quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Construções Mentais

  


  "Existem 3 opções nessa vida: ser bom em algo, ficar bom ou desistir."

  (Dr. House)


  Cada um de nós nasce com um talento, muitos até com mais de um. 

  Seu talento pode ser bonito e lucrativo como uma bela voz, útil e muito requisitado como habilidade para mecânica de automóveis ou algo dispensável como alcançar o nariz com a ponta da língua...😏

  Antigamente se você tivesse uma má formação física como nascer com duas cabeças ou outra anormalidade interessante qualquer, poderia ser atração em circos, hoje o politicamente correto não permite.





  Dependendo do "presente" que você recebeu ao nascer pode facilitar bastante sua vida se tiver juízo.
  Infelizmente não nasci com nenhuma habilidade rentável, gosto de escrever, mas todo mundo torce o nariz para o que escrevo, logo, é uma habilidade tão útil quanto a do cara que alcança o nariz com a língua...


  Tentei ficar bom em outras coisas, mas só consegui ficar "mais ou menos".
  Exemplo.
  Acho fantástico os computadores, me informei sobre programação e descobri que é terrivelmente chato, me dá sono e muito tédio, aliás sou muito bom em dormir, atualmente nem sonhar sonho, não descobri uma utilidade comercial para esta minha habilidade.

 
Chega uma hora que a opção desistir começa a não nos parecer de todo mau, até facilita muitas coisas, evita que percamos tempo com coisas que só irão nos entediar, nos manter irritados.


  Aqui eu já vou preparando terreno para entrarmos no incrível mundo dos pensamentos, uma estrutura que deixa a do prazer parecendo coisa do ensino fundamental.


  Tão importante quanto você pensar o que quer é "pensar sobre o que não quer."
  Isso não é tão simples, sabe porque?
  É difícil descobrir o que realmente queremos e querer não é poder, o talento é um presente, não somos nós que escolhemos.
 

  Esqueça por hora aquela infantilização sobre "mentalização", no mundo dos pensamentos você tem que ter um "FIRME PROPÓSITO" e AGIR neste sentido.

 
DESISTIR é uma sinalização (ação) poderosa do que você não quer para sua vida.


  Quando construímos uma casa tão importante quanto decidir o que queremos é decidir o que não queremos, se não quer escadas por exemplo tê-las será um grande transtorno.

  Para entrar no mundo dos pensamentos terá que se despir de muito preconceito, "não desistir jamais" é um deles, a desistência tem que ser considerada como opção lógica.
  Não esta convencido?
  Se você desistir de um serviço insuportável aumenta sua chances de que o próximo seja suportável ou você acha mais lógico "aprender a gostar" de algo que não nasceu com o dom, não consegue fazer bem ou não consegue se sentir bem fazendo?


  Em um "exercício de Livre Pensamento" vou expandir essa meditação para além das fronteiras biológicas.
  Entenda que é tudo hipotético, uma certa sensação, não uma "lei universal" da qual só eu tenho conhecimento.

  Estas construções mentais são muito limitadas aqui na Terra, mas é interessante que treinemos muito essa habilidade, mesmo limitadas elas podem influenciar consideravelmente sua vida para melhor se souber utiliza-las.


 
"Desconfio" que a habilidade de CONSTRUIR SITUAÇÕES usando a força do pensamento será importantíssimo em uma hipotética vida pós morte.


  Se um cara problemático e limitado como eu consegue ter uma boa vida imagine para quem tem talentos aproveitáveis, como talvez seja seu caso.

  Esqueça aquela baboseira de "pensamento positivo", nas minhas meditações aquele negocio de Yin/Yang faz todo sentido deste e do outro mundo.
  No mesmo instante que você "mentaliza" vou ter isto uma mentalização contraria "não vou ter isto" acontece, porque? 

  Não sei. 

  Você ouve água, pensa em fogo.
  Ouve frio, pensa em quente.
  Ouve que vai conseguir alguma coisa, pensa que não vai conseguir.

  Eu digo homem você pensa em mulher. 
  Mulher é uma coisa má, uma oposição ao homem?
  Claro que não, isso é um exemplo para te preparar para a complexidade.

  Nossa percepção de bem e mal é muito "linear".
  Taxamos de bem algo que supostamente nos favorece e de mal algo que nos desfavorece.
  Mas se ampliamos nossa visão percebemos que bem e mal se entrelaçam é difícil dizer onde começa um favorecimento ou desfavorecimento.

  Ter carro é bom?
  Acredito que a maioria acha que isso o favorece, é algo bom.
  Entretanto onera bastante os gastos financeiros, aumento de custo nos desfavorece, é "mal".

  "Se você tiver fé do tamanho de uma semente de mostarda moverá montanhas." 

  De certo essa frase é um exagero apenas pra causar impacto mental.
 Mas talvez a fé seja mais efetiva em algum mundo paralelo, uma força do pensamento capaz de construir situações.

  Com nossa mente biológica limitada o firme propósito é mais efetivo.

  Vamos ver como isso se processa, mas não aqui não agora, precisamos caminhar mais umas casas além da virgula...





.

3 comentários:

tripitaka 276,de bom dia,sr.William, disse...

Contudo,o "pensamento positivo" não corresponde à descrição do final do texto.
Essa é a idéia conhecida que os autores de livros de autoajuda fazem sobre ele,-
Para eu, não serve.
Certa vez eu disse a alguém que "eu não iria viver uma situação porque não daria certo".
Fiz a tal afirmação, por ter algumas experiências com a história.
O interlocutor disse que eu estava "determinando o ruim com antecipação".
E que eu tinha que fazer "afirmações positivas sobre o fato".
Então eu repliquei,ao meu modo informal,
"_ acha que eu vou gastar "pensamento positivo" nessa tranqueira?"

Quando o objetivo não vale nem o desejo,e quando existe um conhecimento prévio dos "descaminhos" do mesmo,é melhor partir,em todos os sentidos- para outra(s) alternativa(s)
Melhor estar numa situação que exige principalmente nosso esforço prático,e que no mais,funciona sem dramas- só exigindo dos nossos planos, em momentos mais críticos-do que viver histórias em que vamos fazer "copos,talheres e guardanapos levitarem".
Tanto esforço assim,pode ser empregado em trabalho comum,para se alcançar o topo numa outra cena mais aceitável.

Um exemplo, é quem supostamente -não tem talento para os números.
De que vale uma terapia farmacológica,para se ir para uma faculdade de matemática?
Não é melhor usar um potencial cognitivo melhorado,para se fazer Direito,por ex?
A não ser que exista um interesse profundo por Exatas,e assim mesmo, uma pequena chance de aumentar o talento para as mesmas Exatas, é necessário,nesse caso.
No mínimo,é preciso ter-se menos de trinta anos- já que o raciocínio nessas matérias decai a partir dessa idade.
E não é tão útil um grande esforço para "se melhorar por fora" o que está feio.
A casa deve ser é reconstruída.

Muitas vezes, eu gosto da visualização criativa.
Para alcançar algo mais depressa?
Não.
Para simular uma experiência com uma vida que "anda me interessando" e saber seus pontos fortes e fracos.
Às vezes, nesse tipo de sonho lúcido, descobrimos logo que o que desejamos é só um falso desejo,e desistimos dele bem a tempo.

Saber o que não queremos,pode ser ser mesmo muito bom,e costumo concordar com isso.
Isso porque costumamos ter desejos numerosos.
Uma vez que alguns deles,são só fantasias,e que outros não poderão ser realizados- usando o método da eliminação, irão sobrar dois ou três.
E aí,podendo prestar mais atenção aos que sobraram, vamos entender que desde o começo eram os que mais nos importavam.

continua

275,parte dois disse...

Há cuidados que devemos ter.

Muitos talentos,não estão presentes em nós,como facilidades de "um por cento a mais".
Na metade das vezes,não trazemos "das vidas passadas" todo o potencial que tivemos em alguns empenhos- o que leva à necessidade de reconstrução do potencial.
A rotina na escola, tem o dever de deixar evidente para crianças e jovens, suas preferências,bem como suas capacidades.
Para quem já fez o ensino fundamental,e o ensino médio, a experiência da rotina é que vai "iluminando vontades e pensamentos".

Eu sempre fui ruim de fala.
Mas,haviam chances de melhorá-la.
E usei essas chances.
Eu poderia estar atualmente numa profissão na qual eu usaria bastante a comunicação.
Só não alcançaria o ápice dela,mas o retorno médio de um serviço assim,bastaria para ter uma boa vida.

Às vezes,temos uma inclinação real,por algo que no momento,não podemos fazer.
Mas é necessário discernir o que é mero sonho,de uma possibilidade concreta.
No primeiro caso,um bom exame de consciência,é melhor do que alcançar o objetivo.
Pois o tal desejo apareceu para compensar sentimentos de autorejeição.
Esse costuma ser por ex, o caso de alguns amores impossíveis-
É quando investimos os maiores recursos em namoros assim,quando tem outros contatos por aí à nossa procura,e nem chegamos a saber.(essa foi uma história e tanto para eu...kkkk...)

O "pensamento positivo"- é uma "vida" que ainda conheço pouco,e por uma ou outra coisa vista, já posso ver "o que ele não é".
Não podemos por ex, ficar o dia todo fazendo afirmações positivas.
As idéias contrárias a elas ficam fortes em nossa mente, nesse caso,e o resultado,então é anulado.
Afirmações positivas devem ser feitas uma vez só.
Se os desejos não forem realizados assim,é porque meios práticos devem ser usados,e acabou-se a história.
Eu já fui de ficar fazendo isso,porque segui a sugestão da literatura da Sei-cho-no-iê.
O que eu consegui,depois de um mês,foi passar o tempo todo, quase desesperada.
Repetir palavras ou frases,nessa intensidade,enlouquece as pessoas.

Outro detalhe.
Visualizações criativas com finalidades mágicas,só adiantam para objetos ou para objetivos fora do alance prático.
Para coisas que podemos ter bem perto de casa,ou que nosso dinheiro pode comprar,elas não funcionam.

Isso é quase tudo o que eu sei sobre essas questões,junto das consequências de práticas religiosas,nas quais falei bem,nas tripitakas 259,e 267.
Esse assunto é vasto,e mesmo quem sabe pouco sobre ele como eu,"turbilhona bem" a respeito.

Vou encerrar agora,e,se depois, eu tiver mais idéias,o tema será continuado.
Um excelente dia ao senhor,e aos demais.
Obrigada pelo assunto- vai me dar em que pensar por uns dias.

Uma ótima quinta feira a todo mundo.

ººººº

correções na 276,parte dois disse...

Para começar,era 276,parte 2,e não era como constou.

No começo, a frase certa sobre talentos e inclinações que eu queria ter escrito, era essa,(no texto,saiu errada,apesar das revisões)
_ Muitos talentos em nós não estão presentes senão como facilidades de um por cento a mais.

Ou seja, embora alguns tenham condições excepcionais de realizarem algumas atividades -desde o começo,isso não acontece com a maioria das pessoas,mesmo que exista uma bagagem de "vidas passadas" em relação às tais "faculdades".
Elas deixam em nós,nesse caso,apenas evidências mínimas de que os tais talentos devem ser ...reconstruídos.

Isso aí.

ººººººººº