficantes europeus, ao ver a escravidão banida por imposição político-econômica da Inglaterra – os brancos, portanto – dirigiram-se em comissão à Europa para protestar contra o término do comércio de escravos…

  Alguém já ouviu falar disso? Não? Pois isso é um fato histórico!”

[Blog do Ambientalismo] 

 

Obs: O link deixou de funcionar, parece teoria da conspiração, mas esse tipo de informação é "camuflada/ignorada" pelos "algoritmos".

  Encontrei outra fonte:


  “A escravidão Africana existia muito antes da escravidão Européia.

   Desde o século VIII reinos africanos do Deserto do Saara logo ao sul capturavam e vendiam os seus prisioneiros aos Árabes ao norte ligados por seis rotas de comércios.

  Não eram só vendidos escravos como também algodão, marfim e ouro comprando e trocando por sal, tecidos e joias.

  No Reino de Kano, na atual Nigéria em 1471, quando os europeus chegaram, a riqueza do local, graças a venda do ouro e escravos, surpreenderam os navegadores.

  Vendia-se escravos também como forma de pagamento de dívidas e sobretudo como transição comercial.

  Outro Império muito conhecido pelas suas riquezas obtidas pela escravidão foi o Império de Ashanti, com Palácios enormes construídos graças ao dinheiro da escravidão.”

[Brasil Escola] 

 

   Aposto que você e seu filho nunca leram sobre isso na escola...eu nunca li. 
  É um assunto difícil de pesquisar,  “tropecei” nele em algum dos inúmeros livros que li na biblioteca, vasculhei um pouco mais e fiquei estarrecido com esse novo conhecimento.
  Faço questão de dividir isso com minhas filhas para que elas não sejam VITIMAS de informações parciais como eu fui.

  Informações erradas ou incompletas nos levam a formas de pensar erradas ou ineficientes.

  Você negro que se sente tão injustiçado ... porque essa COBRANÇA DE REPARAÇÃO convenientemente não vai até seus ancestrais africanos!?

  Você branco que se sente tão culpado ... porque a conta tem que ser paga por todos da atual geração!?
  Doe metade de seus ganhos a "quilombolas", pague do seu bolso.

  Você que já estudou não será prejudicado por um sistema de cotas, quem vai pagar a conta é o garoto "não negro" que está no ensino fundamental.

  Alguém pode achar que estou legislando em causa própria.
  Pois saiba que sou negro.
(Completando a informação).
 
  Pelos atuais critérios minhas filhas podem se declarar afrodescendentes e ter direito a todo tipo de cotas destinadas a isso, de universidades a postos de trabalho.
  Estou dando um tiro no meu pé? 
  Quem pode dizer que eu como bom filósofo não persigo a verdade?

  Meus bebês Aléxia e Ellen com total direito a cotas. 





  Complemento interessante:
(Se os links não ficarem inativos)

Descendentes e ex-escravos ricos que voltaram para a África. 


A Unicamp é uma grande universidade brasileira e como não podia deixar de ser está cheia de “Progressistas”.






______________________________