segunda-feira, 9 de maio de 2016

Teologia ou Doutrinação?

  Você tem algum argumento ou só diplomas?

  Essa é uma pergunta que já fiz em incontáveis debates.
  O individuo acredita que diante dos  "títulos" que diz ter devo simplesmente aceitar sua opinião.

  Comigo as coisas não funcionam assim.

  Se o sujeito é tão bom quanto acha que é ... demonstre, gosto de aprender.

  Por esses dias no Face um pastor postou uma foto com a parede cheia de diplomas de “cursos de teologia.”
  Porem, no meu breve debate (antes dele me mandar estudar) percebi que confundia Teologia com Doutrinação.

Teologia:

 a) Ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo.

 b) Conjunto dos princípios de uma religião; doutrina.

    
O pastor se limitava a repetir os dogmas da igreja fundada por ele, atendia só o item "b".

  Teologia é algo mais abrangente.
  Teo = Deus
  Logia = estudo

Teologia = Estudar Deus ou deuses (há muitas religiões politeístas).

  Teologia estuda tudo que "em tese" possa nos trazer algum entendimento sobre seres espirituais, como são, como se organizam, como podemos fazer contato, se tem um líder supremo um criador de tudo...

  Evidente que teologia estuda doutrinas religiosas, mas o que os pastores ou membros da igreja fazem é estudar especificamente a doutrina que praticam.

  O que o frequentador da Universal chama de curso de teologia e até exibe com orgulho um  diploma nada mais é do que estudar o que Edir Macedo pensa sobre o cristianismo.


  Quando igrejas cristãs “independentes” convidam para curso de teologia, na pratica é realizar estudos bíblicos segundo o entendimento daquele líder religioso.

  Se você só estuda/decora o que o seu líder religioso quer é DOUTRINAÇÃO

  Doutrinação: é o processo de incutir ideias, atitudes, estratégias cognitivas ou uma metodologia profissional.
  Doutrinação difere da Educação porque se espera que a pessoa doutrinada não questione ou analise criticamente a doutrina que está sendo ensinada.



  Um colega estava chateado porque a igreja que frequenta estava realizando um curso de Teologia, mas ele não tinha dinheiro para pagar a mensalidade.
 Eu disse que ele poderia estudar Teologia de graça em meu Blog.
 Ele não gostou da ideia, diz que só escrevo besteiras.
 É da mesma igreja do tal pastor cheio de cursos...

  Meu colega prefere ser doutrinado do que estudar Teologia, para ele é mais importante fazer parte de um grupo mesmo que isso implique em suprimir sua inteligência própria.
  Eu entendo.
  Ampliar o conhecimento Teológico pode inviabilizar a permanência em uma comunidade religiosa limitada a doutrinação.

  Teologia é um ramo inevitável da Filosofia e Filosofia sem questionamentos ... não é Filosofia.
  "Ser ou não ser, eis a questão".

   Oficialmente não fiz nenhum curso de Teologia, mas só de entender o conceito me faz deixar a maioria dos ditos “diplomados” sem ter o que responder restando o xingamento ou o celebre escapismo de me mandar estudar.

  Na igreja desse pastor, mulheres celebram cultos, para alguém que se diz seguidor dos evangelhos isso é teologicamente injustificável.
  Com todos os seus cursos não soube me mostrar na Bíblia, onde é permitido "mulheres pastoras".
  Como sou conhecedor do assunto lembro de uma passagem onde na absoluta falta de homens para comandar o culto uma mulher poderia fazer isso, não é o caso da Igreja em questão.

  ➽Mulher na direção do Culto!?










   
Saindo da religião...

  Diplomas, certificados, atestam que o individuo participou de um curso.
  (Quando não são falsificados.)
  Não bastam para definir o quanto de "habilidade ou conhecimento" o diplomado adquiriu.
  Isso só temos como conferir na pratica.

  Uma estante cheia de livros de advocacia impressiona.
  O diploma de Direito em bela moldura dá um ar de "respeito".
  Mas qual a eficiência do advogado nas mais diversas causas?
  É isso que realmente conta.

  Eu tenho alguns diplomas e certificados guardados em algum lugar, mas para minha maior habilidade não tenho nenhum ... a de filosofar.

  Meu primeiro certificado foi de datilografia.
  Até hoje sou ruim em digitação 😊 é um problema de coordenação motora, não tem curso que dê jeito.
  Enxergo bem, mas miro o dedo no A , pega na beirinha e acerta o S ...
  Nem me atrevo a disputar digitação com ninguém, querer ganhar esfregando meu diploma de datilografia no rosto da pessoa seria ridículo.

  O segundo foi um curso de eletrônica por "correspondência".
  (É pessoal da geração 2000, Internet não existe desde sempre...)
  Cheguei a montar um radio, nada de mais, eles mandavam kits, eu encaixava, parafusava e fazia algumas soldas.
  Sou tão bom em eletrônica quanto sou em digitação...


  Enfim.

  Não se deixe impressionar por diplomas, por vezes é só um pedaço de papel, busque referências de qualquer profissional.

  Aproveite a juventude para descobrir suas habilidades.
  Invista em cursos que tem mais a ver com suas capacidades.

  Boa Sorte!





_____________________________

Nenhum comentário: